13 de nov. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Profª Maria de Lourdes Roberto Ceolin


A Paraibana, do Município de Tavares, Maria de Lourdes Roberto Ceolim, está em Campo Mourão há 24 anos. Atual diretora do Colégio Estadual Unidade Polo, um dos mais importantes estabelecimento de ensino do Centro-Oeste do Paraná, Maria de Lourdes é a homenageada desta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO.
“Passei no concurso público em 1986 e o assumi em Campo Mourão, até então, morava e trabalhava em Luiziana. Vivi até aos 20 anos em Peabiru, tendo uma infância e adolescência tranqüila, porém, trabalhosa. Com dez irmãos, eu sendo a segunda, ajudei a cuidar dos mais novos”, diz a paraibana. Lourdes é uma pessoa tranqüila e observadora, que diante de uma sociedade com grande diversidade defende que devemos viver de modo harmônico respeitando as diferenças.
“Acredito que o Magistério é vocação, se você não gosta não fica muito tempo. Creio que características como gostar de estudar, dedicação, capricho e tratar com pessoas influenciaram na minha profissão”, afirma a homenageada na semana em que se comemorou o Dia do Diretor da Escola.
QUEM É MARIA DE LOURDES ROBERTO CEOLIM?
Sou filha de Maria Rodrigues e João Roberto Sobrinho, casada com Amauri Jersi Ceolim e mãe de dois filhos: Monica Ceolim e Maurício Roberto Ceolim. Nasci em Tavares, na Paraíba, no dia 23 de setembro de 1958.
Tavares é um município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião da Serra do Teixeira, no sertão paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 13.024 habitantes. Sua área territorial é de 229 km². Distante por rodovia 429 km da Capital João Pessoa e a 139 km da cidade de Patos, sede regional polarizada. Moro em Campo Mourão há 24 anos. Passei no concurso público em 1986 e o assumi em Campo Mourão, até então, morava e trabalhava em Luiziana.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Vivi até aos 20 anos em Peabiru, tendo uma infância e adolescência tranqüila, porém, trabalhosa. Com dez irmãos, eu sendo a segunda, ajudei a cuidar dos mais novos. Financeiramente, também foi difícil, mas não tínhamos noção disso, pois não tinha tanto o poder da televisão para nos mostrar o que não tínhamos. Brincávamos de casinha, de “comadre”, subíamos em árvores, andávamos de bicicleta e brincávamos de roda.
COMO SE DEFINE? Sou uma pessoa tranqüila, gosto de observar o ambiente, as pessoas, pra depois me lançar a uma amizade ou tomar uma decisão. Não gosto de injustiça. Sou uma pessoa batalhadora. ONDE ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Em Peabiru, fiz meu curso primário, ginasial e segundo grau em Contabilidade e Magistério, que concluí em Campo Mourão. Fiz na APEC de Presidente Prudente, o curso de Ciências, com habilitação em Matemática do 1º Grau e Pedagogia com habilitação em Administração Escolar. Na Fecilcam, fiz minha especialização em Psicopedagogia.
QUAL FOI / E QUAL É A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Em 1979, ainda com 20 anos, ainda não tinha concluído o Magistério e fui trabalhar em Luiziana, que era Distrito de Campo Mourão,. Portanto, a partir daí sempre trabalhei e estudei. Dei aulas para o primário, fui diretora da Escola Municipal Rita de Cássia, e em 1986, passei no concurso público vindo assumir em Campo Mourão, no Colégio Estadual Vinícius de Moraes, onde também dei aulas no primário e de 5ª à 8ª série, fui coordenadora e diretora auxiliar. Em 1992, pedi remoção para o Colégio Estadual Unidade Pólo onde estou atualmente. Em 2004, eu e a Professora Sandra assumimos a direção do Pólo, através do processo de eleição, estando na terceira gestão.
O QUE A LEVOU A OPTAR PELA EDUCAÇÃO? QUEM FOI O “CULPADO”?. Acredito que o Magistério é vocação. Se você não gosta não fica muito tempo. Costumava brincar de escolinha e escrevia num pedaço de tábua, tinha a letra pedagógica e ensinava os irmãos. Hoje, penso que ali já havia sido traçado minha profissão, mas foram as circunstâncias que me levaram ao primeiro emprego, que foi dar aulas em Luiziana, já que morava em Peabiru. Creio que características como gostar de estudar, dedicação, capricho e tratar com pessoas influenciaram na profissão.
COMO É O SEU DIA-A-DIA? E O QUE FAZ NA DIREÇÃO DA UNIDADE POLO? É muito corrido o meu dia-a-dia, acaba sendo curto pra fazer tudo que deveria ser feito. Tenho que dividí-lo entre trabalho, família e lazer. Mas o trabalho ocupa a maior parcela do meu tempo. A direção pede tempo integral que vai desde a organização do espaço escolar, pedagógico e o acompanhamento do aprendizado dos alunos, juntamente com os professores e pedagogos, além do administrativo envolvendo a parte documental e financeira, onde conto com a secretária e os funcionários nessa organização. Também, os cuidados e a limpeza do ambiente à cargo de uma equipe de funcionários e o atendimento aos alunos, pais e ao público em geral. E COMO SURGIU A OPÇÃO TAMBÉM PELA EDUCAÇÃO E DIREÇÃO ESCOLAR? O fato de não correr de obstáculos, procurar estar sempre se superando e tendo novas experiências.
COMO NASCE UMA VOCAÇÃO PARA PROFESSOR? Ter a experiência de uma criança aprendendo, sendo alfabetizada, fazendo as primeiras leituras, descobrindo o mundo, abrindo os olhinhos de contentamento com o que vê, e você fazendo parte disso, é uma satisfação imensurável. Creio que é isso que faz a gente procurar saber sempre mais pra poder repartir e também aprender com os alunos.
QUEM SÃO PROFESSORES EXEMPLOS E PORQUE, EM CM? O Professor Amauri, meu marido, e o Professor Carlinhos, diretor da UEPR – Campus/Campo Mourão, são exemplos de competência, trabalho e compromisso com a educação. O Unidade Pólo tem Professores que tiro o chapéu, são compromissados com a preparação do aluno enquanto cidadão ativo na sociedade.
