15 de jul. de 2010

COLUNA DO SHAPIRO: Como desmotivar pessoas?


Como desmotivar pessoas? Como liquidar com o entusiasmo de qualquer crente sobre a face da terra?
Aplique as regras que darei e tenha certeza de que acabarão com a autoestima até dos mais vibrantes e estimulados indivíduos a uma velocidade incrível.
Com os seus funcionários, comece dando respostas vagas e confusas quando lhe perguntarem qualquer coisa. Alegue, mas jamais responda. Ponha-os "fora do ar", e despache-os rapidamente. Elabore regras desnecessárias e rigorosas. Exija que eles as cumpram.
Não valorize nada do que eles fizerem. Cobre-os muito, e sempre.
Marque reuniões improdutivas, de preferência fora do horário de expediente. Que sejam reuniões longas, contendo cenas de humilhação e todas as formas de torturas psicológicas que você for capaz de proporcionar. Obrigue todos a estarem presentes.
Estimule a competição interna. É melhor que sejam inimigos entre si, pois isto dá a você o controle sobre cada um.
Esqueça-se propositalmente de dar informações importantes.
Faça tudo de última hora. Mesmo eventos importantíssimos, deixe para decidir no prazo limite. E cobre intensamente os responsáveis para que façam tudo com perfeição.
Destrua as perspectivas sociais de cada um. Para que servem os compromissos com a família? Se você é um maníaco obsessivo por trabalho, porque seus empregados têm de viver? Eles só precisam trabalhar. Vida social não dá lucro.
Seja destrutivo em todos os seus feedbacks a eles. Diga apenas coisas negativas sobre o trabalho e o caráter de cada um. Seja prepotente. Faça-os sentir que são descartáveis e inferiores, afinal, só você sabe. Só você entende de tudo, não é mesmo?
Negue o que eles disserem. Não demonstre interesse algum pelo que dizem. Não lhes dê razão. Acostume-se a propor coisas diferentes do que eles sugerirem. Faça seus colaboradores entenderem que eles não têm talento e não são eficientes. Mostre que são irresponsáveis. Não observe o que têm de bom, pois assim, os que atuam bem ficarão com a permanente sensação de que não nada valem. A economia que você obtém com isso é realmente grande.
Faça promessas e não as cumpra. Prometa o que você não poderá cumprir. E não escreva nada. Na hora H, culpe o sistema, os procedimentos, o RH ... Apenas não cumpra com o que você prometeu.
Durma tranquilo depois disso. Em breve sua equipe estará destruída. Sua empresa talvez não – no curto prazo. Mais tarde, todavia, se ainda restar pedra sobre pedra, o preço para mantê-la em pé terá sido milhares de vezes maior do que seria com um mínimo de consideração e dignidade por aqueles que realmente a constróem e a mantêm.
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

Nenhum comentário:

Postar um comentário