26 de ago. de 2010

COLUNA DO SHAPIRO: Barreiras nos relacionamentos


Imagine uma vizinha de apartamento, no seu prédio, cujo tubo do ar-condicionado pinga diretamente sobre o seu carro, no estacionamento. Você pediu delicadamente para ela desviar o duto, mas ela sempre esquece. Todas as manhãs seu carro está coberto por uma pasta marrom de poeira e a água. Já lhe perguntaram se é arte moderna.

O que você faria? Gritaria? Diria "poucas e boas"?

Isto aconteceu com um amigo meu. Vendedor excelente e estudioso da arte de relacionar-se com pessoas, ele agiu de modo esperto. Comprou flores! A vizinha ficou perplexa ao abrir a porta da sala e vê-lo com um buquê na mão. "Por que você está me dando flores?" – perguntou ela. "Apreciaria muito o seu esforço de evitar que a água de seu ar condicionado caia sobre o meu carro", ele disse. Meio confusa, ela agradeceu e fechou a porta. Nunca mais se esqueceu de mover a bendita mangueira. Afinal, é muito fácil lembrar-se de alguém que lhe trouxe um presente inesperado.

A vida é uma série interminável de dificuldades. Grande parte delas está nos relacionamentos. Superar? Não é questão de ciência. Mas de criatividade.

Nossa primeira reação frente aos problemas é pensar: “Não é justo; o que eu fiz para merecer isto?” Procuramos culpar alguém. Mas há culpados?

Uma regra para se resolver atritos é: determine a realidade da situação sob a seguinte ótica: “O que devo fazer para superar este empecilho e aprender o que é necessário?”; “Haverá algum propósito que eu não esteja conseguindo ver?”

Deste modo, a situação enquadra-se em sua devida perspectiva. E resfriam as emoções.

Sede por justiça - e honestidade - vira desejo de vingança. Assim, em vez do resultado ser satisfatório, torna-se destrutivo. “Quem procura vingança deve cavar duas sepulturas”. Vingança é a pior opção. A melhor é o autodomínio. “O que é tardio de se enervar é superior ao homem poderoso”, disse Salomão.

Outra regra é: considere as possíveis soluções e suas conseqüências. Você perceberá que muitas das que parecem viáveis e vantajosas acabarão causando prejuízos pessoais – senão cadeia! O sucesso de nossas ações resulta da capacidade de prever o resultado antecipado.

Não estamos neste mundo com o objetivo de ter conforto o tempo todo, mas para enfrentar desafios. Isto é que nos desenvolve. As pessoas fazem parte deles. Enxergá-los como paredes ou degraus é uma escolha que depende de cada um!
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

Nenhum comentário:

Postar um comentário