31 de out. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Altair Casarim


O servidor público, professor e contador Altair Casarim é o homenageado desta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO. Ele é um profissional respeitado pelo seu nível profissional.
Uma pessoa tranqüila, companheira e astante ponderada nas suas decisões. Com mais de 45 anos de atuação profissional e inúmeras participações na sociedade mourãoense.
Altair iniciou sua carreira como Auxiliar de Contador em 1967 e assinou em 1969 o primeiro balanço do Município. Contador de 1971 a 1994, secretário da Fazenda e Planejamento nos Municípios de Campo Mourão e Luiziana.
“Há mais de 45 anos estou trabalhando nas áreas Contábil e financeira. Trabalhei com vários Prefeitos como Dr. Milton, Rosalino Salvadori por poucos meses, Augustinho, Dr. Horácio, Dr. Renato, Professor José, Rubens Bueno e Nelson Tureck. Amo minha cidade que é e será maravilhosa para se viver e trabalhar, com a concretização do maior entroncamento rodoviário do sul do Pais, uma rede ferroviária ligando o sul com o norte, a maior cooperativa do Mundo, um pólo na área da avicultura, pólo brasileiro de alimento, consolidação das Universidades e Faculdades para ser uma cidade universitária”, conta.
Acima, Altair no início da sua carreira e abaixo, feliz da vida, supreso e emocionado com a homenagem recebida no sábado -30 de outubro de 2010- no programa Tocando de Primeira, edição 898, na Rádio Colméia de Campo Mourão. Na imagem, ao lado de Itamar Tagliari, Cláudio Telles Lima, Roberto Soares, Samuel Rodrigues e Ilivaldo Duarte.
QUEM É ALTAIR CASARIM? Sou brasileiro, casado com Sebastiana Madalena Silva há 41 anos. Nasci em 13 de dezembro de 1945, em Campo Mourão, distrito de Pitanga, tendo uma Filha Rosangela Casarim Romagnoli, casada com José Antonio Romagnoli e tendo dois Netos: Amanda Romagnoli e Fellipe Romagnoli,
Sou filho de Zoraido Casarim e Sofia Florcezak Casarim, casados em Campo Mourão- Paraná em maio de 1944, somos uma família de 8 irmãos.
Obs. Quando do meu nascimento não existia Araruna nem como distrito, pois o sitio que morei pertencia a Campo Mourão distrito de Pitanga (residi nos Municípios de Araruna (17 anos), Maringá (2 anos) e Campo Mourão, (44 a 10m) em dezembro vou fazer 65 anos. ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? A minha infância foi num sítio a 2,5 km de Araruna, aonde vivi os melhores momentos de minha infância, trabalhando com meus irmãos e meus pais na lavoura de café, nas horas de folga jogando bola no terreiro de café, quase todo sábado fazendo pelotas para no domingo cassar passarinhos, pois não tínhamos a consciência de hoje, fazendo açudes para nadar quase todo final de semana no rio que passava nos fundos de nossa propriedade, não deixando de ir a missa todos os domingos, morei e trabalhei na agricultura com meus pais até os 17 anos quando conclui a Escola Normal Regional. COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou uma pessoa, bem calma, tranqüila, sempre ponderando e analisando de todos os ângulos aquilo que me foi confiado para desempenhar com eficiência e eficácia a missão que fui incumbido de realizar nesta vida que Deus me deu com as graças de meu pai e minha mãe.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Fiz o Primário no Grupo Escolar 29 de Novembro em Araruna. Fiz o Ginasial: Escola Normal de Grau Ginasial em Araruna. Fiz o Curso Colegial – Curso Técnico em Contabilidade iniciando no Colégio Marista de Maringá e concluindo no Colégio Comercial Estadual de Campo Mourão, cujo diretor era o Professor Ephigênio José Carneiro. Fiz o Curso Superior na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – Título de Bacharel em Ciências Contábeis, concluindo em 1.982.
Fiz o Curso de Pós-Graduação na Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão Convênio INBRAPE, com título de Graduação em “Gerência Contábil e Auditoria”, concluído em 1991.
Fiz o Curso de Especialização na Universidade Federal do Paraná – Título em Administração “Estratégia em Organização”, concluído em 2003.
QUAL FOI / E QUAL É A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Iniciei o meu trabalho no Colégio Marista de Maringá no período de 15-02-1963 a 22-12-1964 na função de serviços gerais. Iniciei na Prefeitura Municipal de Campo Mourão no dia 4 de fevereiro de 1965 quando Prefeito o Dr. Milton Luiz Pereira, aonde executei as funções:
Escriturário Datilógrafo de 1965 a 1966; Auxiliar de Contador de 1967 a 1970, assinando meu primeiro balanço do Município do exercício de 1.969; Contador de 1971 a 1994. Secretário da Fazenda em substituições por diversos períodos em aproximadamente 3 anos;
Secretário da Fazenda de 1983 a 1988; Diretor Extraordinário de Orçamento do mês 08/1994 a 1995; Assessor I na Ouvidoria de 01-10-95 a 31-12-1996
Assessoria contábil e financeira no Município de Luiziana por um período de 02-01-89 até 31-12-2004, assessorando ainda as Câmara de Luiziana no período de 02-01-1989 até 30-06-2004, e Câmara de Farol no período de 02-01-1993 até 31-12-2004.
Superintendente da PREVISCAM em Campo Mourão, no período de 01-01-2005 até 08-11-2006. Secretário da Fazenda e Administração do Município de Campo Mourao no período de 08-11-2006 até 31-12-2008 e continuando de 01-01-2009 até esta data.
No período Noturno iniciei como Assessor Contábil – Contador na Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão, mantenedora da Fecilcam, em ambas no período de 01-02-1979 a 01-08-1987, após fazendo o concurso de Professor para o Curso de Ciências Contábeis e iniciando em 01-08-1987.
O QUE A LEVOU A OPTAR PELO FUNCIONALISMO PÚBLICO? QUEM FOI O “CULPADO”?. No início de 1965 ainda quando estava de férias do Colégio Marista de Maringá, vim a Campo Mourão procurar um trabalho na área de contabilidade, fiz um texte no Antigo Banco Bamerindus e no mesmo dia por indicação de uma Funcionária da Prefeitura, Dirceia Terezinha Stalmam que convidou me para fazer um teste, que após terminá-lo, no mesmo momento me convocaram para iniciar no dia seguinte o trabalho na Prefeitura Municipal de Campo Mourão e justamente a vaga era para trabalhar na Contabilidade do Município do qual estou militando a mais de 45 anos de serviços na área Contábil e financeira. COMO É O SEU DIA-A-DIA? O meu dia a dia, sempre acordo aproximadamente as 7 horas e após um café reforçado vou para o serviço cumprir os dois períodos de manhã e a tarde, sendo que após encerrar este vou para casa e logo em seguida vou cumprir um terceiro período na Fecilcam até às 23 horas. Na Fecilcam iniciei em 1.979 e no momento estou de licença.
