31 de dez de 2010

O ÚLTIMO POST de um ano maravilhoso


O ano de 2010 chega ao fim e já se avizinha o novo ano, o esperado 2011. Sim, esperado e amado Ano Novo, pois estamos vivos com a graça de Deus e como filhos do céu desejamos viver e fazer da nossa caminhada um motivo de felicidade, gratidão e alegria não somente para nós, mas para o bem e o melhor daqueles que convivemos e também daqueles que, nem sequer conhecemos.
Partilho com vocês uma imagem ao lado de minha família, que é abençoada e é a razão da minha labuta, me motivando, direcionando, celebrando, partilhando e vivenciando experiências maravilhosas, que fazem de mim um ser humano feliz e cada dia mais apaixonado.
Mas o que é felicidade, poderia você amado leitor e amada leitora estar se perguntando neste último dia de 2010. E depende, poderia ser a resposta mais plausível para alguns.
Para outros, vem de imediato o conceito de que ser feliz é estar em paz, com saúde, sabedoria e em harmonia com sua família e os amigos, sob as graças e bençãos de Deus.
Para alguns, o sinônimo de felicidade poderia ser a conquista de bens materiais, somente. Outros ainda diriam que ser feliz é crescer espiritualmente e crescer como pessoa tendo os olhos e as ações voltadas para o voluntariado, e por menor que tenha sido, fez a diferença como uma gota no oceano, pois o oceano é feito de muitas e muitas gotas.
Mas, para você o que é Felicidade? E quanto vale a sua felicidade? Tem preço? Tem valor? Quanto você cresceu e fez melhor para os outros, em casa, no trabalho, na comunidade ou no ambiente em que você vive?
Gosto muito do pensamento que diz "As dificuldades ensinam e fortalecem, e as facilidades iludem e enfraquecem." E também daquele famoso pensar do Charles Chaplin que nos convoca a agir para que as pessoas que nos rodeiam e passam pelas nossas vidas não passem sozinhas, pois são únicas e especiais. "Cada pessoa que passa pela nossa vida deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós!"
A nossa esperança e missão como filho do céu é ter a certeza e a confiança de que somos amados por Deus e convidados a caminhar para a frente e para o alto, cada qual com o seu estilo, habilidade e jeito de ser, repleto de simplicidade e humildade, e buscando a todo instante a sabedoria e a vitória. Cheios de graças, saúde, fé e sabedoria.
Com a certeza e confiança de que nada poderá nos abalar, nada poderá nos derrotar, pois nossa força e vitória tem nome e é Jesus, o Senhor das nossas vidas que nos conhece maravilhosamente e sabe o que pensa o nosso coração e nossa mente, e quais são os nossos propósitos. Viva!
Obrigado amado leitor e leitora pela companhia, prestígio, partilha e audiência em 2010, aqui neste BLOG e também no nosso programa Tocando de Primeira pelas ondas médias da Rádio Colméia.
Tudo de bom para você e àqueles que ama e quer bem hoje e em todos os dias de sua vida. Com o desejo de que o Espírito Santo de Deus ilumine nossa mente com a luz do céu e nos encha de esperanças renovadas, e que nos ajude a usar com sabedoria os dons recebidos para a honra e glória de Deus.
Viva 2011, pois todos somos Campeões!

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Adeus ano velho! Feliz ano bom!


Que tudo se realize no ano que vai nascer. Muito dinheiro no bolso. Saúde prá dar e vender...”Assim cantamos na virada do ano e fazemos nossos planos para o ano que está chegando. Que o nossos planos se concretizem e tenhamos muita saúde e condições financeira para realizá-los...
Mas, essencialmente que tenhamos vontade firme para conseguir o que queremos, especialmente para alcançar a tão desejada FELICIDADE!!
E se for no casamento aqui vai algumas dicas para realizar este projeto em 2011! Afinal, é sempre bom lembrar…
Dez mandamentos de um casamento feliz. Não é receita, é um projeto de construção da felicidade no casamento. Amar pode e deve dar certo.
Sejam sábios: Nunca se irritem um com o outro ao mesmo tempo.
Sejam inteligentes: Lembrem-se que quando um não quer, dois não brigam.
Sejam gentis: Jamais gritem um com o outro a não ser que a casa esteja em chamas.
Sejam amigos: Se um tiver que ganhar a discussão deixe que seja o outro.
Sejam honestos: Se cometerem um erro reconheçam e peçam perdão.
Sejam companheiros: Se tiverem que criticar que seja para somar nunca para dividir.
Sejam positivos: Não remoam erros passados. Águas passadas não movem moinhos.
Sejam criativos: Inovem sempre, namorem sempre, fujam da mesmice sempre.
Sejam amorosos: Pelo menos uma vez ao dia digam ao outro uma palavra de carinho.
Sejam bons amantes: Nunca durmam com mágoas. Por que perder uma noite de amor?
Mas, nem tudo depende de nós… Estamos nesta vida de passagem e só Deus sabe o que nos aguarda. Por isso vale pedir a Sua ajuda sempre.
Que a bênção do Pe Reginaldo Manzotti nos acompanhe em todos os dias deste novo ano que se inicia "Que hoje se realize tudo o que você quer. Que a Paz de Deus e o frescor do Espírito Santo estejam em seus pensamentos, domine a noite em seus sonhos e seja sobre todos os seus medos. Que Deus se manifeste de uma maneira jamais experimentada por você. Que seus desejos sejam atendidos, inclusive seus sonhos mais íntimos e suas orações sejam respondidas. Minha oração é para que você tenha mais Fé. Minha oração é para que seus espaços sejam aumentados. Minha oração é pela sua Paz, Cura, Saúde, Felicidade, Prosperidade, Alegria e um Verdadeiro e Eterno Amor a Deus.
Um abençoado 2011 a todos!
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

EVANGELHO DO DIA 31 de Dezembro de 2010


Evangelho (João 1,1-18)
Sexta-Feira, 31 de Dezembro de 2010
7º Dia na Oitava do Natal

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio, estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.
6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho uni­gênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo.
18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

30 de dez de 2010

PAPO 2010 & PERSPECTIVAS 2011 com Edina Simionato


Em sua opinião como foi o ano de 2010? O ano de 2010 foi para mim muito marcante. Tive muitas realizações profissionais e pessoais. Também passamos pelo vale da sombra da morte, com a doença de meu esposo, Ademir Simionato, que em seus 33 dias de hospital, sendo 19 na U.T. I, e quatro cirurgias em 10 dias. Mas pode voltar à vida, o que nos mostrou o poder de Deus e seus cuidados para conosco. Foi realmente um ano de VITÓRIAS.
O que de mais legal, bonito ou marcante aconteceu? Pude sentir o que é solidariedade. Ver como os amigos são importantes e necessários.O maior tesouro que um ser humano pode possuir é primeiramente ter Deus no Senhorio de sua vida, uma família estruturada pelos laços do amor, e amigos que caminham conosco nas horas de alegria e principalmente nas horas de aflição.
Qual foi o destaque (fato) ou personalidade do ano seja em CM, no país ou no mundo? Em nível Brasil, foi emocionante ver a força da mulher, DILMA, a primeira mulher a conquistar a Presidência da Republica. Em Campo Mourão, foi marcante a trajetória da Coamo, ao comemorar seus 40 anos. A força e punjança do povo mourãoense, aliados a determinação e competência do Dr.Aroldo Gallassini, a tornaram a maior cooperativa da América Latina, o que nos causa muito orgulho.
Qual a sua mensagem para os leitores? O BLOG do Ilivaldo Duarte deveria ser visto por todos os mourãoenses, que estarão ganhando muito, com preciosas informações, e se deliciando com tudo o que ele nos oferece.
Qual a sua avaliação sobre a atuação deste BLOG em 2010? Sem nenhuma dúvida, o BLOG do Ilivaldo é em minha opinião, o melhor BLOG de Campo Mourão, pois trás informações, valoriza o ser humano e está sempre atualizado. Sem falar no próprio Ilivaldo que é uma pessoa cativante, amiga e integra. Parabéns, e continue assim, pois a cada dia temos a certeza de que será melhor.
Sinto-me honrada em participar mais uma vez deste tão conceituado BLOG. Agradeço pelo seu carinho e peço a Deus que te cubra com seu manto sagrado. Desejo que 2011 seja repleto de realizações para você e sua família, e aos leitores com muita paz, amor, saúde e amigos.
Viva! Ame! Sorria! Espalhe seu perfume por onde andares. Deus te abençoe hoje e sempre!
"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, caminhando e semeando, no fim terás o que colher."(Cora Coralina)

HISTÓRIA FUTSAL:OS CAMPEÕES de 1975 no 1º título de CM nos Jogos Abertos do PR

Em dezembro de 2000, portanto, há 10 anos, na Noite do "Oscar do Esporte" em Campo Mourão, homenageamos os campeões atletas e dirigentes do futsal mourãoense de 1975 que conquistaram o título da modalidade nos Jogos Abertos do Paraná, na cidade de Paranavaí.
Naquela noite, celebramos os primeiros 25 anos do título do JAP`s 75.
Foi uma noite memorável que entrou para a história do nosso esporte, inclusive com a presença-surpresa do jornalista Fiori Luiz (na foto com o troféu Tocando de Primeira entregue pelo goleador Ione), que narrou o jogo e o título ao vivo, na época, pela TV Tibagi de Apucarana.
Na imagem histórica acima, em pé:
Fiori Luiz, Ivando "Rancho" Capato, Ione Sartor, Carlão Tagliari, Luisinho Kloster, Luisinho Tagliari, Dona Ìris Tagliari, Itamar Tagliari, prefeito Tauillo Tezelli e este jornalista/bloguista Ilivaldo Duarte;
Agachados: Secretário de Esportes Getúlio Ferrari Júnior, James Klank, Gilmar Fuzeto, Lori Silva, Guerino, Beline Fuzeto e o presidente da Paraná Esportes Marcos Tocafundo.
Em 2010, com esta homenagem, celebramos 35 anos do título do futsal nos JAP´s 75. Viva!
"Só se tem saudade do que é bom....", diz o Diácono Nelsinho, da Canção Nova.

