28 de jun. de 2010

UMA NOITE HISTÓRICA na posse da Academia Mourãoense de Letras


Foi com muita emoção e alegria, que tomei posse na noite do último 24 de junho de 2010 (quinta-feira) na Academia Mourãoense de Letras, na cadeira 28. Ao lado da colunista Ester de Abreu Piacentini, da escritora Silvania Maria de Carvalho e da professora Nelci Mello Veiga, respectivamente nas cadeiras 29, 30, 31 e 32. Tivemos como patronos na sequência, o jornalista e ex-vereador José Dutra de Almeira Lira, o médico José Carlos Ferreira, o professor Arthur Rodrigues Tramujas Filho e o Capitão Índio Bandeira.
A Academia Mourãoense de Letras conta a partir de agora com 31 membros. Tem por finalidade o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura, nos seus aspectos científico, histórico, literário e artístico, podendo participar de iniciativas úteis ao desenvolvimento cultural de Campo Mourão, do Paraná e do Brasil.
DISCURSO - abaixo, posto parte do meu discurso proferido na minha posse na noite de 24 de junho. Com alegria, recebi a pelerine confeccionada pela minha sogra Anália, da minha madrinha Silvana Casali.
“Numa cidade que possue tantas raízes de amizade, e ao lado de amigos, estou emocionado, agradecido e orgulhoso, neste momento. Meu coração de mourãoense pulsa mais forte e uma emoção indescritível toma conta de mim nesta noite ímpar de minha vida. hoje é uma noite realmente, muito significativa, e que me deixa repleto de alegria.
Jamais imaginei que algum dia poderia estar num evento desta magnitude, a frente de uma plateia tão seleta e de tamanha importância, formada por pessoas cidadãs, para com alegria e emoção ingressar na Academia Mourãoense de Letras, como fundador de uma cadeira 28.
Como mourãoense apaixonado por Deus, minha família, meus amigos e minha cidade, tenho orgulho em receber esta honraria. Isto me deixa orgulhoso, agradecido e enobrecido.
Volto no tempo e lembro-me da minha carreira inicialmente na rádio humaitá, no jornal “Gazeta do Centro-Oeste”, a nossa “Gazetinha”, dos amigos Aroldo Tissot e Sônia - duas pessoas do meu apreço que acreditaram na minha insistência, persistência e determinação, e no sonho de escrever e ser jornalista. E foi lá na “Gazetinha”, que assinei a página de esportes e criei a coluna “Tocando de Primeira”, manifestando minhas opiniões e ponto de vista. No jornal Tribuna, dos amigos Nery e Dorly Thomé, durante 13 ininterruptos, com mil cento e duas colunas publicadas até 30 de junho e 2001.
Da Rádio Colméia desde 14 de março de 1987, com programas aos sábados de manhã, inicialmente por 709 sábados seguidos, e após uma parada para concluir o curso de Direito, no Cies, e retorno em 2007 já se foram outros 170 sábados, totalizando 879 programas ou sábados.
Do programa “Golaço” pela TV Carajás - o primeiro esportivo da televisão mourãoense, ao lado do amigo irreverente, Birão Rodrigues, por exatos 99 sábados.
E mais recentemente, na mídia eletrônica, da data de 15 de fevereiro de 2009 quando da estréia no meu BLOG com publicação de notas e imagens de forma habitual. Tudo com muita paixão, hobby e profissionalismo.
Sem contar, nesta trajetória, o lado cooperativista, pois com orgulho e paixão, profissionalmente estou na Coamo desde mil novecentos e oitenta e quatro, e há mais de quinze anos coordenando a área de assessoria de imprensa e cooperativismo, e também colaborando para a divulgação da nossa Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo. Partilho com todos os senhores e senhoras, um pouco da minha história, alegria e paixão pelo exercício do jornalismo compromissado com a qualidade, a informação e o alto astral, ajudando a divulgar e a promover um pouco da história da nossa cidade e da nossa gente. uma cidade com gente de valor, com atuação em vários segmentos da nossa sociedade, que fizeram e fazem a diferença para um mundo melhor.
Gente e uma cidade de muito valor, com pessoas trabalhadoras e apaixonadas, repletas de bons propósitos, de amor a esta terra, e como disse o prefeito Dr. Renato Fernandes Silva, na sua posse em março de 1973, “com o desejo de fazer tudo para que campo mourão cresça, para o bem da nossa comunidade, para o bem do Paraná e do Brasil.” E como bandeira, tenho manifestado no BLOG e no programa Tocando de Primeira, a importância do civismo apresentando o nosso hino há dois anos ininterruptos aos sábados e valorizando a nossa região, não só como sede da microrregião da Comcam, mas, com o sonho de ser muito mais que isto: ser a “Capital do Centro-Oeste do Paraná”, como cidade –pólo de uma das mais importantes regiões do nosso estado.
Acredito que com a soma e a união de todos, Campo Mourão pode assumir definitivamente a sua história e a sua liderança no Centro-Oeste do Paraná, pois como está escrito no seu hino “No Centro-Oeste do Paraná, em região outrora hostil...”. Senhoras e senhores, penso ser este não só um sonho meu, mas de todos os mourãoenses que por aqui passaram ou aqui estão, vivendo e amando esta terra abençoado por deus.
........
Por fim, nesta noite histórica e inesquecível, assumo a cadeira 28 nesta academia com o firme propósito e compromisso de honrar seu estatuto e regimento, e atuar dentro das minhas possibilidades e habilidades, para o cumprimento de sua missão e o fortalecimento da classe, evidenciando a difusão da cultura e da cidadania, e a divulgação das notícias, e boas notícias diga-se de passagem, porque o homem, por natureza, gosta de alargar seus horizontes e essa é a essência e a razão maior do jornalismo.
Com o propósito de levar e elevar os cidadãos de nossa terra, gente que faz e acontece com suas habilidades, profissionalismo e voluntariado, dando de si para os outros um pouco do que recebe para fazer o mundo melhor." Desejo muito sucesso ao presidente Gilson Mendes de Góis, empossado como presidente da Academia Mourãoense de Letras. Agradeço a todos os presentes: autoridades, familiares, amigos e aos mourãoenses de nascimento de coração.

10 comentários:

  1. Meu grande amigo e agora confreire Ilivaldo,
    Que lindo! Foi uma noite memorável. Você fez por merecer esta justa homenagem, agora imortal.
    Merceu pelo seu carisma, sua simpatia e sobretudo pela tua competência.
    Você vai longe, amigo. Ainda vai alçar grandes voôs.
    Parabens! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Grande Ilivaldo!!!! Que jornada linda!. Parabéns. Sucesso Sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ilivaldo!
    Muito sucesso na nova caminhada.

    ResponderExcluir
  4. Ilivaldo, Existem homens, que nasceram para brilhar,
    Outros infelizmente para brigar,
    Ainda alguns para escravizar,
    O muitos para Evangelizar,
    E você nasceu para Propagar a todos
    as boas novas, de Deus, da Família,
    Com a Pedagogia aprendeu a usar corretamente as letrinhas,
    Com o Direito Aprendeu a defendê-las,
    Como jornalista propaga a esperança, a fé e até as derrotas, claro
    Pois não só de flores vivemos, temos que ter alguns espinhos para
    Valorizar nosso Hoje, e conseguirmos um amanhã melhor.
    Como Palmeirense se alegra e até se ilude ou é até iludido, más tudo bem somos assim,
    Verde por dentro e por fora.
    Mas como Homem, é o exemplo para sua família, para seus colegas, para sua Nação para o Nosso DEUS.
    Parabéns Amigo. Estamos Felizes por mais esta conquista tua,
    Suas Conquistas são nossas Alegrias, Suas Derrota é nosso incentivos
    Para continuar lutando por um mundo melhor, por homens e mulheres melhores,
    Por uma cidade melhor, afinal SOMOS DO CENTRO OESTE DO PARANA.
    E me orgulho muito de ser brasileira, Mourãoense e ter você como meu amigo.
    PARABÉNS POR MAIS UMA CONQUISTA, ISTO É MERITO SEU.....
    Use esta cadeira de número 28 da Academia Mourãoense de Letras com orgulho,mas
    Com muita responsabilidade e humildade. bethneco

    ResponderExcluir
  5. Ao amigo Ilivaldo!!
    Parabéns!!!
    Edson Martins Nascimento

    ResponderExcluir
  6. ola meu amigo tudo bem fiquei muito feliz em te ver nessa nova empreitada de sua vida parabens felicidade um abraço bento pai da luciane

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Ilivaldo

    Você merece o destaque pelo trabalho que desenvolve há anos em nosso município e pelos valores que procura transmitir.

    Dalva

    ResponderExcluir
  8. Ilivaldo
    Parabéns por mais essa conquista, voce merece muito mais.
    Sucessos
    Maurício de Lima Fabri

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela conquista, Ilivaldo...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Ilivaldo, sucesso!!! Diga-nos como é possível conseguir uma cadeira desta? Quais os critérios?

    Joana Pereira

    ResponderExcluir