5 de jun. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO ADIONIR RAMOS, o Ádio: palmeirense, contabilista e esportista


Catarinense de Xanxerê, Adionir Ramos, o "Ádio", do Clube dos 30 e do Escritório Lux, é o homenageado desta semana aqui no BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO.
O eterno presidente do Clube dos 30 conta um pouco da sua história e o que pensa nos seus 59 anos de vivência na comunidade mourãoense.
Foi goleiro da AERM no futebol e também goleiro no Futsal na década de 70.
Seguramente, ninguém ousa imaginar o Clube dos 30 em Campo Mourão sem a figura e o comando do Ádio. Ele está para os 30 assim como Fidel Castro está para Cuba.
Figura ímpar com uma vasta história em nossa cidade, seja no campo profissional na área de Contabilidade ou no da integração social e esportiva, Ádio tem no futebol, na família, nos amigos e no Clube dos 30, sem dúvida alguma, suas maiores paixões.
Parabéns Clube dos 30, parabéns Ádio. Um reconhecimento em vida e merecido, diga-se de passagem, e agora, eternizado na rede mundial de computadores.

Nas primeiras imagens abaixo, Ádio com premiação na Cancha Tagliari na década de 70, ao a lado de Itacir Tagliari (in memorian), Clovis Semedo (in memorian), Louri da Silva, Alcyr Costa Schen (in memorian), Willie Bathke Jr; e agachado Ione Sartor, Romeu da Silva (irmão do Louri), Juacir Piacentini, Itamar Tagliari, Adionir Ramos, Teodoro Paitach e Luiz Fernando Bogdanovich. E também, uma das premiações no Interclubes, desta vez no Country.
QUEM É ADIONIR RAMOS? Contador, filho de Godolfino Fidelis Ramos e Rosa Jacob Ramos. Sou casado (33 anos) com Laura Galan Ramos, pai de Vaneska, Veronique, Verediane e avô de Davi.
Nascido em Xanxerê (SC), no dia 21/04/1950, numa sexta feira às 6 horas. Cheguei em Campo Mourão em 1951. Leia no final um pouco da história de Xanxerê.
ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA? Toda minha infância foi em Campo Mourão e sempre jogando futebol. COMO O SENHOR SE DEFINE? Uma pessoa introvertida, mas muito prestativa.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Estudei no Pré-primário do grupo escolar de Campo Mourão em 1956, depois no Colégio Marechal Rondon, ginásio do Professor Ephigênio, Colégio Estadual, no Comércio, como era chamado na época. Formado na Facilcam em Estudos Sociais e Ciências Contábeis, pós-graduação em Contabilidade Gerencial e Auditoria, e centenas de cursos especializantes. QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Trabalhei e trabalho no Escritorio Lux desde 1965 e meu primeiro patrão foi Darcy Deitos, o culpado pelo meu perfeccionismo. Na foto, Darcy em um imagem publicada em 2008 no site Boca Santa, pela visita dos amigos do Clube do Fusca em Curitiba. QUAL A SUA ÁREA DE ATUAÇÃO COMO CONTADOR? Como contador de escritório de Contabilidade temos que atuar em todas as áreas, a evolução tecnologica só nos trouxe mais serviços. Trabalhamos praticamente só para dar informações à Receita Federal.
QUAL FOI SUA TRAJETORIA ESPORTIVA ? Goleiro - joguei no juvenil do AERM de 1965/1970, fui campeão em todos os anos. Joguei no amador do AERM nos anos de 1971/1973. O segundo da direita, goleiro ao lado do Tomadon na AERM.
Goleiro - joguei futebol de salão pela equipe da Cima (da familia Ferrari). Joguei na equipe do Escritorio Lux, como pivô, sendo artilheiro em diversos campeonatos. Na foto recebendo medalha de artilheiro de Willi Bathke Junior.
Fui goleiro do time de Campo Mourão de 1966 a 1973.
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO ESPORTE? QUEM FOI O” CULPADO”? Acho que desde que nasci, e o culpado foi Castilho, goleiro do Fluminense.
ET: Sou palmeirense desde 1958. Na foto, Adio como goleiro no Juvenil da AERM, o terceiro ao lado do Tomadon. NO ESPORTE,QUAIS MODALIDADES JOGOU? Futebol, futebol de salão, handebol, basquete,voleibol. Handebol: fui um dos primeiros jogadores de Campo Mourão junto com Beline, Gilmar e Idê. Era o Pelé do handebol, considerado um dos 10 melhores jogadores
