16 de mar. de 2010

COLUNA DO SHAPIRO: Inteligência Emocional


Você sabe definir Inteligência Emocional. É importante. Este artigo pode ser um excelente começo para o aprofundamento em um assunto fundamental à liderança eficaz.

Inteligência emocional é um tema relacionado
à liderança tanto na intensidade quanto na extensão. É considerada o maior fator de contribuição para a eficácia da liderança na empresa.

O que é a Inteligência emocional? Fácil entender. Não digo o mesmo sobre pôr em prática.

Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que se define como a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a habilidade em lidar com eles.

A paixão pelo trabalho e pelas pessoas é um aspecto particularmente importante da inteligência emocional. É difícil inspirar os outros se você não é apaixonado pelas suas principais atividades de trabalho.

Muitos líderes falharam devido a deficiências evidentes na inteligência emocional. Quando Frank Lorenzo assumiu a Eastern Air Lines – empresa que acabou levando à falência –, a aversão que se desenvolveu entre ele e os líderes sindicais cresceu tanto que acelerou a queda da companhia.

Como consultor, já vi casos assustadores. Uma herdeira, que assumiu o papel da madrasta malvada de todos os empregados da empresa que seu pai fundara, foi um dos mais tristes que acompanhei. Ela demitia funcionários por simples capricho. Finalmente, ela acabou envolvida em sérios problemas com a Receita Federal por sonegação de impostos, e com o Ministério do Trabalho. Seus próprios funcionários a denunciaram.

Poder e razão estão intimamente relacionados à eficácia. Uma forte razão de poder leva o líder a se interessar por exercer influência sobre os outros. Quando uma razão de poder é muito intensa, ela pode se manifestar em um comportamento rude do líder. E isso é algo que as pessoas não só odeiam, mas investem tempo precioso de trabalho em criar estratagemas para rebater, até verem o tal líder isolado e sem qualquer força.

Baixo Quociente de Inteligência Emocional é uma deficiência que acelera o fracasso. Está comprovado.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

Nenhum comentário:

Postar um comentário