13 de abr. de 2010

PADRE RICARDO ARICA, um jovem a serviço de Deus


"A chuva caia mansamente do lado de fora da nossa Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na noite histórica de 24 de fevereiro de 2010, portanto, há quase sete semanas.

E dentro da Igreja uma noite de muita alegria, emoção e gratidão a Deus pela celebração do padre Carlos Cézar e a apresentação pela vez primeira à nossa comunidade e nossa Capela do padre Ricardo Arica Ferreira - o mais novo sacerdote da Diocese de Campo Mourão, ordenado no Ano Sacerdotal, no ano da graça de Deus do Jubileu de Ouro da nossa Diocese.
E foi assim, na noite da graça de Deus que conhecemos e recebemos pela primeira vez em nosso meio o padre Ricardo.
E Deus disse: da união e do amor do casal Francisca e José Ferreira Netto nascerá um dia em Bandeirantes, no Norte do Paraná, um menino que receberá o nome de “Ricardo”. Ele será um homem inteligente, de bom coração, simples, pequeno, alegre e com autoridade; será iluminado e em sua vida receberá uma graça especial. A graça de ser pastor, pastor de almas e por onde for levará o meu Evangelho para milhares e milhares de pessoas.
Este menino será uma pessoa carismática, única, que mostrará e levará a cada pessoa que encontrar o meu amor e os meus ensinamentos para transformar o meu mundo para melhor!....
E Deus continuou: ele será Sacerdote e em tudo que fizer dará graças a Deus, e inclusive, quando estiver recebendo o meu espírito na sua ordenação se emocionará muito com choro de alegria, tendo como lema “Basta-te a minha graça”.
E sempre direi a ele em todos os dias quando estiver em oração comigo:
Capricha Ricardo! Você é único e deve sempre carregar a humildade e a simplicidade no seu jeito de ser e agir, e deve estar disposto para anunciar o meu eterno amor e aonde eu mandar você deverá ir.
E Deus também disse: sua caminhada pastoral será iniciada em um Santuário, numa cidade chamada Campo Mourão, que fará homenagem a mãe do meu filho com o nome da padroeira do pais mais católico do mundo, chamado Brasil: Nossa Senhora Aparecida.
Mas, seu trabalho inicial será por pouco tempo em uma Comunidade pequena, mas grandiosa e que em muito marcará a sua vida, de nome “Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”. Nesta comunidade de gente simples, humilde e unida na força e na fé, de gente de bem e comprometida com o meu Evangelho e a minha Igreja. Nesse lugar ele viverá o primeiro grande momento de sua vida sacerdotal celebrando o primeiro batismo.

Terás um jeito simples e alegre, cativando as pessoas como nunca e estas jamais o esquecerão porque são pessoas boas e terão suas vidas transformadas por sua ação de Pastor e evangelizador, sempre em meu nome.
Mas ele estará no meio da comunidade por pouco tempo, encontrará pessoas de valor inestimável como a dona Edir (foto acima), só para citar uma pessoa apenas, e se sentirá encantado pela comunidade; serás um padre feliz com muitos dons e talentos, para profetizar as minhas palavras e o meu amor.
Deus ainda prevê: Nessa comunidade no ano da graça de 2010, por algumas semanas este menino abençoado chamado Ricardo, por minha graça viverá fortes emoções: celebrará como Sacerdote a sua primeira Páscoa e de forma intensa, será um perfeito instrumento da minha paz, do meu Evangelho e do meu Amor, arrebanhando com a sua catequese, jeito de ser e de falar com firmeza e autoridade, uma grande multidão em todas as missas e no tríduo Pascal que celebrará a vida, paixão, morte e ressurreição do meu filho muito amado que, por causa da salvação de todos fez-se obediente até a morte na cruz, com a certeza da vitória.
Ali, nessa comunidade ele viverá momentos felizes, de forte emoção e inspiração evangelizadora. Mas o meu povo da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não o terá por muito tempo, pois precisarei dele para seguir adiante e assim, levar a minha palavra para outros povos; avançar para águas mais profundas e para águas mais claras, este o nome do lugar (Goioerê) da graça de Deus a partir de 18 de abril do ano 2010 - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Padre Ricardo, “Basta-te a minha graça” foi o lema da sua ordenação.
Não temos dúvidas sobre a sua vocação. O Senhor é um homem de Deus e um bom padre. Nessas poucas semanas aprendemos a admirá-lo e amá-lo como nosso Pastor, e vimos que o Senhor fez e faz a diferença para a graça de Deus.
Diremos apenas “Até logo”, mesmo porque o que sentimos e vivenciamos nessa caminhada ficará em nossa memória e em nossos corações, que batem forte de emoção e de alegria pela sua existência. Viva!
Rogamos a Deus por intermédio da nossa mãe Maria sob o nome de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para sejam abundantes em seu dia a dia as graças, bênçãos, bondade e misericórdia de Deus e que tudo seja feito para a sua glória.