(só tinham 7). Basquete: joguei apenas uma vez (3 minutos) e fui expulso. O placar foi 4x1 para o adversário. Voleibol: era o bicho na rede, o companheiro baixava a rede e eu cortava. Ponto prá nós.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO?
Futebol e futsal. Time do coração é o Palmeiras. ídolos - Castilho, Ademir da Guia (foto) e Rivelino.
QUAL PROJETO GOSTARIA DE REALIZAR QUE AINDA NÃO FOI? Construir um campo de futebol suiço coberto.
COMO É NA SUA OPINIÃO A REALIDADE DE ESPORTE EM CM? No futebol profissional, a realidade é que o mourãoense está descrente, pois já levou muitas decepções com diretorias (nômades) anteriores. No futsal, o mesmo problema de anos anteriores: patrocínios insuficientes para formar um equipe competitiva e a falta de ginásio de esportes à altura de Campo Mourão.
QUAL SERÁ O FUTURO DO ESPORTE EM CM? O futuro é torcer para que a Fecam continue realizando seu excelente trabalho em prol do esporte, e que tenham mais "Mauricios" na coordenação.
COMO SE SENTE SENDO UM DOS ESPORTISTAS MAIS ANTIGOS EM ATIVIDADE E A PARTIR DE HOJE, CELEBRIDADE NESTE BLOG?
Fico muito feliz, por ser reconhecido pelo blog, já estou me sentindo autoridade.
QUEM EM CAMPO MOURÃO É UM ESPORTISTA EXEMPLO? Itamar Tagliari, pela sua dedicação ao futsal.
QUAL DECISÃO E TITULO FICARAM NA HISTORIA EM SUA VIDA ?
Título de campeão dos Jogos da Juventude, conquistada por Campo Mourão, onde minha filha Verê brilhou no futsal feminino.
QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE,SE PUDESSE VALTAR NO TEMPO,JAMAIS TERIA FEITO? Nenhuma.
ÉTICA EM UMA FRASE É... Consciência moral.
O QUE REPRESENTA O CLUBE DOS 30? COMO SE SENTE SENDO UM “DITADOR” DO CLUBE DOS 30? Depois da minha familia, o Clube dos 30 é a coisa mais importante da minha vida. E para Campo Mourão, o Clube dos 30 é como os demais. O Clube dos 30 nasceu da idéia do saudoso “veio Teco” e posto em prática pelos fundadores, dos quais eu faço parte. Como “ditador” posso dizer que é agir com imparcialidade, somos um clube democrático onde todos tem o direito à voto (Sim ou não).
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... Extraordinário, mais ainda, com a vinda de meu neto, Davi. O SENHOR ACREDITA QUE CM PODERÁ ELEGER DEPUTADOS NESSAS ELEIÇÕES? Se eleger um, já será dificil, mais de um é improvável,pois somos uma região desunida. Comcam só o nome.
O QUE O SENHOR AINDA NÃO FEZ QUE SE TIVESSE CONDIÇÕES,AINDA GOSTARIA DE FAZER? Ir assistir uma Copa do Mundo.
QUAL O MELHOR TIME QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? O Palmeiras de Ademir da Guia. Há 44 anos atrás, mais precisamente em 7 de setembro de 1965, o Palmeiras representou a Seleção Brasileira num amistoso contra a poderosa Celeste Olímpica do Uruguai, na inauguração do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão. Ademir Da Guiia é o quinto da esquerda para à direita.
CITE TRES PERSONALIDASDES ESPORTIVAS DE CM? Getúlio Ferrari Júnior, o "Getulinho", Itamar e Carlão Tagliari. Na foto, Carlão e Itamar, em clima de Copa do Mundo, no final da manhã de 4 de junho de 2010, na Casa Tapi, quando o blogueiro tirou esta foto com exclusividade.
CITE TRES PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CM:
professor Egídio Martelo(in memoriam), Darcy Deitos e dr. Sérgio Rebeis (na foto, o terceiro da direita para à esquerda após participação no programa Tocando de Primeira, na Rádio Colméia que homenageou o professor Ephigênio José Carneiro).
AMIGOS DE CONFIANÇA.... todos aqueles que convivo.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É...um diamante bruto
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ???um diamente lapidado.
O GOVERNO NELSON TURECK É: razoável.
O GOVERNO LULA É: felizmente não será mais.
AS CHANCES DO BRASIL NA COPA DO MUNDO 2010 SÃO:
infelizmente não são boas,não chegaremos às oitavas de final.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA.
sentimento de ser reconhecido, valorizado. é uma honra muito grande.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG?
o folclórico Angelo Versi Sequinel - na foto abaixo , ao lado do José Tomadon, quando Ádio recebeu em pleno sábado do Interclubes 2009 o troféu Tocando de Primeira, o primeiro da história entregue fora do estúdio da Rádio Colméia. QUAL PERGUNDA NÃO FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO.
Como é sua familia?
e eu responderia: é uma familia feliz e muito unida.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG?
vamos escolher os nossos governantes com responsabilidade.
JOGO RÁPIDO
UMA MUSICA ?
amores clandestinos. COMIDA: pizza. UM SONHO? ganhar na loteria. UMA SAUDADE: os parentes e os amigos que já se foram. MOMENTOS INESQUECÍVEIS: nascimento das filhas e do neto. HOBBY: assistir filmes, muitos filmes. MA NIA: perfeccionista. PROGRAMA: Fantástico. JOGO: futebol suiço. TÍTULO: minha filha campeã dos jogos da juventude
UMA FRUSTAÇÃO:Copas do Mundo de 1982/1986.
FAMILIA: a coisa mais sagrada que Deus nos deu.
CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA CIDADE NATAL DO ÁDIO
Xanxerê, Capital Estadual do Milho, é um dos municípios mais desenvolvidos de Santa Catarina. Com suas inúmeras belezas naturais e boa infra-estrutura para turismo, atrai visitantes de todas as partes do Sul do país e da Argentina. As cascatas escondidas no meio da mata, trilhas ecológicas e áreas de lazer são as principais atrações.
A base da ecocomia é o setor primário. A criação de aves, suínos, bovinos, ovinos e a apicultura também são fontes expressivas de renda. Xanxerê, de 40 mil habitantes, está situada a 44 km de Chapecó e a 516 km de Florianópolis. A partir de 1939, gaúchos descendentes de italianos e de alemães começaram a estabelecer-se nas terras onde hoje localiza-se Xanxerê. Além destes, vieram fazendeiros em busca de terras para criarem gado e extraírem madeira. Na época, o município encontrava-se na área de conflito entre Brasil e Argentina. A área que atualmente compreende o município de Xanxerê, teve os seguintes nomes: Distrito de Generozópolis; 2. Vila de Xanxerê; 3. Distrito de Rui Barbosa; 4. Vila de Xanxerê (outra vez); 5. Distrito de Xanxerê; 6. Município e Comarca de Xanxerê.
Com uma economia baseada na agricultura, Xanxerê distancia-se 46 Km de Chapecó e foi emancipada politicamente em 27 de fevereiro de 1954.
A origem do seu nome vem da língua indígena Kaingang, que significa “campina de cascavel”. Xanxerê significa na língua indígena Kaigang "campina das cobras" ou "campina da cascavel" - na área a existência de muitas espécies de cobras com predominância da cobra cascavel. Os índios Kaingang e Guaranis foram os primeiros habitantes do Oeste Catarinense, isto aproximadamente no ano de 1800. Depois vieram os portugueses, sírios, turcos, alemães, libaneses, poloneses, italianos e outros.
HINO DE XANXERÊ Lei de criação nº JB 2243 / 96. Letra e música Gabriel Garcia.
Avante Xanxerê ! Avante Xanxerê !
Campina histórica em grande evolução
ÉS um berço forte e bravo
Perseverante fizeste emancipação.
Teu governante e teu povo
Esforço unido - a meta é trabalhar
Para o crescimento do nosso município
E Santa Catarina prosperar.

Salve ! Salva ! Oh ! Xanxerê !
O teu pendão lembra a nossa economia
Abençoado pela Mão Divina
Que é o nosso lema, eterno guia.
Xanxerê, solo querido,
A tua origem hospitaleira e varonil
Com pecuária, turismo e agroindústrias
Partilhas no progresso do Brasil.

Oh ! Terra fértil e tão bela
Mãe generosa o alimento vem nos dar
Montes, pinhais, rio e cascata
Como teus filhos precisamos preservar.
Faz-se presente povo sadio
Arte, cultura, amor e educação
Com a natureza o clima temperado
Estenda a todo o Oeste e região.

Um comentário:

  1. Essa é uma das homenagens mais merecidas. O Adio é figura impar em Campo Mourao...todos nós outros somos iguais...o Adio transcende a verdadeira acepcao de fazer amigos se transformarem em amigos e cultivarem a amizade todos os domingos de todos os domingos do resto de nossas vidas...tenho orgulho de ser seu amigo...parabéns a vc, Adio e obrigado a vc, Ilivaldo, por registrar isso na história.
    Getulio.

    ResponderExcluir