E COMO SURGIU A OPÇÃO PELO MAGISTÉRIO? Tive o convite pelo então diretor da Fecilcam o Promotor e Professor Dr. Malaquini Merlim Ribas fiz o concurso de Professor e iniciei como Professor no “Curso de Ciências Contábeis” da Fecilcam desde 01-08-1987, lecionando até esta data as disciplinas Contabilidade Pública e Orçamento, Contabilidade Geral, Contabilidade Comercial, Contabilidade Gerencial, Teoria da Contabilidade e Estágios Supervisionados. Professor no “Curso de Técnico em Contabilidade” no Colégio Comercial Estadual de Campo Mourão no exercício de 1974 como substituto e 1975 com celetista na disciplina de Contabilidade Geral.
Na sua formatura na Fecilcam com o professor Agenor Krul
QUANTO TEMPO EM SALA DE AULA? Como Professor tenho 2 anos no Curso Técnico e 23 anos em Curso Superior.
COMO NASCE UMA VOCAÇÃO PARA SER PROFESSOR? A Vocação de Professor nasceu como foi a de Contador uma pessoa que morava no sítio e só conhecia a agricultura e vem a vocação de estudar o Curso de Técnico em Contabilidade, assim nasceram as duas Vocações por destino da sorte que somos convocado para cumprir uma missão que o Deus todo poderoso nos convoca e nos coloca a prova para que esta missão aos poucos venha se aprimorando com o aprender, conhecer, fazer, viver e ser ético e digno de confiança tornando-se um profissional de Sucesso do qual eu me orgulho em ser um Contador e um Professor bem sucedido. Em evento ao lado dos professores João Carlos Leonello e Antonio César Marini.
QUEM SÃO FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DESTAQUES HOJE EM CM?
Todos os Servidores Municipais de Campo Mourão, são os verdadeiros baluartes e merecem Destaque pois desempenham sua função proporcionando aos gerenciados da coisa pública participarem em conjunto do crescimento e do desenvolvimento que Campo Mourão esta tendo neste momento como Pólo Brasileiro de Alimento. Com o casal Gilmar e Elza Fuzetto, amigos de longa data.
QUAL A SUA ATUACAO COMUNITARIA NA CIDADE? Tive diversas participações, como em 1976 - membro da Comissão Central Organizadora "CCO" dos XX Jogos Abertos do Paraná em Campo Mourão – Pr - Função: Tesoureiro Geral.
1977 - -Participou da Comissão Municipal do Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL - Campo Mourão – Pr - Função: Encarregado Financeiro. 1978 - -Participou como Membro da Comissão de Coordenação e Programação dos 31º Aniversário de Campo Mourão. 1979
-Participou da Comissão Municipal do Movimento brasileiro de Alfabetização – MOBRAL – Campo Mourão –PR - Função: Encarregado Financeiro. 1980
-Participou da Comissão Municipal do Movimento brasileiro de Alfabetização – MOBRAL - Campo Mourão – PR - Função: Encarregado Financeiro. 1981 -Participou da Constituição da Cooperativa Mista de Consumo 1º de Maio Ltda - Campo Mourão – PR - Função: Membro lª Diretoria - Conselho Administrativo. -Participou da eleição dos membros da Diretoria da Associação Servidores De Campo Mourão - PR - Função: Presidente Gestão 1981/1983.
-Participou como Membro do Conselho de Administração da CODUSA, indicado na Assembléia Geral Ordinária-30-04-1981. -Participou como Membro do Conselho Fiscal do Clube Recreativo Mourãoense Período: 1981 a 1997. 1984 - -Participou como Conselheiro Representante do Executivo Municipal, no Conselho de Administração da FUNDESCAM - Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão. 1986 -Participou da Eleição da COPRIMAIO - Cooperativa de Consumo 1º Maio Ltda. - quatriênio 1986/1990 - Função: Presidente da Cooperativa. 1987 - -Participou da Comissão Central Regional Organizadora dos XXX Jogos Abertos do PR em Campo Mourão – PR - Função: Assessor Financeiro. 1990
-Participou na ADESCAM - Associação dos Docentes do Ensino Superior de Campo Mourão, Gestão 1990/1992 na Função de Tesoureiro. -Participou como Presidente da ADESCAM – Associação dos Docentes do Ensino Superior de Campo Mourão, Gestão 1994/1996. -Participou como Atleta II JOCOPAR - Jogos Aberto dos Contabilistas - 1994 em Londrina - Pr. 1998
-Participou como Atleta no VI JOCOPAR - Jogos Abertos dos Contabilistas em Guarapuava – Pr. mês 11/1998, Título de CAMPEÃO GERAL NO VI JOCAPAR/98 - Delegação de Campo Mourão. 1999 -Participou Como Vice Presidente do Clube Recreativo Mourãoense de Campo Mourão Pr. - Gestão 1999/2000. -Participou como Atleta no VII JOCOPAR - Jogos Abertos dos Contabilistas em Campo Mourão - PR - mês 11/1999, Título de CAMPEÃOGERAL NO VII JOCAPAR/99 - Delegação de Campo Mourão. 2000 -Participou como Chefe do Departamento de Contabilidade da Fecilcam - Eleito em 13-10-1999 para o Período de 2000/2001. 2001
2004 -Participou como Coordenador de Ensino do Curso de Ciências Contábeis Gestão 2004/2005 - na Fecilcam. -Participou como Vice Presidente da ASSERCAM – Gestão 2008/2010. 2008 -Participou como Presidente da 18ª Festa do Carneiro no Buraco de Campo Mourao - Julho.
QUAIS HOMENAGENS JÁ RECEBEU EM SUA VIDA ANTES DESSA AQUI NA ENTREVISTA DE DOMINGO?´ Certificados de Participação Comunitária
MEC-Mobral 1973/74/75; Moção 1º Maio em 1997 no Dia do Trabalho em Campo Mourão;
Funcionário Padrão em 1988 como Servidor Público do Município de Campo Mourão.
Homenagem como ex-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão em 2002.
Título de Sócio Benemérito da Associação dos Servidores Municipais de Campo Mourão, por relevantes serviços prestados à Agremiação, em 26 de julho de 2002.
Recebeu homenagem do Rotary Clube Gralha Azul de Campo Mourão em 14 de Setembro de 2010 por relevantes serviços prestados a Comunidade e destaque Profissional “Troféu Gralha Azul 2010”. E neste 30 de outubro de 2010, o troféu Tocando de Primeira no programa do Ilivaldo Duarte na Rádio Colméia.
QUAIS OS DESAFIOS ATUAIS DE UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO?
Dedicação a causa pública com o intuito de sempre progredir e prestar o melhor serviços aos munícipes, procurar sempre diminuir a burocracia, agilizar procedimentos antigos e arcaicos que muito decepciona e desmotiva tanto quem esta dentro como do outro lado.
O SENHOR TEM TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Sempre gostei de jogar futebol de campo, salão e suíço, participei apenas de equipes amadoras a que mais tempo joguei foi a do Clube Atlético Municipal e posteriormente a Associação dos Servidores Municipais.
Na foto histórica do time do Municipal em pleno estádio Roberto Brzezinski em Campo Mourão: em pé, os conhecidos Berbet, João Maria, os dois primeiros da esquerda para à direita; e agachados: Daniel - pai deste bloguista-, Altair - o quarto da esquerda para à direita- e este bloguista, então com 10 anos.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO?
