7 de abr. de 2010

HOJE É Dia do JORNALISTA. Viva!


Hoje dia 7 de abril é Dia do Jornalista. Então viva nós!

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) define no parágrafo primeiro do artigo 302 a função do jornalista: “Jornalista o trabalhador intelectual cuja função se estende desde a busca de informações até a redação de notícias e artigos e a organização, orientação e direção desse trabalho.”
Jornalismo na Capital do Centro-Oeste do Paraná exercido por profissionais ao longo das décadas com muito profissionalismo e competência. Os que começaram mais cedo e os da nova geração atuando nas redações dos jornais, nas emissoras de rádio e televisão, ou na mídia eletrônica : Aroldo Tissot e Sonia Secsinski (foto acima), Pedro da Veiga e Wille Bathke Júnior (na foto abaixo respectivamente o primeiro e o quinto da esquerda para à direita), Antonio Luiz de Matos, Ely Rodrigues, Sid Sauer (foto abaixo), Regina Lopes Pereira, Valdir Bonete, Antonio Márcio, Maika Thaísa (foto) Clodoaldo Bonette (foto) , Roberto Soares, Walter Pereira, Ronaldo Ragadali e Buana Magalhães (Foto) só para citar alguns.
Prazeirosa, apaixonante, desgastante e de muita responsabilidade. Assim pode –se definir a profissão de jornalista. Ética é uma palavra que o jornalista deve abraçar de vez, pois é o que dá sentido ao exercício desta profissão que se faz por amor e com responsabilidade.

Como de ser o jornalista? O jornalista deve ser eclético, visto que a profissão exige isso do profissional. Ele tem que ser clínico geral, já que a área do jornalismo é vasta.

O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil no dia 7 de abril, em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa.

A história conta que o movimento popular gerado pela morte de Badaró levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o “Dia do Jornalista”.

3 comentários:

  1. Valeu, muito legal e pertinente o assunto, e a forma como abordou foi bacana. Parabéns para vc também. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Feliz Dia dos Jornalistas, esses profissionais que trazem toda a informação que a sociedade tem hoje.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Beth Neco Diz: hoje realmente é um dia muito especial, principalmente por termos em nossa cidade voces: Ilivaldo Duarte, seu Aroldo Tissot( o homem que tem as mãos de veludo) e a sonia Secsinski. e outros também que merecem nossos Parabens e nosso todo respeito. Parabens pelo dia do Jornalista

    ResponderExcluir