28 de fev. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Jáder Libório D´Ávila


O Itapolitano Jader Libório D´Ávila nascido na "Cidade das Pedras" conhecido professor e esportista em Campo Mourão é o homenageado aqui na ENTREVISTA DE DOMINGO. Professor do Colégio Estadual, do Colégio Afirmativo e da Fecilcam, atleta do Country Clube, do Clube dos 30, Jáder é exemplo de cidadão preocupado com a qualidade de vida e pratica regularmente o esporte.
Ele tem muita história para contar e partilhar aos amigos e leitores do BLOG. O homenageado relata um pouco da sua vida e experiência como educador das disciplinas de Educação Moral e Cívica, História e Geografia.
No futebol, torce para três times, o da sua cidade natal, Oeste de Itápolis; Coritnhians e o Londrina Esporte Clube.
E como está escrito no Hino de Itápolis, Jader na sua caminhada inicialmente em solo itapolitano e depois em solo londrinense e mourãoense: "Hás de honrar com certeza esta terra, Hás de honrar o Brasil com certeza. Guardarás para sempre na mente, Nos momentos de mágua ou prazer, A expressão sempre e sempre eloqüente, Do teu lema ´Lutar e Vencer´. Viva!
Uma entrevista muito interesasante e uma homenagem justa, e em vida ao professor Jader.
QUEM É JÁDER LIBÓRIO DE ÁVILA? Jáder Libório de Ávila é um Professor recentemente aposentado, nascido em 22 de agosto de 1936, na cidade de Itápolis, Estado de São Paulo. Filho do casal (foto) José Libório de Ávila (nascido em 1900) e Alice Ferreira Libório (nascida em 1906) que se transferiu para Londrina, em 1944, cidade da qual acompanhou seu desenvolvimento desde sua infancia até a fase adulta.
Sou casado com Vera Lúcia Faria de Oliveira que se tornou Vera Lúcia de Ávila. dessa união frutificou Janaína, Jan ice e Jáder Jr. Estou em Campo Mourão desde às 8 horas do dia 29 de dezembro de 1970, dez dias após receber o certificado de graduação em Geografia, graças à indicação do professor Iran Martins Sanches, para lecionar no Miniginásio Botelho e Mourão, que se transformou em Colégio Afirmativo, hoje, Integrado. Nas fotos, Jader com a esposa e dois dos seus três filhos.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Passei parte de minha infância em Itápolis e parte em Londrina. Em Itápolis, desde os cinco anos trabalhei com meus pais colhendo algodão e derriçando café, aos sete anos vendia doces confeitados pela minha mãe.
Em Londrina, aos nove anos era engraxate. Foi uma infância pobre, carente, sofrida, porém, era uma pobreza com muita dignidade, meus pais nos educou com muito amor e, nos proporcionou uma boa formação religiosa.
Igreja Matriz de Itápolis
COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou uma pessoa simples, pacata, procuro ser íntegro, amigo dos amigos, de caráter ilibado e personalidade firme. Tenho minhas vaidades como também pontuam algumas fraquezas. Cumpridor de minhas obrigações e defensor de meus direitos. Ciente de minhas convicções.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Iniciei meus estudos em Itápolis e dei continuidade em Londrina, no ensino médio sou formado em Técnico em Contabilidade, no ensino superior graduado em Geografia, pela FAFILON, embrião da Universidade Estadual de Londrina. Na Universidade Estadual de Maringá, conclui a Pós-Graduação, tornando-me Mestre em Geografia, desenvolvendo a pesquisa sobre "A COAMO E O DESENVOLVIMENTO GEOECONÔMICO DA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO", na Área de Concentração: Análise Regional e Ambiental.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Ao iniciar a minha trajetória de docente, em Campo Mourão, abandonei o cargo de Oficial Administrativo 14-A, do Ministério da Agricultura. isto no inicio de 1971. Foram 36 anos em sala de aula e paralelamente exerci a direção do Colégio Afirmativo. Professor da Fecilcam desde sua fundação. Chefe do Departamento de Geografia e Coordenador do curso em vários mandatos. Coordenador e docente do Curso de Pós-Graduação, em Geografia.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Em Londrina, participei de campeonatos amador de futebol de campo e futebol de salão. Quando acadêmico, participei dos Jogos Universitários.
NO ESPORTE, QUAIS MODALIDADES JOGOU? Joguei futebol de campo, futebol de salão desde a sua criação (não havia lateral, a bola batia na tabela e dáva-se continuidade): no atletismo, competi na modalidade 100 metros raso individual e 4x100. Em 2005, participei do Meeting Paranaense de Natação, ganhando medalha de Prata nos 800 metros e medalha de Ouro nos 100 metros.
Com o secretário Itamar recebendo o troféu de campeão do Interclubes 2007 no Bilhar
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E ÍDOLO? Meu esporte preferido como praticante e torcedor é o futebol, mas assisto toda e qualquer modalidade de competição esportiva.
Time do coração? Tenho três: Corinthians,
o Oeste do Itápolis
Estádio Edenor Picardi Seneghine, em Itápolis.
e o Londrina Esporte Clube (abaixo, timaço de 1977 que tinha o lateral Dirceu Mendes (que saiu da Mourãoense e foi para o Londrina, o quarto em pé da esquerda para à direita).
Porém, sem fanatismo, na realidade gosto de falar sobre futebol, discutir não.
Não tenho um idolo especifico, mas vi jogar e admirei muito Luizinho (Pequeno Polegar do Corinthians), Rivelino, Zé Elias, Marcelinho Carioca, Dino Sani, do Corinthians; Pelé, Gilmar dos Santos Neves, Zito, Coutinho, do Santos; Garrinha, Didi, do Botafogo (foto);Jair da Rosa Pinto, Oberdan Catani, Mazola, Rivaldo, do Palmeiras; Mauro Ramos do São Paulo (campeão do mundo em 1958); Gauchinho, do Londrina, etc. etc.
QUAL O MELHOR TIME QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? Os melhores times de futebol que vi jogar foram o Botafogo do Garrincha, Didi, Amarildo e o Santos da era Pelé (que judiou muito do Corinthians), vi, também, a seleção paulista e a seleção brasileira pré-olímpica com Ronaldinho Gaucho, Fabio Costa, Fábio Jr.,
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO MAGISTÉRIO? QUEM FOI O "CULPADO"? Por que Geografia, desde quando? A minha paixão pela educação iniciou no final da década de 60 (ainda acadêmico) quando substitui o professor Alvaro Dias (Senador), na disciplina de Educação Moral e Cívica, e, em Campo Mourão, no inicio da década de 70, lecionando para adultos ávidos por conhecer e saber. O amor e dedicação à Geografia começou quando cursava o antigo ginasial, através de uma pesquisa sobre a Amazônia. e, também, porque a Geografia é uma ciência de conhecimento, pois, tudo com que o homem se relaciona é estudado e analisado pela Geografia. Na foto, Jader em desfile no ano de 1972 com o Ginásio "10 de Outubro" que virou Colégio Afirmativo.
COMO ESTÁ O NÍVEL E A QUALIDADE DO ENSINO ATUALMENTE?
A qualidade do ensino atualmente é entristecedor, é caótica, salvo rarissimas excessões, e este cáos se deve ao "sistema", ou seja, aos nossos governantes que, na realidade, querem governar uma massa inculta.
POR QUÊ O DESINTERESSE DE ALUNOS NOS DIAS ATUAISA COM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM? Uma série de fatores colaboram no desinteresse dos alunos em conhecer e saber: os pais que não acompanham o desenvolvimento dos filhos; o "sistema" que só quer que os alunos sejam aprovados, não importando se estes tenham ou não condições de aprovação, alunos com média anual baixissimas e com apenas 30% de frequência são galgados para a série posterior pelos malfadados "Conselhos de Classe". A televisão e a internet também são responsáveis por uma parcela desse desinteresse, através desses meios de comunicação os alunos tem somente a informação e não o saber.
