4 de jan. de 2010

FAMÍLIA É esperança de futuro, destaca cardeal Rouco Varela


Milhares de famílias se reuniram na capital espanhola. As exclamações em defesa da família cristã ecoaram pela Praça de Lima, em Madrid (Espanha), no domingo, 27, Festa da Sagrada Família.
"O futuro da Europa, seu futuro moral, espiritual e, inclusive, biológico, passa pela família realizada em sua primordial e plena verdade. O futuro da Europa passa por vós, queridas famílias cristãs", indicou o presidente da Conferência Episcopal Espanhola e Arcebispo de Madrid, Cardeal Rouco Varela.
Segundo o cardeal, desde a Assembleia Especial para a Europa do Sínodo dos Bispos, realizada em 1999, o "estado de saúde" da família europeia se agravou ainda mais.
Os motivos para esse agravamento seriam as medidas legais que facilitam o divórcio, a eliminação cultural e legal do matrimônio enquanto união entre homem e mulher, o crescimento vertiginoso das rupturas matrimoniais e familiares e suas consequências para as crianças e jovens, bem como a crise econômica, que provocaria inevitável desgaste na vida da família.
"A Europa, sem vós, queridas famílias cristãs, acabria praticamente sem filhos, isto é, sem o futuro da vida. Sem vós, a Europa acabaria sem o futuro do amor, conhecido e exercitado gratuitamente; ficaria sem a riqueza da experiência do ser amado pelo que se é, e não pelo que se tem", complementou o cardeal espanhol.
Rouco Varela também criticou fortemente a degradação na consciência moral da sociedade em respeito ao direito do nascituro. "O direito à vida, mesmo que no ventre materno - do 'nasciturus' -, lamentavelmente, encontra-se suplantado na consciência moral de setores importantes da sociedade, bem como na legislação, que a acompanha e estimula, devido a um suposto direito ao aborto nos primeiros meses de gravidez".
Embora o panorama seja "obscuro e desolador" à primeira vista, o cardeal incentivou as famílias a "dar testemunho da esperança cristã e confirmá-la".
Com relação à Sagrada Família, o sacerdote destacou: "Com a Sagrada Família, formada por Jesus, Maria e José, inicia-se o capítulo da nova e definitiva história da família: da familia que, fundada pelo Criador no verdadeiro matrimônio entre o homem e a mulher, acaba liberta da escravidão do pecado e transformada pela graça do Redentor".
Milhares de famílias espanholas e de outros cantos da Europa, bem como 40 bispos e cardenais espanhóis, além de prelados da França, Alemanha, Holanda, Itália e Áustria estiveram presentes na Festa.
Leonardo Meira, Da Redação, com Rádio Vaticano e Hazteoir.org
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário