11 de mai. de 2010

DUNGA CONVOCA Seleção Brasileira: Grafite é a novidade; Ronaldinho e Ganso ficam de fora



Não houve apelo nacional ou campanha capaz de convencer Dunga. Na tarde desta terça-feira, o técnico da seleção brasileira anunciou os 23 convocados para a Copa do Mundo da África do Sul sem surpresas. Paulo Henrique Ganso e Neymar não foram chamados.
A maior novidade foi Grafite no lugar de Adriano. Na decisão do treinador valeu o esforço do grupo formado ao longo de seus três anos e dez meses à frente da seleção. Nas vagas que ainda levantavam dúvidas, foram confirmados Gomes, Doni, Gilberto, Michel Bastos, Thiago Silva, Kleberson, Nilmar e Grafite.

As atuações destacadas de Paulo Henrique Ganso e Neymar não foram suficientes para comover Dunga. A dupla do Santos nunca jogou pela seleção brasileira principal. O treinador preferiu apostar no grupo que lhe deu sustentação durante sua gestão, nos bons e nos maus momentos.

O nome que mais chamou a atenção na lista foi o de Grafite. O atacante do Wolfsburg foi convocado apenas duas vezes, mas ganhou a vaga devido ao momento ruim de Adriano. Do Flamengo, o único chamado foi Kleberson, justamente o que mais corria risco caso Dunga cedesse à pressão por Ganso. Outra ausência importante é a de Ronaldinho Gaúcho.

Desde que o Brasil confirmou a vaga na Copa, o treinador da seleção foi bombardeado por campanhas em nome de alguns jogadores. A primeira foi por Ronaldinho Gaúcho, que voltara a atuar bem pelo Milan. Nas últimas semanas, Ganso e Neymar ganharam as manchetes. Mas nada disso convenceu Dunga e seu discurso de coerência.

Embora deva receber críticas pela inflexibilidade na convocação, Dunga tem a seu favor uma campanha positiva como comandante da seleção. Ele chega à principal competição do futebol prestigiado pelos resultados. Faturou dois títulos (Copa América e Copa das Confederações), terminou as eliminatórias sul-americanas em primeiro lugar e obteve rendimento satisfatório contra seleções de primeiro nível.

A coerência tão proclamada pelo treinador ficou explícita até na maneira como a lista dos 23 foi apresentada. Junto com o nome do escolhido havia o número de convocações de cada um. Um claro recado aos que cobraram a presença dos novatos santistas.

Os 23 jogadores chamados nesta terça se apresentam à comissão técnica da seleção no próximo dia 21, no Centro de Treinamento do Atlético-PR, em Curitiba. O Brasil realizará testes físicos e exames médicos no local até o dia 26, quando embarca rumo à África do Sul.

CONVOCADOS
GOLEIROS - Júlio César (Inter/ITA) Doni (Roma/ITA) Gomes (Tottenham/ING)
LATERAIS - Maicon (Inter/ITA) Daniel Alves (Barcelona/ESP) Michel Bastos (Lyon/FRA)
Gilberto (Cruzeiro)
ZAGUEIROS - Lúcio (Inter/ITA) - foto, Juan (Roma/ITA) Luisão (Benfica/POR) Thiago Silva (Milan/ITA)
VOLANTES - Felipe Melo (Juventus/ITA) Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE) Josué (Wolfsburg/ALE) Kleberson (Flamengo)
MEIAS - Kaká (Real/ESP) Ramires (Benfica/POR) Elano (Galatasaray/TUR) Júlio Baptista (Roma/ITA)
ATACANTES - Luís Fabiano (Sevilla/ESP) Robinho (Santos) Nilmar (Villarreal/ESP) Grafite (Wolfsburg/ALE .
Fonte: site Uol

2 comentários:

  1. Forza Azzurri!! - Con questa selezione Brasileira Mediocre, il modo in cui è contorto con gli Azzurri, perché Brasile caira 1a tappa. :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Dunga dá exemplo para toda a juventude brasileira: 'Não uso craque'

    ResponderExcluir