O QUE LEVOU O SENHOR A PARTICIPAR DO PROJETO RONDON? ONDE FOI, QUANDO E OS RESULTADOS SUSCINTAMENTE? Quando acadêmico, em Londrina, fui selecionado para participar do Projeto Rondon (PR-3), o primeiro a nível nacional, na cidade de Breves, na Ilha de Marajó - Pará, em janeiro de 1969 e, em 1970, na cidade Pontas de Pedra - Ilha de Marajó - Pará. Foi uma experiência de vida incontestável, conviver com os marajoaras foi de um valor incomensuravel,adquirimos conhecimentos sobre seu modus vivendi, seus costumes, sua alimentação, linguajar, danças, etc. Na FECILCAM, fui Coordenador da Universidade Solidária que tinha como Presidente a Profª. Ruth Cardoso, levando para o nordeste brasileiro dez acadêmicos selecionados na Fecilcam, desenvolvendo trabalhos educativos referentes cidadania, saúde, higiene, lazer, atuando em todas faixas etárias.
Na caatinga do sertão do cariri em São João do Tigre (PB)
Os resultados obtidos foram inestimaveis, tanto para a população do local como para os acadêmicos. Atuamos nas seguintes cidades do Nordeste: em 1999, na cidade São João do Tigre - PB; em 2000, na cidade Viçosa do Ceará - CE; em 2001, na cidade de Cantanhede - MA; em 2002, na cidade Santa Teresinha - BA e em 2003, na cidade São João do Arraial - PI.
Em Cantanhede (MA) em 2001
NUNCA PENSOU EM SER POLÍTICO? VEREADOR? Político sempre fui. Aristoteles afirmou "ZOON POLITIKON" - o homem é um animal político. Já fui convidado várias vezes para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal, mas sempre declinei do convite, não tenho capacidade de "mendigar" votos ou comprá-los. O meu procedimento seria utópico.
HÁ MUITA DIFERENÇA ENTRE OS PROFESSORES DE HOJE E OS DE QUANDO O SENHOR LECIONAVA?Julgo haver uma diferença acentuada e esta diferença deve-se ao "sistema" que estágradativamente obstruindo e desestimulando a docencia.
QUEM É O POLÍTICO EXEMPLO EM CM? Há vários políticos exemplos em Campo Mourão, solicitando licença aos demais eu destacaria no passado o DR. MILTON LUIZ PEREIRA e no presente o PROF. JOSÉ POCHAPSKI, que apresenta somente um defeito (o mesmo do Ilivaldo).
SER PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM UMA FRASE É... Ser professor de Geografia na acepção da palavra é ter conhecimentos múltiplos é ser uma enciclopédia ambulante.
JOGAR BOLA REGULARMENTE NO COUNTRY CLUB E NO CLUBE DOS 30 É... uma satisfação incomensurável, é a realização de um "relax", é "aprender" e a "desaprender", é um campo farto para uma tese de PHD.
Professor Jader e seus colegas de "pelada" no Clube dos 30, quando da festa dos seus 70 anos
O MOMENTO ATUAL DE SUA VIDA É... O momento atual de minha vida é esplendorosa, gozo de boa saúde, os filhos bem encaminhados, participo de 4 a 5 "peladas" por semana, faço minha natação diária (1.000 metros por dia), leio cerca de 2 a 3 horas por dia, em resumo depois que me aposentei "não tenho tempo para mais nada".
QUAL PROJETO GOSTARIA DE REALIZAR QUE AINDA NÃO ACONTECEU? Ao longo dos anos concretizei muitos projetos, para o futuro é "deixar a vida me levar".
QUAL DECISÃO MARCOU SUA HISTÓRIA E SUA VIDA? QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Aceitar o convite para vir para Campo Mourão para lecionar no Mini-Ginásio Botelho e Mourão. A decisão errada levada por circunstâncias diversas foi vender o Colégio Afirmativo.
Professor Jader presidindo solenidade de formatura no Colégio Afirmativo tendo ao seu lado a secretária da instituição e esposa Vera Lúcia D´Ávila
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO. As personalidades esportivas de Campo Mourão são muitas, porém, pelos trabalhos desenvolvidos destaco dois ex-alunos: o ex-Secretário de Esporte Getúlio Ferrari Júnior, o Superintendente da Previscam Itamar Tagliari e o Presidente do Clube dos "30" Adionir Ramos.
Jader e Ádio, nos Clube dos 30, quando completou seus 70 anos de vida.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO. Fora do esporte destaco como personalidades marcantes na trajetória histórica de Campo Mourão o professor Ephigênio Carneiro (foto) pelo seu pioneirismo na educação; Dr. Aroldo Gallassini pelo empreendedorismo na criação da COAMO; e o Dr. Edgard Rieke Juiz por mais de 10 anos em nossa Comarca.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É...Uma cidade boa de se morar, agradável,geograficamente falando seu sítio urbano é bem traçado.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ?Uma cidade melhor da que conhecemos hoje, nossos futuros governantes trarão novas indústrias, dimuirá o desemprego, serão instaladas outras instituições de ensino. Campo Mourão transformar-se-á num Centro Universitário.
O GOVERNO NELSON TURECK É... Avalio o governo do meu amigo Nelson Tureck com regular para bom, circunstâncias diversas impedem uma melhor atuação.
O GOVERNO LULA É...Considero o governo Lula em algum aspecto BOM. Apesar de sua fraca escolaridade, ele teve discernimento de dar continuidade aos programas e projetos dos seus antecessores. Não concordo com o seu programa de esmolar parte da população (os menos favorecidos), impedindo-os de ganhar o "PÃO DE CADA DIA" com DIGNIDADE, através do suor de seu rosto.
QUEM GOSTARIA DE VER AQUI NO BLOG E LER SUA ENTREVISTA?A minha lista é grande, gostaria que lessem essa entrevista os meus amigos do Country, os amigos do Clube dos "TRINTA", meus ex-alunos do Ginásio "10 de Outubro", do Colégio Afirmativo, do Colégio Estadual; os ex-colegas da Fecilcam; os ex-alunos (hoje professores) do curso de Geografia, que muito me orgulham. Mas, em especial gostaria de ver neste Blog o meu amigo, irmão e camarada Antonio Cesar Marini (ao lado da esposa Eliane e de Jader na foto abaixo). QUAL PERGUNTA QUE EU NÃO FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO?A PERGUNTA QUE VOCÊ NÃO FEZ FOI: COMO ESTÃO SEUS FILHOS? O QUE FAZEM? Os meus filhos estão bem graças a boa educação que lhes proporcionamos; a Janaína é jornalista na Itália, escreve para um blog italiano (www.dasmarias.com) para o Brasil, com cerca de 60.000 acessos diariamente; a Janice casou-se, reside em Londrina e nos presenteou com a bela Larissa; o Jáder Jr reside em Londrina, tem uma academia de Judô e de Jiu-ji-tsu, em Rolândia, continua competindo, em novembro sagrou-se medalha de Bronze no campeonato Sulamericano, realizado em Florianópolis-SC.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DE SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA?Sentimento de agradecimento pela lembrança e reconhecimento de meu nome para tão significativa homenagem. Sinto-me honrado, lisonjeado e jubiloso por poder contar minha história e manifestar meus pensamentos.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG?O meu recado aos leitores deste conceituado Blog na realidade é uma solicitação: leiam com atenção, façam suas críticas e se por ventura pelo menos uma de minhas colocações servir para orientá-los, sentir-me-ei gratificado.
Professor Jader na foto com o troféu Tocando de Primeira outorgado na Rádio Colmeia em 12 de maio de 2007 no programa de número 721. E ontem (27/02) tive o privilégio de entrevistá-lo via fone no programa de número 863. Viva!