QUAL A SUA ATUACAO COMUNITARIA NA CIDADE? Sou filiada ao Partido dos Trabalhadores – PT, embora tenho pouca militância, mas tenho contribuído, participando de reuniões e campanhas. Sou também sindicalizada e militante da APP –Sindicato.
COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS EM CM? QUAIS OS DESAFIOS ATUAIS DESTA ÁREA? A educação vem avançando em todo o país, não seria diferente em Campo Mourão. As escolas estaduais passam por momentos de muita construção pedagógica. Diretrizes curriculares, livro didático público, formação continuada, capacitação, e temos conquistas para os profissionais da Educação. Material pedagógico e didático sendo recebidos pelas escolas, livros didáticos para os alunos. A expectativa é que continue avançando, pois continuaremos lutando por uma escola pública e de qualidade.
A SENHORA TEM TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Nada, nada. Só caminho por esporte.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO? Não tenho esporte preferido. Como educadora, acho fundamental a prática do esporte dentro das escolas e fora dela. Sempre torci pro Corinthians. Gosto do Robinho, ele é um “santo”.
O QUE AINDA NÂO FEZ QUE AINDA GOSTARIA DE FAZER? Dar aulas de catequese, alfabetizar adultos e fazer curso de inglês.
QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, JAMAIS TERIA FEITO SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? Em nada eu voltaria atrás. Agradeço a Deus por sempre iluminar minhas decisões.
QUAL DECISÃO FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Quando saí de casa para trabalhar, com 20 anos, sem nunca ter saído do acompanhamento dos pais, tinha perdido minha mãe um ano antes, para dar aulas em Luiziana.
ÉTICA EM UMA FRASE É.... ter consciência que vivemos numa sociedade com grande diversidade e que devemos viver de modo harmônico respeitando as diferenças.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É......Muito bom. Na vida profissional, os frutos são colhidos quase que diariamente, às vezes basta um sorriso de um aluno ou o cumprimento carinhoso de um ex-aluno. Na vida familiar, o momento crucial na vida dos filhos, tempo de vestibulares, de escolhas... Os pais dão o respaldo necessário e pedem a benção de Deus para iluminá-los nas escolhas.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL OU FUTSAL QUE VIU OU ASSISTIU JOGAR? Sem dúvida são as meninas do Futsal do Unidade Pólo e também de Campo Mourão. São ótimas. CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO? Sou da Educação: Idevalci Ferreira Maia, Silvana Casali e Ismar Kath.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? Vou me abster.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É... Promissora, depende da ação de todos nós o desenvolvimento do nosso meio. No campo da Educação está se desenvolvendo positivamente.
A UNIDADE POLO É .... uma Instituição de Ensino respeitada merecidamente, pela sua trajetória e história no município de Campo Mourão. Cumpre seu papel na sociedade com profissionais competentes e compromissados, especialmente na formação do adolescente e jovem que por aqui passam, sempre atentos à formação integral dos alunos e também competente no fazer pedagógico. Conto, na direção, com pessoas que querem o colégio bem estruturado para receber os alunos. Fomos contemplados com a construção do muro, e agora estamos passando por reformas na parte física do Colégio. As APMFs, os professores e funcionários e o profº Idê, nunca mediram esforços para reivindicar melhorias para o nosso colégio.
CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ?: A forma como educamos nossas crianças agora. A educação e o limite que damos para nossos filhos agora. Quanto ao poder executivo: o investimento que se faz na educação.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA/HISTÓRIA? O que senti ao receber o convite foi surpreendente, fiquei muito feliz. Ter o trabalho reconhecido, não é sempre, e ainda mais por quem não faz parte do meu cotidiano, é maravilhoso.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? A professora Nelci Veiga Mello.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Seja leitor sempre, ainda mais quando se tem trabalho de qualidade desenvolvido por profissional competente e respeitado.
JOGO RÁPIDO:
MÚSICA?
Gosto de uma boa música. Aquela que te transporta por lugares nunca andados.
UM LIVRO? Uma coleção: A Bíblia Sagrada.
QUE LIVRO ESTÁ LENDO NO MOMENTO? Caminhadas Vermelhas e Pedagogia Profana.
UM AUTOR? Paulo Freire
COMIDA? Massas.
SONHO? Uma sociedade mais justa e o homem mais humano.
SAUDADE? DO QUÊ E DE QUEM? Às vezes, de minha mãe, já falecida. Do meu filho, sempre, estudando fora.
MOMENTO INESQUECÍVEL? O nascimento de meus filhos.
HOBBY? Cantarolar
MANIA? Cantar trocando a letra da música.
PROGRAMA? Comer pizza fora com a família.
JOGO? Nenhum em particular, mas assistir nossas meninas do Futsal é um belo espetáculo. O Polo teve o Futsal masculino que era também um espetáculo assisti-los.
TÍTULO? Participação de nossos alunos em concursos e competições com sucesso, tais como: o futsal feminino A e B e a recente premiação do aluno Moisés Modesto, no concurso de redação do Senado. FRUSTRAÇÃO? Corrupção no poder público.
FAMÍLIA É a base sólida do homem.
VOLUNTARIADO é doar ação, é doação.
Parabéns professora Lourdes, esta bélissima foto foi tirada na sua terra natal, em Tavares, na Paraíba. Muitas emoções, neste filme que a senhora viveu certamente nesta singela, mas merecida e justa homenagem. Viva!

9 comentários:

  1. Olha aí, mais uma vez o Ilivaldo soube escolher. Conheço a Lourdes dos ambientes de trabalho, estudo e lazer. Sempre a admirei pela postura e dedicação. As respostas dadas por ela expressam a pessoa comprometida que é. Valeu!!!
    Parabéns ao entrevistador e à entrevistada!!!

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Gilberto Santana de Alencar (Gilbertinho) Pedagogo13 de novembro de 2010 às 20:24

    Parabéns Ilivaldo por essa excelente história de sucesso. Parabéns também pelo sua dedicação nos vários meios de comunicação. Parabéns a professora Maria Lourdes Ceolim pelo seu trabalho e dedicação.
    Parabéns a todos e todas as Diretores/ras da escola pelo seu dia.
    Felicidades

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela entrevista Ilivaldo. Lourdes é uma das pessoas mais primorosas que conheço. Nós nos conhecemos há quase trinta anos e eu nunca me decepcionei com ela. Nunca vi também uma palavra para destruir ninguém.Excelente mãe e profissional. Merece nosso respeito.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista e publiquei no meu blog. Conheço a Lourdes e vejo que é uma pessoa e uma profissional extraordinária.
    Sérgio Maybuk - UEPR - Campus de Campo Mourão

    ResponderExcluir
  5. O amigo Ilivaldo nos proporciona mais uma entrevista com pessoa ilustre! A professora Lourdes é uma batalhadora pela educação, pela vida! Peço a Deus abundantes bênçãos na sua caminhada! Um abraço fraterno!

    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Ilivaldo, pela justa homenagem. Nós, que convivemos com essa pessoa fantástica que é a professora Lourdes, sabemos do exemplo de garra e dedicação que ela nos traz a cada dia...

    ResponderExcluir
  7. Nunca é Tarde!!!!
    Para se falar da talentosa e dinâmica Professora Maria de Lourdes, admiro a forma que administra o Colégio Unidade Polo, bem como é matriarca de uma família unida; Sempre que os vejo em algum lugar, ela e o Professor Amaury(por quem tenho também um grande respeito pela sua contência profissional)ede mãos dadas, parecem eternos namorados.
    Mais uma vez Ilivaldo , você foi muito feliz na escolha da pessoa entrevistada, parabéns!!

    Parabéns Profra. Lourdes pela Mãe, esposa e Profissional que é!!! Deus lhe proteja e ilumine muito e sempre.
    Abraço
    Professor Odenir Apdo. Colchon Montezino

    ResponderExcluir
  8. Não da para acreditar que essa pessoa especial que é minha tia Maria De lourdes Roberto Ceolin faleceu tia te amo muito e é bom saber que vc fez tantas coisas boas por nossa EDUCAÇÃO SENTIREI MUITA SUA FALTA Vai com Deus.......

    ResponderExcluir