19 de ago. de 2010

CATECISMO DA IGREJA 2218: Deveres dos Filhos IV


O CATECISMO RESPONDE. O que a Igreja diz sobre isto ou aquilo? O Catecismo da Igreja Católica foi preparado para que você conheça a fé católica genuína, sem erro.
O post de hoje é o Catecismo da Igreja de número 2218.
O quarto mandamento lembra aos filhos adultos suas responsabilidades para com os pais. Enquanto puderem, devem dar-lhes ajuda material e moral nos anos da velhice e durante o tempo de doença, de solidão ou de angústia. Jesus lembra este dever de reconhecimento.

O Senhor glorificou o pai nos filhos e fortaleceu a autoridade da mãe sobre a prole. Aquele que respeita o pai obtém o perdão dos pecados; o que honra sua mãe é como quem junta um tesouro. Aquele que respeita o pai encontrará alegria nos filhos e no dia de sua oração será atendido. Aquele que honra o pai viverá muito, e o que obedece ao Senhor alegrará sua mãe (Eclo 3,2-6).

Filho, cuida de teu pai na velhice, não o desgostes em vida. Mesmo se seu entendimento faltar, sê indulgente com ele, não o menosprezes, tu que estás em pleno vigor... E como um blasfemador aquele que despreza seu pai, e um amaldiçoado pelo Senhor aquele que irrita sua mãe (Eclo 3,12.16).
Fonte: O Catecismo da Igreja responde de A a Z - Profº Felipe Aquino, Edições Loyola

Nenhum comentário:

Postar um comentário