EVANGELHO DO DIA 30 de Dezembro de 2010


Evangelho (Lucas 2,36-40)
Quinta-Feira, 30 de Dezembro de 2010
6º Dia na Oitava do Natal

Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.
37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações.
38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

29 de dez de 2010

CM FUTSAL II: Beto Souza não será o técnico da equipe principal na temporada 2011


O futsal sempre foi uma modalidade forte no esporte mourãoense. Torço para que 2011 seja o ano da virada, com sonhos mais altos e futsal regular, levando-se em consideração todas as etapas de planejamento e o trabalho dentro e fora da quadra.
Uma das novidades de 2011 segundo apurei será no comando do time. O técnico Beto Souza (Na foto participando de um dos programas Tocando de Primeira, ao vivo da Arcam) motivado por avanço na sua carreira de professor deixará de ser o técnico principal da equipe e atuará como preparador físico em 2011, além de ser o treinador da seleção mourãoense nos Jogos da Juventude- nesta categoria, 2010 não deixou nenhuma saudade já que no ano que vem CM estará na série B.
O nome do novo técnico pode ser confirmado ainda esta semana e para não atrapalhar as negociações este BLOG divulgará somente quando ocorrer o acerto. Ainda não sei ainda os planos da diretoria do CM Futsal, mas para reflexão e atitude uma coisa é certa: o caminho do sucesso passa pela montagem de uma comissão técnica, com equipe de vários profissionais e não somente ficando a responsabilidade, as tarefas e a pressão em cima do Beto, Bibiano e de alguns abnegados voluntários.

CM FUTSAL: GOLEIROS Nikinha e Boquinha, e pivô Paulinho são primeiras contratações para 2011


Os goleiros Nika e Boquinha, e o pivô Paulinho são os primeiros reforços anunciados oficialmente pela diretoria do Campo Mourão Futsal/Fecam para a temporada 2011 da Chave Ouro, a primeira divisão do futsal paranaense. Outros serão confirmados ainda nesta ou no máximo até na próxima semana.
O CM Futsal começa a montar a sua equipe e espera uma melhor performance que a jornada deste ano, que positiva à medida em que se considere os diversos problemas de contusão e a fraca campanha no segundo turno da segunda fase. Que o novo trabalho ora iniciado possa ser coroado de êxito com os resultados dentro de quadra a contento dos dirigentes e principalmente, dos torcedores que lamentaram a instabilidade deste ano.

EM 2010, ESPAÇO SOU ARTE inaugurou nova sede em CM: orgulho para o Centro-Oeste do PR


E Viva o palácio da Arte em Campo Mourão, a Capital do Centro-Oeste do Paraná!
Com esta frase encerrei o post que fazia menção a inauguração em 15 de janeiro deste ano do Espaço Sou Arte, capitaneado pela dupla de talentos Edilaine Castro e Roberto.
"Graças a um trabalho sério e continuo, temos viajado muito, inclusive para países vizinhos, que para nós que mantemos uma estabilidade só com trabalho honesto sem depender de apadrinhamentos, tá louco de bom", garante a empreendedora Edilaine Castro.
Segundo ela, o Importante não é o status, mas sim a garantia do trabalho éticamente correto, digno que garante o sustento dos jovens que acreditam no sonho idealizado e implantado no Espaço Sou Arte.
"Queríamos mesmo viajar menos, para ficar com as pessoas que amamos nesta cidade, mas infelizmente não dá. Obrigada Ilivaldo pelo espaço democrático e grande companheiro. Convido a todos para visitarem o Espaço Sou Arte, o nosso site www.souarte.com.br ou o youtube, inclusive com boas imagens da nossa participação na 12. Convenção de Malabares e Circo em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul" considera Edilaine Castro, que é Celebridade deste BLOG, cuja ENTREVISTA DE DOMINGO pode ser acessada no link www.ilivaldoduarte.blogspot.com/2009/05/entrevista-de-domingo-edilaine-maria-de.html

OS MELHORES DO ESPORTE III: Campeões do troféu TOCANDO DE PRIMEIRA 2000 em CM

Rosemeire Vargas da Silva, Destaque no Atletismo, recebe o Tocando de Primeira de Clineu Uehara.
BenHur Berbet, Destaque do voleibol ao lado de Silvana Casali
Jonas Rodrigues, ao lado de Idevalci Maia recebe como Destaque no Handebol
Edson"China" Hirata, destaque do basquete em 2000.
José Marin entrega ao Destaque do Bolão José Luiz da Silva, o "Coelho"
Valter Babata, Destaque no Judô e o seu troféu das mãos de Nery Thomé
Jair Lençone recebe de Pedro Cordeiro o troféu Tocando de Primeira como Destaque 2000 no Futebol.

OS MELHORES DO ESPORTE II: Campeões do troféu TOCANDO DE PRIMEIRA 2000 em CM

Itamar Tagliari, eleito em 2000 o Esportista do Ano.
Jair Grasso, Melhor Dirigente, recebe troféu Tocando de Primeira 2000 do empresário Marco Aurélio, da Employer.
Wilson Bibiano, Melhor Cronista de 2000 ao lado do organizador Ilivaldo Duarte
Richarde Salvador, da Paraná Esporte Núcleo CM entrega o troféu a Nelson de Souza, Melhor Árbitro de 2000.
Márcia Tomadon, da Fecam entrega o troféu ao Melhor Técnico de 2000 Paulo César Costa, o "Paulinho"
Rosemeire Vargas da Silva recebe de Getulio Ferrari Júnior, Secretário Municipal de Esportes CM um dos seus troféus - Melhor Atleta, Revelação e Destaque no Atletismo.
Prefeito Tauillo recebe troféu Tocando de Primeira do presidente da Paraná Esportes Marcos Tocafundo: JAP´s 2000 foi o fato do ano em CM.

OS MELHORES DO ESPORTE I: HÁ 10 anos o troféu TOCANDO DE PRIMEIRA 2000 em CM

Há 10 anos, em dezembro de 2000, com apoio de vários amigos, promovemos o "Oscar do Esporte" com o troféu Tocando de Primeira 2000 na noite de 8 de dezembro aos Melhores do Esporte Mourãoense. E ao completar uma década daquele evento magnânime reunindo centenas de mourãoenses e convidados, e premiando os melhores por votação espontânea em 12 modalidades e os melhores em vários segmentos (Cronista, técnico, dirigente, esportista, revelação, atleta, empresário, fato do ano).
E neste post especial, com apoio do jornal Tribuna do Interior, reproduzo a edição da nossa coluna Tocando de Primeira, de número 1051, do domingo histórico de 10 de dezembro de 2000.
Viva! Acima, uma nota do colunista social Aparecido Pereira, na Tribuna.
Abaixo, reprodução de duas imagens - Itamar Tagliari recebendo a premiação de ESPORTISTA DO ANO 2000 do prefeito Tauillo Tezelli, e o goleiro Robson Nascimento, o DESTAQUE DO FUTSAL recebendo o seu troféu do professor Gilmar Fuzeto, primeiro atleta mourãoense a conquistar duas medalhas em um mesmo JAP´s, em 1975, no futsal e no handebol na cidade de Paranavaí.
E a coluna Tocando de Primeira 1.051, na íntegra. Viva!



Desta maneira, uma coluna histórica do TOCANDO DE PRIMEIRA é publicada n a Internet. A coluna que foi editada 1.102 vezes com apoio dos diretores Nery e Dorly Thomé, de maio de 1988 a junho de 2001. Viva!

PAPO 2010 & PERSPECTIVAS com Sonia Maria de Castro Singer


Na sua opinião como foi o ano de 2010? Foi um ano excelente, de muitas conquistas e realizações, tanto no campo profissional, pessoal. Um ano Especial para a grande maioria dos Brasileiros. Ano de safra record, onde o Brasil bateu record na geração de empregos. Ouvíamos todos os dias pela TV e outros meios de comunicação do aumento de consumo. Nosso Povo voltou a acreditar no País, tivemos um natal líder em vendas, temos muito a agradecer ao PAI por este ano maravilhoso!!!
E para vc o que de mais legal, bonito ou marcante aconteceu? -No meu trabalho foi sem dúvida poder iniciar o " PROJETO VIVA A LEITURA", este projeto prevê uma série de ações em toda COMCAM de incentivo a leitura. Onde eu pude contar com pessoas essenciais desde a elaboração com as mãos e a sabedoria de Elza Paulina de Moraes. Outros colaboradores se juntaram a este projeto, como oficineiros todos muito capazes. A formatura dos 52 oficinandos e multiplicadores do incentivo a leitura na COMCAM, foi um momento ímpar. Minha filha Ana Carolina passar nos Exames da OAB de primeira, foi muito bom.
Qual foi o destaque (fato) ou personalidade do ano(seja em CM, no país ou no mundo? O grande destaque em 2010 para mim foi a vitória de Dilma Rousseff, primeira mulher a assumir a Presidencia da República do Brasil! Vencer preconceitos tem sido constante na vida dos brasileiros. Demos um grande salto guando elegemos um operário metalúrgico para Governar o País, e agora dando continuídade a este processo de mudança para melhor na vida dos Brasileiros, uma mulher! E Tenho muito orgulho de ser MULHER e ter participado deste processo!!!
Qual a sua mensagem para os leitores? Que as bençãos do MENINO JESUS ilumine a todos. Façamos nossa parte para melhorar o meio em que vivemos. E que 2011 venha com muita energia positiva, paz, amor, saúde e harmonia.
Qual a sua avaliação sobre a atuação deste BLOG em 2010? Ilivaldo foi muito bom ver neste Blog tantas pessoas que nós amamos, que fazem parte do nosso dia a dia, serem homenageadas. Continue nesta linha séria de trabalho e valorização do ser humano. Toda forma de comunicação é válida quando realizada de forma séria e que faz crescer. Que DEUS o abençoe e toda a sua família. Um 2011 com muitas alegrias!!!
Esta foto com Dilma Rousseff, foi feita em Brasília no dia 13 de junho 2010, na Convenção Nacional do PT, dia em que Dilma foi declarada oficialmente candidata do PT à Presidência da República. Estive lá como Delegada do Congresso de Mulheres do partido do Trabalhores e trabalhadoras.

EVANGELHO DO DIA 29 de Dezembro de 2010


Evangelho (Lucas 2,22-35)
Quarta-Feira, 29 de Dezembro de 2010
5º Dia na Oitava do Natal

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primo­gênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.
24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Si­meão, o qual era justo e piedoso, 26e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te traspassará a alma”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

28 de dez de 2010

MEMÓRIA: PALMEIRAS comemora 50 anos do seu, agora, primeiro título brasileiro


A CBF reconheceu as conquistas da Taça Brasil como títulos brasileiros. Motivo de festa para as torcidas de Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Palmeiras e Santos, que venceram a competição. E os palmeirenses têm um motivo mais do que especial para celebrarem nesta terça-feira, dia 28, os 50 anos do agora reconhecido primeiro título brasileiro conquistado pelo Alviverde.
Em 28 de dezembro de 1960, a torcida do clube paulista recebeu um presente de Natal um pouco atrasado, mas muito comemorado. Naquele dia, a equipe goleou o Fortaleza por implacáveis 8 a 2 e levantou a segunda edição da Taça Brasil.
Como campeão paulista de 1959, após derrotar o Santos de Pelé e companhia em uma final histórica, o Palmeiras teve o direito de epresentar o futebol de São Paulo na Taça Brasil de 60 e entrar já na fase semifinal. O primeiro desafio foi o Fluminense, então campeão carioca e que tinha passado por Cruzeiro e Grêmio em etapas anteriores.
Após um empate sem gols no Pacaembu, o Palmeiras, treinado por Oswaldo Brandão, conquistou a vaga para a decisão no Maracanã, derrotando o Ticolor por 1 a 0. Graças a um gol de Humberto Tozzi aos 44 minutos do segundo tempo.
O adversário na final foi o Fortaleza, que desclassificou Bahia, campeão da competição no ano anterior, e Santa Cruz.
Fonte: Globo Esporte

PAPO DE 2010 & PERSPECTIVAS 2011 com Narci Nogueira da Silva


Na sua opinião como foi o ano de 2010? Em 2010 os acontecimentos foram surpreendentes, pois refletiram o empenho de todos em suas metas. Me parece que toda a população teve sucesso em todos os seus projetos.
E para vc o que de mais legal, bonito ou marcante aconteceu?R. O que mais marcou 2010 foi o combate ao crime no Rio de Janeiro com a tomada do Complexo do Alemão mostrando que a união de forças faz com que a paz reine. Mas principalmente mostrando que lá vivem pessoas que bem que somente querem ser felizes.
Qual foi o destaque (fato) ou personalidade do ano seja em CM, no país ou no mundo? O destaque mais relevante para Campo Mourão foi o time de Basquete, pois mostrou força de uma cidade do interior do estado quando pessoas comprometidas se dedicam e principalmente realizam. As conquistas do time mostrou a cidade para todo o Estado e também para o País.
Qual a sua mensagem para os leitores? Aos leitores desejo que 2010 tenha sido glorioso e também que 2011 repleto de felicidade e que todos os sonhos sejam realizados.
Qual a sua avaliação sobre a atuação deste BLOG em 2010? A atuação do BLOG é fabulosa, pois não só mostra personalidades e acontecimentos atuais mas também resgata o passado. A qualidade das informações é cuidadosamente pensada e pesquisada, mostrando o respeito com os leitores. Parabéns Ilivaldo.

