31 de jul. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Antonio Satoshi Shima


Antonio Satoshi Shima, Maringaense de nascimento e até os seus 25 anos de idade morando na Cidade Canção; mourãoense de coração desde 1982, portanto, há 28 anos, quando veio para Campo Mourão trabalhar na Coamo, na área de Processamento de Dados; Shima é homenageado desta semana na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Shima é uma pessoa simples que, como ele mesmo se define é uma pessoa que luta todo dia para crescer em todos os sentidos. É uma pessoa bastante eclética que gosta de diversas atividades e conversar sobre os mais variados assuntos. E um desses que contagia este corintiano, fã de Pelé, é o esporte, onde ele tem uma história como atleta e principalmente como dirigente. Por várias gestões como a atual, foi o diretor de Esportes da Arcam – Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo- , entidade da qual já foi presidente. “ Minha Infância como a maioria das pessoas da minha época foi muito feliz, tinha liberdade, podia brincar na rua, na chuva e na enxurrada”. Conta Antonio Shima. Atual gerente de Organização e Sistemas da Coamo, Shima é um profissional destacado e reconhecido, que foi agraciado por três vezes com o prêmio “Profissional de TI” do país, na área de Tecnologia de Informação. Acima de tudo, é um cidadão que gosta e é apaixonado pelo que faz, seja no âmbito profissional ou esportivo. Uma pessoa que vibra e incentiva o voluntariado para o bem comum, não importa a área, se esportiva , social ou cultural.
Conheça um pouco da história e da vida de Antonio Satoshi Shima na ENTREVISTA DE DOMINGO.
QUEM É ANTONIO SATOSHI SHIMA? Sou Antonio Satoshi Shima, filho de Goro Shima e Yutaka Shima. Pai de Ricardo Boveto Shima e Marcelo Boveto Shima. Nasci em Maringá em 29/07/1957 e sou morador de Campo Mourão desde Maio de 1982 quando vim trabalhar na Coamo.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Nasci e morei em Maringá até os 25 anos quando vim para Campo Mourão. Minha Infância como a maioria das pessoas daquela época foi muito feliz, tinha liberdade, podia brincar na rua, na chuva, na enxurrada.
As brincadeiras eram cheio de vida com papagaio (“maranhão”), bolinhas de vidro (gude), pinhão, bibioquê, estilingue, bola de capotão quando não era de meia, pescaria em riachos, caçar passarinho (naquela época não tínhamos a preocupação de ecologia). Brincar de esconde-esconde, amarelinha (porque não) e salva (nas escolas).
O que posso dizer é que sou muito feliz por ter tido uma infância em uma família humilde e simples mas muito rica de momentos maravilhosos.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou uma pessoa simples que luta todo dia para crescer em todos os sentidos,; como filho, como marido, como pai, como amigo, como profissional. Que tenta superar todas as dificuldades enfrentando e não se esquivando. Tenho uma herança de minha Mãe que é ser totalmente social e que se preocupa muito com o bem-estar das pessoas e que na medida do possível tenta ajudar as pessoas que precisam de algum apoio.
Sou uma pessoa bastante eclética, gosto de diversas atividades e assuntos .Na foto abaixo com os amigos de trabalho e de Arcam, também esportistas - Edevilson, Bóris, Nelsinho, Edilson e Gilson. Uma das atividades que sempre estive envolvido é o esporte, como atleta e principalmente como dirigente (coordenador), isto desde a época do Ginásio quando já organizava torneios e coordenava o time da sala.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Fiz Administração de Empresas na UEM (Universidade Estadual de Maringá).
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Na minha infância fui engraxate, fazia e vendia papagaio e estilingue, trabalhei em sorveteria, quitanda (mercearia), lanchonete e escritório de contabilidade. Meu primeiro emprego com registro foi em Dezembro/1972 na Principal ( loja de calçados) e em seqüência trabalhei na Terra - Máquinas e Insumos Agrícolas (75/76), prestei o Serviço Militar no RCGD (cavalaria) em Brasília (76/77), Cetil – Processamento de Dados (77/82) (meu início de carreira na área de Informática) e desde Maio/1982 na Coamo.
COMO É O DIA A DIA DE UM GERENTE DO CPD E DE UM DIRETOR DE ESPORTES DA ARCAM? Meu dia a dia como gerente de Informática da Coamo é comprometido com muitas reuniões de definições de processos das diversas áreas, atendimento aos representantes comerciais (são os que trazem as novidades), gestão de planejamento, pessoal e operacional, muita leitura de atualização sobre novas tecnologias que podem ser aplicadas na Coamo visando sempre uma maior produtividade dos funcionários.
E meu dia a dia como Diretor de Esportes da Arcam agora é muito simples, pois além do Santana que é o responsável pela organização das atividades esportivas conto com os sub-diretores por modalidade: Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Baralho (truco e tranca), Futebol de Salão, Futebol Suíço e Basquete, quem são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso dos eventos promovidos pela Arcam.