Padre Ricardo, seja alegre na esperança, firme nas tribulações e perseverante na oração. O Senhor é único e como filho do céu e abençoado por Deus é como um Diamante que brilha e mostra o caminho, a verdade e a vida ao povo de Deus. Só se tem saudade do que é bom!
Por fim, como disse Chaplin, “Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso”.

Tudo passa, o que não passa e nunca acaba é Deus, razão da nossa existência .
“O que as grandes e puras afeições têm de bom é que, depois da felicidade de as ter sentido, há ainda a felicidade de recordá-las."
Deus seja louvado pela sua existência padre Ricardo.
Muito sucesso na sua caminhada de evangelização.
Texto escrito por Ilivaldo Duarte e apresentado na missa de 10 de abril de 2010 - a penúltima- na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Rio Grande/Jardim Copacabana) pertencente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Campo Mourão-PR.
ET: Nesta quarta-feira (14/04) Padre Ricardo celebrará a sua última missa nesta sua primeira passagem na Capela N . S. P. Socorro antes de assumir a Paróquia do mesmo nome em Goioerê, na Vila Guaíra.

6 comentários:

  1. Que alegria saber que realizei minha vocação e missão nesta querida comunidade, mesmo que foi por pouco tempo, porém tempo este vivido intensamente: cada missa vivida como se fosse a primeira e a última... Esta comunidade é uma bênção... feliz do padre que nela desempenhar seu ministério. Se tivesse 1000 vidas, 1000 vidas seria padre... Se 1000 vezes o bispo pedisse para mim ir para esta comunidade, 1001 vezes iria...
    Obrigado comunidade pelo carinho e amizade dispensados para comigo. E que você Ilivaldo continue colocando em prol da comunidade este grande dom que você tem e é.
    Abraços e que Deus abençoe a todos nós...

    ResponderExcluir
  2. Caro Ilivaldo, não estive presente, mas me emocionei ao entrar em contato com a mensagem. Parabéns, pois você, iluminado pelo Espírito Santo, pôde expressar o sentimento de nossa comunidade. Tudo isso, confirma que temos sido abençoados pelos três padres que estão conosco, mesmo que um deles tenha ficado por pouco tempo. Bom saber que o Pe Ricardo ao passar por aqui deixou marcas e levará memórias, acredito que positivas. Creio que Deus o cobrirá de graças no local para onde foi enviado.
    Você disse que a nossa comunidade é formada por pessoas humildes e do bem, penso que essa seja a razão por ser unida pelo amor, pela fé e, principalmente, acolhedora!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ilivaldo,

    Parabéns, primeiro por ser um cristão autêntico e que através do seu trabalho e da sua profissão como comunicador, leva a mensagem do Evangelho, a Palavra de Deus a todos. Esta mensagem feita por vc na missa do último sábado, pela inspiração do Espírito Santo, expressou de coração aberto com certeza, tudo o que nós da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro gostaríamos de dizer ao Padre Ricardo! Deus te abençoe e derrame sobre vc e sua família muitas graças. Um abraço. Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Ilivaldo,voce nos emocionou no sábado com essa mensagem e principalmente pela forma apresentada, com muito sentimento. Parabéns por colocar seu dom a serviço de Deus e da Comunidade. A você Pe. Ricardo, quero desejar boa sorte nessa sua nova missão. Quando disse que o Padre que exercer seu ministério em nossa comunidade será feliz,lhe digo que feliz é a comunidade que pode tê-lo como Padre. A Capela Nossa Sra. do Perpétuo Socorro é agraciada e feliz pelo período que passou conosco. A semente foi plantada e será cultivada por cada um.

    Renata

    ResponderExcluir
  5. Bom dia parabens Ilivaldo por este blog ,Agradeço a Deus por iluminar pessoas igual vc que escreve lindos textos .DEus te abençoe .Mâe Rainha te cubra com seu MANto SAgrado.abraço .Rosa Vecchi Florianopoli

    ResponderExcluir
  6. que Deus te ilumine os seus passos,que Nossa Senhora te cubra com o seu Manto Sagrado sobre o Senhor.E peço Oração pela minha familia.

    ResponderExcluir