O esporte preferido e o futebol de Campo - Sempre torci para o SANTOS, mas tenho em cada estado um time de minha preferência. O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE AINDA GOSTARIA DE FAZER? Não posso reclamar da sorte, sou uma pessoa privilegiada, já fiz de tudo, sempre com respeito, dignidade, consideração, humildade e seriedade em tudo que fiz pensando sempre em nunca magoar qualquer pessoa que seja.
QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, JAMAIS TERIA FEITO SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? Na minha vida sempre tomei as decisões analisando, pensando e executando com seriedade tudo dentro das normas da lei, procurando fazer aquilo que jamais poderá ofender a quem quer que seja, sempre aberto a discussões e diálogo procurando ouvir primeiramente as pessoas.
QUAL DECISÃO FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Quase tudo que decido são coisas marcantes na minha vida, decisões marcantes, casamento, nascimento filha, Professor e a minha própria profissão de Contador.
ÉTICA EM UMA FRASE É... Ética e a arte de praticar a integridade, a lisura ou conduta, preservando a imagem e a reputação com honestidade, confiança e comprometimentos para com os princípios de justiça e igualdade.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.... Ler, informa-se, conhecer e respeitar administrando e enfrentando as situações cotidianas da vida, buscando meus próprios limites para se tornar uma pessoa melhor.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL OU FUTSAL QUE VIU OU ASSISTIU JOGAR? Um jogo de futebol que nunca me esqueço foi em 1965 em Maringá o jogo entre o Grêmio Esportivo Maringá que havia sido Campeão Paranaense, jogando contra o Santos Futebol Clube na entrega da faixas de campeões cujo placar foi de 11 x 1 para o Santos.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CM? Itamar Tagliari (foto), Gilmar Fuzeto e Edson "China" Hirata. CITE TRÊS PERSONALIDADES EM CAMPO MOURÃO? Dr. Milton Luiz Pereira, José Aroldo Galassini e Munir Karam.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É ...O progresso e a confiança de toda a população e empresários investindo aqui em Campo Mourão tornando uma cidade que esta se desenvolvendo num rítimo acelerado, sendo a mais presente e importante as Universidades e Faculdades: UTFPR (vista aérea dos Campus de Campo Mourão), CIES, UEPR (Atual Fecilcam), CIES e UNICAMPO.
ALTAIR, CADA GESTÃO TEM SUAS PARTICULARIDADES. QUAIS MARCARAM MAIS E DERAM MAIS MOTIVAÇÃO NO SEU TRABALHO, E POR QUÊ? Trabalhei com vários Prefeitos dentre Eles: Dr. Milton Luiz Pereira, Rosalino Salvadori por poucos meses, Augustinho Vecci, Dr. Horácio Amaral, Dr. Renato Fernandes Silva, José Pochapski, Rubens Bueno e Nelson José Turech, todos tiveram em seu tempo de gestão momentos importantes no desenvolvimento de Campo Mourão, mas atualmente percebo que em Campo Mourão há uma maior motivação e otimismo por parte dos empresários que estão investindo e sendo mais motivado para participarem da mudança política e econômica de Campo Mourão. Altair e o prefeito Dr. Renato, na década de 70, por ocasião dos JAP´s
CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ? Será uma cidade maravilhosa para se viver e trabalhar, com a concretização do maior entroncamento rodoviário do sul do Pais, uma rede ferroviária ligando o sul com o norte, a maior cooperativa do Mundo, um pólo na área da avicultura, pólo brasileiro de alimento, consolidação das Universidades e Faculdades para ser uma cidade universitária.
O SENHOR ACREDITA QUE DEVERIA SER IMPLANTADO NO FUNCIONALISMO O REGIME CLT OU CONTINUAR COM O DE ESTATUTÁRIO? Sou a favor do Regime previdenciário próprio de Previdência com servidores Estatutários, com raríssimas exceções de mais comprometimentos.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA/HISTÓRIA? Tenho a convicção de que uma homenagem, uma moção não é o reconhecimento de apenas um individuo e sim o reconhecimento de um grupo de pessoas que começa com a ajuda mutua dos familiares que são a Esposa, filha, genro e netos, pai, mãe e todos os demais familiares e colaboradores que temos no nosso trabalho, na nossa vivencia do dia a dia, é uma semente que vem sendo plantada desde o berço familiar, no lar, na escola, na religião e tantas outras convivências e participações que só nos trazem aprendizado.
A homenagem é o reconhecimento que enaltece o trabalho que sempre é feito por um grupo de pessoas, (que poucos são os privilegiados que recebem) é uma forma mais justa de motivar as pessoas para participarem cada vez mais da vida de uma sociedade, é o reconhecimento de nosso trabalho que nos da energia para realizarmos novas ações voltadas para a coletividade que carece muito de um conjunto de união e esforços mútuos.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Este Blog sempre tem publicado homenagens de pessoas ilustres que sempre são destaque em sua profissão ou naquilo que executam no dia a dia, pois as caminhadas de cada um que tem recebido a homenagem têm a certeza que sempre deixam testemunhos de vida e de experiências que só podem tornar as pessoas melhores porque a nossa caminhada e feita de escolhas que devem sempre estar voltadas para um convívio mais humano porque nascemos para ser feliz.
Itamar, Altair, Claudinho, Roberto Soares e Samuel Rodrigues, com o troféu Tocando de Primeira recebido na Rádio Colméia em 30 de outubro 2010 no programa Tocando de Primeira, edição 898.
JOGO RÁPIDO
MÚSICA?
Como e Grande o Meu Amor por Você – Roberto Carlos
UM LIVRO? A Bíblia
QUE LIVRO ESTÁ LENDO NO MOMENTO? O livro “Relação Homem/Natureza – Sob a Ótica da Interdisciplinaridade
UM AUTOR? Autores: Dalva Helena de Medeiros, José Antonio da Rocha, Mário de Lima,
Ricardo de Jesus Carvalho dos Santos, Adriane Cilião Guimarães dos Santos e Zilda Ferreira Leandro.
COMIDA? Caseira
SONHO? Que haja paz em todo o Mundo
SAUDADE? DO QUÊ E DE QUEM? Dos tempos de criança com os amigos de infância
MOMENTO INESQUECÍVEL? Formatura de Contador
HOBBY? Dançar
MANIA? Cantarolar
PROGRAMA? Que traga qualidade de vida
JOGO? De Futebol
TÍTULO? De honra ao Mérito
FRUSTRAÇÃO? Não tenho nenhuma frustração
RELIGIÃO: Sou católico apostólico romano, fiz encontro de Jovens, encontro de casais e Cursilhista, participando aproximadamente 7 anos na comunidade do Jardim Santa Cruz com participações em cultos, reuniões e promoções da Igreja e Comunidade.
FAMÍLIA É... É tudo na vida
VOLUNTARIADO E... É o serviço prestado por uma pessoa que por interesse pessoal e com espírito cívico dedica seu tempo as diversas formas de atividades sem remuneração ou interesse pessoal.

