29 de out. de 2010

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: A história nos julgará


Reconheceu um dos ministros do Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte de justiça do país, que mais uma vez lavou as mãos diante dos “ficha sujas”. Empates sucessivos colocam em xeque o prestígio, a atuação, a CREDIBILIDADE desta corte. Uma mobilização nacional consegue mudanças na legislação eleitoral e um grupo de 10 juristas que devem defender os interesses de toda nação ficam defendendo “direitos” de alguns ficha sujas...

Isto nas vésperas das eleições é extremamente preocupante uma vez que o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, o STF é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil e acumula competências típicas de Suprema Corte e Tribunal Constitucional. Sua função institucional principal é de servir como guardião da Constituição Federal. Ele é composto por juízes elevados ao posto de ministros indicados pelo Presidente da República. Se forem aprovados pelo Congresso, assumem uma cadeira no lugar de quem se aposenta ou morre.

Dos 11 ministros atuais, temos uma indicação ainda do Sarney, uma do Fernando Collor de Melo e duas do Fernando Henrique Cardoso e SETE do Presidente Lula. Mais quatro anos no poder dos mesmos partidos, podemos ter um STF totalmente indicado por eles e os nossos olhos e voz, nos jornais não comprometidos com o governo, poderão ser fechados e calados, como está atualmente o jornal O Estado de São Paulo e Diário do Grande ABC que, por ordem do STF, não podem falar de nenhum aliado do governo. E quantos jornalistas foram demitidos por falar a VERDADE, quantos blogs foram censurados na internet... E isso quando a liberdade de imprensa ainda é princípio INVIOLÁVEL!!!

Até quando Imaginem o que farão com a maioria no Congresso, no STF, com o poder e a certeza da impunidade nas mãos. Sem ter tudo isso conseguiram segurar CPIs, esconder a verdade, silenciar os depoimentos, ridicularizar até mesmo as punições recebidas do Supremo Tribunal Eleitoral por abuso do poder. Quem jurou cumprir a Constituição afirmou que não concorda em obedecer a juízes. Mostrou em sua fala e em seus atos que é contra a democracia...

Se a política é a arte de aliar meios a fins, Lula e seus companheiros escolhem os piores meios para atingir seu fim: manter-se no poder. Para isso vale tudo: alianças espúrias com antigos inimigos, corrupção dos agentes políticos, tráfico de influência, quebra de sigilo, mistificação, uso da máquina pública para campanha partidária e, inclusive, desvalorização das instituições sobre as quais repousa a democracia - a começar pelo Congresso.

E o que dizer da postura nada edificante de um chefe de Estado que despreza a ISENÇÃO que seu cargo exige e se entrega descontroladamente à campanha política, ao desmando e à autoglorificação? Este é o "cara" que hipnotiza quase 80% dos brasileiros, dando um grande mau exemplo que permite a qualquer um se perguntar: "Se ele pode ignorar as instituições e atropelar as leis, por que não eu?"

Quem não conhece História não é capaz de construir um grande futuro, e nós temos que sempre analisar todos os pontos possíveis quando nos propusermos a tomar uma decisão importante como votar para presidente da república. A alternância de poder é um princípio democrático que impede a perpetuação de um grupo no poder e permite que a Verdade apareça, algo extremamente bom após este vale tudo eleitoral, este festival de mentiras e acusações que coloca os candidatos no ringue do poder.

“Não temais os que tudo deturpam prá não ver a justiça vencer, tendes medo somente do medo de quem mente prá sobreviver. A verdade vos libertará, libertará”. É a esperança que vem dos versos de um canto religioso, baseado na Bíblia, tão próprio para este tempo de reverenciar os que já partiram para o encontro da única CERTEZA DE NOSSA VIDA, GRANDE VERDADE DA MORTE, prova de nossa transitoriedade. Tudo passa especialmente o frágil poder humano. Mas a história julgará a todos. E Deus mais ainda!!! Que Ele ilumine todos os brasileiros neste momento decisivo da história. E que a Verdade nos liberte!!!

Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Muito bom comentário,só não podemos esquecer que se existe reeleição,foi porque o FHC assim o quis,não podemos esquecer das propinas que o governo do PSDB pagou a alguns deputados para que votassem junto com o governo tucano(Folha de São Paulo),ao mesmo tempo é fácil entrar na internet e descobrir que Fernando Henrique também usou a máquina a seu favor quando lutou para sua reeleição, e fez o mesmo quando saiu e tentou deixar sucessor.
    O que estamos vendo não é novo,escanda-los,politicagem....infelizmente isso faz parte do dia a dia,as pessoas parecem esquecer que Fernando Henrique foi ministro da fazenda de Itamar Franco,esse mesmo que era vice-presidente do Collor,e que em 2003 tentou ressucitar o velho Fusca.

    ResponderExcluir