PADRE LÉO: "O ser humano nasceu para ser feliz e ir ao encontro de Deus"

Rever pregações do mineiro Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, o padre Léo, faz muito bem e acredito, que não só a mim mas a todos os ouvintes e telespectadores da Canção Nova. Na noite de ontem (27/12/10) com a sabedoria e a alegria de sempre, ele proferiu palestra sobre as virtudes da Sagrada Família.
Mais uma vez aprendi muito e me emocionei também, como acontece a cada novo contato com o padre Léo - uma pessoa simples, humana, inteligente, e de recados diretos e certeiros.
Padre Léo faleceu em 4 de janeiro de 2007, portanto, fará cinco anos de sua ausência na próxima semana. Mas, ele continua presente em nossos lares e em nossos corações com os seus ensinamentos e lições de vida.
Passados cinco anos, sua palavra é atualíssima e nos leva a profunda reflexão e ao encontro com o próximo e com Deus..
Anotei algumas de suas frases da palestra de ontem. Palavras verdadeiras que nos servem e nos auxiliam nesta parada de final de 2010 e início de 2011, para nos abastecer de coisas boas, sob as bençãos de Deus, para conquistar graças e a felicidade ao lado dos nossos familiares .

"O ser humano nasceu para ser feliz e ir ao encontro de Deus."
"Você não é metade, então não adianta você falar que a sua mulher te completa. Não existe nenhuma pessoas que possa te completar, a não ser Deus."
"Você é uma seta que aponta para algo muito maior."
" O amor exige um Não às vezes; falar o bem para o outro nem sempre é falar o que o outro quer, mas o que ele precisa ouvir."
"Fazer o bem ao outro é fazer com que ele cresça e chegue a Deus."
"Se eu não tenho filtro no meu olho e no meu coração eu vou ver o mundo que não quero."
"Devemos crescer e tornar-se benção aos outros, pois Deus está sempre conosco."
Valeu padre Léo, Deus tem um propósito para todos nós. O Senhor tem razão quando pronuncia que Deus está conosco; basta somente acreditarmos para que sintamos isso e com certeza, a nossa vida e os nossos relacionamentos serão infinitamente melhores, assim como a nossa caminhada.

PAPO DE 2010 & PERSPECTIVAS 2011 com Joani Teixeira


Na sua opinião como foi o ano de 2010?Foi um pouco tumultuado em razão das eleições. No cômputo geral foi um bom ano.
E para vc o que de mais legal, bonito ou marcante aconteceu? Foi a comemoração de meus 40 anos de casamento e também os 40 anos de existência da Coamo.
Qual foi o destaque (fato) ou personalidade do ano para vc seja em CM, no país ou no mundo? A eleição do governador Beto Richa, que sozinho, sem apoio de lideranças estadual e federal, além da maioria das lideranças municipais do Estado, conseguiu se eleger batendo o candidato considerado favorito em razão do apoio e estrutura política que teve.
Qual a sua mensagem para os leitores? Desejo a todos um FELIZ E ABENÇOADO NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO. Aproveito para agradecer a comunidade mourãoense e ao Ilivaldo Duarte pelo prestígio recebido durante o ano.
Qual a sua avaliação sobre a atuação deste BLOG em 2010? É um blog excelente em todos os sentidos: social, comunicativo, boas mensagens, valorização do ser humano, destacando o esporte, a saúde e divulgação da cidade.
Saiba mais sobre a história e trajetória de Joani Texeira clicando no link abaixo
http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2010/08/entrevista-de-domingo-joani-teixeira.html

EVANGELHO DO DIA 28 de Dezembro de 2010


Evangelho (Mateus 2,13-18)
Terça-Feira, 28 de Dezembro de 2010
Santos Inocentes

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18”Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

