24 de abr. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO:Oscar Sumio Azuma


Nascido em Assai (PR), Oscar Sumio Azuma, filho de Guempati Azuma e Sumiko Sugihara e descendente de japoneses da segunda geração (nissei).
Santista desde criançinha, ex-presidente da Sonibram, do Rotary Campo Mourão, com grande atuação voluntária na Capital do Centro-Oeste do Paraná, Oscar é uma daquelas pessoas inteligentes com quem você pode ficar horas a fio conversando e aprendendo com sua sabe doria e amizade verdadeira.
Oscar é gente nossa, gente que faz e acontece. No programa Tocando de Primeira edição 755 do histórico 5 de janeiro de 2008 Oscar foi homenageado como Celebridade no Rádio e no mundo virtual ele é o homenageado deste final de semana aqui no Nosso BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Oscar conta um pouco da sua história e atuação nos clubes, entidades e empresas. Conta por exemplo, que nunca foi um desportista de praticar bem o esporte. "Na minha infância pratiquei um pouco de atletismo e beisebol na escola japonesa. Gosto de natação e pratiquei muito e pratico quando posso. Como nunca despontei em nada, fui praticar judô na minha adolescência, mas também não prosperei. Jogava também futebol suiço entre os amigos, mas como não era bom de bola era sempre fui goleiro de um dos times", diz Azuma, sócio da Sonibram desde 1990, entidade da qual foi presidente durante 10 anos.
Parabéns Oscar, Celebridade! Que esse reconhecimento da sociedade seja estímulo para continuar atuando em prol de quem precisa. Viva!
Uma ENTREVISTA DE DOMINGO imperdível!
QUEM É OSCAR AZUMA?
Meu nome completo
é Oscar Sumio Azuma, nascido em Assai (PR),
aos 21 de Dezembro de 1947, sagitariano.
Filho Guempati Azuma e Sumiko Sugihara,
descendente de japoneses da 2ª geração (nissei).
Casado com Dirce Akemi Sasahara Azuma e
tenho 3 filhos, Eduardo Akira, advogado, Suelen Akemi, engenheira elétrica e Kelen Yumi, publicitária,
duas netas, sendo
a Liv Lie com 5 anos e a Hannah com menos de um mês de vida.
Fui transferido no Banco do Brasil da
Agência de Medianeira (PR) para agência de
Campo Mourão,
em 1.990, e sou aposentado da instituição desde 1.995.
Como gostei daqui resolvi fixar
minha residência
definitivamente em Campo Mourão,
porque é uma cidade boa de viver.

ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA?
Minha infância foi marcada com a forte presença de família de japoneses e todos os amigos de infância eram também descendentes de japoneses. Fui estudar aos 5 anos na escola de língua japonesa, onde freqüentei por aproximadamente 5 anos. Nessa escola aprendia-se além da língua japonesa, matemática e português. Por isso quando entrei no primário (Grupo Escolar) não tive nenhuma dificuldade em Matemática.
A cidade de Assai tem 15% da população do município constituída de famílias nipo-brasileiras, proporcionalmente é a cidade onde tem maior concentração de descendentes de japoneses no Brasil, que tem menos de 1% de japoneses e seus descendentes em relação à população
brasileira.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou um ser que sempre almejei alcançar aquilo que me dá prazer, trabalhando para a comunidade, constituí uma bela família, ter uma excelente esposa ao lado para me acompanhar em todas as atividades que exerço. Sou simples, porem exigente e perfeccionista, como sagitariano que sou. Perseverante naquilo proponho a fazer. Vivo muito bem, feliz da vida e totalmente realizado.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Fiz o primário de 1ª a 4ª sério no Grupo Escolar de Assai, ensino público, onde mais de 50% da sala de aula era composta de alunos descendentes de japoneses. Em seguida, cursei o Ginásio Comercial no Colégio Comercial Maria José, que era um curso de aprendizado de contabilidade desde a primeira série. Após concluído o ginásio, formei em Escola Técnica de Comércio Maria José, com diplomação em contabilidade. Fui aprovado em seguida no curso de Administração de Empresas na Universidade Estadual de Londrina. Cursei dois anos e interrompi o curso para assumir no Banco do Brasil em Medianeira (PR), em 1.973.

QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Assumi no Banco do Brasil, agência de Medianeira (PR), em 1.973, e fiz quase toda minha carreira naquela agência, de simples escriturário a supervisor. Em 1990, no fervor do Plano Collor assumi como gerente de atendimento na agência de Campo Mourão e aposentei-me na mesma agência em 1.995, totalmente realizado como bancário. Atualmente sou sócio proprietário da ALS Fomento Mercantil Ltda., empresa de factoring e câmbio.
Oscar e esposa na Festiva do aniversário dos 105 anos do Rotary Club na Casa da Amizade
QUAL A TRAJETÓRIA ESPORTIVA? JOGOU ALGUMA MODALIDADE?
Nunca fui desportista de praticar bem
o esporte. Na minha infância pratiquei um pouco de atletismo e beisebol na escola japonesa.

Gosto de natação e pratiquei muito e pratico quando posso. Como nunca despontei em nada, fui praticar judô na minha adolescência, mas também não prosperei. Jogava também futebol suiço entre os amigos, mas como não era bom de bola era sempre fui goleiro de um dos times.

Na adolescência pratiquei um pouco de tênis de mesa. Depois de adulto, pratiquei tênis de campo, mas desisti por problema de contusão.

Um jogo de futsal amistoso que marcou foi nos anos de 1980 quando fomos jogar em Foz do Iguaçu e fui jogar no gol porque os três titulares da AABB Medianeira estavam ausentes naquele dia. Só para se ter uma idéia o time de Foz foi campeão brasileiro de futsal nos jogos abbeanos naquele ano. O resultado do amistoso: perdemos de 10 a zero.

QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E ÍDOLO?
Gosto de todos os tipos de esporte
, natação é a minha preferida. Gosto de futebol, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei, futsal, etc. adoro assistir formula um e formula Indi .
Atualmente reúno os amigos da feliz idade para jogar cartas (baralho).
Meu hobby: Pescaria e viajar.
Meu time do coração é o SANTOS (com letra maiúscula), A MÁQUINA DE FAZER GOL, a base da seleção brasileira (recado para o técnico Dunga) e, em breve, campeão paulista de 2010.
Meu ídolo: Pelé.
QUAL O MELHOR TIME QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? Obviamente foi o Santos na década de 60. Assisti em Londrina no estádio Vitorino Gonçalves Dias, não me lembro mais o adversário do amistoso, Só queria ver o Pelé, porque já estava no auge de sua carreira.
DESDE QUANDO ESTÁ ENVOLVIDO COM A COMUNIDADE SONIBRAM? QUEM FOI O ‘CULPADO”? Sou sócio da Sonibram desde 1990,
e em 1995, o “culpado” foi Jintaro Ikeda - na foto, o primeiro da direita para à esquerda, ao lado de José Aroldo Gallassini e Sérgio Ueda, nas comemorações dos 100 anos da Imigração japonesa no Brasil- da Paraná Diesel.
De tanto ele insistir para que fosse presidente, eu aceitei, presidi a Sonibram por dez anos e até hoje continuo particpando da diretoria desta importante associação.
O QUE LEVA AS PESSOAS A SEREM VOLUNTÁRIAS E ENGAJADAS NAS CAUSAS SOCIAIS? Em primeiro lugar, para se envolver na comunidade tem que ter espírito comunitário muito forte e gostar daquilo que pretende fazer e ter a satisfação de sua realização. Vejo também que, embora tenha muitos voluntários na cidade, é difícil achar alguém que lidere um movimento comunitário. Está cada dia mais escasso encontrar alguém que toma frente de entidades sociais e filantrópicas.
QUAIS AS LIÇÕES DE SUA ATUAÇÃO NA SONIBRAM, ROTARY, CACIRCAM, ALIANÇA CULTURAL BRASIL-JAPÃO? São as melhores possíveis. Aprende a ser mais equilibrado, tolerante, principalmente ser mais humilde. São verdadeiras aulas da vida.

O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É.... uma fase excelente.

QUAL PROJETO AINDA NÃO ACONTECEU QUE GOSTARIA DE REALIZAR? Não tenho um projeto especificamente. Mas, estou construindo na minha mente, no futuro, passar o período da melhor idade, com bastante saúde e muitos anos felizes, sem incomodar ninguém. Gostaria também de conhecer a terra dos meus pais no Japão, especialmente as províncias de FUKUSHIMA (pai) e de ISHIKAWA (mãe), onde moram meus parentes.
Província de Fukushima

Salão internacional de Ishikawa
QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA E SUA VIDA? Não tenho momento marcante que possa dizer histórico. Tudo que fiz foi consciente e não me arrependo. Único acontecimento esportivo histórico foi no ano que casei, em 1977. Naquele ano, logo que voltei da lua de mel, na sexta-feira, e no sábado fui convocado para jogar no gol a decisão do futebol suíço interno da AABB de Medianeira. Nesse dia fatídico, logo nos primeiros cinco minutos de jogo tomei dois gols e me expulsaram com razão. Obviamente perdemos o título. Se não foi trágico, foi pelo menos cômico. Aprendi uma lição: Nunca jogue no gol no período pós lua de mel.

CITE PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO? Sergio Ueda (como técnico de tênis de mesa), Itamar Tagliari ( representando a família Tagliari e pela dedicação ao futsal), Paulinho do atletismo (pela dedicação e pela perseverança com que ensina seus alunos)
Itamar e Ueda, ao lado do professor Matsumi na homenagem recebida no programa Tocando de Primeira, na Rádio Rural AM.
CITE PERSONALIDADES EM CAMPO MOURÃO?Dr. José Aroldo Gallassini, (foto) Sérgio Ueda, Jintaro Ikeda, os cidadãos que foram homenageados no centenário da Imigração japonesa em 2008.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É.... a querida cidade boa de morar e de viver
CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ..... a querida cidade excelente de morar e de viver

O GOVERNO NELSON TURECK É...... razoável. Poderia administrar melhor.

O GOVERNO LULA É......razoável. Oito anos de demagogia, só os brasileiros mesmo que agüentam.

QUEM VOCÊ SUGERE PARA SER CELEBRIDADE AQUI NO BLOG E HOMENAGEADO NA ENTREVISTA DE DOMINGO? Dr. Aroldo Gallassini, dispensa qualquer comentário; Ademar Batista de Melo; Dr. Rui Antonio Cruz , Dr. Cristiano Calixto (corintianos roxos. Roxos? É redundância.), Ivo Chiroli, da Gráfica Mourão (um santista mais velho que conheço em Campo Mourão), Dr. Marcos Corpa, um grande sãopaulino, para não dizer fanático, Nery Thomé, já que não é mais candidato a nada. Pena que torce pelo "Coxa".
Nota do BLOG: Dos citados, dois deles já se tornaram Celebridades e estão imortalizados na ENTREVISTA DE DOMINGO. As entrevistas com Dr. Ruy Cruz e Dr. Marcos Corpa poderão ser lidas ou acessadas novamente nos endereço abaixo: clique ni link ou digite-os no google.
http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2009/08/entrevista-de-domingo-dr-rui-cruz.html

http://ilivaldoduarte.blogspot.com/2009/04/entrevista-de-domingo-marcos-corpa.html

QUAL PERGUNTA QUE NÃO FOI FEITA QUE O SENHOR GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? PERGUNTA: O QUE ESPERA DO PRÓXIMO GOVERNO EM RELAÇÃO AOS ESPORTES? Esperamos que o governo, através do Ministério de Esportes ou Ministério da Educação, invista maciçamente nos esportes principalmente nas escolas, tornando-os como uma disciplina obrigatória em todos os níveis de escolaridade, franqueando aos alunos 24 horas para freqüentarem os ginásios de esportes, quadras, salas de jogos e disponibilizar todos os materiais esportivos aos freqüentadores, desde alunos ensino fundamental até aos universitários. Com isso, manterão em tempo integral os alunos ocupados física e mentalmente, cujo resultado, com certeza, será a diminuição dos jovens em envolvimento na criminalidade.
Oscar, presidente da Sonibram, abrindo um dos melhores campeonatos intercoloniais da história do tênis de mesa brasileiro, em 2000, no ginásio da Arcam.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA? Quem não gosta de ter massageado o seu ego? É uma sensação agradável e uma grande oportunidade de revelar sua trajetória ao público.
QUAL A SUA IMPRESSÃO SOBRE A "ENTREVISTA DE DOMINGO"? Não só a impressão, mas acima de tudo é um veículo de comunicação rápido, atinge seu público de forma direta e seletiva e o conteúdo é específico para quem tem interesse em conhecer alguém do meio desportista ou a ele vinculado indiretamente, como é o meu caso.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Participe e incentive a se comunicar através desse meio de comunicação que é útil, versátil e bastante divertido. Finalmente, quero agradecer e parabenizar mais uma vez ao nosso amigo e comunicador Ilivaldo pela iniciativa e torço que o seu BLOG perpetue nesse meio de comunicação que é bastante concorrido. Um grande abraço a todos, tudo de bom. Meu muito obrigado e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário