2 de nov. de 2010

DA COLUNA DO ANTONIO MÁRCIO: Dilma Presidente ou Dilma presidenta?


O jornalista Antonio Márcio na sua coluna "Política e Ação" da Tribuna deste feriado de Finados pergunta como deve ser o tratamento de Dilma Roussef quando assumir o Palácio do Planalto em primeiro de janeiro de 2011.
Antonio Márcio informa: "O dicionário Aurélio ensina que o feminino de presidente é presidenta. Porém, há controvérsias sobre o uso da palavra presidenta, pois feminino não é obrigatório, mas pode ser usado. Já durante o seu primeiro discurso, ainda na noite de domingo, a candidata eleita Dilma Rousseff (PT), se definiu como presidenta do Brasil. Será que foi uma mostra de como quer ser chamada?
Uma pesquisa rápida pela internet mostra vários tópicos sobre o tema. Um deles é que na Argentina, houve discussão semelhante com Cristina Kirchner. Com a resistência ao uso da palavra presidenta pelos meios de comunicação, ela falou em um discurso como queria ser chamada se eleita. “Presidenta! Comecem a se acostumar. Presidentaaa... e não presidente!” Após a posse, Cristina rejeitou documentos da Casa Rosada que continham a palavra presidente ao invés de presidenta, exigindo correção e nova impressão.
O professor Pasquale explica que normalmente as palavras que terminam ‘nte’ não tem variação. O que identifica o gênero, destaca ele, é o artigo que o precede, como por exemplo, o gerente, a gerente, o pedinte, a pedinte. O sufixo é originário do latim, do particípio presente, e segue a mesma regra atualmente no português, italiano e espanhol. Fonte: Tribuna do Interior.

Um comentário:

  1. Na Sexta-feira, Outubro 22, 2010
    Publiquei no meu blog matéria a respeito:

    MAIS UMA IGNORANT(A) NO PODER? ("EU QUERO SER SUA PRESIDENTA")

    Veja acessando o link abaixo:
    http://pedrodaveiga.blogspot.com/2010/10/mais-uma-ignoranta-no-poder-eu-quero.html

    ResponderExcluir