27 de dez de 2010

PAPO 2010 & PERSPECTIVAS 2011 com Miguel Pedro Abudi


Na sua opinião como foi o ano de 2010? Na minha modesta foi um ano de muito sucesso e muito próspero, como todos sabem e este BLOG inclusive já mencionou, sou “CORINTHIANO”, e o ano foi do “CENTERNADA”, porém continuo muito feliz com 2010 de uma maneira geral, e vai aqui os votos de muita paz e muita saúde para 2011.
E para você o que de mais legal, bonito ou marcante aconteceu? Pra mim o acontecimento especial deste ano foi a copa do mundo, uma verdadeira lição de desportividade, de muita disciplina e muito respeito mútuo de nações com nações. Muito bacana, esperamos que em 2014 seja ainda melhor.
Qual foi o destaque (fato) ou personalidade do ano seja em CM, no país ou no mundo? Gostaria de destacar a nossa gente, e um destaque especial a esses homens que a duras penas conduzem o nosso esporte amador; aos meninos do basquete mourãoense pelo imenso sucesso conquistado ao longo de 2010, e ao trabalho incansável de dois homens ao qual acompanhei de perto, e vi toda a dificuldade e toda a dedicação destes homens. Falo do Prof. Beto e do amigo Wilson Bibiano, a frente de um futsal cheio de problemas e dificuldades, porém trabalhando como deve ser. Parabens a todos.
Qual a sua mensagem para os leitores? Primeiramente, volto a parabenizar este BLOG e o amigo Ilivaldo Duarte, pela atenção que tem as coisas da nossa terra, pelo sucesso de nossa gente, e aos leitores que compartilham da dedicação deste blogueiro, muito sucesso a todos, e como diz uma grande personalidade de mídia; “saúde e paz, porque o resto a gente faz”. Feliz Natal a todos e próspero ano novo.
Qual a sua avaliação sobre a atuação deste BLOG em 2010?
A avaliação do Blog, dispensa comentários, gosto demais, e resumo na seguinte frase: “ Amigo Ilivaldo, que DEUS sempre te conserve com saúde, senso crítico e muita energia para ir sempre à frente”. Um Grande Abraço, e que em 2011, continuemos “ao vivo e em cores”.

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: objetivos traçados e um 2011 mais feliz e saudável!


A regra é simples. Altere, mude, transforme seus hábitos e busque uma vida mais saudável, desejando um Ano Novo mais feliz.
O Portal IG postou dicas de Andréia Menegette para um Feliz 2011.
Pois toda virada de ano é a mesma coisa: você traça muitos objetivos e entre eles sempre está na lista de resoluções cuidar melhor da saúde nos próximos 365 dias.
Mas a agitada rotina, a falta de tempo e a grande demanda de compromissos quase sempre engolem a força de vontade e fazem os planos irem por água abaixo.
A missão de zelar pela própria saúde, no entanto, é muito mais viável do que se imagina. Basta mudar alguns hábitos e pronto, o corpo começa dar indícios de que tudo começa a ficar melhor.
O resultado? Qualidade de vida, saúde em dia e você bem melhor do que o ano anterior.
O iG Saúde consultou especialistas para saber quais são os gols que você pode marcar em favor da sua saúde. Anote as dicas e feliz 2011!

1. Nicotina zero
Tudo já foi falado a respeito dos malefícios do fumo. Ainda assim, existem aqueles que resistem ou não conseguem largar o vício. Segundo o médico esportivo e diretor da academia B-Active, em São Paulo, Benjamin Apter, o tabaco vicia por conter altas doses de nicotina, responsável por aumentar as doses de dopamina no organismo – provocando a sensação de prazer.
“Toda vez que os níveis de dopamina baixam, o organismo sente a necessidade de fumar novamente. Daí inicia-se o vício”, explica.
Os problemas provenientes do fumo de tabaco são diversos e graves: câncer de pulmão, bronquites, lesões pulmonares, infarto e tromboses.
“As toxinas existentes no cigarro alteram o DNA das células. A transformação é a principal causa de doenças como o câncer”, alerta o oncologista da Oncomed, de Belo Horizonte, Leandro Alves Gomes Ramos.
Isso sem contar outros males que se prejudicam o organismo de forma silenciosa, como a má circulação sanguínea e as alterações vasculares, que podem gerar até trombose.
Dependência psicológica do cigarro pode ser combatida entre 40 e 60 dias. A grande dificuldade está na dependência física, diretamente vinculada aos hábitos do dia a dia, como aquele famoso cigarrinho após uma refeição ou cafezinho.
A dica para quem deseja parar de fumar é diminuir gradativamente o número de cigarros até eliminar o fumo. É possível ver os resultados positivos em um mês, como a melhora da respiração e do paladar, da circulação sanguínea, além do hálito e da pele. Mas, um aviso: o corpo só vai reorganizar as anomalias causadas nas células pelo cigarro após 15 anos, em média, diz o oncologista. Por isso, esta mudança de hábito deve ser a prioridade em 2011.

2. Corpo em movimento
Se a expectativa de vida está aumentando naturalmente, para quem pratica exercícios ela pode aumentar em cinco anos, segundo o presidente da Sociedade Brasileira do Exercício de Medicina do Exercício e do Esporte, José Kawazoe Lazzoli. E dar um chega para lá no sedentarismo pode ser mais fácil do que se imagina. Esqueça a idéia de que atividade física só serve se for dentro de uma academia ou na qualidade de um treino de atleta de maratona.
“Indico as substituições, como subir escadas no lugar de usar o elevador e ir à padaria a pé em vez de pegar o carro. Descer dois pontos de ônibus antes do destino final para caminhar um pouco mais e dar duas voltas no quarteirão do escritório ou de casa após o almoço são coisas possíveis de fazer ao longo do dia”, sugere o especialista.
Os benefícios imediatos são a melhora da disposição e do humor. Em um mês já é possível notar o fortalecimento muscular e mais condicionamento físico. Para quem deseja perder peso a sugestão é aliar os exercícios a uma alimentação equilibrada. “Em três meses pode-se conquistar um corpo mais enxuto”, salienta.