8 comentários:

  1. Parabéns Ilivaldo
    O professor Jader é uma pessoa impar, incomparável, admiro muito ele pela sua trajetória de vida e também pela sua força de vontade e saúde muito bem cuidada. Parabéns mais uma vez e que o Professor Jader se mantenha nessa rotina de vida por mais de 100 anos ainda.
    Maurício de Lima Fabri

    ResponderExcluir
  2. Liliana Maria Trevisan28 de fevereiro de 2010 às 17:47

    Parabéns Ilivaldo pela entrevista. Jader é um colega e amigo de reconhecidas qualidades, entre elas a de ser um dedicado professor, exemplo para os jovens mestres que pretendem seguir a carreira do magistério. Que bom ver divulgada os ideais e a história do mestre e o cidadão Jader Libório D'Ávida.

    ResponderExcluir
  3. Marini disse...
    Caro amigo Ilivaldo:
    Parabéns pela escolha do meu amigo e irmão Professor Jader na entrevista de domingo. O professor Jader e sua esposa Professora Vera foram meus primeiros amigos, logo que cheguei em Campo Mourão, em 1985 para trabalhar na COAMO.
    Desde essa época nossa amizade se fortaleceu e juntos, vimos nossos filhos crescerem. Temos o hábito de em alguns finais de semana, jogarmos tranca entre os casais( aliás, caro parceiro de tranca, faz tempo que não ganhamos da Eliane e da Professora Vera...). Profesor Jader, Eu, a Eliane e a Bia ficamos muito orgulhosos em compartilhar com você esse momento tão importante em reconhecimento por sua vida regrada, disciplinada, tratando a todos com carinho e atenção que lhes é devida. Seu caráter é um exemplo para as pessoas que querem ter um modelo de ética, respeito à família, honestidade e trabalho.
    Somos muito gratos por tê-lo como amigo e dividir nossa casa com sua família.

    Marini, Eliane e Bia.

    ResponderExcluir
  4. os nossos exemplos sempre foram e serao os nossos pais e nossos professores, que a gente escolhe...o p.Jader foi o meu escolhido, dentre tantos que tive. como exemplo a ser seguido, e o admiro até hoje, onde compartilho algumas hs ao seu lado, as segundas, quintas e domingos la nos 30.Prof, obrigado pelo carinho e espero sempre compartilhar de sua companhia.
    getulinho

    ResponderExcluir
  5. parabens professor jader... voce mereceu e merece muitas outras homenagens como esta,Pessoas integras e marcantes em nossas vidas hoje são raras,pois pelo convivio de trabalho de mais de uma decada e a amizade e carinho que temos por voce e sua familia,sabemos de sua integridade. a distancia pertence a geografia,a saudade ao coraçao,estamos esperando a visita em MT

    ResponderExcluir
  6. Meu abraço fraterno ao professor Jáder. Fui seu aluno no Ensino Fundamental e Ensino Superior. Hoje sou, também, professor de Geografia. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Oi Professor Jader. Bom encontra-lo depois de tantos anos. Fui sua aluna no Colegio Botelho e Mourao e me formei em 1977. Muito bom saber que o senhor esta bem. Deus abencoe vc e sua familia. Abracos. Eli F. S. Pinto.

    ResponderExcluir
  8. Olá Prof Jader que bom saber notícias suas e da familia, fui func do Colégio Afirmativo (aliás foi o meu primeiro emprego) e guardo ótimas lembranças daquela época...
    é mto bom saber que pessoas como o senhor são lembradas e homenageadas pois isso é mto pouco para se dedicar a uma pessoa que tanto nos ensinou e nos auxiliou.Desejo-lhe tudo de bom e fiquem com Deus....Gislaine Galan Romaniow

    ResponderExcluir