30 de set. de 2010

O "POST" de número 2.000


"Depois de muitos anos, a minha primeira vez." Este foi o título do primeiro "Post" no BLOG DO ILIVALDO DUARTE na manhã do domingo, 15 de fevereiro de 2009. Viva!
E com este "Post" que em inglês é o registro de uma informação, uma espécie de artigo - independente do tamanho que tenha - comemoro e partilho com você o Post de número 2.000. Viva , de novo!
E assim iniciei uma caminhada no jornalismo eletrônico e graças a você leitor, de longe ou de perto, conhecido ou anônimo, muito vitoriosa, graças a Deus.
Daquela manhã, há 19 meses - o tempo passa muito rápido- que entrou para a história da minha vida como a primeira vez, depois de muitos anos, foram milhares de imagens, pensamentos, notícias e colunas, como a já tradicional ENTREVISTA DE DOMINGO que já mostrou e homenageou mais de 70 pessoas da nossa terra, com o objetivo de mostrar o lado bom da vida, contar um pouco da história da nossa gente, seja do esporte, da cultura, da educação, da cidadania e de muitas outras áreas. Gente que fez, faz e acontece, que terão para sempre, de forma indelével e imprescindível sua história na Internet como Celebridade, para o mundo, direto da Capital do Centro-Oeste do Paraná.
Tudo para o bem, para o melhor, ou como irradio aos sábados no "Tocando de Primeira", há quase 900 sábados e há mais de 15 anos: Valorizar o BEM, resgatar ESPERANÇAS e promover os BONS EXEMPLOS.
"É preciso acreditar nos sonhos de Deus que existem em nosso coração e trabalhar para que eles se tornem realidade. É preciso confiar em si mesmo e em Deus...." escreveu Padre Léo, na página108, do livro "Saborear a vida", das Edições Loyola..
Viva! E desde já, muito obrigado. Com a sua participação, vamos fazer a nossa parte, rumo a uma cidade, a um mundo muito melhor.
Entre os milhares de amigos e leitores, destaco dois: Agnaldo Feitosa e Silvestre Stanizewski, o "Tino", para partilhar e celebrar as 2 mil colunas ou notas, ou simplesmente "Post" no BLOG DO ILIVALDO DUARTE. Viva! Continuo sendo um eterno aprendiz, abençoado por Deus e cheio de amigos, Filhos do Céu.
Para conferir o primeiro Post do nosso BLOG, acesse

NELITA Piacentini, a homenageada na ENTREVISTA DE DOMINGO


“Sou uma pessoa feliz, bem resolvida, realizada profissionalmente e preocupada com o bem estar das pessoas. E quero ver meus filhos formados e contribuindo para a melhoria do nosso planeta, e muitas pequenas coisas, como viver todos os dias com paixão.” Assim pensa a mourãoense Nelita Cecília Piacentini, professora de Educação Física, esposa e mãe, líder atuante na comunidade, filha dos pioneiros Avelino e Lurdes Piacentini.
Nelita é a homenageada na ENTREVISTA DE DOMINGO desta semana, que estará no ar no início da tarde deste 2 de outubro de 2010.
Nascida e criada na antiga Churrascaria Marabá, a primeira churrascaria de Campo Mourão, Nelita estudou nos Colégios Santa Cruz e Estadual, é graduada em Educação Fisica pela Universidade Estadual de Maringá; em Yoga e pós-graduada em Parapsicologia em Curitiba e pós-graduada em Pedagogia Social em Campo Mourão, na Facinter.
Conheça um pouco da história de vida e ações comunitárias desta mourãoense - uma das fundadoras da Comunidade Terapêutica Redenção e da Pastoral da Terceira Idade.

29 de set. de 2010

HOJE É DIA DOS ARCANJOS Gabriel, Miguel e Rafael

Neste dia 29 de setembro, comemora-se o Dia dos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael, Neste post conheça um pouco sobre o que são e o que representam os Arcanjos.
Arcanjo significa literalmente "anjo principal". O prefixo "arc" significa principal ou mais importante. Os arcanjos fazem parte de uma categoria angelical muito especial. Eles são considerados protetores e estão acima dos anjos na hierarquia divina, são o chefe dos anjos. Isto não significa que eles sejam mais importantes do que outros seres divinos, mas que possuem grandes poderes.
Os arcanjos têm a função de cuidar de vários aspectos da vida das pessoas e, principalmente, trabalharem para o bem de todos. Fazem isso, por exemplo, iluminando o pensamento de governantes, cientistas, de médicos e pessoas ligadas à área da saúde. Eles também são os encarregados de transmitir as mensagens divinas.
Segundo a Igreja Católica, na hierarquia dos anjos existem três arcanjos, saiba sobre eles:
Arcanjo Gabriel
Seu nome significa: "Homem de Deus". É o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação, sendo comumente associado a uma trombeta - é a Voz de Deus, o transmissor das boas novas.
Este Arcanjo é citado várias vezes na Bíblia Sagrada. Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a vinda do Redentor. Disse assim o profeta: "Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas de anos (ou seja 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos" (Dan 9).
Ao Arcanjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais haja sido confiada a alguém: anunciar a encarnação do Filho de Deus. Por isso é muito venerado desde a antigüidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus" (Luc. 1, 19).
São Lucas disse: "Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: "Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo". Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: "Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim".
Segundo a tradição, Gabriel e seus anjos são os mensageiros das boas notícias, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria. É a ele que recorremos quando necessitamos desses dons.
Oração
Portador das boas novas, das mudanças,
da sabedoria e da inteligência.
Arcanjo da Anunciação, trazei todos os dias
mensagens boas e otimistas.

Fazei com que eu também seja um mensageiro,
proferindo somente palavras e atos de bondade e positivismo.
Concedei-me o alcance de meus objetivos.
Que assim seja.
São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, cujo nome significa "o que é um com Deus", é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça. Seu nome é citado três vezes na Bíblia Sagrada:
- Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel, onde lemos: "Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno".
- No capítulo 12 do Livro do Apocalipse encontramos o seguinte: "Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra Satanás e suas legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar para eles no céu. Foi precipitada a antiga serpente, o diabo, o sedutor do mundo. Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo".
- Na carta de São Judas, lê-se: "O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: "Que o Senhor o condene". Por isso São Miguel é mostrado atacando o dragão infernal.
A Igreja Católica tem uma grande devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu, e nos protege contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.
Oração
Príncipe Guardião e Guerreiro
defendei-me e protegei-me com Vossa espada,
não permiti que nenhum mal me atinja.
Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes,
contra quaisquer ato de violência.
Livrai-me de pessoas negativas.
Espalhai vosso manto e vosso escudo de proteção
em meu lar, meus filhos e familiares.
Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens.
Trazei a paz e a harmonia.
Que assim seja.
Arcanjo Rafael
Seu nome significa "Deus te cura". Este Arcanjo tem como sua principal característica ajudar na cura dos doentes e, por isso, é o guardião da saúde. Ele age principalmente nas instituições sociais, nos hospitais e até mesmo em casas que estejam precisando de sua ajuda.
Além de influenciar na saúde física dos seres humanos, este arcanjo também age sobre a saúde do espírito, ou seja, está sempre procurando confortar as pessoas nas horas de desespero e acalmar os sofrimentos interiores. Além disso, também é o responsável e guardião dos talentos criativos.
Na Bíblia Sagrada, o Arcanjo Rafael é citado no Livro de Tobias, que faz parte do Antigo Testamento. Foi o Arcanjo enviado por Deus para curar a cegueira de Tobias e acompanhá-lo numa longa e perigosa viagem para conseguir uma esposa. Rafael, junto a Miguel e Gabriel simbolizam a fidelidade, o poder e a glória dos anjos.
Oração
Guardião da saúde e da cura
peço que vossos raios curativos desçam sobre mim,
dando-me saúde e cura.
Guardai meus corpos físico e mental,
livrando-me de todas as doenças.
Expandi Vossa beleza curativa em meu lar,
meus filhos e familiares, no trabalho que executo,
para as pessoas com quem convivo diariamente.
Afastai a discórdia e ajuda-me a superar conflitos.
Arcanjo Rafael, transformai a minha alma e o meu ser,
para que eu possa sempre refletir a vossa Luz.
Que assim seja.
São Gabriel, São Miguel e São Rafael, rogai por nós e de modo especial por todos os leitores deste post no BLOG DO ILIVALDO DUARTE.

