25 de ago. de 2010

EXEMPLO: PROFESSOR EPHIGÊNIO, uma vida dedicada à educação e a comunidade


Professor, pioneiro, político e bioquímico, mas acima de tudo um professor, um educador, da escola participativa com o envolvimento e comprometimento da comunidade. "Um pioneiro da Educação, da escola envolvida com a comunidade, um professor de várias gerações", assim definiu o professor José Eugênio Maciel ao Nosso BLOG.
É muito fácil definir Ephigênio José Carneiro, que na foto aparece no recebimento do título de Cidadão Honorário de Campo Mourão, em agosto de 2005, ao lado do professor Egídio Martello e dos historiadores Pedro da Veiga e Jair Elias-.
Professor Ephigênio faleceu na madrugada desta quarta-feira (25/08) em Curitiba, onde estava internado e convivendo há alguns meses com problemas de saúde.
Tive a oportunidade de conviver com esta Celebridade e a oportunidade de prestar uma singela homenagem a ele no nosso Tocando de Primeira, na Rádio Colméia.
Com 83 anos bem vividos, o professor Ephigênio deixa para várias gerações um grande legado. Catarinense de Porto União, chegou em Campo Mourão no dia 29 de julho de 1955, quando para cá mudou-se a convite do seu pai que aqui residia - Bonifácio Paes Carneiro, e veio com o propósito de fundar escolas. E a primeira foi o Ginásio Campo Mourão.
Ephigênio foi vereador por quatro mandatos nos períodos de 1964-1968,1969-1972; 1977-1982 e 1983-1988.
Além do ginásio, o Professor Ephigênio José Carneiro participou da fundação de diversas instituições na cidade, como a Escola Técnica do Comércio Santo Inácio, o Mini-Ginásio 10 de outubro, Ginásio Botelho Mourão, Lions Clube de Campo Mourão e a Faculdade do município, que na época era chamada de Fundescam (Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão).
E uma bonita homenagem ao professor Ephigênio seria e merecidamente dar o seu nome ao Colégio Estadual: Colégio Estadual Professor Ephigênio José Carneiro.
Descanse em paz, professor Ephigênio! Condolências à família e amigos. Campo Mourão perde um cidadão que tinha seu nome, sua vida, seu sentimento e seu trabalho dedicado à Educação.

2 comentários:

  1. Perdemos um homem ilustre, professor Ephigênio. Peço a Deus que lhe receba na Glória Eterna e conforte os familiares!

    Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  2. Há mais de 4 décadas deixei Campo Mourão mas jamais esqueci esta cidade querida, bem como o Professor Ephigenio e D. Aúrea, meus eternos mestres, cujas lições nortearam e norteiam minha vida. Hoje, ao receber a noticia de que meu querido professor nos deixou, senti-me orfã. Ele partiu para o Mundo Maior mas viverá para sempre no coraçao dos que o amaram.
    Eloni Haesbaert (ex-aluna)

    ResponderExcluir