COMO ESTÁ ATUALMENTE A "TI" NO BRASIL? E NA COAMO: HA MUITOS DESAFIOS? Com a globalização, a Tecnologia da Informação no Brasil deu um salto bastante alto, aproximando o Brasil das nações mais desenvolvidas, diminuindo a diferença tecnológica e o tempo de disponibilização às empresas e ao público em geral. Apesar deste avanço e também da redução de preços, a diferença de preços ainda continua grande.
A TI da Coamo pode ser considerada muito boa. É uma das empresas do Paraná e também do Brasil mais atualizada tecnologicamente, tanto em Hardware (equipamentos) ou em Software (programas), mas com um dos custos mais baixo do Brasil.
Desafios, é que mais temos e teremos sempre, a tecnologia da informação evolui muito rápido (veja a internet atual e de 10 anos atrás) e temos que estar nos adaptando e aplicando sempre para que a Coamo continue competitiva e atualizada em seu modelo de gestão de negócios.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Comecei muito cedo organizando jogos e coordenando o time da sala na época do ginásio (hoje 4ª a 8ª série), durante o período do colegial só pude participar um pouco como jogador. Retornei a praticar e coordenar equipes somente após o Serviço Militar, trabalhando no Cetil e como Presidente da sua Associação (Ceti lClube) tive oportunidade de organizar e coordenar suas equipes que por 3 anos consecutivos (79/80/81)conquistaram os Jogos Comerciários de Maringá promovidos pelo SESC.
Em 82, vindo para a Coamo, o lado de desportista teve que ser deixado de lado pois o volume de trabalho era muito grande, mas na gestão de 87/88 da Arcam resolvi participar mais ativamente da Diretoria na qual faço parte até hoje e pela 4ª gestão como Diretor de Esportes. Abaixo, com os colegas da sua gerência comemorando mais um título na Arcam. DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO ESPORTE? QUEM FOI O “CULPADO”?. Não me lembro qual era a idade, mas com 6 anos já gostava de futebol e não perdia um jogo do saudoso Grêmio Esportivo Maringaense (tricampeão paranaense – 63/64/77) e lembro que nesta mesma época participava das corridas do Undokai (gincana da colônia japonesa) como um desafio. Mas no início da adolescência tiveram dois professores de educação física que me influenciaram muito no esporte. Um foi o professor Jair Henrique que tinha sido jogador profissional e que ensinava técnicas e táticas do Futebol e o outro foi o professor Joaquim que considero até hoje o maior precursor do esporte amador do Paraná, para quem não sabe, se Campo Mourão tem o Handebol que tem, o grande responsável foi este professor que trouxe o Handebol e o atletismo para Maringá e região, descobrindo e treinando grandes talentos.
NO ESPORTE, QUAIS MODALIDADES JOGOU? Joguei Basquete, Vôlei, Handebol, Futsal e pratiquei atletismo. Além destas modalidades gosto de praticamente todos os demais esportes.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E ÍDOLO? Atualmente meu esporte preferido é o Futebol Suíço. Meu Timão do Coração é o Corinthians. Meu Ídolo esportivo é o Pelé.
QUAL PROJETO GOSTARIA DE REALIZAR QUE AINDA NÃO FOI?
Me considero bastante realizado nos meu projetos, não tenho um grande projeto no momento que estou tentando almejar. Como disse anteriormente, minha vida é baseada no conceito de que tenho sempre que estar realizando algo para crescer em todos os sentidos e projetos surgem a todo momento e temos que estar sempre preparados para tentar realizá-los.
COMO É NA SUA OPINIÃO A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE E DA NOSSA CULTURA EM CM? Sou da opinião que a prioridade do esporte de Campo Mourão deve ser sempre o esporte amador e deve ser dado a oportunidade a todos os cidadãos a praticar. Considero o custo e benefício hoje do futebol profissional muito baixo para a população, claro que é importante termos um time ou uma equipe representando Campo Mourão, termos orgulho de torcer por quem esta nos representando, mas isto poderia se conseguido com uma continuidade de trabalho em alguma modalidade amadora como o Basquete - na foto ao lado do dirigente Edson "China " Hirata -, ou o Futsal, alguns exemplos na história já foram dadas como o basquete de Arapongas no seu auge e mesmo o futsal e handebol de Campo Mourão.
Quanto à Cultura, recentemente tivemos um período excelente de fomento de atividades culturais em Campo Mourão, porém a falta de continuidade faz com que algumas iniciativas sejam esquecidas e perdidas com o tempo fazendo que sempre estejamos começando novamente.
QUAL SERÁ O FUTURO DO ESPORTE EM CM? Precisamos saber o que queremos para podermos focar nossa prioridade. Se o objetivo é levar esporte e laser para a população ou se é o esporte profissional. No caso do esporte amador, que atualmente nenhum é barato, temos que focar em algumas modalidades que efetivamente tem condições de trazer resultados e escolher uma ou duas modalidades que sejam o carro chefe de fomento e para mobilizar o cidadão a torcer.
