27 de jul. de 2010

ACORDA COMCAM 2010: movimento quer ampliar atuação na região


A ampliação da atuação do movimento político apartidário “Acorda Comcam” nos municípios que compõem a região polarizada por Campo Mourão, visando reduzir a evasão de votos para candidatos a deputado estadual e federal de outras regiões nas eleições de outubro próximo. Essa é uma das metas estabelecidas para o movimento realizado pela primeira vez nas eleições de 2006 e que busca o fortalecimento da representatividade regional na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados através da conscientização dos eleitores para que votem em candidatos da própria região.
A primeira reunião preparatória para o lançamento do Acorda Comcam/2010 aconteceu na noite desta terça-feira (27/7) no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicam). Participaram representantes de sindicatos, associações de moradores, entidades classistas, empresários, profissionais da imprensa, empresários, clubes de serviços e autoridades, entre outros segmentos. O encontro foi coordenador por Nestor Bisi (ex-presidente da Acicam), juntamente com o presidente da Acicam, José Nelson Botega.
Apoios
O fortalecimento do movimento na região será
fomentado através das associações comerciais de cada cidade, por meio das igrejas e também através de visitas dos coordenadores da campanha nos municípios. Presente a reunião, a presidente da Coordenadoria Regional das Associações Comerciais e Industriais da Região de Campo Mourão (Cacircam), Maria José do Nascimento, confirmou a participação no Acorda Comcam/2010. Vinte e duas cidades da região contam com a entidade empresarial. A igreja Católica, que participou ativamente do movimento em 2006, já confirmou também sua adesão a nova campanha.
Vários dos presentes ao encontro apresentaram sugestões. O empresário Francisco Viúdes, por exemplo, propôs que o movimento procure estabelecer um pacto de não-agressão verbal e difamação entre os candidatos da região. Foi ainda sugerido a elaboração de um material mostrando o quanto uma região de porte semelhante a de Campo Mourão e que tem parlamentares próprios conseguiu de recursos públicos nos últimos quatro anos. Também foi destacada a importância de uma maior mobilização das mulheres, a necessidade do envolvimento direto das empresas ligadas a Acicam (que tem praticamente 900 associados) e da mobilização dos presidentes de associações de bairros. Nelson Botega responsabilizou os partidos pela existência de candidatos ficha suja, já que são as organizações partidárias que selecionam seus candidatos.
Agenda
Na segunda-feira, os coordenadores da campanha vão se
reunir com os juízes eleitorais da comarca de Campo Mourão para apresentar o movimento e esclarecer dúvidas sobre o que é permitido pela legislação.
Uma reunião mais ampla com as entidades para tratar de detalhes para o lançamento do Acorda Comcam/2010 será realizada na terça-feira (3/8), a partir das 18h30min, no auditório da Acicam. Uma das questões a ser tratada é a definição dos candidatos da região.
No dia 13 de agosto acontecerá uma reunião da Cacircam e os presidentes das associações comerciais de toda a região serão conclamados a aderir ao Acorda Comcam/2010. Muitos deles já manifestaram apoio. Foto e texto : Toninho de Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário