9 de nov. de 2010

A REDAÇÃO PREMIADA do aluno Moisés Costa, do Colégio Unidade Polo de CM


Confira a redação premiada do aluno Moisés Modesto da Costa, do 3º ano do Colégio Estadual Unidade Polo, de Campo Mourão. Ele ficou em terceiro lugar no III Concurso de Redação do Senado Federal, com o tema “Brasília, capital dos brasileiros”.
Moisés, que escreveu "Plano de voo", conta que a ideia de escrever a redação surgiu depois de uma investigação sobre a Capital Federal e sua arquitetura. Ele disse que sua professora de Português ajudou muito. “Por meio das pesquisas, constatamos que a planta arquitetônica de Brasília tem formato de avião. Daí veio a ideia de fazer um texto comparando a capital federal com um avião que depende de um piloto para comandar o voo”, disse .

A redação de Moisés: Plano de voo
"Brasília, capital com o formato de um avião. Os passageiros: brasileiros que buscam uma viagem confortável, de paz e amor. É considerado o melhor avião das Indústrias Brasil. Teve como piloto idealizador Juscelino Kubitschek, que mudou o trajeto do país e o fez conhecido internacionalmente, tornando-o valioso, importante e único. Jk criou novos conceitos e ousou viagens no comando das Indústrias Brasil. Seu avião estava moldado a superar tempestades e era conduzido por um piloto que sabia muito bem fazê-lo decolar. Em suas asas, a força e a estabilidade esperadas pela população brasileira, forte e guerreira, visando uma Pátria feliz e próspera.

Cinquenta anos passaram, comandantes foram substituídos. A nação segue seu voo com um número cada vez maior de passageiros. O avião precisa de manutenção permanente. Peças foram trocadas, novidades e problemas surgiram; alguns aeroportos fecharam: foram tomados de corrupção, discriminação, criminalidade, desigualdade social, aumento da violência no campo e na cidade, educação e saúde precárias...

O avião tornou-se pesado, precisa de mais educação, honestidade e consciência para manter estabilidade. Apesar da luta de muitos comandantes, tripulantes e passageiros, voos como o do desenvolvimento, do crescimento e da justiça social foram perdidos ou atrasados em alguns pontos da história. Combustíveis como a democracia e a ética por vezes ainda faltam para seguirmos viagem.

As Indústrias Brasil tentam mudar essa situação e Brasília quer voar, pois além do comandante e seu auxiliar, pode contar também com os controladores de voo, chamados de Poder Judiciário e uma tripulação, formada por deputados e senadores, que representam os interesses da população. Os passageiros seguem esperançosos, escolhendo novos condutores, convictos de que todos trabalharão para que tenhamos um plano de voo rumo à igualdade de oportunidades para todos os passageiros, afinal, Brasília é o avião-capital de todos os brasileiros."

2 comentários:

  1. É isso aí!!! São momentos como esse que nos fortalecem enquanto profissionais da educação. Parabéns por essa matéria. É muito importante valorizar a educação pública. Parabéns ao aluno pela criatividade e à professora por orientá-lo. Com certeza, esse produto (o texto) é o resultado de um trabalho sério de todos aqueles que fizeram e fazem parte da vida escolar do Moisés. Não posso deixar de mencionar a família, pois creio que esta também se faz presente.
    Valeu pela conquista.
    Professora Marileuza

    ResponderExcluir
  2. Encantador...
    É assim que absorvo parágrafo por parágrafo deste texto. Contem um pouco de cada brasileiro e seus pensamentos a respeito de ser gente, de ser gente igual, ético, humano, educado, e, principalmente, ter iguladade de oportunidades, ter acesso ao saber, à saúde... com qualidade...
    Que bom ele (o texto) estar em evidência no seu blog.
    Parabéns ao Moisés e todos os envolvidos nesta oferta de carinho explícito, através de um texto.

    prof. Cristina M. Barili Teixeira
    Pedagoga

    ResponderExcluir