25 de set. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO:Antonio Passador


Transformar o visual, a beleza e elevar a auto-estima das pessoas. Esta é a missão dos cabeleireiros, que tem no dia 6 de setembro a comemoração da sua data.
Um dos mais experientes nessa área em Campo Mourão é o conhecido Antonio Passador, que é o homenageado desta semana aqui no Nosso BLOG na já tradicional ENTREVISTA DE DOMINGO que valoriza, destaca, homenageia e conta um pouco da história pessoal, comunitária e profissional de gente que fez, faz e acontece.
Nascido em Apucarana e mourãoense de coração há mais de 40 anos, Antonio Passador é uma pessoa calma, segura, carismática e tranqüila.
Aos 10 anos de idades iniciou sua profissão ao lado de seu pai, quando o via cortar os cabelos dos seus clientes. "Eu ficava observando, e um dia o meu pai me disse para ajudar a cortar os cabelos dos clientes porque ele não dava mais conta de cortar sozinho. Então o jeito que ele fazia me passava segurança e daí nunca mais parei", disse.
O Dia do Cabeleireiro surgiu no Egito, há aproximadamente cinco mil anos, quando a arte de cuidar dos cabelos chegou ao seu ápice. Foi nessa época que surgiram perucas sofisticadas, as quais mostravam a habilidade dos cabeleireiros, que usufruíam de grande prestígio na corte dos faraós. Porém, foram os gregos que criaram os primeiros salões de cabeleireiro (koureia), em Atenas, construídos em praça pública. Os kosmetes ou "embelezadores de cabelo", escravos especiais, eram afamados e muito procurados.
Hoje, com a ajuda da tecnologia, os cuidados com os cabelos se tornaram acessíveis e essências para a vida de mulheres e homens.
Para Antonio Passador, "Uma das boas coisas da minha profissão é ver a felicidade das pessoas, fico feliz pelo trabalho feito. A minha missão, creio, é de deixar as pessoas realizadas e felizes, e poder realçar a beleza de cada um."
Ao lado da esposa Odete e das filhas Andréia, Vera e Solange, que atuam no Salão do Povo, cada qual com a sua especialidade promovendo o bem-estar e a felicidade de clientes mourãoenses. Trabalho em família, com classe e qualidade.
QUEM É ANTONIO PASSADOR? Sou filho de José Passador e Joana Vicente Passador. Sou neto de Atílio Passador e Antonia Gerollim Passador. Estou em Campo Mourão há 47 anos, portanto, desde 1963 e há muitas décadas atendendo no mesmo lugar, no Salão do Povo. Sou casado com a Odete e pai de Fátima, Solange, Vera e Andréia.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA?Foi na cidade de Apucarana - fotos acima, onde nasci e fiquei até os 16 anos, lá cursei até o terceiro ano primário. Foi uma infância tranqüila, onde se trabalhava cedo e não tinha muito tempo para se brincar, pois tinha que trabalhar na roça desde cedo. As brincadeiras ficavam só nos domingos, uma pelada com os irmãos e os amigos, mais próximo dos sítios. Brinquedos? Não se tinha muito, nós mesmos é que fazíamos, eram carrinhos de quatro rodas com pregos, jogava bolinha de gudê, caçava com estiligue e no mais trabalhava muito. Dos 16 aos 20 anos morei em Engenheiro Beltrão, onde conheci minha esposa Odete e de lá viemos para Campo Mourão e estamos até hoje, graças a Deus. COMO O SENHOR SE DEFINE? Defino-me como uma pessoa , calma, segura, tranqüila e carismática. Nas imagens abaixo, formatura em Campo Mourão. ONDE O SENHOR ESTUDOU? Estudei em uma escola de zona rural - Barrão do Rio Branco.
QUAL É A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Inicie aos 10 anos de idade, juntamente com o meu pai, vendo ele cortar os cabelos de seus clientes, onde eu ficava observando. Um dia ele falou que eu precisava cortar os cabelos dos cliente porque ele não dava conta de cortar os mesmo, pois sua clientela já era grande. Então, vendo como ele fazia também me passou segurança para fazer, e daí nunca mais parei.
O QUE O LEVOU A OPTAR PELA SUA PROFISSÃO? Em primeiro lugar, a própria necessidade de ter uns trocados no bolso, depois fui observando que poderia ser uma profissão a mais do que ser simples lavrador, e também já percebia que poderia ter um um futuro melhor.
Se existe culpado foi o meu saudoso pai, mas fico muito feliz.
COMO É O SEU DIA-A-DIA? O meu dia-a dia é muito simples:trabalho, muito trabalho e trabalho.
QUANTAS PESSOAS JÁ ATENDEU? Não posso nem imaginar, pois já tem uma longa caminhada. Mas só sei que já atendi até três gerações de várias famílias.
Varia muito de época para época, mas atendo em média umas 15 pessoas por dia.
QUAIS SÃO AS BOAS COISAS DA PROFISSÃO E QUAL A SUA MISSÃO? As coisas boas são ver as pessoas realizada e feliz pelo o trabalho que foi feito., A minha missão creio é de deixar as pessoas,realizada e feliz, por poder realçar a beleza de cada um.
COMO NASCE A VOCAÇÃO PARA SER UM CABELEIREIRO?Minha vocação já veio na infância HOJE É BEM DIFERENTE DE QUANDO O SENHOR COMEÇOU? Hoje muitas pessoas optam pela profissão para ganhar dinheiro.
QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS NA SUA ÁREA MAIS EXPERIENTES EM CM? São vários, não tenho como dizer o nome de ninguém, muitos aprenderam comigo quando eu dava aula no Senac
QUEM EM CM É UM CABELEIREIRO EXEMPLO? Eu tirei exemplo do meu pai, em Campo Mourão, a grande maioria é mais nova do que eu.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE AINDA GOSTARIA DE FAZER? São muitas coisas na vida que gostaria de fazer, cada dia acontecem coisas novas que vão me realizando
QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, JAMAIS TERIA FEITO SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO? Não, tudo que eu fiz eu pensei muito em fazer, por isso não tem nada que me arrependo de ter feito.
QUAL DECISÃO FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Quando eu me casei e vim pra Campo Mourão começar minha vida sem conhecer ninguém aqui. Abri o salão no qual estou até hoje.
ÉTICA EM UMA FRASE É: e você saber lidar com os segredo profissional de cada pessoa
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É: eu me sinto realizado pelo o que eu já fiz, e pelo o que estou fazendo. Na foto, recebendo homenagem do Rotary Verdes Campos com o rotariano Paulo Gilmar Fuzeto.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL QUE VIU OU ASSISTIU JOGAR?Assisti vários, mais o que mais gosto é do Santos. Quando jovem jogueino time do Estrada 5 de Engenheiro Beltrão - fotos abaixo-, antes de vir para Campo Mourão.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO? Carlos Tagliari (Foto), Delordes Daleffe e Walter Tonelli, o "Peteleco".
CITE TRÊS PERSONALIDADES EM CAMPO MO URÃO? Professores Amani Spachinski, Joani Teixeira e Assabido Rhoden.
CAMPO MOURAO DO PRESENTE É: é uma cidade maravilhosa CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ? Espero que seja melhor e uma cidade mais desenvolvida.
O POVO BRASILEIRO SABE VOTAR? : não sabe.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA HISTÓRIA? e fiquei muito agradecido de receber esse convite de ser homenageado, fez eu relembra da minha vida e da minha infância e partilhar com os outros
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG?Professor Assabido Rhoden (foto).
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Espero que fiquem feliz em saber da minha vida e profissão, pois foi um conquista pessoal. Quem não estiver se encontrado profissionalmente fica um conselho: é muito importante ter um profissão e ser feliz, não importa qual seja.
JOGO RÁPIDO:
MÚSICA? Sertanejo
LIVRO?Bíblia
COMIDA? Arroz e feijão
SONHO? Que todas pessoas vence profissionalmente coma qualidade de trabalho de cada um SAUDADE? DO QUÊ E DE QUEM? Dos pais e da infância. Na imagem abaixo, seus pais e tios.
MOMENTO INESQUECÍVEL?Nascimento das filhas
HOBBY?Jogar bocha
MANIA?Cortar cabelo
PROGRAMA?assistir filme de cowboy
JOGO?Futebol
TÍTULO? Concurso de cabeleireiro internacional.
FRUSTRAÇÃO? É quando não consigo realizar algo e não consigo FAMÍLIA É...tudo pra mim, sem ela não conseguiria a maioria das minhas conquistas.