28 de set. de 2010

BASQUETE DE CM quer manter 100% nesta quarta-feira contra o Londrina


O Basquete Campo Mourão busca nesta
quarta-feira contra o Londrina uma vitória inédita no Campeonato Paranaense Masculino.
Nos últimos três jogos na Capital do Café o time mourãoense perdeu todos.
O jogo terá início às 20 horas, pode definir a liderança e o mando de jogos nas partidas finais do Campeonato Paranaense.
Campo Mourão tem 100% no certame, já que venceu seus cinco jogos. Após o jogo em Londrina terá pela frente neste sábado em casa, no ginasinho JK, o Círculo Militar de Curitiba.
Para apresentar um bom basquete em Londrina, o time mourãoense conta com a experiência do armador Fernando Reis. E viva o basquete de Campo Mourão!

TRIBUTO celebra em CM os 70 anos de John Lennon


Em Campo Mourão, tributo neste sábado irá comemorar os 70 anos de John Lennon, que se estivesse vivo, completaria 70 anos no início de outubro.
Com a intenção de comemorar a data e homenagear o artista que revolucionou a música com a Banda Beatles, a quarta edição do Projeto “Parabéns Lennon – Um Tributo à Paz”, acontece no próximo sábado, dia 2, a partir das 20h30 no Teatro Municipal de Campo Mourão.
Numa versão especial a banda contará com a presença de Adriano Lima, o baiano, na bateria (artista que faz parte da banda alagoana reconhecida internacionalmente “Mopho”), Adriano Dias, no teclado (membro da extinta banda maringaense “Jamaica 70”) e Edson Ferreira (veterano versado e escolado na arte da manipulação de sons), no saxofone; além dos membros já envolvidos anteriormente no projeto: Lincoln D’Avila, guitarrista e vocalista, Rafael Tressa, guitarrista e backing vocal; Danilo Pusch, guitarrista e backing vocal e Leandro Maioli, no baixo. A cenografia, figurino e dinâmica de palco foram dirigidos e elaborados por Juliana Pepinelli, responsável pelo visual que impressionou o público na edição de 2008.
O show consiste em apresentar as várias fases da carreira de Lennon, que normalmente é mais lembrado no dia de seu assassinato à queima-roupa, em 8 de dezembro de 1980. As músicas, letras, atitudes e vozes do "Fab Four" tornaram-se até hoje forte referência tanto para os ouvidos que amaram como para os que odiaram sua obra.
Os convites estão sendo comercializados ao preço de R$ 8,00 na Fiorella, Sorvetão, Havanas, Locadora Studio 2000, Farmácia América e Adega.

27 de set. de 2010

UTFPR Campus de CM:Em 2014 meta é atender 3.410 alunos




"Precisamos ousar em sonhar, pois o país necessita muito de vagas públicas para os nossos jovens e a necessidade de prevermos esse futuro é de responsabilidade de todos", disse o professor Narci Nogueira da Silva, diretor da UTFPR - Campus de Campo Mourão, acrescentando que "o sistema de ensino brasileiro tem muito a crescer e desta forma, beneficiar toda a população de nossa cidade, região, do nosso estado e país."
A previsão da UFFPR em Campo Mourão é chegar em 2014, portanto, daqui a quatro anos com um total de 3.410 alunos. Número que é mais do que o dobro dos 1.583 alunos beneficiados atualmente com o ensino da Instituição que é motivo de orgulho e eleva o nome da Capital do Centro-Oeste do Paraná para várias partes do pais.