3. “Detox”
A automedicação é uma prática comum para combater dores e mal-estares que se apropriam do corpo. Mas cuidado: a prática oferece riscos à saúde.
“Se não forem indicados e ministrados de forma correta os remédios podem causar efeitos colaterais, entre alergia e aceleração dos batimentos cardíacos”, adverte o médico esportivo Benjamin Apter.
O segredo para evitar a necessidade do uso de medicamentos para muitas dores crônicas está na prática de exercícios. De acordo com o médico esportivo, atividades físicas regulares fazem com que o organismo produza a endorfina, hormônio responsável pelo relaxamento e pelo bem-estar. Ao adotar o novo hábito, o indivíduo em apenas uma semana já consegue sentir melhora no sono, diminuição de dores e mais disposição. Em médio prazo, cerca de dois meses, é possível até reduzir os níveis de colesterol no sangue e conquistar de uma composição corporal mais adequada.
4. Sorriso sadio
Muitos são os alimentos e hábitos que prejudicam a saúde bucal. O açúcar – juntamente com o cigarro – lidera o ranking e assume a posição de principal vilão dos dentes. O acúmulo de resíduos de doces na boca aliado à má escovação proporcionam um cenário mais do que perfeito para a proliferação de tártaro e cáries.
“Neste caso, o novo hábito a ser inserido na rotina é o cuidado com a escovação e a diminuição na ingestão de doces e gorduras”, indica o dentista Edmundo Souza Junior, de Brasília. Atenção também para alimentos que contêm grandes quantidades de pigmentos e corantes na composição como beterraba, café e sucos artificiais. Eles são fortes reagentes de tonalidade, dando um aspecto amarelado ao esmalte dos dentes.
Outros comportamentos também podem interferir na estética e saúde bucal, como roer unhas e colocar objetos na boca. “São hábitos que permitem a entrada de bactérias. Se houver alguma lesão há o risco de infecções”, ressalta o ortodontista Leandro Lukacsak, da Clínica Oralfix, em São Paulo.

5. Pele protegida
O uso do protetor solar é a regra básica para manter a saúde e a beleza da pele. E isso vale para o ano inteiro, mesmo durante o inverno. De acordo com a dermatologista Adriane Faria, da Paraná Clínica, em Curitiba, o uso regular do protetor solar previne o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Inserir o hábito no dia a dia pode render outros bons resultados: rosto mais hidratado e sem linhas de expressões.
O cuidado, entretanto, não deve se limitar ao filtro solar. “A alimentação equilibrada combinada com a ingestão de mais de dois litros de água por dia também são responsáveis por uma pele mais saudável e jovem por mais tempo”, garante Adriane.
Para os fumantes, mais um aviso: o cigarro compromete a diminuição do colágeno, prejudicando a elasticidade e a renovação da pele. “A oferta reduzida de oxigênio faz com que as funções da pele também sejam diminuídas. A derme torna-se opaca e sem firmeza”, alerta a dermatologista especialista em medicina estética, de Brasília, Cristiane Braga Lopes Ferreira.

6. Check-up
Muitas doenças podem ser curadas mais facilmente com um diagnóstico precoce. E isso só será possível se você tiver o hábito de realizar com periodicidade um check-up.
“É importante ressaltar que muitas enfermidades e condições clínicas são silenciosas, não apresentam sintomas. A realização de exames médicos e uma avaliação do médico podem garantir a saúde em dia e evitar transtornos”, revela o José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

7. Alimentação correta
Comer de três em três horas (em média), ter uma dieta balanceada com proteínas e carboidratos e evitar gorduras e açúcar em excesso não são suficientes para conquistar uma alimentação saudável. É preciso mais para obter qualidade de vida e bem-estar. Segundo José Kawazoe Lazzoli, o excesso de sódio contido em alimentos embutidos está sendo um dos maiores inimigos na hora de montar o prato.
“Usar em demasia é um fator de risco para a hipertensão arterial. Ela acomete quase 30% dos brasileiros e está diretamente associada ao aumento de risco cardíaco”, alerta Lazzoli.
A quantidade ideal e permitida do condimento são apenas quatro gramas por dia, não mais do que isso. Para mudar este quadro, aconselha-se substituir o sal por temperos que sejam amigos da saúde como alho, azeite e salsinha. E mais: além de ajudar a saúde do coração, evitar o uso de sal também é uma boa chance de reduzir a retenção de líquido no organismo. Uma ajuda mais do que indispensável para quem deseja perder alguns quilinhos no ano que se inicia.

Site IG Saúde. com Andréia Meneguete.