EXISTE TRABALHO DE RENOVAÇÃO PARA SURGIMENTO DE REVELAÇÕES? Não vejo um grande trabalho sendo realizado, mas fiquei muito feliz ao assistir um jogo do time de futebol de salão infantil da Escola Municipal da Vila Urupês e o trabalho que esta sendo feito pelo Professor “Gordo”.
COMO SE SENTE SENDO UM PROFISSIONAL DE SUCESSO? QUAIS AS VIRTUDES PARA TAL? Um profissional de sucesso se sente muito incomodado, porque nunca vai saber que atingiu o sucesso e sempre vai colocar novos desafios e objetivos a alcançar, temos grandes empresários como exemplos que nunca se acomodaram e sempre estão correndo atrás de alguma meta. Infelizmente por outro lado vemos muitos exemplos negativos de pessoas que procuram no funcionalismo público dos três poderes uma maneira de viver sem nenhum esforço e sem nenhum objetivo de vida que valha a pena.
As Grandes Virtudes para conseguir o “sucesso” para mim são: vontade, iniciativa e perseverança, com uma grande dose de HUMILDADE.
QUEM EM CM É UM ESPORTISTA EXEMPLO? POR QUÊ? Considero o esportista exemplo o Professor Paulo Gilmar Fuzeto - na foto, o segundo em pé, da direita para à esquerda-, que desde quando cheguei em Campo Mourão sempre o vi batalhando pelo esporte mourãoense, além de ser um grande amigo.QUEM EM CM É UM EMPRESÁRIO EXEMPLO? POR QUÊ? Para mim, todo empresário, pequeno ou grande, que investe seu capital e seus esforços aqui em Campo Mourão, gerando empregos e riquezas para a nossa cidade, merece meu respeito. Infelizmente, Campo Mourão gera muita riqueza que não é investida aqui, é levada para outras cidades e regiões como forma de lazer ou investimento sem retorno para a nossa Campo Mourão.
QUAL DECISÃO E TÍTULO ESPORTIVO FICARAM NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Foi o título do Campeonato de Futebol de Salão de 1972 do Colégio Estadual João XXIII quando estudava o 8ª série e era goleiro, decidimos contra a equipe da 2º série do 2º grau que era considerada o melhor time do colégio.
ÉTICA EM UMA FRASE É: É aquilo que separa o homem verdadeiro do homem sem caráter.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... Maravilhoso.
O SR ACREDITA QUE CM PODERÁ ELEGER DEPUTADOS NESSAS ELEIÇÕES? Infelizmente, os grupos políticos de nossa cidade não pensam na cidade e seus cidadãos, só olham para si mesmos e mais uma vez vamos ficar sem uma representação federal e possivelmente sem um representante estadual se nossas “forças políticas” ficarem se matando.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE, GOSTARIA DE FAZER? Viajar e conhecer novas culturas.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL QUE VIU JOGAR? O Santos da era Pelé.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTSAL QUE VIU JOGAR? O Tagliari, no seu auge, vi jogar em Maringá. ARCAM É...... A associação dos sonhos de qualquer funcionário e de qualquer empresa. COAMO 40 ANOS ... Trabalho e sucesso, dedicação e sucesso, amor e sucesso.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É: Uma cidade que ainda procura sua identidade.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ?: Acredito muito que Campo Mourão se tornará efetivamente um grande pólo econômico e que se tornará uma grande cidade para se viver.
O GOVERNO NELSON TURECK É: Infelizmente vemos uma luta inglória de todo governante desta cidade que ainda tem uma cultura de cidade pequena onde os grupos políticos tem infiltrados no quadro de funcionários pessoas que “sabotam” a administração de qualquer prefeito que venha a assumir. Dentro deste quadro não posso dar meu parecer isento de dúvidas das dificuldades que Campo Mourão está passando.
O GOVERNO LULA É: Um Governo perigoso para o futuro onde vemos uma concentração de poder tanto político como econômico na esfera federal tirando dos estados e principalmente dos municípios a capacidade de gestão e que para fazer qualquer trabalho ou obra tem que pedir “pinico” (recursos), neste caso pior para Campo Mourão e região que não tem nenhum representante. Outro aspecto é a estatização que poderá tirar da iniciativa privada a capacidade de investimento.
QUAL A REALIDADE DOS NOSSOS CLUBES NA ÁREAS SOCIAL E ESPORTIVA? Com a criação das diversas associações das empresas que atendem o principal anseio do mundo masculino que é jogar futebol, a diminuição do custo de se ter uma piscina em casa, o evento das chácaras de lazer na Usina e o aspecto segurança, tornaram inviável uma manutenção decente dos clubes que por sua vez não tem condições econômicas de realizar os grandes bailes de outrora.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA? No começo achei algo estranho, mas depois comecei a gostar pois pude compartilhar um pouco de minha história e também minhas opiniões. Na imagem, Antonio Satoshi Shima com o troféu Tocando de Primeira, fruto da homenagem que recebeu na Rádio Colméia, no Tocando 717 em 14 de abril de 2007.