UTFPR Campus de CM: 45,5% dos alunos são de outras regiões e movimentam mais de R$ 700 mil


Você sabia que dos 1.583 alunos da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTF-PR) Campus de Campo Mourão, 45,4% vieram de outras regiões do Paraná e de outros estados do país? Esta informação foi repassada ao BLOG pelo professor Narci Nogueira da Silva, diretor geral da instituição.
Ele calcula o dinheiro que movimenta na cidade com a presença destes alunos na cidade."Se considerarmos que 45,45% são de fora de Campo Mourão, e que vieram de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, etc, e que estes 719 alunos mudaram-se para Campo Mourão, pagam aluguel, gastam com carro ou ônibus, alimentação, vestuário, se divertem, e gastam em média R$1.000,00 por mês, então podemos dizer que cerca de R$719.000,00 estão circulando mensalmente em nosso comércio, e isso é muito bom para a nossa economia", garante o professor Narci.
Segundo Narci Silva, acrescentando mais o valor mensal de R$ 1.105.000,00 proveniente da folha de pagamento de Agosto/2010 e os gastos dos alunos, então mais de R$ 1.800.000,00 circula no comércio mourãoense a cada novo mês.
A atuação do Campus de Campo Mourão contempla as áreas de Técnico Integrado, tecnologias, engenharias, formação de professores.
Os cursos oferecidos beneficiam alunos interessados em Pós-graduação nas áreas de Alimentos, Ambiental, Civil, Matemática, Filosofia, Informática, Educação de Jovens e Adultos. E nos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica.
Além de Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Sistemas para Internet. Além de Curso Técnico Integrado em informática (80 alunos- Manhã e tarde), COFOP – Programa de Formação Pedagógica na Área de Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês, Espanhol e Disciplinas Profissionalizantes, o CALEM – Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas, e o CEAD - Curso Técnico em Meio Ambiente – subseqüente - na Modalidade a Distância.

UTFPR Campus de CM: Em quatro anos, investimentos superam R$ 10 mi


O professor Narci Nogueira da Silva, diretor-geral da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) Campus de Campo Mourão fez uma importante explanação na sessão da Câmara Municipal na noite desta segunda-feira. Narci apresentou aos vereadores a realidade da insituição e os planos audaciosos para o futuro em Campo Mourão.
O diretor da UTFPR informou que as metas para 2010 programa implementar ações do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, que prevê para o quatriênio 2008/2012 investimentos de mais de R$ 10 milhões, sendo em obras R$ 4.200.000,00 (Blocos B e G) e em equipamentos mais R$ 2.170.000,00. "Também vamos executar asfaltamento do estacionamento e via de acesso aos blocos de ensino no valor de R$ 300.000,00, o qual estamos aguardando liberação do orçamento, e estamos executando o cercamento em todo o Campus no valor orçado de R$ 120.000,00. Sem contar, na construção do Restaurante Universitário para verba de R$ 728.000,00, que já está em Edital", informa Narci Nogueira da Silva.

AÇÃO DE GRAÇAS: Padre José Carlos diz que "O Cristão precisa dar testemunho"


Em 15 de fevereiro de 2009 o diácono José Carlos Kraus Ferreira foi ordenado padre na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Luiziana.
Sua missão e trabalho neste um ano e meio de sacerdote aconteceu no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, em Campo Mourão.
Após a missa de ação de graças - como ele mesmo disse e não de despedida, na noite de ontem, 26 de setembro (domingo)- irá assumir nesta sexta-feira (01/10) às 20 horas como administrador da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Vila Guaíra, em Goioerê.
Padre José Carlos foi ordenado em celebração presidida pelo arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos.
De família humilde, ele é um padre amoroso com sua família, bastante dedicado e estudioso. Os mais próximos dizem que ele levante cedo e lê muito diariamente, além de rezar o terço.
Cada padre tem o seu jeito de ser, seu estilo de trabalhar e evangelizar. O padre José Carlos, por exemplo, sempre foi muito simpático e carismático, e com boa memória sempre citou trechos da Bíblia nas suas homílias, que se transformam em grande catequese.
Para este jovem padre, é importante que é o cristão dê testemunho na sua vida cotidiana. Cercado pelas crianças, jovens e adultos, padre José Carlos deixa lembranças positivas pelo seu jeito de ser e de agir, e pela boa convivência com os colegas, em especial o padre Carlos, neste pouco mais de um ano de vida sacerdotal.
Abaixo, posto algumas imagens da missa de Ação de Graças pelo padre José Carlos, o padre palmeirense, que se considera "o padre mais bonito da diocese".
Viva! Padre José Carlos, muito sucesso na sua vida sacerdotal, cada dia melhor, por amor a Jesus e doação permanente ao povo e reino de Deus.
E pronto!!!

CHEGOU O Blog da Rota da Fé


Uma boa notícia para os leitores: acesse http://www.rotadafecm.blogspot.com/
e confira o BLOG DA ROTA DA FÉ.
Ele está no ar em caráter experimental e brevemente serão postadas matérias, fotos, curiosidades e informações sobre a Rota da Fé.
E também, os internautas poderão participar promovendo uma grande interação postando suas opiniões, comentários, depoimentos e testemunhos.

EM ALTA: CM Basquete vence Ponta Grossa e está a uma vitória da vaga para a final do Paranaense


Com bom público e qualidade em quadra, o basquete mourãoense do Integrado/Fecam/Campo Mourão derrotou no sábado a tarde o Guarani de Ponta Grossa, por 92 a 66, pelo Campeonato Paranaense de Basquete.
Nesta quarta-feira o time mourãoense jogará em Londrina e no sábado, em casa, no ginasinho JK, contra o Círculo Militar, de Curitiba.
O time dirigido pelo competente Emerson Souza venceu o primeiro quarto por 20 a 10, o segundo por 47 a 28, o terceiro por 75 a 43 e encerrou no quarto tempo por 92 a 66.
Em quadra, o treinador movimentou muito sua equipe promovendo o rodízio dos jogadores e buscando o máximo de cada um, de acordo com as circunstâncias do adversário e da partida. A liderança do Campeonato Paranaense permanece com Campo Mourão, que acumula 100% de aproveitamento nos cinco jogos disputados. E bem próximo do sonho de estar novamente na final da temporada e de conquistar uma das vagas para a Copa do Brasil de 2011, que será uma segunda divisão da liga Nacional.

COLUNA DO PROF. MACIEL: Quanto vale um mandato. Oposição ou situação.


“Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela”
Bjornstjerne Bjornson.

Embora tenha apelo eleitoral, seja pela emoção ou pela razão, existem discursos e posicionamentos que deveriam deixar todos indignados. O processo eleitoral, a disputa dentro de um vale tudo, quando tudo vale e pode não valer nada, candidatos e apoiadores buscam convencer o eleitor de uma espécie de alinhamento automático, quanto a ser oposição ou situação. “Ser ou não ser, eis a questão” política.

Ainda que possa ser razoável a motivação que levará a escolha, não deve ser esta a maior preocupação do eleitor. Ele deve escolher quem avaliar sejam os melhores, capazes a desempenhar um mandato comprometido com o próprio povo. Entretanto, as influências existem. Vota-se no fulano porque o sicrano o apóia. Mas os interesses sãos os mesmos? Acima dos interesses pessoais, de grupos, de partidos ou de concepções ideológicas, o político deve guiar todos os seus atos exercendo um mandato voltado para aspirações populares, aliás, “do povo, para o povo e pelo povo,” preceitua a nossa Constituição. É oportuno narrar alguns fatos que ilustrarão o quanto é fundamental que os dirigentes políticos tenham atitudes firmes e serenas que traduzam efetivamente os interesses do povo.

Amplamente noticiado nos últimos dias a atitude decente e robusta do advogado e ex-vice-prefeito mourãoense José Elmo Linhares. Na qualidade de provedor da Santa Casa que preside, colocou os interesses do Hospital, mais uma vez, acima de qualquer outro propósito. E, como foi noticiado, ele buscou a Justiça para ter assegurado os repasses ainda não feitos pela prefeitura. É público e notório que Elmo Linhares vem realizando um profícuo trabalho frente ao Hospital e que muitos recursos e verbas recebidos devem-se à influência dele pessoal e como integrante do PMDB, partido que está à frente da administração estadual e municipal. Elmo Linhares agiu colocando os interesses do Hospital, é bom que se frise novamente, levando a Justiça liminarmente reconhecer o direito da referida entidade. Sem ter capacidade para responder técnica e juridicamente, mas sempre tentando sair pela tangente, o prefeito Nelson Tureck alegou que o período eleitoral levou a tal briga. Desconversou, típico do seu populismo. Se a prefeitura não dispõe de recursos para honrar compromissos na área da saúde, o que dizer e esperar então?

Nos seus 38 anos de história a Fecilcam - Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão viveu um momento que mudaria em muito a sua trajetória. Há 23 anos ela foi estadualizada tendo em vista um projeto de lei apresentando à época pelo então deputado estadual Rubens Bueno. O governo estadual, preocupado com o precedente que abriria, pois outras instituições de ensino então municipais buscariam também a estadualização, vetou o mencionado plano de lei. Bueno colocou os interesses da região em um nível superior a qualquer outra razão e, mesmo sendo aliado do governo, conseguiu derrubar o veto. A Fecilcam passou a ser gratuita e em pouco tempo dobrou o número de estudantes. O governo estadual posteriormente reconheceu o fato da mobilização em torno da estadualização e passou a viabilizá-la

Oposição ao governo estadual, na Assembleia Legislativa o deputado Douglas Fabrício, entre outras atuações, critica abertamente o governo por não atender satisfatoriamente a região. Contudo, não deixa de apresentar emendas em favor, por exemplo, às Santas Casas de Campo Mourão e Goioerê. A questão da segurança pública já levou o parlamentar a fazer uma série de pronunciamentos denunciando os graves problemas, os números de homicídios bem ilustram um quadro lastimável e revoltante.

Embora tenham peculiaridades no tempo e na ação, Elmo, Rubens e Douglas pensam, agem e reafirmam suas condutas em favor dos interesses da nossa região, independentemente dos partidos e convicções, que, se preciso for, sem deixá-las de lado, ficaram, - como nos casos em questão -, em plano secundário, pois o que tem que se sobrepor são sentimentos legítimos da nossa gente. Elmo, Rubens e Douglas, contrastam com um tipo de situacionismo subserviente impregnado de sujeição tão submissa quanto bajulatória, que faz festa e se contenta com migalhas ou fica silente, ante à insegurança pública em nossa cidade e oito anos de governos federal e estadual que resultaram para a Fecilcam apenas um novo curso, (História), ainda assim proveniente de vagas remanejadas de outros cursos. E os foguetes da fanfarronice estariam guardados com a centésima promessa da centenária Boiadeira?

Um mandato eletivo ou não vale quando é exercido em favor do povo, assim como ele vale pouco ou nada quando a voz se cala, os gestos são pequenos ou omissivos e quando sobremodo a população é esquecida, salvo agora por causa das eleições.

Fases de Fazer Frases
Toda experiência é bem-vinda, que o diga a teoria.

Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que prevê um ano de prisão para quem mentir nas informações concernentes ao currículo encaminhado para emprego. Ora, falsidade ideológica está prevista no Código Penal. Mas, caso já fosse lei, a candidata do PT à presidência já poderia estar na cadeia. É que a Dilma publicou no seu currículo ser “doutora em economia formada na UNICAMP”. E só se matriculou sem ter frequentado o curso. Após denúncia o “dado biográfico”, foi retirado do seu currículo.

Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
Mesmo diante dos abusos eventuais, que devem ser evitados com rigor, as propagandas eleitorais não podem atrapalhar a visão do motorista e o caminhar do transeunte. Mas existem os que se aproveitam para descontar o desgosto da política e exageram, como amassar e fazer cara feita quando pegam um santinho, atirando-o no chão. Desrespeitam a pessoa que está trabalhando. E depois das eleições, as placas que atrapalham são verdadeiros obstáculos nas calçadas colocados pelos estabelecimentos comerciais e outros panfletos e placas, os abusos serão contidos? Aí já não é com a Justiça Eleitoral.

Reminiscências em Preto e Branco
A urna eletrônica biométrica foi testada com sucesso inicial. É possível que nas próximas eleições o eleitor só precise colocar o dedo para ser identificado e votar. O que está longe de acontecer é o eleitor achar que é possível botar o dedo a política.

José Eugênio Maciel, sociólogo, professor, advogado e membro da Academia Mourãoense de Letras. Escreve sua coluna aos domingos no jornal Tribuna do Interior, que é postada durante a semana no BLOG DO ILIVALDO DUARTE.

25 de set. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO:Antonio Passador


Transformar o visual, a beleza e elevar a auto-estima das pessoas. Esta é a missão dos cabeleireiros, que tem no dia 6 de setembro a comemoração da sua data.
Um dos mais experientes nessa área em Campo Mourão é o conhecido Antonio Passador, que é o homenageado desta semana aqui no Nosso BLOG na já tradicional ENTREVISTA DE DOMINGO que valoriza, destaca, homenageia e conta um pouco da história pessoal, comunitária e profissional de gente que fez, faz e acontece.
Nascido em Apucarana e mourãoense de coração há mais de 40 anos, Antonio Passador é uma pessoa calma, segura, carismática e tranqüila.
Aos 10 anos de idades iniciou sua profissão ao lado de seu pai, quando o via cortar os cabelos dos seus clientes. "Eu ficava observando, e um dia o meu pai me disse para ajudar a cortar os cabelos dos clientes porque ele não dava mais conta de cortar sozinho. Então o jeito que ele fazia me passava segurança e daí nunca mais parei", disse.
O Dia do Cabeleireiro surgiu no Egito, há aproximadamente cinco mil anos, quando a arte de cuidar dos cabelos chegou ao seu ápice. Foi nessa época que surgiram perucas sofisticadas, as quais mostravam a habilidade dos cabeleireiros, que usufruíam de grande prestígio na corte dos faraós. Porém, foram os gregos que criaram os primeiros salões de cabeleireiro (koureia), em Atenas, construídos em praça pública. Os kosmetes ou "embelezadores de cabelo", escravos especiais, eram afamados e muito procurados.
Hoje, com a ajuda da tecnologia, os cuidados com os cabelos se tornaram acessíveis e essências para a vida de mulheres e homens.
Para Antonio Passador, "Uma das boas coisas da minha profissão é ver a felicidade das pessoas, fico feliz pelo trabalho feito. A minha missão, creio, é de deixar as pessoas realizadas e felizes, e poder realçar a beleza de cada um."
Ao lado da esposa Odete e das filhas Andréia, Vera e Solange, que atuam no Salão do Povo, cada qual com a sua especialidade promovendo o bem-estar e a felicidade de clientes mourãoenses. Trabalho em família, com classe e qualidade.
QUEM É ANTONIO PASSADOR? Sou filho de José Passador e Joana Vicente Passador. Sou neto de Atílio Passador e Antonia Gerollim Passador. Estou em Campo Mourão há 47 anos, portanto, desde 1963 e há muitas décadas atendendo no mesmo lugar, no Salão do Povo. Sou casado com a Odete e pai de Fátima, Solange, Vera e Andréia.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA?Foi na cidade de Apucarana - fotos acima, onde nasci e fiquei até os 16 anos, lá cursei até o terceiro ano primário. Foi uma infância tranqüila, onde se trabalhava cedo e não tinha muito tempo para se brincar, pois tinha que trabalhar na roça desde cedo. As brincadeiras ficavam só nos domingos, uma pelada com os irmãos e os amigos, mais próximo dos sítios. Brinquedos? Não se tinha muito, nós mesmos é que fazíamos, eram carrinhos de quatro rodas com pregos, jogava bolinha de gudê, caçava com estiligue e no mais trabalhava muito. Dos 16 aos 20 anos morei em Engenheiro Beltrão, onde conheci minha esposa Odete e de lá viemos para Campo Mourão e estamos até hoje, graças a Deus. COMO O SENHOR SE DEFINE? Defino-me como uma pessoa , calma, segura, tranqüila e carismática. Nas imagens abaixo, formatura em Campo Mourão. ONDE O SENHOR ESTUDOU? Estudei em uma escola de zona rural - Barrão do Rio Branco.
QUAL É A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Inicie aos 10 anos de idade, juntamente com o meu pai, vendo ele cortar os cabelos de seus clientes, onde eu ficava observando. Um dia ele falou que eu precisava cortar os cabelos dos cliente porque ele não dava conta de cortar os mesmo, pois sua clientela já era grande. Então, vendo como ele fazia também me passou segurança para fazer, e daí nunca mais parei.
O QUE O LEVOU A OPTAR PELA SUA PROFISSÃO? Em primeiro lugar, a própria necessidade de ter uns trocados no bolso, depois fui observando que poderia ser uma profissão a mais do que ser simples lavrador, e também já percebia que poderia ter um um futuro melhor.
Se existe culpado foi o meu saudoso pai, mas fico muito feliz.
COMO É O SEU DIA-A-DIA? O meu dia-a dia é muito simples:trabalho, muito trabalho e trabalho.
QUANTAS PESSOAS JÁ ATENDEU? Não posso nem imaginar, pois já tem uma longa caminhada. Mas só sei que já atendi até três gerações de várias famílias.
Varia muito de época para época, mas atendo em média umas 15 pessoas por dia.
QUAIS SÃO AS BOAS COISAS DA PROFISSÃO E QUAL A SUA MISSÃO? As coisas boas são ver as pessoas realizada e feliz pelo o trabalho que foi feito., A minha missão creio é de deixar as pessoas,realizada e feliz, por poder realçar a beleza de cada um.
COMO NASCE A VOCAÇÃO PARA SER UM CABELEIREIRO?Minha vocação já veio na infância HOJE É BEM DIFERENTE DE QUANDO O SENHOR COMEÇOU? Hoje muitas pessoas optam pela profissão para ganhar dinheiro.
QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS NA SUA ÁREA MAIS EXPERIENTES EM CM? São vários, não tenho como dizer o nome de ninguém, muitos aprenderam comigo quando eu dava aula no Senac
QUEM EM CM É UM CABELEIREIRO EXEMPLO? Eu tirei exemplo do meu pai, em Campo Mourão, a grande maioria é mais nova do que eu.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE AINDA GOSTARIA DE FAZER? São muitas coisas na vida que gostaria de fazer, cada dia acontecem coisas novas que vão me realizando
QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, JAMAIS TERIA FEITO SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? Não, tudo que eu fiz eu pensei muito em fazer, por isso não tem nada que me arrependo de ter feito.
QUAL DECISÃO FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Quando eu me casei e vim pra Campo Mourão começar minha vida sem conhecer ninguém aqui. Abri o salão no qual estou até hoje.
ÉTICA EM UMA FRASE É: e você saber lidar com os segredo profissional de cada pessoa
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É: eu me sinto realizado pelo o que eu já fiz, e pelo o que estou fazendo. Na foto, recebendo homenagem do Rotary Verdes Campos com o rotariano Paulo Gilmar Fuzeto.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL QUE VIU OU ASSISTIU JOGAR?Assisti vários, mais o que mais gosto é do Santos. Quando jovem jogueino time do Estrada 5 de Engenheiro Beltrão - fotos abaixo-, antes de vir para Campo Mourão.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO? Carlos Tagliari (Foto), Delordes Daleffe e Walter Tonelli, o "Peteleco".
CITE TRÊS PERSONALIDADES EM CAMPO MO URÃO? Professores Amani Spachinski, Joani Teixeira e Assabido Rhoden.
CAMPO MOURAO DO PRESENTE É: é uma cidade maravilhosa CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ? Espero que seja melhor e uma cidade mais desenvolvida.
O POVO BRASILEIRO SABE VOTAR? : não sabe.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA HISTÓRIA? e fiquei muito agradecido de receber esse convite de ser homenageado, fez eu relembra da minha vida e da minha infância e partilhar com os outros
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG?Professor Assabido Rhoden (foto).
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Espero que fiquem feliz em saber da minha vida e profissão, pois foi um conquista pessoal. Quem não estiver se encontrado profissionalmente fica um conselho: é muito importante ter um profissão e ser feliz, não importa qual seja.
JOGO RÁPIDO:
MÚSICA? Sertanejo
LIVRO?Bíblia
COMIDA? Arroz e feijão
SONHO? Que todas pessoas vence profissionalmente coma qualidade de trabalho de cada um SAUDADE? DO QUÊ E DE QUEM? Dos pais e da infância. Na imagem abaixo, seus pais e tios.
MOMENTO INESQUECÍVEL?Nascimento das filhas
HOBBY?Jogar bocha
MANIA?Cortar cabelo
PROGRAMA?assistir filme de cowboy
JOGO?Futebol
TÍTULO? Concurso de cabeleireiro internacional.
FRUSTRAÇÃO? É quando não consigo realizar algo e não consigo FAMÍLIA É...tudo pra mim, sem ela não conseguiria a maioria das minhas conquistas.