11 de set. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Gerson Maciel


Foi nos caminhos da vida que, na década de 80, no rádio e na imprensa mourãoense surgiu um jovem de talento, que ao longo dos anos confirmaria o seu carisma, capacidade e veia artística.
Passados 24 anos do início, Gerson Maciel, o homenageado desta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO aqui no Nosso BLOG, é uma realidade incontestável e exemplo vivo do lado bom da comunicação e do rádio.
Assim como nos bailes da vida, Gerson - pessoa simples e pacata, de amizade fácil e coração imenso-, pôs o pé na profissão e tocou o seu projeto de ser feliz e fazer o bem.
Sucesso referendado nas imagens postadas nesta ENTREVISTA DE DOMINGO, mostrando o ontem e o hoje, trazendo as lembranças de como era e de como é atualmente. Com o firme propósito de cumprir a missão de que o artista tem de ir aonde o povo está, vivendo, encantando, comunicando, informando, divertindo e evangelizando. Viva!
Conheça um pouco da história e exemplo de vida deste simpático flamenguista e mourãoense, que entrou oficialmente para o rádio de Campo Mourão em 1986, pelas ondas médias da Colméia. Um cidadão, a quem conheci em 1987 quando da minha estreia na Colméia e desde então, admiro e quero muito b em . Um cidadão, filho do céu, de muitos talentos. Viva!
Gerson Maciel, a Celebridade da ENTREVISTA DE DOMINGO.

QUEM É GERSON MACIEL? Nasci em Campo Mourão em 01 de novembro de 1967. Filho de Irene Maciel, mulher guerreira e maravilhosa (Não conheci o pai), Casado com Edemara Carniato Maciel (graças a Deus) hà 17 anos. Pai de Bruno Aparecido Carniato Maciel 12 anos e Eloisa Maria Carniato Maciel 07 anos.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância foi na Rua Mamborê, bem naquela subida do antigo Posto J, onde nos dias de chuva nos divertíamos com as ônibus e caminhões encalhando no barro e nos dias de calor nos cobríamos de poeira vermelha. Foi maravilhosa... brincadeiras de pé no chão, banho na enxurrada, naquelas erosões que existiam... Era o tempo em que boiadas eram conduzidas pela Miltom Luiz Pereira, a qual chamávamos de boiadeira (não havia asfalto), nos divertíamos escalando placas de publicidade, que hoje são os outdoors, mas naquela época eram enormes placas de folhão com estrutura de madeira, ideal para nossas aventuras. COMO O SENHOR SE DEFINE? Uma pessoa muito pacata, simples, mas bem humorada, caseiro e muito reservado à minha família. Sou muito franco e leal às minhas convicções. ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Iniciei no Colégio Santa Cruz, estudei na antiga Escola Tiradentes e Unidade Polo. Não fiz curso superior. Apenas cursos profissionalizantes.
QUAL É A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Meu primeiro trabalho foi no Mercadinho do Nelsinho Zanini, lá na Vila Urupês. Aos 18 anos, entrei na Rádio Colméia e não saí mais. Nas imagens abaixo, o sucesso de Gerson Maciel no humor. Participante e vencedor do Concurso Pinóquio e da Escolnha da Alegria na TV Carajás (em cia do filho Bruno e artistas mourãoenses).O QUE O LEVOU A OPTAR PELO RÁDIO? COMO É O DIA-A-DIA DE UM PROFISSIONAL DE RÁDIO? A comunicação era um sonho de criança, desde os tempos em que lia o jogralzinho da escola, que animava as quadrilhas de festa junina, de quando fazia o jornalzinho na sala de aula.
No rádio, já fiz praticamente de tudo Hoje, atuo na produção, mídia, locução de Studio e como narrador esportivo. O dia-a-dia do profissional de rádio, varia de acordo com as funções que ele exerce. No meu caso, o dia é cheio, corrido.
Entre outras coisas, a minha rotina consiste em produzir os textos comerciais, programá-los de acordo com o contrato do cliente, manter os comerciais de promoções atualizados, produzir e apresentar o programa Feirão Colméia (foto abaixo da comemoração no dia 10/09/10 dos 21 anos do programa); preparar as jornadas esportivas (textos comerciais, equipamentos, linhas de som, pessoal, viagens, etc) e transmitir os jogos (no caso agora, do futsal),etc...
QUAIS SÃO AS BOAS COISAS DO RÁDIO? As boas coisas do rádio são as amizades e fato de termos a oportunidade de passar boas mensagens para as pessoas e prestar serviço.
A missão, inicialmente era de informação, passou a ser também de entretenimento e de prestação de serviço. Hoje, as possibilidades são muitas e acredito que uma das mais importantes no momento, é a da evangelização. CONSIDERANDO O SEU E O EXEMPLO DE OUTRAS, COMO NASCE A VOCAÇÃO PARA SER RADIALISTA E PRODUTOR DE RÁDIO? Eu acredito que seja realmente Dom, vocação mesmo. Que não se explica... SER RADIALISTA É "JEITO" OU "FORÇA"? Como em grande parte das profissões, existem “profissionais” que se inserem no meio das mais diferentes maneiras. Porém, o verdadeiro radialista, aquele que sente as vibrações das ondas sonoras na pele, esse acontece, naturalmente. É como o cantor que canta de verdade, o palhaço que por si só faz a platéia rir, o jogador que naturalmente encanta com uma bola no pé...O RÁDIO DE HOJE É BEM DIFERENTE DE QUANDO O SENHOR COMEÇOU NA ÁREA? É POSSÍVEL MENSURAR ISTO? Há sim ... Antes eram aqueles rádios grandes de madeira, de válvulas. Hoje temos o radinho digital, os mp3 com rádio, rádio em celulares... Brincadeira...
O rádio é diferente sim... A começar pelo fato de que hoje, pessoas que não são do rádio também fazem rádio. E isso é normal, pois todos têm seus direitos, seus sonhos, seus desejos.
Quanto a mensurar, é difícil, mas podemos citar o fato de que a audiência era muito maior, existiam menos emissoras, menos veículos de comunicação, a comercialização era mais fácil, as equipes eram mais homogêneas, havia uma abertura maior para o rádio em todos os setores, eventos etc. Na imagem abaixo: Marcos Rogério, Idê, Gerson, Nelson Silva, Bibiano, Luiz Alencar, Doniseti e Carlos Marcelo.
QUAL O CONSELHO DARIA PARA QUEM PENSA EM SER RADIALISTA? Que seja... Seja o melhor radialista possível... Mas que se prepare para isso. Envolva-se com o rádio naturalmente, não atropele as etapas.
QUAIS AS ÁREAS EM MAIOR EVIDÊNCIA NESTA ÁREA? Claro que é a apresentação de programa, principalmente daqueles de horário nobre e popular.
QUEM SÃO OS RADIALISTAS MAIS EXPERIENTES EM CM? Dos que estão na ativa hoje: Ely Rodrigues, Jorge Luiz, Joãozinho Batista (foto) e o Professor Idê.
QUEM EM CM É RADIALISTA EXEMPLO? POR QUÊ? No ar, o Ely Rodrigues, fora do ar, não posso deixar de citar o Anisio Morais. Muito organizado, pontual, ciente de sua responsabilidade enquanto formador de opinião, e fiel com seu estilo. Nas fotos acima, do BAU DO LUIZINHO, Anísio Morais entrevistando Paulo Pimentel; e uma tirada por este blogueiro mostrando Anísio na avenida Irmãos Pereira, em agosto deste ano.
O SENHOR TEM TRAJETÓRIA ESPORTIVA? SE SIM, DESDE QDO É APAIXONADO PELO ESPORTE E QUEM FOI O “CULPADO”?. Bom, sou apaixonado pelo esporte desde guri, quando mesmo sem ter a melhor condição física, me atirava atrás de uma bola de futebol.
O primeiro e grande responsável, foi o professor Idê
(Idevalci Maia, na foto abaixo com Gerson Maciel e Paulão, campeão brasileiro de voleibol).
O Idê me incentivava a assistir os jogos escolares e torcer pelos atletas da Unidade Polo, a assistir treinamentos de algumas modalidades na escola.
Ele me levou para os Jogos Escolares em Umuarama, para passar informações para as duas rádios (Humaitá e Colméia) por telefone.
Depois, veio o Luizinho Ferreira Lima (foto ao lado em
transmissão da Rural FM na Chave Ouro), que me oportunizou a entrada na Rádio Colméia em 86.
Posteriormente, muitos personagens com os quais convivi no
meio esportivo, nos quais pude contemplar a paixão pelo esporte,
em suas ações como técnicos, atletas, dirigentes,
árbitros, professores de educação física, torcedores...
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO? O Futsal, sem dúvida. Sou Flamenguista e meu ídolo no futebol é o Zico.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDICÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER? Gostaria de conhecer o Brasil, as diferentes culturas e costumes, suas belezas, suas particularidades.
QUAL JOGADA OU DECISÃO JAMAIS TERIA FEITO SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? Certamente, não teria parado de estudar.
GERSON, QUAL DECISÃO FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Tive a oportunidade de trabalhar com pessoas fantásticas em momentos maravilhosos do rádio e do esporte mourãoense. O Sulamericano de handebol feminino em Campo Mourão foi a primeira grande decisão que pude presenciar como radialista. Os Jogos Abertos em Campo Mourão, as coberturas foram marcantes.
Em quase 20 anos de Jap’s, foram muitas transmissões de futebol, futsal, handebol, basquete e voleibol. A final do futsal nos Japs em Guarapuava é inesquecível. A Chave Prata de futsal 2000, foi um passeio do time mourãoense. E é claro, a participação da ADAP no estadual, nenhum amante do futebol jamais esquecerá. ÉTICA EM UMA FRASE É: É agir respeitando o espaço, o direito e o sentimento do outro, em todas as circunstâncias.
Em 1981, Gerson com Itamar Tagliari, Ilivaldo Duarte e Doniseti Melo.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... De paz interior, de muita graça de Deus para com a minha família e de muito trabalho também.
O RÁDIO É... Um veículo de grande importância para a comunidade. Na informação, entretenimento e prestação de serviço. Pode ser um grande meio de difusão da cultura, religiosidade, esporte e, talvez no momento, não esteja sendo valorizado como merece. Com o rádio, o ouvinte tem a informação em tempo real, de qualquer lugar. Com isso, a pessoa não precisa parar sua atividade. Essa particularidade não será superada tão cedo. Há anos, ouço comentários do tipo: O rádio não irá resistir à modernidade. Só que, mesmo com tanta tecnologia, o rádio está aí. Fiel companheiro da dona de casa, do motorista, do borracheiro, do advogado, nas caminhadas, em todos os lugares. No futebol então, nem se fala. É como digo sempre: Futebol sem rádio não tem graça. Li certa vez um artigo que dizia que “ O rádio é tão importante, que o Presidente do Brasil tem até um programa de rádio semanal”. Se as pessoas, principalmente as mais jovens, conhecessem um pouco mais sobre o rádio, com certeza, esse veículo teria um público bem maior. Pois a grande maioria, não tem conhecimento e nem a dimensão da importância e do verdadeiro papel do rádio.
QUAL O MELHOR TIME QUE VIU OU ASSISTIU JOGAR? Talvez nem seja o melhor time, mas através de seus jogos, aprendi a gostar do futsal. Estou falando das seleções de futsal de Campo Mourão na década de 80.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO? São tantos abnegados por causas esportivas, que talvez, as verdadeiras personalidades não sejam as que mais se destaquem. Portanto, se me permite, presto minha homenagem a todos que fazem algo em prol do nosso esporte.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? Por razões distintas: Tauilo Tezelli, Dona Jacira e Dr. Rubens Sartori. QUAIS ATRIBUTOS FAZEM UM PROFISSIONAL DE RÁDIO? O verdadeiro Profissional de rádio tem que ter a disposição para aprender sempre,
ter a paciência para conviver com os imprevistos, ter a capacidade de
improvisar e a consciência de que está falando para uma multidão invisível, portanto tem que ter responsabilidade na mensagem que passa.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É: Uma cidade com muitos problemas, mas com muita coisa boa também. E o melhor dessa cidade, é sua gente.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ?
Se bem administrada, bem cuidada e se tivermos todos, a consciência de como ela é especial, como ela é diferente e ajudarmos a cuidá-la; tem tudo para ser a melhor cidade para se viver ... O POVO BRASILEIRO SABE VOTAR? Não sabe. Talvez até saiba, mas alguns se acostumaram com as míseras barganhas, outros se acomodaram e preferem votar no mais popular a “perder” o voto; enquanto isso, os maiores interessados, fazem de um tudo para fomentar essa cultura política pobre e mesquinha. Mas não podemos desanimar, não está tudo perdido. Se começarmos por nossas famílias, podemos mudar essa realidade. COMO O SR VÊ O MOVIMENTO ACORDA COMCAM PARA ELEGER CANDIDATOS DA REGIÃO? Vejo como uma iniciativa importante. Mas é necessário mais que isso. O eleitor precisa ter a inteligência, dignidade e a honradez, para votar com consciência e não barganhar seu voto.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA HISTÓRIA? Sinto-me muito lisonjeado e grato. Pois com certeza, muitas pessoas mais importantes merecessem estar aqui em meu lugar.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? Rubens Luiz Sartori (Foto).
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG ? Amigos, apesar do ofício de comunicador, quando é pra falar de si próprio, fica mais difícil. Mas, tentei retratar aqui, exatamente como sou e o que penso.
E pra finalizar, recomendo: Não deixem de acompanhar este BLOG, que a cada dia nos apresenta surpresas agradáveis e mensagens importantes que merecem nossa atenção. Há, e jamais não deixem de ouvir rádio.
Como já citei anteriormente, o rádio é seu fiel companheiro para todas as horas.
"...Quantas amizades têm sido feitas no rádio, quantos amores conhecidos, pois o rádio favorece a comunicação das pessoas tímidas que podem se esconder nos recados e nas mensagens que são passadas pela radiofonia.
O rádio tem curado depressão, tem conseguido recursos para os mais pobres que, ao apelarem pelo rádio, têm logo seus intentos alcançados graças ao amigo rádio.
O rádio é talvez a primeira informação que temos no dia-a-dia, pois o imediatismo da notícia não tem de esperar por edição nem pela maquiagem do apresentador.” Observatório da imprensa.
Na imagem abaixo, Gerson quando da homenagem deste sábado (11/09/10) ao radialista e apresentador de TV Ricardo Borges, no programa Tocando de Primeira 961, na Rádio Colméia, ao lado de Marcos de Souza, Adjaime Pereira de Carvalho e Ilivaldo Duarte.
JOGO RÁPIDO:
MÚSICA?
Gaúcha
UM LIVRO? Hoje com certeza, a Bíblia
QUE LIVRO ESTÁ LENDO NO MOMENTO? O vendedor de sonhos
UM AUTOR? Muitos, brasileiros... Mas, pelo bairrismo: Helena Kolody
UM RADIALISTA? Antonio Kienem (In memorian)
COMIDA? A feita pela Dona Mara
SONHO? Que Deus possa iluminar os homens, em especial nossos jovens, para que não entrem no caminho cruel e desumano e degradante das drogas. Que as pessoas, pais, mães e filhos; entendam e aceitem que a família, educação e Deus, é a base da felicidade, não é preciso buscá-la fora disso.
SAUDADE? DO QUÊ E DE QUEM? Das grandes coberturas esportivas do rádio mourãoense e do meu Avô Antonio Teixeira (falecido)
MOMENTO INESQUECÍVEL? O nascimento de Bruno e Eloísa sem dúvida.
HOBBY? Ouvir música
MANIA? Irreverência, brincar com as pessoas (tem gente que não gosta)
PROGRAMA? Colméia nos Esportes (Que não existe mais).
Nota do BLOG: Equipe 1.090, um dos melhores e maiores times de profissionais reunidos no final da década de 80 e início de 90 na Rádio Colméia para a cobertura do Sport Club Campo Mourão no Campeonato Paranaense - Ilivaldo Duarte, França Nery , Joãozinho Batista, Gerson Maciel, Idevalci Maia, João Nereu, Silfredo Colombo e Doniseti Melo.
JOGO?
ADAP X ATLETICO na Arena
TÍTULO? O de Campeão Geral dos Jap’s conquistado por Campo Mourão
FRUSTRAÇÃO? Não ter concluído os estudos
FAMÍLIA É... Tudo.

8 comentários:

  1. Meu estimado amigo Gerson Maciel, você é um profissional do rádio que deve orgulhar os seus confrades, pela sua postura com retidão em todo este tempo. Que Deus o conserve com muita fé e esperança!

    Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  2. Parabens Gerson vc é um dos pricipais icones da historia de nossa cidade,vc merece muito mais homenagens.

    ResponderExcluir
  3. parabéns gerson vc é uma pessoa maravilhosa e tem uma familia abençoada a qual eu admiro e gosto muito, que Deus sempre proverá em sua vida, tenho muita admiração por vc.

    ResponderExcluir
  4. Gerson, Justa Homenagem Que o Ilivaldo ,lhe proporcionou, São Tantas PESSOAS Que Merece e você com Certeza você é uma délas , parabéns Pela Pessoa simples e Profissional que você é.

    Sebastião Galdino.

    ResponderExcluir
  5. Gérson, parabéns por ser essa pessoa simples, competente e responsável que vc é. Ai está o segredo do seu sucesso na vida pessoal e profissional. Ser simples é ser especial. Por isso, quero citar aqui uma frase de um dos homens de maior sucesso na história da humanidade... A simplicidade é a sofisticação máxima...(Leonardo da Vinci). Ilivaldo, parabéns pela justa homenagem ao nosso amigo e companheiro de profissão. O Gerson Maciel ajudou e continua ajudando a escrever a história do rádio mourãoense. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ilivaldo pela entrevista com o Gerson Maciel.Parabéns Gerson pela homenagem recebida. Você é uma pessoa muito bacana e boa. Saudades dos tempos que trabalhamos juntos na Colméia. Grande abraço!

    Elisangela Gloor.

    ResponderExcluir
  7. Bela matéria. O Gerson merece o destaque. Os fatos narrados faz com que voltamos ao tempo e recordarmos tudo o de ótimo que aconteceu nesta tragetória bonita. O Bombachinha é dez mesmo. e merece o sucesso. O seu trabalho também merece os aplausos Ilivaldo. Abraço a todos - Doniseti Melo

    ResponderExcluir
  8. esse é o cara...brincadeira a parte, um grande profissional que admiro....Valdecir do Prado

    ResponderExcluir