5 comentários:

  1. Oi, anjo!

    Penso que tu gostarás disto:
    O livro com o poema ‘VIDA: Já perdoei erros quase imperdoáveis’ já está nas livrarias de Portugal. É um livro lindo e ilustrado!

    Estou a deixar o link do vídeo do livro no You Tube para que tu espreites também. Está muito bonito.

    http://www.youtube.com/watch?v=UmgROzFwzcA

    - Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Mais uma bela "página" registrada pelo amigo Ilivaldo!

    Exemplo de vida digna, seu Antonio. Deus o abençoe. Tive o privilégio de dar aula para vossa neta, Viviane, um exemplo de aluna. Como é importante ter boas raízes!

    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  3. Parabéns seu Antonio pela trajetória de sua vida. Sua família sempre todos unidos.
    Uma conquista na profissão com muita determinação e garra. Você passa uma tranquilidade muito grande para as pessoas.
    Agradeço a citação do meu nome com muita alegria.
    DEUS CONTINUE ABENÇOANDO ESSA FAMÍLIA MARAVILHOSA E N.SENHORA OS ILUMINANDO SEMPRE.
    Carlos, Lori e Carla Tagliari

    ResponderExcluir
  4. parabens tio relembrando velhos tempos e novos tempos desde de onde meu avo Quinto Troli tinha o time da estra cinco.Em Engenheiro Beltrao PR.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde @ilivaldoduarte.blogspot.com, estou muito agradecida e agraciada, por ver que já se passaram 13 anos da entrevista que você nos proporcionou e DEUS é tão misericordioso estamos no mesmo lugar e com a graça DEUS o Sr ANTÔNIO continua forte e trabalhando com seus 80 anos e 60 anos da nossa Campo Mourão, só uma palavra resume tudo GRATIDÃO, obrigada por fazer memórias agradável Deus abençoe muito você é os seus forte abraço.

    ResponderExcluir