5 comentários:

  1. O profissional premiado, o esportista, abnegado, e que tem se dedicado muitos anos a estas causas. por paixão, por gostar do que faz, Shima é um pouco todos nós, que aqui chegamos em CM, e que construimos uma trajetória, tem incentivado muita gente nesta caminhada, acredito que a Entrevista de Domingo celebre um poucos estas suas conquistas em terras mourãoense.
    Valeu Shima!

    ResponderExcluir
  2. Realmente uma história bonita, um exemplo de vida. Determinação em tudo o que faz e muito amor ao esporte. Shima, você é isso, você é o que é. E acima de tudo com muita humildade, quem te conhece sabe. Quase perfeito, tinha que ser corinthiano?
    Parabéns e um GRANDE abraço.

    Sidney Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Além de grande profissional o Shima também é um grande amigo. Sempre pensando muito mais nos outros do que em si mesmo. São raras as pessoas que tem esse dom. Parabéns Shima !

    Um grande abraço,
    Edilson, Geni e Guilherme.

    ResponderExcluir
  4. O Shima, realmente sempre foi exemplo de dedicação ao esporte. Entre atropelos do dia-a-dia, ainda coordena com maestria o esporte da nossa ARCAM!
    Parabéns Shima!
    Ilivaldo, valorizando as pessoas que normalmente no anonimato atuam em prol do esporte.

    Grande abraço
    Vilmar e Familia!

    ResponderExcluir
  5. O Shima é uma dessas pessoas que não mede esforços para ajudar os outros. Um excelente companheiro de trabalho que busca o crescimento de toda a equipe. É uma pessoa com grande visão de negócio e aplica isso dotar a COAMO de uma excelente estrutura de TI. Temos ele como exemplo e foi muito oportuna essa homenagem prestada pelo Ilivaldo. Parabéns SHIMA.

    ResponderExcluir