1 de nov. de 2010

A ORIGEM do Dia dos Finados


O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.

O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Mons. Arnaldo Beltrami – ex-vigário episcopal de comunicação em São Paulo, falecido em 2001.
Fonte: http://www.arquidiocese-sp.org.br

Um comentário:

  1. Monsenhor Arnaldo Beltrami nascido em Ourinhos, fez o curso de teologia na Universidade Gregoriana de Roma (1958 a 1962) e jornalismo, na Universidade “Pro Deo”. Ordenou-se sacerdote em Roma, em 1961. Exerceu o ministério por 7 anos na Arquidiocese de Botucatu (63/69), por 14 anos na Diocese de Apucarana (69/83) e por 8 anos na CNBB de Brasília. A partir de 1991 integrou a Arquidiocese de São Paulo, como Vigário Episcopal de Comunicação. Faleceu na madrugada do dia 11/10/2001, vítima de enfarto. Era autor do livro "Como Falar Com os Meios de Comunicação da Igreja" (Vozes; 1996; 227 páginas). Foi uma pessoa ilustre, por suas ações, merece ser lembrado. Que ele esteja ao lado de Deus, intercedendo por nós!

    ResponderExcluir