EVANGELHO DO DIA 31/10/2010


Domingo, 31 de Outubro de 2010
31º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Lucas 19,1-10)

Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.
Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.
Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”
Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia

30 de out. de 2010

EVANGELHO DO DIA 30/10/2010


Sábado, 30 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum
Evangelho (Lucas 14,1.7-11)
Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia

29 de out. de 2010

NO TOCANDO DE PRIMEIRA deste sábado decisão do basquete e histórias do futebol


A edição do nosso programa TOCANDO DE PRIMEIRA deste sábado (30/10) das 11 às 13 horas pelas ondas médias da Rádio Colméia, terá muitas atrações, na sua edição de número 898.
No segundo tempo das 12h00 às 13 horas participações dos funcionários públicos e esportistas Claudinho Lima - na foto com o ex-goleiro Maizena e o prefeito Nelson Tureck-, Samuel Rodrigues e Alatir Casarim, para debater sobre as atividades do funcionalismo que teve sua data comemorada no dia 28 de outubro.
No primeiro tempo, das 11 às 12 horas, presenças do técnico Emerson Souza e dos atletas Fernando e Robson, do Campo Mourão Basquete que inicia a decisão do Campeonato Paranaense de Basquete.
É neste sábado, a partir das 11 horas. O seu programa campeão há mais de 16 anos no microfone líder da Rádio Colméia AM, pelos 850 Khz.

ESTÁ CHEGANDO A HORA: é amanhã CM x Londrina, na final do Paranaense de Basquete


Sábado, 30 de outubro, 20 horas no ginasinho JK em Campo Mourão. Data, horário e local da primeira partida da final do Campeonato Paranaense de Basquete Adulto.

O dirigente e Celebridade Edson "China" Hirata - na foto com o dirigente Izidoro Bueno- prevê uma partida emocionante com equilíbrio entre as equipes, já que cada equipe venceu em casa nos confrontos anteriores. No JK, vitória de Campo Mourão por 98 a 91.
O homenageado da semana, Emerson Luiz de Souza, otimista com a equipe mourãoense respeita a tradição londrinense no basquete. “Os treinamentos foram muito produtivos e com o apoio da nossa torcida podemos vencer a experiência e tradição do Londrina”, afirma.
O time mourãoense terá Fernando Reis, Carlos Bueno, Cleiton Macedo, Jeferson Gonçalves, Willian Santos, Gledman “Borracha”, Juninho Silva, Mateus Raschen, Lucas Garcia, Rafão Godói e Bruno Borges.
Os convites custam R$ 3,00 e a expectativa é de JK lotado para empurar o time mourãoense.
O basquete mourãoense é patrocinado pela Fecam e Faculdade Integrado através da lei de incentivo ao esporte. Cristófoli, TV Plug, Marcovic, Tribuna do Interior, Gelo Sapeka, Restaurante Minuano, Rádio Rural, Fisioterapia Betel, Agroindustrial Contabilidade, Centro de Diagnósticos Marcos Corpa, Carajás Esporte, Rádio Musical, Depósito Marinho, Gazeta do Centro Oeste, Dr. Antônio Carlos e Academia Trainer são os parceiros que também apóiam a modalidade.

CM FUTSAL SUB-15 Feminino entre os oito finalistas da Taça Paraná


A equipe feminina do Campo Mourão Futsal Sub-15 está entre as oito finalistas da segunda fase da Taça Paraná e buscará uma vaga para o quadrangular final nos dias 05, 06 e 07 de novembro em Laranjeiras do Sul. E por escrever quadrangular final, o mesmo será nos dias 12, 13 e 14 de novembro - no final de semana em que o nosso Tocando de Primeira comemora 900 programas no microfone da Rádio Colméia.

Os adversários das mourãoenses serão Guarapuava, Cancun de Curitiba e Missal. Em Londrina acontece o outro grupo com Grêmio Londrinense, Toledo, Telêmaco Borba e Foz do Iguaçu.

A equipe mourãoense é dirigida por Djeferson Rossamo Matos, o “Ferruginha” - na foto com o técnico Ismar Kath - que como seu dinamismo tem impulsionado o futsal feminino no interior do Paraná.
Confira os jogos do grupo de Campo Mourão
Dia 05/11 - sexta feira – Ginásio Valmir Rocha Loures
19h30 - Guarapuava x Missal
20h30 - Campo Mourão x Cancun

Dia 06/11 - Sábado
16h00 - Perdedores dos jogos de sexta feira
17h00 - Vencedores dos jogos de sexta feira

3ª rodada - dia 07/11 - domingo
09h30 - Vencedor do 2º jogo de sexta feira x Perdedor do 1º jogo de sexta
10h30hs - Vencedor do 1º jogo de sexta feira x Perdedor do 2º jogo de sexta

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: A história nos julgará


Reconheceu um dos ministros do Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte de justiça do país, que mais uma vez lavou as mãos diante dos “ficha sujas”. Empates sucessivos colocam em xeque o prestígio, a atuação, a CREDIBILIDADE desta corte. Uma mobilização nacional consegue mudanças na legislação eleitoral e um grupo de 10 juristas que devem defender os interesses de toda nação ficam defendendo “direitos” de alguns ficha sujas...

Isto nas vésperas das eleições é extremamente preocupante uma vez que o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, o STF é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil e acumula competências típicas de Suprema Corte e Tribunal Constitucional. Sua função institucional principal é de servir como guardião da Constituição Federal. Ele é composto por juízes elevados ao posto de ministros indicados pelo Presidente da República. Se forem aprovados pelo Congresso, assumem uma cadeira no lugar de quem se aposenta ou morre.

Dos 11 ministros atuais, temos uma indicação ainda do Sarney, uma do Fernando Collor de Melo e duas do Fernando Henrique Cardoso e SETE do Presidente Lula. Mais quatro anos no poder dos mesmos partidos, podemos ter um STF totalmente indicado por eles e os nossos olhos e voz, nos jornais não comprometidos com o governo, poderão ser fechados e calados, como está atualmente o jornal O Estado de São Paulo e Diário do Grande ABC que, por ordem do STF, não podem falar de nenhum aliado do governo. E quantos jornalistas foram demitidos por falar a VERDADE, quantos blogs foram censurados na internet... E isso quando a liberdade de imprensa ainda é princípio INVIOLÁVEL!!!

Até quando Imaginem o que farão com a maioria no Congresso, no STF, com o poder e a certeza da impunidade nas mãos. Sem ter tudo isso conseguiram segurar CPIs, esconder a verdade, silenciar os depoimentos, ridicularizar até mesmo as punições recebidas do Supremo Tribunal Eleitoral por abuso do poder. Quem jurou cumprir a Constituição afirmou que não concorda em obedecer a juízes. Mostrou em sua fala e em seus atos que é contra a democracia...

Se a política é a arte de aliar meios a fins, Lula e seus companheiros escolhem os piores meios para atingir seu fim: manter-se no poder. Para isso vale tudo: alianças espúrias com antigos inimigos, corrupção dos agentes políticos, tráfico de influência, quebra de sigilo, mistificação, uso da máquina pública para campanha partidária e, inclusive, desvalorização das instituições sobre as quais repousa a democracia - a começar pelo Congresso.

E o que dizer da postura nada edificante de um chefe de Estado que despreza a ISENÇÃO que seu cargo exige e se entrega descontroladamente à campanha política, ao desmando e à autoglorificação? Este é o "cara" que hipnotiza quase 80% dos brasileiros, dando um grande mau exemplo que permite a qualquer um se perguntar: "Se ele pode ignorar as instituições e atropelar as leis, por que não eu?"

Quem não conhece História não é capaz de construir um grande futuro, e nós temos que sempre analisar todos os pontos possíveis quando nos propusermos a tomar uma decisão importante como votar para presidente da república. A alternância de poder é um princípio democrático que impede a perpetuação de um grupo no poder e permite que a Verdade apareça, algo extremamente bom após este vale tudo eleitoral, este festival de mentiras e acusações que coloca os candidatos no ringue do poder.

“Não temais os que tudo deturpam prá não ver a justiça vencer, tendes medo somente do medo de quem mente prá sobreviver. A verdade vos libertará, libertará”. É a esperança que vem dos versos de um canto religioso, baseado na Bíblia, tão próprio para este tempo de reverenciar os que já partiram para o encontro da única CERTEZA DE NOSSA VIDA, GRANDE VERDADE DA MORTE, prova de nossa transitoriedade. Tudo passa especialmente o frágil poder humano. Mas a história julgará a todos. E Deus mais ainda!!! Que Ele ilumine todos os brasileiros neste momento decisivo da história. E que a Verdade nos liberte!!!

Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

EVANGELHO DO DIA 29/10/2010


Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2010
Evangelho (Lucas 14,1.7-11)
Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.
Diante de Jesus, havia um hidrópico. Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?”0E eles não foram capazes de responder a isso.

www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia

28 de out. de 2010

ALTAIR CASARIM na ENTREVISTA DE DOMINGO


O Dia do Funcionário Público é comemorado todo ano em 28 de outubro. Parabéns!
Para homenagear uma pessoa do serviço público, este bloguista escolheu alguém tranqüilo e ponderado, que é respeitado pelo seu alto senso de observação e eficiência - algumas de suas virtudes em mais de 40 anos de atuação profissional.

Ele é o mourãoense Altair Casarim, que estará esta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO. Uma entrevista imperdível. E muitas lições para todos nós aprendermos visando o crescimento pessoal e profissional.

Altair iniciou sua carreira como Auxiliar de Contador em 1967 e assinou em 1969 o primeiro balanço do Município. Contador de 1971 a 1994, secretário da Fazenda e Planejamento nos Municípios de Campo Mourão e Luiziana.
“Estou militando há mais de 45 anos nos serviços na área Contábil e financeira. Trabalhei com vários Prefeitos como Dr. Milton, Rosalino Salvadori por poucos meses, Augustinho, Dr. Horácio, Dr. Renato, Professor José, Rubens Bueno e Nelson Tureck. Amo minha cidade que é e será maravilhosa para se viver e trabalhar, com a concretização do maior entroncamento rodoviário do sul do Pais, uma rede ferroviária ligando o sul com o norte, a maior cooperativa do Mundo, um pólo na área da avicultura, pólo brasileiro de alimento, consolidação das Universidades e Faculdades para ser uma cidade universitária”, prevê.
Já no sábado a tarde, leia Altair Casarim na ENTREVISTA DE DOMINGO. Uma homenagem a quem fez e faz jus.
Viva!

É SÁBADO às 20 horas no JK: CM x Londrina, na decisão do Paranaense de Basquete


A Federação Paranaense confirmou e será neste sábado às 20 horas no ginasinho JK a primeira partida da decisão do Campeonato Paranaense Adulto de Basquete Masculino entre Campo Mourão e Londrina.
Os convites custam R$ 3,00 e ajudarão a custear as despesas da participação na Copa Brasil.
O segundo jogo será em em Londrina no domingo, 07 de novembro, às 11 horas, com transmissão ao vivo pela TV Educativa.
Se houver necessidade, e esperamos que não, a terceira partida será na segunda-feira, às 20h30, também em Londrina.
É a hora do torcedor, do amigo do esporte ir ao JK. Já imaginou o ginásio totalmente lotado e a torcida gritando e vibrando "Campo Mourão, Campo Mourão!"?" Eu já, e será muito bonito.
É o começo para quem quer o nosso basquete brilhando na Copa Brasil e Liga Nacional.

IMAGENS do lançamento de "Caminhadas Vermelhas" da professora Nelci em Curitiba


A professora mourãoense Nelci Melo lançou no dia 20 de outubro em Curitiba, o livro "Caminhadas Vermelhas" no Departamento de Arquivo do Estado do Paraná - uma de suas fontes de pesquisa.

"Aconteceu durante o Dia do Arquivista, foi uma tarde muito interessante. Com palestra do Dr. Paulo Knauss de Mendonça, Diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro,
Professor da UFF, membro do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, antes do lançamento do meu livro e um animado diálogo com os participantes. A recepção e apoio tem sido muito gratificante, compensando o árduo trabalho de pesquisa que realizei durante os últimos dez anos", comemora Nelci,
que assumiu em junho de 2010 sua cadeira como membro da Academia Mourãoense de Letras de Campo Mourão.

REDUZIR acidentes com motos é objetivo de Campanha de Trânsito em Campo Mourão


Campo Mourão terá nas próximas semanas uma importante campanha visando reduzir o número de acidentes de trânsito, sobretudo envolvendo motocicletas.
Dos 788 acidentes atendidos pelo Pelotão de Trânsito em 2010 no Município, 460 envolveram motos.
Outra estatística revela a gravidade da situação: As motos representam 20 por cento da frota de Campo Mourão, mas estão envolvidas em 58% dos acidentes registrados a partir de janeiro deste ano.
A campanha é liderada pela Associação Comercial e Industrial (Acicam), que ontem (27/10) promoveu reunião com representantes do 11º Batalhão de Polícia Militar/Pelotão de Trânsito, Corpo de Bombeiros, clubes de serviços, instituição de ensino, Conselho de Segurança, Prefeitura e de empresas revendedoras de motos, além de outras entidades.
O 11º BPM apresentou dados referentes a acidentes nas vias públicas de Campo Mourão, locais com maior ocorrência, tipos de colisão e outras informações estatísticas. Também apresentou fotos de acidentes e enumerou as principais infrações cometidas pelos motociclistas: excesso de velocidade e desrespeito a sinalização.
Medidas
Ao final da reunião ficou decidido que serão mantidas gestões junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) reivindicando o repasse de radares de velocidade não mais utilizados pelo órgão para equipar o Pelotão de Trânsito de Campo Mourão. Também será reivindicada a Prefeitura a melhoria urgente da sinalização de trânsito na área urbana.
Entre as diversas ações de caráter educativo que deverão ser realizadas pela campanha está a organização de palestras nas escolas, inclusive buscando-se também a presença dos pais dos alunos. O trabalho também deverá ser realizado em empresas com grande número de funcionários e em firmas que se utilizam de motos para entrega de mercadorias, como auto peças, pizzarias, firmas de suprimentos de informática, farmácias, etc. Atenção especial deverá ser dada as empresas de moto táxi que operam em Campo Mourão.
A população será estimulada ainda a comunicar abusos. Ao verificar funcionários com motos identificadas de empresa fazendo manobras irresponsáveis ou em excesso de velocidade, a pessoa será incentivada a entrar em contato para comunicar a situação.

EVANGELHO DO DIA 28/10/2010


Quinta-Feira, 28 de Outubro de 2010
São Simão e São Judas Tadeu
Evangelho (Lucas 6,12-19)
Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia

27 de out. de 2010

CM sedia neste final de semana no JK finais do Campeonato Paranaense de Basquete Sub-13


Campo Mourão sedia neste final de semana as finais do Campeonato Estadual da Categoria Sub13 Masculino, de 30/10 a 02/11/2010 no ginasinho JK.
Organizado pela Federação Paranaense de Basketball, em parceria com a Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam) e Associação Mourãoense de Basquete (Amobasquete), a competição reunirá cinco equipes: Círculo Militar/Dom Bosco, de Curitiba; Prefeitura Municipal de Castro; Fecam, de Campo Mourão; ALE, de Londrina e Abraspin, de Pinhão.
A base da equipe mourãoense é formada pelos atletas que conquistaram no ano passado o título paranaense da categoria Sub12. “Estamos treinando forte para esta final. A base da nossa equipe é formada por atletas que conquistaram, no ano passado, o título estadual da categoria Sub12”, considera o técnico Emerson de Souza. Na opinião do treinados, a geração de atletas desta categoria é uma grande promessa para o município. “Acreditamos no potencial desses garotos, que certamente irão representar bem o nosso município, contribuindo para consolidar os investimentos nas categorias de base”, acrescenta Souza.
PROGRAMAÇÃO
Os jogos serão realizados no Ginásio JK, conforme a seguinte programação:
30/10 (sábado)

14h00 – Circulo Militar X ALE/Londrina
15h30 – P. M. de Castro X ABASPIN

31/10 (domingo)
9h00 – P. M. de Castro X FECAM/Campo Mourão
10h30 – ABASPIN X Circulo Militar
15h00 – ALE/Londrina X P. M. de Castro
16h30 – Circulo Militar X FECAM/Campo Mourão

01/11 (segunda-feira)
14h00 – Circulo Militar X P. M. de Castro
16h30 – ABASPIN X FECAM/Campo Mourão

02/11 (terça-feira)
8h30 – ALE/Londrina X ABASPIN
13h30 – FECAM/Campo Mourão X ALE/Londrina

INTERCÂMBIO: Espaço Sou Arte, de CM, neste sábado em São Leopoldo, no RS


O renomado grupo Espaço Sou Arte que projeta e eleva qualidade artistica e o nome da Capital do C entro-Oeste para vrias regiões do país estará n este neste sábado (30/10) em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul para debate e troca de experiências com os artistas gaúchos.
Apresentações em inúmeras cidades do Paraná e estados vizinhos, tem preenchida a lotada agenda da Companhia Espaço Sou Artes.
Em outubro, muita movimentação para o grupo. Na terça-feira em Curitiba com o grupo Momix, criado em 1981, nos Estados Unidos, pelo coreógrafo Moses Pendleton.
Hoje, 27/10, o grupo Momix apresentou no grande auditório do Teatro Positivo seu mais recente espetáculo: "Botanica" na sua estréia no Brasil.
Neste sábado (30/10), a Cia Sou Arte – Núcleo de Circo com 15 artistas viaja para a 12ª Convenção de Malabares e Circo, em São Leopoldo, no RS. Os mourãoenses participarão de oficinas, palestras, espetáculos e intercâmbio que certamente ampliarão o repertório de idéias e técnicas do grupo.

IÇAMI TIBA nesta quinta em Campo Mourão: "Adolescência, drogas e família"


"Adolescência, drogas e família" é o tema da palestra que o conhecido médico psiquiatra, especialista e escritor Içami Tiba fará nesta quinta-feira (28/10) às 19h30 em Campo Mourão.
O evento é uma promoção da Associação das Senhoras de Rotarianos.
Içami é médico desde 1968 com especialização em psiquiatria e já proferiu mais de 3.400 palestras para empresas nacionais e multinacionais, escolas, associações, condomínios, instituições etc., no brasil e no exterior.
Levantamento indica que Içami já fez mais de 77 mil atendimentos psicoterápicos a adoles
centes e suas famílias, em clínica particular. Ele tem 28 livros publicados com mais de 4 milhões de exemplares.
O livro "Quem ama, educa! " já vendeu mais de 560.000 exemplares vendidos, foi best-seller segundo a revista Veja, sendo editado em Portugal, Itália e Espanha.
Os convites estão sendo colocados a venda com as Senhoras de Rotarianos, pelo fones 44-35256175 e 9978-1551
Parte da renda será repassada ao CTR - Comunidade Terapêutica Redenção- que atua na prevenção de crianças, jovens e adultos com problemas de drogadição.

EVANGELHO DO DIA 27/10/2010


Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum
Evangelho (Lucas 13,22-30)

Naquele tempo, Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que pra­ticais a injustiça!’ Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia

26 de out. de 2010

RECONHECIMENTO: Emerson Souza, do CM Basquete recebe homenagem do Rotary Lago Azul


O almoço desta terça-feira (26/10) do riopardense de nascimento e mourãoense de coração, Emerson Luiz de Souza, 37, ficará para sempre gravado na sua memória e em seu coração.
Casado com Viviane e pai de Raphael, o filho do casal Luiz Antônio e Alice de Souza, foi homenageado nesta terça-feira (26/10) durante reunião ordinária do Rotary Club Lago Azul em Campo Mourão.
Formado em Educação Física pela ESEFM de Muzambinho em 1994. Membro da Escola Nacional de Treinadores de Basquete e da Comissão Permanente de Técnicos das Seleções Paranaense.
Experiência - O técnico da equipe adulta de Campo Mourão que disputará neste sábado contra Londrina o título do Campeonato Paranaense e da Copa do Brasil, que está no basquete há 22 anos, dirigiu as equipes: Rio Pardo, Casa Branca, São José do Pinhais, Seleção Regional de Ribeirão Preto, Seleção Paranaense e Integrado/Fecam/Campo Mourão. Feliz, o técnico Emerson posa com os dirigentes da Amobasquete e do Rotary Lago Azul.
Orgulho - “Parabéns ao técnico Emerson e por extensão ao basquete mourãoense que vive excelente fase dentro e fora das quadras. Esta iniciativa visa reconhecer todo este trabalho e um dos grandes orgulhos do professor Emerson é estar a frente do Projeto Basquete Cidadão e das equipes de base com ensinamentos e repasse de experiências para cerca de 200 crianças e adolescentes no incentivo a prática do basquete e a revelação de novos talentos para o basquete”, justifica o médico Fernando Akiama, presidente do Rotary Club Lago Azul. atualmente emerson trabalha com o objetivo de solidificar as categorias de base e do projeto de inclusão social basquete cidadão de campo mourão, transformando o municipio em referência a nível estadual e nacional. Nelsinho Martins, Emérson Souza e Edson "China" Hirata
Títulos - Emerson conquistou os títulos de Campeão Paulista Adulto e Paulista de Seleções, Tricampeão dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo. Campeão Paranaense Juvenil e Adulto, Campeão dos Jogos Escolares e dos Jogos da Juventude do Paraná, além de Campeão Brasileiro de Seleções e da Taça Paraná.
Na sua trajetória, ele tem venceu com medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Adulto 2005/2006 e de prata nos Jogos Abertos de São Paulo e do Paraná. Como técnico foi agraciado como “Técnico Destaque” em 2000 pela Federação Paulista, nos anos de 2007 e 2008 pela Federação Paranaense e em 2007 pela Associação Paulista de Esportes.
E viva o técnico Emérson! V
Viva o Basquete!
Viva os dirigentes esportivos, atletas e torcedores de Campo Mourão, e também de sua terra natal São José do Rio Pardo.

PARTICIPE DA NOVENA no Cemitério São Judas Tadeu em CM


A Novena no Cemitério São Judas Tadeu em Campo Mourão está acontecendo desde domingo e prossegue até o dia primeiro, véspera de Finados. A novena está sendo celebrada do dia 24 de outubro ao dia 01 novembro pelo Padre Carlos Czornobai, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia do Jardim Alvorada nos seguintes dias e horários.
Dia 26/10: 19h00; Dia 27/10:19h00; Dia 28/10:19h00; Dia 29/10:19h00; Dia 30/10:18h00; dia 31/10:18h00 e dia 01/11: 19h00.

No dia 02 de novembro (Finados) terá a seguinte programação:
06h00 – Celebrante: Pe. Ademar Oliveira Lins
Pároco da Catedral São José - Centro

08h00 – Celebrante: Pe. Carlos Cezar Candido
Pároco do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida - Vl. Urupês

10h00 – Celebrante: Pe. Ricardo Arica Ferreira
Reitor do Seminário Propedêutico São José. –
Liturgia a cargdo da Capela Nossa Sendora do Perpétuo Socorro

12h00 – Celebrante: Pe. Reinaldo Kuchla
Pároco da Paróquia Santa Cruz – Jd. Santa Cruz

14h00 – Celebrante: Pe. Pe. Carlos Czornobai
Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia – Jd. Alvorada

16h00 – Celebrante: Pe. Izaías da Conceição
Pároco da Paróquia Sagrada Família – Cohapar

18h00 – Celebrante: Pe. Edinaldo Velozo da Silva

Pároco da Paróquia São Francisco de Assis – Vl. Teixeira.

EVANGELHO DO DIA 26/10/2010


Terça-Feira, 26 de Outubro de 2010
30ª Semana Comum
Evangelho (Lucas 13,18-21)
Naquele tempo, Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia

25 de out. de 2010

COM 100% CM vai decidir o futsal Sub-07 no quadrangular final em novembro


E o futsal mourãoense sub-07 vai bem obrigado. No final de semana venceu seus três jogos na segunda fase em Campo Mourão e agora está os finalistas com grandes chances de título e de sediar o quadrangular final.
Estão na disputa decisiva Sport Mania/Super Moresco (Foz do Iguaçu), Tistu (Curitiba), Associação Copel/Eliane Futsal/Escola Urupês/Casali (Campo Mourão) e LMFS/Seleção Cascavelense de Futsal (Cascavel).
Os vencedores se classificaram em Foz do Iguaçu e em Campo Mourão.
No grupo “E”, em Campo Mourão, a equipe da casa terminou a 2ª fase com 100% de aproveitamento. Venceu os três jogos que fez: 7 x 0 sobre a Associação Esportiva e Cultural Drummond (Cianorte), 4 x 1 na Seleção Cascavelense de Futsal e 2 x 0 na Associação Futsal de Toledo (Toledo).
O quadrangular final da Taça Paraná sub-07 será entre os dias 5 e 7 de novembro. Dos finalistas, apenas o Tistu já foi campeão na categoria, em três oportunidades.

COLUNA DO PROF. MACIEL: o feio da eleição é se perder


"A esperança é o pão sem manteiga dos desgraçados”
Aparício Torelly (Barão de Itararé)

Se alguém disser que um senador, qualquer um deles, não tem coração, esse alguém estará totalmente enganado. Todos os atuais senadores e os que já passaram pelo Senado têm um ótimo coração! O bom coração deles se caracteriza pela bondade em abundância. Claro, a bondade abundante das nobres excelências é para eles mesmos e se estende aos familiares de cada parlamentar.
Oito anos de mandato de um senador é fixinha - limpa ou suja – e não é nada ante aos incontáveis privilégios inerentes ao Senado Federal. Como são muitos, basta citar um fato para estarrecer. O senador Romeu Tuma (PTB-SP), quando fazia campanha para tentar se reeleger, teve agravado o estado de saúde, tanto é assim que prossegue internado. Dada a gravidade do problema cardiológico, ele recebeu um coração artificial que auxiliará nos batimentos. O coração artificial veio da Alemanha e custou 700 mil reais.
Para seis milhões de brasileiros que sofrem de problemas semelhantes ao do senador certamente é muito dinheiro, pois se não fosse o valor elevado esses mesmos brasileiros também mandariam vir do exterior um coração artificial e pagariam 700 mil.
Aí que vem o detalhe, os seis milhões e todos nós demais brasileiros, pagaremos a conta do senador. O Senado, com o dinheiro do contribuinte, bancará toda esta conta, como aliás paga os ex-senadores quando eles têm problemas médico-hospitalares.
Tuma faz parte de uma elite de 400 brasileiros que inclui os atuais 81 senadores, quem já foi, além dos familiares deles. O plano de saúde do Senado nem de longe lembra o SUS e apenas este ano o Poder Legislativo já pagou 32 milhões de reais com despesas médicas.
A palavra privilégio, que etimologicamente se origina do latim privilegiu, junção da palavra légis, privilégio são leis privadas típicas da nobreza. Privilégio é o direito exclusivo, a regalia, a imunidade individual e, como tal, para poucos. Portanto a vantagem concedida aos senadores, como o Tuma, é sustentada pela gente pobre que morre nas filas de hospitais tantas vezes caindo aos pedaços, (ambos) à míngua, pessoas abortadas pelas elites econômicas e políticas que predominam no Senado. Os detentores dos privilégios senatoriais chegam lá pelo voto do povo, um povo envolto pelo sorriso dos belos dentes e de generosos corações, bem tratados pelo Erário. Fases de Fazer Frases (I)
Senil é o Senado brasileiro de insanidade sem sanção.
Fases de Fazer Frases (II)
Dispense o que dispersa e pense no que pesa, com sopesar.
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
Nem é preciso adivinhar o que foi prometido para a nossa região em véspera eleitoral do segundo turno: a centenária Boiadeira. Enquanto a promessa é novamente para boi dormir, batem palmas as vacas de presépio, algumas recém eleitas.
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
Segundo o Ibope, 30% dos paranaenses declararam não mais lembrarem em quem votou para deputado, conforme noticiou o jornal Gazeta do Povo. O Ibope também fez pesquisa na boca da urna e alardeou que não haveria segundo turno para presidente. Errou feio. Mas, sobre os que não mais se lembram, é de se perguntar, qual é a margem de erro? Quem não lembrar em que votou já caminha para a própria marginalização política, que pode ser chamada de alienação, para mais ou para menos.
Reminiscências em Preto e Branco (I)
Como o título de hoje e a frase abaixo logo a seguir ao mesmo título são do Aparício Torelly, o humorista Barão do Itararé, gaúcho da cidade de Rio Grande e que fez história no jornalismo brasileiro, é oportuno citar outra dele. Após levar uma surra por ter escrito algo que desagradou determinadas pessoas, ele retornou ao jornal A manha (sem acento, pois era uma crítica ao concorrente que se chamava A manhã), e colocou à entrada da porta, “entre, sem bater”. De fato, não apanhou mais.
Reminiscências em Preto e Branco (II)
Nos tempos dos vídeos-cassete, de duas, três ou quatro cabeças, era possível saber se o filme já estaria terminando. Bastava olhar na fita, mostrando a grossura da bobina de um lado e fina de outro. Na locadora, ao devolver a fita VHS ela tinha que ser rebobinada. Eram mesmo muitas cabeças, fitando a vida em rolos.
Reminiscências em Preto e Branco (III)
Nada mais se movimenta com o uso das mãos, mas antes tudo era a manivela. De costura, a vapor, o cilindro, máquinas que funcionavam pela propulsão humana, quando o próprio tempo existia e era mais humano. Hoje não se vela mais o tempo a mão como outrora a manivela.

José Eugênio Maciel escreve aos domingos na Tribuna e durante a semana no BLOG DO ILIVALDO DUARTE

EM NOVEMBRO tem "Pizza solidária" para apoiar compra de matéria prima para Casa das Fraldas


Arrecadar recursos para comprar matéria prima e ajudar na manutenção das suas atividades, é a promoção "Pizza Solidária" lançada pela Casa das Fraldas de Campo Mourão.
As vendas já foram iniciadas pela secretaria da Associação Comercial e Industrial (Acicam) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
A entrega das pizzas será no dia 6 de novembro, na Casa das Fraldas (rua Edmundo Mercer, 900 - entre as avenidas Capitão Índio Bandeira e Manoel Mendes de Camargo).
A pizza, de tamanho único (grande – Super Muffato), custa R$ 15,00. Toda a renda será destinada a Casa das Fraldas, um projeto de responsabilidade social liderado pela Associação Comercial e Industrial (Acicam) e a Faculdade Integrado, que tem o apoio de várias entidades e empresas locais, além da Vara da Justiça Federal. Na imagem, os Palmeirenses da Arcam em noite de solidariedade na Casa das Fraldas e homenagem a Marta Kaiser Leitner.