24 de dez. de 2010

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Melhor presente de Natal para o Brasil


Mais um Natal! Chegamos ao final de mais um ano, mas não um ano qualquer. Com certeza 2010 vai marcar a história do Brasil como um ano de debates políticos, eleições majoritárias, grandes descobertas, denúncias, revelações, divergentes interpretações dos fatos, diferentes visões da Verdade, mudanças de posição para ganhar votos e especialmente a eleição da primeira mulher para a Presidência da República.
Passada a euforia da vitória nas urnas, terminada a fase eleitoreira das promessas de campanha, os escolhidos para representar a vontade do povo e sua equipe têm que assumir seu papel e governar para defender os interesses do povo e não de seu partido, grupo de poder.
A escolha de dirigentes certos para compor sua equipe de governo é um teste para demonstrar o caminho escolhido. Terão que trilhar o difícil caminho de fazer escolhas certas. Os novos governantes e legisladores deverão ter pela frente obstáculos maiores do que simplesmente elaborar leis e governar. Terão maior cuidado com suas decisões, alianças, nomeações políticas, pensarão mais antes de desviar verbas públicas. Sempre poderá haver uma câmara filmando, um gravador gravando, um telefone registrando tudo...
E a imprensa continuará sendo os olhos e ouvidos do povo. Afinal, um dos compromissos da presidente Dilma é garantir a liberdade de imprensa e a religiosa. Não vamos esquecer de todos os compromissos: Honrar as mulheres e a democracia / Erradicar a miséria/ Melhorar a qualidade dos serviços públicos/ controlar os gastos do governo/ Erradicar a miséria / Qualificar o desenvolvimento econômico / Defender a abertura das relações comerciais no mundo / Melhorar os gastos públicos / Valorizar a meritocracia no funcionalismo / Governar para todos, sem discriminar opinião, crença ou orientação política são outros compromissos de Dilma.
As transformações não virão do dia para a noite. Não se altera o rumo da história como se trocam enfeites da árvore de Natal. Esperamos que os novos governantes não venham a decepcionar os milhões de brasileiros, paranaenses que sonham com um novo Brasil, um novo Paraná. Para tanto, além de mirar a utopia que é o grande motor da história, precisa ter os pés no chão da realidade brasileira. Renovar as esperanças e acreditar num futuro justo para todos e CUMPRIR os compromissos de campanha será o MELHOR PRESENTE DE NATAL PARA O BRASIL
Afinal é NATAL festa da Vida e da Esperança, tempo em que a loucura de um Deus feito homem nascendo na humildade de uma manjedoura mexe com os nossos sentimentos mais profundos. A primeira representação do presépio foi obra da genialidade e amor de São Francisco, um santo que revolucionou a história e a vivência evangélica com sua a radicalidade de sua vida.
Que a grandeza e “loucura” de um Deus menino na humildade e pobreza extrema
de um presépio nos contagie e ilumine durante todo o ano e toda a vida que “nasce outra vez”... Um santo e abençoado Natal e abençoado 2011!
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário