5 de mar. de 2010

COLUNA DO SHAPIRO: Credibilidade


Um dos atributos mais importantes das relações humanas, difícil de se ganhar, facílimo de se perder. Exige cuidado.

ABRAHAM SHAPIRO

Credibilidade. É a característica da pessoa em quem se pode acreditar; que é confiável.

Sem credibilidade nós não somos aceitos em lugar algum, e em nenhuma situação. Um casamento não se sustenta sem credibilidade – não se mantêm clientes, funcionários não prosperam, não se obtém crédito ou empréstimos, tudo pode sofrer muito por falta de credibilidade.

Como obter credibilidade e fazer que as pessoas creiam em nós e nos serviços que prestamos?
Não é coisa que se consiga de um instante para outro. Leva tempo. É lento. Exige paciência. É uma conquista. Não depende só de propaganda, mas de atitudes corretas e confiáveis. Não basta sair falando que se é de confiança. Desenvolve-se minuto a minuto, dia após dia, consumindo meses, anos, às vezes décadas inteiras. Só se alcança credibilidade através de atitudes repetidas e constantes de lisura e transparência, sem nunca parar.

Dizer a verdade tem a ver diretamente com credibilidade. Mas isso é difícil! O Dr House - o médico da série americana - diz que todos mentem - "Everybody lies!". São quase infinitas as ocasiões em que o mais fácil é mentir. Isto causa a sensação de que estaremos protegendo algo ou a nossa própria pele. O problema é que toda mentira vem à luz, um dia. E quando isso acontece, o que se perde? A credibilidade.

Mesmo que doa; mesmo que transpareça uma desvantagem temporária, verdade é a única garantia de conforto e paz no longo prazo.

Aliás, este é o aspecto mais esquisito da credibilidade: leva-se uma vida inteira para conquistá-la, mas poucos segundos para perdê-la. E daí? Nada mais resta. Quem a perde tem de se esforçar cem ou mil vezes mais para reconquistá-la, correndo o trágico risco de não mais conseguir.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

Nenhum comentário:

Postar um comentário