30 de nov. de 2009

IMAGENS do "Cristo é Nosso Show 2009" em CM


DEUS É MARAVILHOSO,
é fiel, e sabe o que e como faz!
Esta é uma verdade absoluta.
Sexta e sábado foram dias chuvosos em
Campo Mourão, a "Capital do Centro-Oeste do Paraná".
Mas no domingo, que beleza: um dia de sol, iluminado, de tempo firme.
Um dia acima de tudo de muitas bençãos. fé,
graças e curas, que motivaram as milhares de pessoas a sairem de suas casas, viajarem dezenas de quilômetros. E Viva o "Cristo é Nosso Show!"
O maior evento de evangelização da região Centro-Oeste do Paraná e um dos maiores do Sul do Brasil. Amém! Milhares de católicos da cidade-sede e de várias cidades paranaenses prestigiaram aquele que foi o melhor de todos os já realizados, no parque de exposição Getúlio Ferrari Júnior. O "Cristo é Nosso Show” foi iniciado com a Santa Missa celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti. E logo em seguida, muito show, pregação com palestras e testemunhos nas diversas tendas estrategicamente montadas no parque de exposição.

E no encerramento, a adoração e bênção com o padre Carlos Cézar, do Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Viva! Voltaremos ao assunto com uma avaliação dos organizadores aqui neste BLOG.
Por ora, posto estas imagens para mostrar a bonita e abençoada festa de evangelização.
O Nosso Deus é o Deus maravilhoso, é o Deus da Misericórdia, por isso, devemos dar graças a ele por tudo e por todos, em todos os momentos.
Uma bela e abençoada semana que culminará com o segundo domingo do Advento. Viva!

JORNAL COAMO recebe Prêmio Ocepar de Jornalismo

Com a matéria "Integração lavoura pecuária: coprodução rentável e sustentável", publicada na edição de julho do Jornal Coamo, o jornalista Vanderlei Camargo (foto abaixo), da Assessoria de Imprensa da Coamo, conquistou o 1º lugar no 6º Prêmio Ocepar de Jornalismo. A premiação foi entregue dia 26/11 em Curitiba, no Encontro Estadual de Cooperativistas que reuniu 2 mil cooperados paranaenses.
O Prêmio Ocepar 2009 foi uma promoção do Sistema Ocepar, com o apoio da Sicredi PR e Unimed/PR. O objetivo foi destacar o importante trabalho dos profissionais da imprensa na divulgação dos projetos, ações econômicas e sociais realizadas pelo cooperativismo paranaense.
Samuel Milléo Filho, coordenador da Assessoria de Imprensa do Sistema Ocepar, informa que neste ano foram inscritos 82 matérias e reportagens nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Mídia Cooperativa e Prêmios Especiais para os ramos Saúde e Crédito. Os trabalhos tiveram como tema "Cooperativas: desenvolvimento sustentável com produtos e serviços de origem garantida". "A Comissão Julgadora teve mais dificuldade que os anos anteriores para escolher os três melhores em cada categoria, isto devido a excelente qualidade das reportagens e matérias" comenta Samuel Milléo Filho.
Premiados em 2009 MÍDIA COOPERATIVA
- 1º LUGAR - JORNAL COAMO - Autoria: VANDERLEI MACIEL CAMARGO - Tema: "Integração lavoura pecuária: coprodução rentável e sustentável";
Vanderlei e Ilivaldo, da assessoria de imprensa Coamo com os colegas da imprensa Ocepar: Samuel, Marli, Lúcia, Ricardo e Felipe.
2º LUGAR - JORNAL C.VALE - Autoria: ALMIR TREVISAN E SÁRA FERNEDA MESSIAS - Tema: "Cooperativismo: abrigo contra problemas da economia e do clima";
3º LUGAR - REVISTA FRIMESA - Autoria: ELIS D'ALESSANDRO - Tema: "Os efeitos da cooperação"
JORNALISMO IMPRESSO
- 1º LUGAR - REVISTA GERAÇÃO SUSTENTÁVEL - Autoria: JULIANA CRISTINA SARTORI - Tema: "A moda verde invade passarelas e vitrines";
2º LUGAR - JORNAL GAZETA DO POVO / CADERNO CAMINHOS DO CAMPO - Autoria: GIOVANE FERREIRA, JOSÉ ROCHER E LUANA GOMES - Tema: "Hora de cooperar";
3º LUGAR - BOLETIM INFORMATIVO FAEP - Autoria: Cynthia Calderon - Tema: "Malte. A alma da cerveja" .
TELEJORNALISMO
-1º LUGAR - TV SUDOESTE - REDE CELINAUTA DE COMUNICAÇÃO - Autoria: MARILENA CHOCIAI - Tema: "Cooperação, da escola para a vida";
2º LUGAR - RPC - TV OESTE / CASCAVEL - Autoria: PRISCILA LUPARELLI, EDNA DE SOUZA E LUIZ HAAB - Tema: "Cooperativa Sustentável";
3º LUGAR - RIC RURAL - RIC TV - Autoria: SÉRGIO MENDES - Tema: "O que está por trás do rótulo de um produto feito por uma cooperativa do Paraná".
Rose Machado e Sérgio Mendes, do RIC Rural (TV) e Luciana Penha, da CBN Maringá (Rádio)
RADIOJORNALISMO
- 1º LUGAR - RÁDIO CBN - CURITIBA - Autoria: FÁBIO TOMICH BUCHMANN - Tema: "Cooperativas: produção e qualidade";
2º LUGAR - RÁDIO CBN MARINGÁ - Autoria: LUCIANA PEÑA E EVERTON BARBOSA - Tema: "Agroindústria no Paraná: emprego, renda e qualidade";
3º LUGAR - RÁDIO BANDA B - CURITIBA - Autoria: DENISE MELLO - Tema: "Do campo à mesa - leite paraense com garantia de qualidade".
PRÊMIO ESPECIAL RAMO SAÚDE
- RÁDIO CELINAUTA - PATO BRANCO - Autoria: EDSON HONAISER - Tema: "Combate à mortalidade infantil e compromisso com o social: marcas da Unimed no Sudoeste"
PRÊMIO ESPECIAL RAMO CRÉDITO
- JORNAL GAZETA DO POVO - Autoria: GUIDO ORGIS - Tema: "Cooperativas querem 10% do setor financeiro".
Nas fotos abaixo, destaque para a eficiente equipe da assessoria de imprensa da Ocepar: Marli, Samuel, Lúcia, Ricardo e Felipe; e
para a equipe de apoio (na foto, parte da equipe) no Encontro Estadual de Cooperativistas, em Curitiba.

BRASILEIRÃO 09: Dupla Fla-Flu é sensação na reta final


O GOL MAIS bonito da 37ª rodada do Brasileirão 2009 e talvez, até do campeonato inteiro, foi o marcado domingo pelo atacante Diego Souza (foto), o segundo contra o Atlético Mineiro que manteve as esperanças, mesmo que remotas do Palmeiras na conquista do título do Campeonato Brasileiro deste ano.
Mas, sem dúvida alguma, em posições antagônicas, a Dupla Fla-Flu é a sensação nesta reta final do Brasileirão.
Na ponta da tabela, o Flamengo chegou aos 64 pontos e virou líder da competição, após derrotar o "frágil" Corinthians que fez "greve" de futebol.
Que atitude foi aquela do goleiro Felipe, totalmente displicente na cobrança do pênalti de Léo Moura, no segundo gol do mengão? Lamentável. Parece que só não falaram para o bom meia Defederico, que não teria futebol corintiano no segundo tempo.
O Flamengo (64) depende somente de si, já que uma vitória no domingo contra o Grêmio, em pleno Maracanã, dará ao time de maior torcida do país um título de campeão brasileiro que ele não conquista há exatos 17 anos - o último foi em 1992, quando venceu o Botafogo por 2 a 1. E se vier o título do Flamengo, o futebol carioca voltará a dar a volta olímpica dez anos depois (a última foi em 2000 com o Vasco da Gama vencendo o São Caetano na final).
Três times - Inter, Palmeiras e São Paulo- estão empatados com 62 pontos, na segunda posição e correm com chances de ser campeão. Mas precisarão vencer seus jogos e depender de tropeços.
O time Colorado tem 18 vitórias, uma a mais que o verdão e o tricolor. Então, para ser campeão do Brasileirão 30 anos depois (A última vez foi em 1979 na final com o Vasco) terá que vencer o desesperado Santo André e pasmem! Torcer para o Grêmio empatar ou vencer no Maracanã o Flamengo. Você acredita neste milagre?
O Palmeiras precisa ganhar do quase rebaixado Botafogo, no Engenhão, e torcer por empate do Flamengo e derrota do Inter. A situação do tricolor do Morumbi é a mesma.
Na parte de baixo, sensacional a recuperação do Fluminense de Fred e Conca. A goleada sobre o Vitória por 4 a 0 tirou pela primeira vez no campeonato o tricolor das Laranjeiras da zona de rebaixamento. Milagre!
Com 45 pontos, o Fluzão ainda não está livre da "Segundona". Para escapar ele terá que vencer o Coritiba, no Paraná; ou mesmo perdendo ou empatando, torcer para o Botafogo empatar ou perder domingo para o Palmeiras.
Se o "fogão" ganhar do Palmeiras e o Coritiba vencer o Flu, este é que cairá para a Série B. E de nada terá adiantado esta fantástica campanha vitoriosa do tricolor nos últimos dois meses e 11 rodadas disputadas com sete vitórias, três empates e apenas uma derrota (para o Flamengo, na 27ª rodada).
Para Coritiba e Botafogo, seus jogos são do tipo "vencer ou morrer". Se eles vencerem, estarão livres. Mas se o Coxa-branca e o time de Marechal Hermes perderem seus jogos e o Santo André derrotar o Inter em pleno Beira-Rio em Porto Alegre, quem cairá para a Segunda Divisão em 2010 como 17º e 18º colocados ao lado de Náutico e Sport, serão Coritiba e Botafogo.
Como diria Fiori Giglioti:"Haja Coração!"; e Osmar Santos: "É fogo no boné do guarda!"

NATAL DE LUZES DA COAMO amanhã, dia 1º de dezembro em CM


28 de nov. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Birão Rodrigues


Campeão? Carnavalesco? Reverente? Apaixonado? Colecionador de títulos? Sensível? Tímido? Celebridade? Intelectual? Esportista? Polêmico? Idealista? Extrovertido? Introvertido? Depende!. Depende do momento.
Mas não importa. Importa sim que Birão Rodrigues
representa muito para o nosso esporte e nossa cultura.
Ele é uma lenda viva que tem muitos amigos,
faz opinião, forma e educa, e acima de tudo faz a diferença.
Birão Rodrigues, o filho do “seo” Jordano e
“dona” Judite, nasceu em Farol. Talvez por isso ele carregue consigo tanta luz e seja um iluminado e a pessoa bacana e respeitada que é.
Uma pessoa que em 2007 realizou o sonho em desfilar no Carnaval pela sua escola de Samba preferida
em plena Marques de Sapucai, no Sambódromo.
Uma pessoa que foi o idealizador do Bloco Cai Nessa (foto abaixo) em Campo Mourão e é um dos principais incentivadores do Carnaval mourãoense. Para festejar seu aniversário (08/11) e os 20 anos da conquista do primeiro título do handebol masculino em 1989 na cidade de Pato Branco, Birão Rodrigues é homenageado neste BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Uma singela homenagem a este atleta vitorioso no futsal e no handebol, que fora das quadras foi o primeiro comentarista esportivo da televisão mourãoense com quem tive o privilégio de partilhar a bancada do inesquecível programa "Golaço" aos sábados, pela TV Carajás, por exatos 99 programas e sábados entre 1999 e 2001. Birão é um dos inesquecíveis colunistas do Portal do Esporte "Tocando de Primeira" até 2001, com o slogan "Birão Rodrigues entra em campo e solta o verbo". Viva! E com Birão, esta homenagem é para toda essa geração vitoriosa do nosso handebol.
Passadas mais de duas décadas de convivência eles continuam unidos e felizes, sendo uma verdadeira FAMíLIA. Viva!
QUEM É BIRÃO RODRIGUES? Companheiro. Sou filho de Jordano Rodrigues e Judite Rodrigues, nasci em Farol em 08/11/1962. Somos 5 irmãos, por ordem de chegada: Iara, Luciara, Birão, Biraci e Jonas. Estou em Campo Mourão desde 1970 e minha infância foi no sítio do meu pai em Farol, no meio da natureza e cheio de "bicho de pé".
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Estudei nos colégios Marechal Rondon, Estadual e Unidade Polo, e na Fecilcam, onde me formei em Administração de Empresas e Inglês..
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL ATÉ AQUI? R. Comecei em 1980 na Indústria de Madeiras Cosntantino-Imaco e desde 1983 estou na Coamo.
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO HANDEBOL E QUEM FOI O “CULPADO”? Tudo começou em 1976, quando Campo Mourão sediou os Jogos Abertos do Paraná pela primeira vez. Eu e o Ubiraci fomos no ginásio JK e vimos um pessoal treinando. Ficamos pegando bolas e passando para o pessoal. Na semana seguinte fomos convidados para bater bola. Ficamos 22 anos. Foi aí que começamos a jogar handebol.
NO ESPORTE, QUAIS MODALIDADE JOGA E QUAL GOSTA MAIS? Joguei handebol durante 22 anos e futsal por 16 anos. Eu gosto mais das duas.
QUAL O SEU TIME DO CORAÇÃO? E O ÍDOLO? Eu gosto do Flamengo. Não tenho ídolos. O que me motiva é a força do povo brasileiro que é roubado todo dia por quem deveria protegê-los. E mesmo assim o povo brasileiro segue em frente com alegria e bom humor. QUAL PROJETO QUE AINDA GOSTARIA DE REALIZAR? Não tenho muitos projetos. Aquele que eu tinha imaginado, realizei em 2007. Desfilar em uma Escola de Samba no Rio de Janeiro. Daqui pra frente, "deixa a vida me levar." Nas fotos abaixo, Birão e o irmão Ubiraci, no Sambóddromo do RJ.
COMO É NA SUA OPINIÃO A REALIDADE DO HANDEBOL EM CM? Como sempre, esbarra na falta de recursos. Por isso existe carência no surgimento de novos valores.
QUAL SERÁ O FUTURO DO NOSSO HANDEBOL? Agora, com um pouco mais de cobertura da midia, a tendência é melhorar. Na foto, fundação da Ahandecam - um marco no handebol mourãoense.
O SENHOR TEM SAUDADE DOS ANOS 80 COM GINÁSIOS LOTADOS E NÍVEL TÉCNCIO ACIMA DA MÉDIA? Não tenho saudades. Era muito difícil se manter jogando. O nível técnico nunca foi acima da média, mas era melhor do que hoje.
COMO SE SENTE FAZENDO PARTE DE UMA GERAÇÃO VITORIOSA E SENDO CELEBRIDADE? Ser celebridade nunca me fez bem, atrapalhou no meu lado pessoal e profissional.
QUAIS JOGADORES APONTA COMO OS MELHORES QUE JÁ ATUARAM AO SEU LADO NO HANDEBOL? Atuei ao lado dos melhores jogadores de Handebol e Futsal do Brasil. Deixa ver se eu lembro de alguns do Handebol: Marquinhos, Biraci, Jonas, Ricardo, Luis Carlos, Marcelo Lima e Marcelo Silveira.
QUAIS OS TÍTULOS MAIS IMPORTANTES QUE JÁ CONQUISTOU? Para citar todos fica muito longo para o pessoal ler. Vou citar alguns.
No Handebol: Tetracampeão dos Jogos Abertos.
No Futsal: Campeão Brasileiro Intercooperativas e Decacampeão (dez vezes) do Citadino.
Beline, Ilivaldo (na época, repórter na Rádio Humaitá), Gilmar, Birão, Jauri, Batata e Xaxo; Guga, Silvio, João Cláudio, Edilson e Val.
QUAL JOGO OU DECISÃO FICOU NA SUA HISTÓRIA? POR QUÊ? A que comemoramos hoje (28/11/09) no Clube 10 com os 20 anos da 1ª conquista do handebol nos JAP´s: Campo Mourão x Maringá, na final dos Jogos Abertos de 1989 em Pato Branco. Por quê?Maringá trouxe, no dia da final, de avião, três jogadores da Seleção Brasileira que estavam treinando em São Paulo para o Pan Americano e ainda assim ganhamos.
E SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO QUAL SITUAÇÃO JAMAIS TERIA FEITO? A decisão dos Jogos Abertos em 1990 em Toledo. Faltando 30 segundos, não teria passado a bola para o Jonas e sim para o Ricardo. Motivo? o árbitro não deu "andada" do Jonas o jogo inteiro. Naquela bola que o Jonas não andou, ele fez o gol e o árbitro marcou, e invalidou o gol. Resultado? teriámos sido bicampeões.
ÉTICA EM UMA FRASE É..... Não seja puxa-saco.
SUA ATUAÇÃO NA IMPRENSA FOI..... Devo a você, foi passageira, mas penso que fui bem. Tanto no programa Golaço na TV Carajas, no rádio no Tocando de Primeira e na Internet, no site do mesmo nome. Inclusive, recebi elogios do Fiori Luiz pelo que eu escrevia.
Um dos programas "Golaço" no estúdio da TV Carajás: Ilivaldo, Getulinho e Birão.
JAIR GRASSO ..... Companheiro, agora, permita, quero incluir o Gilmar Fuzeto e meus irmãos; Iara, Luciara, Biraci e Jonas, sempre grandes companheiros.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... Reflexivo.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDICÕES, GOSTARIA DE FAZER? Se eu tivesse "grana" igual ao Bill Gates, montaria uma Fundação, para que nenhum mourãoense tivesse que escolher entre a vida e um cheque caução na porta dos hospitais em Campo Mourão.
QUAL O MELHOR TIME QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? Marquinhos, Ubiraci, Jonas, Ricardo, Luis Carlos, Birão, Marcelo Lima e Marcelo Silveira. Dos quais, cinco estão na foto abaixo.
Na foto histórica de 28/11: Jair, Marcelo Lima, Marcelo Silveira e Itamar; Birão, Luis Carlos e Jonas, com o troféu Tocando de Primeira em homenagem ao aniversário dos 20 anos do título de 1989.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CM? É difícil citar apenas 3, mas vamos lá: Itamar Tagliari, Lenamar Fiorese e Jonas Rodrigues (na foto registrada em 28/11 no programa Tocando de Primeira, ao vivo do Clube 10, ao lado do professor Idevalci Ferreira Maia - um grande incentivador do handebol).
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CM? Dona Jacira, Tuta Casali e Peteleco. Momento da entrega do patrocínio por Tuta Casali (de branco), para a formação da bateria do Bloco Cai Nessa que seria responsável por revolucionar o Carnaval de Rua em Campo Mourão. Na foto Birão (de verde) e o "Fumaça ", diretor de Bateria do Cai Nessa, em momento histórico.
AMIGOS DE CONFIANÇA.... Amigo do jeito que muitos dizem que tem, não tenho nenhum, mas do jeito que eu sinto, mais de um milhão, e meus irmãos.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É.... Incerteza.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ? Esperança.
O GOVERNO NELSON TURECK É...Festivo.
O GOVERNO LULA É.... Trapalhão.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM? Foi legal. Oportunidade para compartilhar minha opinião.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Esqueça os problemas, celebre a vida.
NOTA DO BLOG - Para finalizar a ENTREVISTA DE DOMINGO posto o comentário do internauta e leitor Luiz Miguel Kurta, sobrinho da Claudete, que escreveu no BLOG logo após o programa Tocando de Primeira de número 851, de ontem (28/11) na festiva homenagem aos 20 anos do primeiro título do handebol masculino de Campo Mourão nos JAP´s.
Luiz Miguel escreveu: " Gostei muito de escutar esta festa do handebol em seu programa, pois estou começando a minha caminhada neste esporte e é emocionante ver o resgate dos grandes atletas do passado, que fizeram sucesso e marcaram história, nao só pelos títulos, mas também pela garra e sacrifício que fizeram, entre eles o meu treinador Jair Grasso, e outros atletas como: Birão, Marcelo, Wander, Jonas, etc...
Parabéns pelo seu programa pois ele diversifica assuntos, resgata histórias, traz novidades e tambem evangeliza , já que em tudo existe DEUS." Luiz Miguel Valeu Birão, devemos dar graças a Deus e celebrar a vida. Viva!

TV Cidade Sul/Guardian é Campeão do Citadino 2009 em CM


Uma decisão que mostrou a força e o dinamismo do salonismo mourãoense. Assim foi o grande jogo entre TV Cidade Sul/Guardian e Marcos Corpa Futsal/Casali na noite chuvosa de ontem (27/11) no ginásio Valternei de Oliveira, no Lar Paraná.
Em quadra, duas equipes fortes e competitivas. Uma, a do Marcos Corpa Futsal, com os expérientes Paulinho, Flavinho, Vinicius e Cia, buscando o tetracampeonato. E a outra (TV Cidade Sul), nova apenas no nome já que estreou na competição, mas experiente dentro e fora de quadra com o técnico competente Roberto Soares e os atletas Biju (foto), Gelsinho e Buiu, da seleção mourãoense, e os internacionais Geraldinho e Chuí, vindos de Paranavaí.
O placar do jogo? Na prelininar, o terceiro lugar ficou com o Joga 10/Guardian que goleou o Fruto Maduro. Na final, vitória da TV Cidade Sul por 2 a 1, com gols de Gelsinho e Geraldinho para os "meninos de azul" e Paulinho, para os "meninos de vermelho".
Jogo difícil, equilibrado e digno de uma grande decisão para um público bom se levarmos em conta a noite chuvosa de ontem.
Inteligente foi a decisão da Fecam em liberar até dois atletas além daqueles que disputaram a Chave Ouro. Com isso, ganham todos em nível técnico, experiência, força e qualidade do salonismo.
A pergunta da hora é: por quê a Fecam não contrata Geraldinho e Chuí, de Paranavaí, para a seleção mourãoense da Chave Ouro 2010? Reforços de qualidade que, somados aos que estavam em quadra nos quatro times finalistas do Citadino 2009, formariam um time muito bom para o Campeonato Paranaense de Futsal.

ELEIÇÕES ESCOLAS MUNICIPAIS: diretores eleitos em CM


A Secretaria Municipal de Educação oficializou ontem os resultados das eleições para diretor, cujo pleito aconteceu na quarta-feira em 23 escolas do município de Campo Mourão. Concorreram ao cargo 25 professores concursados e lotados nos respectivos estabelecimentos de ensino e depositados nas urnas um total de 4.544 votos válidos, dos quais 318 foram nulos e 116 brancos, com 4.978 eleitores. Votaram professores, especialistas em educação, servidores administrativos e de apoio lotados no estabelecimento de ensino, pais, responsáveis e alunos maiores de 16 anos.
Saiba quais diretores foram eleitos nas Escolas Municipais e seus respectivos percentuais de votos.
* Escola Municipal Domingos José de Souza – Lauricy Mormul – 86,57%
* Escola Municipal Bento Mossurunga – Educação Infantil e Ensino Fundamental -Jaqueline Setsuyo Tabuchi – 95,88%
* Escola Municipal Caetano Munhoz da Rocha – Ensino Fundamental – Adenilsa Márcia Florêncio Mezzari – 83,64%
* Escola Municipal Castro Alves – Ensino Fundamental – Maria Leonice Bovo Etgeton – 94,39%
* Escola Municipal Cidade Nova – Educação Infantil e Ensino Fundamental – Lindomar Teles de Oliveira – 90,38%
* Escola Municipal Constantino Lisboa de Medeiros – Giseli Florentim Alves da Silva – 97,01%
* Escola Municipal de Educação Especial Espaço Aberto - Rossana Eliza Zanetti Hodniuk – 100%
* Escola Municipal Eroni Maciel Ribas – Edna Dionete de Oliveira – 91,82%
* Escola Municipal Gurilândia – Ana Cristina de Souza Pinto – 89,62%
* Escola Municipal Manoel da Nóbrega – Maria Rosa Naida Istchuk – 97,14%
* Escola Municipal Maria do Carmo Pereira – Zeni Fátima dos Santos Maciel – 79,35%
* Escola Municipal Mário de Miranda Quintana - Verônica dos Santos Passos – 91,67%
* Escola Municipal Monteiro Lobato – Heleni dos Santos Ferreira – 90,84%
* Escola Municipal Narciso Simão – Maria Elizabete Pires Sordi – 92,31%
* Escola Municipal Parigot de Souza – Roseli Maria Pasini Herranz – 89,14%
* Escola Municipal Paulo VI – Sincero Pascoal Rola – 93,84%
* Escola Municipal Professor Ethanil Bento de Assis – Anésio Cardeal Santana – 92,25%
* Escola Municipal Florestan Fernandes – Izabel da Silva Dias – 89,26%
* Escola Municipal Professor Nicon Kopko – Rosemary dos Santos Rodrigues Lino – 92,21%
* Escola Municipal Urupês – Elza Maria Teixeira Campanha – 93,81%
* Pré-Escola Municipal Dr. Milton Luiz Pereira – Maria Aparecida Ribeiro de Almeida – 97,20%
* Pré-Escola Municipal Ilha Bela – Ilioneti Aparecida de Campos Alves – na foto, ao primeira da esquerda para à direita, ao lado de professores da Escola no Desfile de 10 de Outubro. Ela obteve 95,41%. Parabéns minha irmã, votos de muito sucesso e trabalho em prol da educação dos alunos da Prè-Escola Ilha Bela.

COLUNA DO NERY THOMÉ: A polêmica sem fim dos índices de produtividade

Continua a polêmica sobre a proposta de atualização dos índices de produtividade da terra, aquecendo os ânimos em Brasília, principalmente por estarmos prestes a entrar em ano eleitoral e o governo federal não quer criar suscetibilidades em nenhum dos lados envolvidos. Por enquanto, ao que tudo indica, o tema será motivo de longos debates de ambos os setores.
De acordo com o projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os índices devem ser atualizados (o que não ocorre desde 1975), seguindo números apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A proposta causou descontentamento do setor ruralista, principalmente devido à crise econômica e, de lá pra cá, a questão está cozinhando em fogo brando.
Os índices de produtividade são estabelecidos exclusivamente pelo MDA, mas, conforme projeto apresentado pela presidente da Confederação Nacional de Agricultura e Senadora Kátia Abreu no Congresso Nacional, há a proposta para que o Ministério de Agricultura e Pecuária e o Conselho Nacional de Política Agrícola participem no estabelecimento dos índices.
De um lado, o setor ruralista é acusado de querer manter o poder e evitar que se cumpra a função social da terra, prevista pela Constituição Federal. Do outro, o governo é acusado de estar apenas cumprindo uma promessa eleitoral feita ao MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, sem que haja uma discussão com todos os setores envolvidos. Para a CNA, a proposta de elevação dos índices do MDA eleva agressivamente a meta de produtividade da agricultura brasileira, sendo que a mesma depende de vários fatores para garantir a produtividade no final da colheita, como situações sazonais, acesso ao crédito e aquecimento do mercado consumidor interno e externo.
Diversas propostas alternativas estão surgindo com a discussão, como a de um dos técnicos da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que desenvolveu uma metodologia que prevê o cálculo da produtividade a partir da renda da empresa agropecuária bruta pelo custo da mesma.
A polêmica está aí e não poderia ser diferente. Antes de ser tomada qualquer decisão arbitrariamente, o MDA e o governo federal devem atender aos apelos pelo debate, envolvendo diversos setores e sendo necessárias avaliações criteriosas sob outras perspectivas.
É temerário que, às vésperas de mais um período eleitoral, o governo federal esqueça a participação do agronegócio no fortalecimento da economia brasileira nas últimas décadas em detrimento de promessas feitas ao MST que, ao que tudo indica, também requer um pouco mais atenção de nossas autoridades e de nossa sociedade.
Num país onde tantos pagam tanto em impostos, qualquer medida mais radical merece a atenção da sociedade, para que não se penalize este ou aquele segmento da sociedade de maneira irresponsável e equivocada por erros ou promessas sem sentido.
Nery José Thomé é engenheiro agrônomo e presidente da Associação Brasileira dos Jornais do Interior (ADI-BR)

PAPO DE RÁDIO: Festa do handebol e do futsal hoje no Tocando de Primeira na Rádio Rural AM


O programa Tocando de Primeira de hoje será ao vivo e em cores, direto do Clube 10 de Outubro, pelas ondas médias da Rádio Rural AM.
A edição de número 851 terá como principal destaque os 20 anos da conquista do 1º título do handebol masculino mourãoense em Jogos Abertos do Paraná. O feito ocorreu em 1989 na cidade de Pato Branco.
Na época, o técnico era o professor Jair Grasso, o seu auxiliar o professor Jair Lençone e o secretário de Esportes era o professor Itamar Tagliari. E no elenco, o melhor handebol de Campo Mourão de todos os tempos com Birão (Na foto no Rio de Janeiro e amanhã estará aqui no BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO), Ubiraci e Jonas Rodrigues; Marcelo Lima e também o Silveira; Ricardo, Marqunhos, Custódio, entre outros. A decisão do Citadino de Futsal Mourãoense será destaque também.
É hoje, das 11 às 13 horas. E Viva o handebol!

COLUNA DA MARIA JOANA: Mundo: uma oferenda viva a Deus!


Neste tempo onde tantos vendavais, tornados, enchentes, alterações climáticas, filmes apocalípticos nos amedrontam, precisamos ler pessoas sábias que busquem a renovação da vida e das esperanças. E vem do papa em esta esperança e valorização de um grande sábio defensor de natureza. Em sua celebração no dia 24 de julho em Aosta, na Itália, como um sinal de revalorização do padre e de seu pensamento, cita a "grande visão" de Teilhard, e pede que consagremos "o mundo a fim de que ele se torne uma hóstia viva", uma frase reminiscente da teologia eucarística do jesuíta francês, em que toda a criação se torna uma oferenda a Deus.
A história nos mostra que a Igreja parece sempre abraçar aqueles que, uma vez, ela colocou em suspeita. Galileu Galilei, o astrônomo italiano, é o mais famoso dentre eles. Mas há outros também, como Tomás de Aquino, Joana D'Arc e Inácio de Loyola. O candidato mais recente para a reabilitação é o paleontólogo jesuítas, filósofo evolucionista e escritor espiritual Pierre Teilhard de Chardin.
Teilhard articulou essa sua visão durante uma expedição ao Deserto de Ordos na Mongólia Central em 1923. Sem ter os elementos do pão sem fermento e do vinho para celebrar a Missa, ele compôs uma oração poética, "Missa sobre o mundo" (publicado no livro "Hino do Universo", editora Paulus), oferecendo toda a criação em sua história evolucionária como uma hóstia a Deus, um cosmos que evolui ao longo do tempo e que cada vez é mais conhecido pela investigação científica; um processo espiritual que chega à consciência da humanidade, uma humanidade cuja espiritualidade se encontra em atividade assim como em passividade; e uma humanidade chamada não apenas a viver no mundo, mas também a transformá-lo, tornando-o melhor.
É nossa obrigação de "transformar o mundo", consertar os erros humanos, buscar o equilíbrio perdido. Assim como Teilhard, o Papa Bento nos lembra que o mundo que transformamos pelo nosso trabalho, pelo nosso aprendizado e pela nossa ingenuidade, indicando um conjunto de problemas que esperam por solução e transformação: a proteção da vida humana e do meio ambiente, a expansão da "responsabilidade de proteger", incluindo o fornecimento de alimento e água para as populações necessitadas, e a criação de estruturas internacionais que regulem a especulação nos mercados financeiros e governem uma economia global. O consumo tem seu lugar na criação de um piso de bem-estar material para todos e melhorias nas dimensões estética, intelectual, atlética, ecológica e religiosa.
Em qualquer campo que nos esforcemos para transformar o mundo - ciência, engenharia, comunicações, negócios, artes - devemos apontar para a promoção de um desenvolvimento totalmente humano e sustentável, em níveis crescentes de bem-estar para todos e para cada um. No fim, quando essa transformação alcançar sua totalidade, a” noosfera”, como Teilhard escreveu, "a presença de Cristo, que silenciosamente foi se acumulando nas coisas, de repente se revelará - como um facho de luz de pólo a polo. Será uma nova era de luz,de espiritualidade, de esperança para o mundo, profetizou.
Que os dirigentes do mundo entendam a seriedade do momento histórico em que vivemos e ajam com seriedade na Conferência Mundial do Clima de Copenhagem em dezembro. Não é culpa de Deus, nem falta de oração das irmãs do Carmelo, que tantos problemas climáticos estejam ocorrendo. É consequência da insensatez humana!
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

27 de nov. de 2009

HOJE TEM DECISÃO do Citadino de Futsal: TV Cidade Sul x Marcos Corpa


Um grande jogo e esperança de que o público prestigie em bom número no ginásio Valternei de Oliveira, no Lar Paraná. Esta é a expectativa da decisão na noite de hoje às 21 horas do Campeonato Citadino de Futsal em Campo Mourão, no jogão entre TV Cidade Sul/Guardian x Marcos Corpa Futsal.
Em jogo além do título e o tetracampeonato do time do Marcos Corpa (foto), a premiação para o artilheiro e o goleiro menos vazados da competição.
As duas equipes possuem goleadores com 10 gols - Geraldo (TV Cidade Sul/Guardian) e Flavinho (Marcos Corpa Futsal). Já quanto ao goleiro menos vazado, a TV Cidade Sul/Guardian tem o menos vazado - Reinaldo Garcia (Buiu), com 18 gols. Na preliminar, Fruto Maduro e Guardian/Joga 10/Paraná Sul decidem o terceiro lugar.

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE Cultura hoje em CM


O Teatro Municipal será palco hoje a partir das 8 horas da Conferência Estadual de Cultura em Campo Mourão, a Capital do Centro-Oeste do Paraná.
Quinhentas pessoas entre 333 delegados eleitos em conferências regionais de várias regiões do Paraná e as principais lideranças da cultura paranaense, juntamente com deputados federais e representantes dos Governos Federal e do Estado, participam do ev ento.
O evento é organizado pela Secretaria de Cultura do Estado e Fundação Cultural de Campo Mourão, presidida por Sônia Singer, na foto que registrei defronte ao Monumento aos Pioneiros na Coamo, ao lado do maestro Lincon e prefeito Nelson Tureck.
Durante a Conferência serão eleitos os delegados estaduais para a Conferência Nacional, apresentadas e avaliadas as propostas das conferencias regionais do Paraná, que poderão referendadas para a 2ª Conferência Nacional que será em Brasília em março de 2.010
Durante o evento haverá apresentações de artistas locais ligados a Fundacam.: Cícero de Souza (interferências poéticas), Corpo de Baile da Academia Municipal de Ballet, Carlos Soares da Coordenação de Ação Teatral-CAT , artistas da Casa da Musica e a Trupe de Circo.
Campo Mourão foi escolhida para a realização da Conferência por apresentar a melhor Gestão cultural do Estado e a terceira do Brasil, segundo o IBGE/IPEA.

ENTREVISTA:BIRÃO RODRIGUES domingo aqui no BLOG


BIRÃO RODRIGUES.
Irreverente. Apaixonado. Tímido.
Celebridade. Intelectual. Esportista.
Cantador e animador de Bingo.
Polêmico. Idealista.
Extrovertido.
Não importa o seu perfil ou
a sua definição.
Importa sim que o Birão
-o primeiro na foto à esquerda,
ao lado de amigos de handebol
Luiz Carlos Prates, Getulinho,
Jair Grasso e Marcelo Lima-
será o entrevistado deste domingo,
29 de novembro aqui no
BLOG DO ILIVALDO DUARTE.
Viva!
Uma homenagem a um atleta vitorioso no futsal e no handebol.
Ao primeiro comentarista esportivo da televisão mourãoense com quem tive o privilégio de partilhar a bancada do inesquecível programa "Golaço" aos sábados na TV Carajás,
por exatos 99 sábados entre 1999 e 2001.
Um dos inesquecíveis colunistas "Que entra em campo e solta o verbo" do Portal do Esporte "Tocando de Primeira" até 2001. Viva" É no domingo aqui no BLOG. Você não vai perder, vai?

26 de nov. de 2009

HANDEBOL MASCULINO de CM comemora sábado 20 anos do 1º título em Jogos Abertos do Paraná

O programa Tocando de Primeira deste sábado pelas ondas médias da Rádio Rural com a edição de número 851 será apresentado ao vivo e em cores do Clube 10 e terá como principal destaque a celebração do 1º título do handebol masculino mourãoense em Jogos Abertos do Paraná.
A façanha ocorreu em 1989 na cidade de Pato Branco. O técnico era Jair Grasso, auxiliado por Jair Lençone e o secretário de Esportes era Itamar Tagliari. No elenco: Birão, Ubiraci e Jonas Rodrigues; Marcelo Lima e também o Silveira; Ricardo, Marqunhos, Custódio, entre outros.
Sábado, das 11 às 13 horas. E Viva o handebol!

LIDERAR PELOS EXEMPLOS é impactante

Liderança pelo Exemplo... Foco e Pensamentos! É o tema do artigo de Gilclér Regina, que o amigo Adriano Gustavo envia para o BLOG via e-mail. É uma boa reflexão sobre este tema muito interessante, sempre atual.
Liderar pelo exemplo? As pessoas preferem ser inspiradas a ser consertadas, corrigidas. Liderar através de exemplos é mais impactante, perdura mais que qualquer outra prática.
Se quiser que seu pessoal seja mais positivo, seja você mais positivo. Se quiser que se orgulhem mais de seu trabalho, dê o exemplo, mostre como faz. Você pode até não pegar na “massa”, porém deve entender da “massa”.
Quer que seu pessoal tenha uma boa aparência? Tenha você também uma boa aparência. Quer que sejam pontuais? Chegue mais cedo também e mostre a eles o que a pontualidade significa para você.
O General Patton do 3º Exército americano na 2ª guerra Mundial era amado e odiado pelos soldados pelo fato de ser muito rígido com os mesmos. Ele costumava dizer: “Há três princípios de liderança: 1) exemplo, 2) exemplo e 3) exemplo.
Ghandi disse: “Você não pode mudar as pessoas. Você deve ser a mudança que deseja ver nelas”. Em certa ocasião, uma mulher vindo de uma aldeia distante pediu para ele falar para seu pequeno filho de oito anos parar de comer açúcar. Ele respondeu que viesse na próxima semana que ele falaria.
Ela não entendeu e retornou para sua aldeia e na próxima semana veio novamente. Então ele disse ao menino: “Meu bom menino, pare de comer açúcar, faz mal para seus dentes, sua saúde”. A mãe agradeceu e quando já ia embora lhe indagou: “Mestre, por que não disse isso na semana passada? Viajei de volta, tive que retornar e agora volto novamente, a viagem é longa”. E Ghandi respondeu: “É que até a semana passada eu também comia açúcar”.
Em meu livro No Topo do Mundo eu trabalhei esta questão dizendo: “Uma palavra convence... Um exemplo arrasta multidões”.
Quando se pensa assim governa-se o mundo. Crie o foco em você e em sua equipe. Por que a chuva deprime uma pessoa e deixa a outra feliz? Tudo uma questão de escolha e da forma como pensamos e ensinamos. É o pensamento que gera sentimentos e o exemplo é fundamental para isso ocorrer.
No mundo existem os donos e as vítimas. Os donos comandam sua reação e as vítimas culpam o acaso. Não há receita mágica, apenas comprometimento. Lembre-se, o pensamento governa, a circunstância não.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
* Gilclér Regina.

SAÚDE: Como emagrecer dormindo.Isso é possível?


O Ministério da Saúde informa que 43% dos brasileiros que moram nas capitais estão com sobrepeso. Então, estão gordos. No domingo, o programa Fantástico da TV Globo mostrou reportagem dando dicas que comprovadas cientificamente dão ajuda para quem quer perder peso sem passar fome. A saúde é muito importante e no Brasil aumentou o número de óbitos causados por diabetes, que está vinculada a obesidade.
Na Inglaterra, pesquisadores montaram um manual prático e simples para emagrecer sem passar fome. Confira as dez dicas apresentadas no Fantástico.
Dica 1: nunca pule uma refeição
Ao contrário do que se pensa, pular refeições engorda! E você vai saber por quê.
Michael é jornalista e aceitou participar de uma experiência para mostrar o que acontece no cérebro quando pulamos uma refeição.
No primeiro dia, ele tomou um bom café da manhã e depois fez um exame de ressonância magnética funcional. Dentro do aparelho, mostraram a Michael imagens de legumes e saladas e de comidas bem calóricas, como doces e batatas fritas. Como Michael estava satisfeito, o cérebro dele não deu a menor bola pro que viu.
Na manhã seguinte, o jornalista fez o mesmo exame, só que em jejum. Na hora da salada, uma área do cérebro dele esboçou uma leve reação, mas quando viu doces cheios de açúcar, aqueles que destroem qualquer dieta, a mesma região do cérebro foi à loucura.
Tudo isso é culpa de um hormônio: a grelina. Quando pulamos uma refeição e nosso estomâgo fica vazio, a grelina manda para o cérebro mensagens urgentes do tipo: ’emergência, estamos a zero! Consiga toda a comida que puder‘!
Nosso cérebro então, muito obediente, manda a gente atacar tentações bem calóricas para recompensar nosso "pobre" estômago vazio. Pronto, a dieta foi por água abaixo!
Então, já sabe. Nunca, jamais, em hipótese alguma, pule uma refeição.
Dica 2: coma em um prato menor.
Se você trocar um prato com 30 centímetros de diâmetro por um de 25 centímetros, você provavelmente vai comer 22% menos. Duvida? Pois um estudo comprova a teoria. Em um cinema dos Estados Unidos, metade da plateia recebeu um pacote normal de pipoca. A outra metade, um pacote gigante. As duas porções eram generosas, tanto é que a maioria das pessoas não deu conta de tudo.
Mesmo assim, quem ficou com os pacotes maiores comeu 45% a mais do que os outros. Eles simplesmente não conseguiram parar de comer mesmo quando ficaram satisfeitos.
Dica 3: conte as calorias
Para tudo o que você gosta de comer ou beber, existe uma versão light. Prefira um cafezinho, que tem só 10 calorias em vez daquele cappuccino, que tem 100. Uma salada com frango grelhado tem 250 calorias. Uma com mussarela de búfala, torradinhas e molho cremoso, sobe pra 450 calorias.
Quer comer pizza? Peça uma fininha, de queijo com tomate e já serão 850 calorias. Agora, se você for chutar o balde com uma pizza de calabresa, serão mais de 1400 calorias. Sem falar na culpa!
Dica 4: pare de culpar seu metabolismo e preste muita atenção no que você está comendo!
Uma salada de frutas grande, por exemplo, é supersaudável, mas tem caloria à beça.
Agora, vamos aprender a usar o metabolismo a nosso favor!
Dica 5: capriche na proteína
Carnes magras, feijão, ovos e peixes dão uma sensação maior de saciedade. Bastam 10% a mais proteína no seu café da manhã e você vai comer menos no almoço.
Especialistas em nutrição fizeram um teste com três operários de tipos físicos e metabolismos semelhantes. Antes do trabalho, cada um tomou um café da manhã com o mesmo número de calorias, mas muito diferentes.
Mick comeu mais carboidratos, nutrientes que estão nos pães, massas e batatas. Já o café da manhã de Willy tinha mais gordura. E o de Charlie, mais proteína, como ovos e presunto magro.
Quatro horas depois, eles almoçaram. Chalie, que comeu mais proteínas, quase não sentiu fome. Comeu muito menos do que os colegas.
Isso acontece porque, de todos os nutrientes, a proteína é a que mais libera um hormônio precioso para quem quer emagrecer. O hormônio da saciedade.
Dica 6: aposte nas sopas
A dica número seis prova que existe um outro jeito bem simples de seguir com sua dieta sem morrer de fome: sopa!
Pesquisadores fizeram um teste revelador com duas equipes de recrutas do Exército inglês. A equipe amarela comeu no almoço uma boa porção de frango, legumes e arroz, com um copo de água para acompanhar. A equipe vermelha comeu exatamente a mesma coisa, mas tudo batido no liquidificador. Uma sopa bem consistente.
Depois do almoço, o volume de comida no estômago dos recrutas foi medido com um aparelho de ultrassom. Duas horas depois, os recrutas que almoçaram o frango sólido tinham bem menos comida no estômago e começavam a sentir fome. Já a equipe vermelha, que tomou sopa, ainda estava de barriga cheia.
Isso acontece porque, quando comemos alimentos sólidos acompanhados de líquidos, como água ou sucos, esses líquidos logo seguem pelo sistema digestivo, e o volume no estômago fica menor. Por isso, a comida é processada mais rapidamente pelo organismo. Já uma sopa bem grossa, batida, demora mais para ser digerida. Você fica satisfeito por muito mais tempo. Então, aposte nas sopas!
Dica 7: evite comer de tudo um pouco, faça escolhas
Pastilhas de chocolate coloridas, por exemplo, fazem muito mais sucesso do que as de uma cor só. Quando estamos em um restaurante a quilo, o excesso de opções é uma tentação, e acabamos exagerando um pouquinho.
Estudos mostram que, quando a oferta é grande, chegamos a comer 30% a mais. Então, já sabe: variedade exagerada é inimiga da dieta.
Dica 8: laticínios podem ajudar você a eliminar gordura
Agora, os amigos da dieta! A gordura e o cálcio são, então, eliminados nas fezes. Novas pesquisas mostram que o cálcio que está nos queijos, iogurtes e leite cola nas moléculas de gordura presentes no que acabamos de comer. A combinação vira uma espécie de sabão, que o intestino delgado não consegue absorver. Essa gordura segue, então, seu caminho e vai parar no vaso sanitário.
Mas se você quer mesmo emagrecer, esqueça os queijos gordurosos. Estamos falando de leite, coalhada e iogurte desnatados e queijos magros, como a ricota e o queijo minas.
Dica 9: você pode queimar gordura dormindo.
Essa dica é animadora. Mas antes de ir correndo pra cama, saiba que isso só vai acontecer se você fizer algum tipo de exercício. O jornalista inglês Michael Mosley duvida que isso seja verdade, mas aceitou fazer um teste. Encarou a esteira em ritmo moderado. Andou nove quilômetros em uma hora e meia.
Quase morreu de cansaço. E de decepção, quando soube do resultado. Analisando o ar exalado por Michael, o pesquisador descobriu que ele tinha queimado menos de 20 gramas de gordura.
No dia seguinte, Michael voltou ao laboratório para uma segunda bateria de testes, desta vez, em repouso. E então veio a grande surpresa. Depois dos exercícios, durante o sono, o organismo de Michael eliminou outros 49 gramas de gordura, mais do que o dobro da gordura perdida na esteira.
Isso acontece porque o corpo usa diferentes combustíveis para obter energia: carboidratos e gordura. Durante os exercícios, nossos músculos geralmente preferem usar os carboidratos, porque são mais fáceis de queimar.
Então, quando terminamos de malhar, nosso estoque de carboidratos está quase zerado. Isso força o organismo a buscar outra fonte de energia dentro do corpo: gordura. Mas isso, só se você praticar exercícios regularmente e suar bastante com eles.
Se você é daqueles que jamais vai entrar em uma academia, a dica numero dez é para você.
Dica 10: faça ginástica do instante
Faça a "ginástica do instante". No instante em que atende o celular, em vez de ficar sentado, levante e ande para lá e para cá. Quando estiver arrumando a casa, suba e desça as escadas. No instante em que acabou de almoçar, em vez de bater papo sentado, vai tagarelando com o amigo num passeio pelo bairro. Assim, você poderá segundoa reportagem queimar 240 calorias a mais por dia e se fizer assim durante um ano todo, você perderá até 12 quilos.
Fonte: site do programa Fantástico TV Globo.

FRASES Célebres para reflexão

Pra você refletir, posto algumas frases célebres.
·A nossa missão não é julgar o que é justo ou injusto: é apenas ajudar. (Teresa de Calcutá)
·Quereis conhecer um homem? Dai-lhe um grande poder. (Pittaco)
·Não há solidão mais triste do que um homem sem amigos. Sem eles o mundo é um deserto. (Francis Bacon)
·As flores não nascem sem o calor do Sol. Também os homens precisam da amizade para viver. (Phil Bosmans)
·O ódio é uma tendência a aproveitar todas as ocasiões para fazer mal aos outros. (Plutarco)
.De punhos cerrados, não se pode apertar a mão a ninguém. (Indira Ghandi)
·Ser leal a si mesmo é a única maneira de conseguir ser leal aos outros. (Vicente Alexandre)
·Dar é o verbo mais curto da primeira conjugação. Não dar é o mais barato. (Noel Clarasó)
·Leve é o trabalho quando repartido por todos. (Homero)
·Todos os homens são donos da sua riqueza. O avarento é escravo da sua. (Juvenal)
·Um homem que se ocupa em demasia de si mesmo não tem tempo de conhecer os outros. (Menandro)
·A confiança na bondade dos outros é testemunho não pequeno da própria bondade. (Montaigne)
·A virtude do homem não se mede pelos seus esforços, mas pelo comportamento ordinário. (Pascal)
·Infelizes os homens que têm todas as ideias claras. (Pasteur)
·A melhor ajuda para percorrer a vida é um grande sentido do dever e profundas afeições. (Amiel)
Na próxima semana postarei outras frases célebres. Viva!

25 de nov. de 2009

SÁBADO TEM o Festival Nota 10 Karatê nas Escolas


Festival Nota 10!
Neste sábado (28)
a Associação Mourãoense
de karatê-do Tradicional promove no Caic (Escola Florestan Fernandes, na Asa Leste) em parceria com as Secretarias de Educação, Ação Social e Fundação de Esportes de Campo Mourão, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e vários patrocinadores o FESTIVAL NOTA 10 KARATÊ NAS ESCOLAS.
Participam do evento 300 crianças e adolescentes dos projetos de karatê que a Associação desenvolve no município de Campo Mourão.
Os dez alunos por local serão selecionados por sua média escolar referente ao 3º Bimestre.
Com o apoio do Paraná Supermercados e Sistema Prever, o aluno e a aluna com maior média escolar entre todos os participantes irão ganhar uma bicicleta.
A organização capitaneada pelo casal 20 do Karatê (Celebridade Tião e esposa Ronise Galdino) convidam a todos (pais e comunidade) para prestigiar o evento.
E Viva o Karatê!

BASQUETE DO técnico Emérson garante 1º lugar no Campeonato Paulista Série A-2


O Basquete do Rio Pardo/DEC dirigido pelo competente técnico Emérson de Souza, está classificado com uma rodada de antecedência para a segunda fase do Campeonato Paulista da Série A-2.
Na foto, Emérson está ao lado das celebridades mourãoense Itamar Tagliari e Edson "China" Hirata, e da internacional Hortência Macari.
Emérson fez uma excelente temporada no ano de 2008 em Campo Mourão. Deixou amigos e boas lembranças, tendo sido por dois anos seguidos o melhor técnico do basquete paranaense. Inclusive, atento aos detalhes, muito atencioso com os atletas adultos e menores, e a imprensa, Emerson viveu o dia a dia do nosso basquete, tendo sido motivador pelo interesse do meu filho Ricardo a "ensaiar" algumas jogadas no basquete, que com a saída do professor, infelizmente não vingou. Ele preferiu continuar somente no futsal pré-mirim.
O Rio Pardo da cidade de São José do Rio Pardo venceu o São Caetano por 101 a 64 e assegurou a primeira colocação com uma rodada de antecedencia e agora pode até perder para Suzano no próximo sabado que termina a primeira fase na ponta da tabela.
"O grande mérito dessa equipe é trabalhar em cima de um objetivo por vez, o nosso primeiro objetivo era o de terminar esta fase na ponta para trazermos o mando de jogo dos playoffs para Rio Pardo, agora que conseguimos vamos manter a mesma linha de trabalho e nos concentrar na próxima fase que é as quartas de final onde teremos pela frente Jacarei ou São Caetano, ou seja, o nosso próximo objetivo é passar das quartas e ficar entre os semi-finalistas da A-2. "disse Emerson de Souza.
História - Emerson, riopardense, trabalhou quatro temporadas no basquete paranaense onde dirigiu as equipe da KELTEK/SÃO JOSÉ DOS PINHAS, INTEGRADO/CAMPO MOURÃO E SELEÇÃO PARANAENSE JUVENI. Ele está muito satisfeito com o trabalho realizado pelo RIO PARDO/DEC/BASQUETE neste retorno da equipe ao basquete profissional após sete anos de ausência.
E viva o Emérson Souza e porque não, o Rafinha, também! Viva! Com as bençãos e graças de Deus. Sucesso e prosperidade, com humildade sempre.
Lembranças da Capital do Centro-Oeste do Paraná,
do programa Tocando de Primeira (sábado foi a edição de número 850. Foram 850 sábados, pode?) e deste BLOG, também amigo do Basquete.
Agradecimentos a assessoria de imprensa do Rio Pardo Basquete.

SERVIÇO DE SOM: lei regulamenta utilização e níveis sonoros em CM


A Câmara de Vereadores promulgou a lei que regulamenta e disciplina os serviços sonoros executados em logradouros públicos de Campo Mourão com amplificadores de voz, alto falantes e outros equipamentos. Equivocadamente, foi divulgado que a lei, de autoria do vereador Sidnei Jardim (PPS) - foto- , teria entrado em vigor depois de ser sancionada pelo prefeito Nelson Tureck.
O ato do presidente do Legislativo promulgando a lei foi publicado na página 12 da edição 1.331 do Órgão Oficial do Município, datado do dia 13 de novembro último. Após ser aprovado pela Câmara de Vereadores, o projeto de lei foi encaminhado para a sanção do Poder Executivo. Porém, o prefeito Nelson Tureck não sancionou a lei no prazo legal, o que levou o Poder Legislativo a promulgar a lei para que entre em vigor, atendendo a antiga reivindicação da população.
Como fica? Agora, toda a propaganda em local público, realizada com a utilização de amplificadores, alto falantes e outros equipamentos, instalados em pontos fixos ou conduzidos através de carros, motos, bicicletas e outros meios de locomoção, depende de prévia autorização da Prefeitura. Também foi definido que o serviço de som volante somente pode ser executado de segunda a sexta-feira (das 9 às 17 horas) e nos sábados, domingos e feriados (das 11 às 17 horas). O que diz a Lei? A lei determina ainda que o som tem de ser desligado enquanto o veículo permanecer parado em semáfaros e que o nível sonoro produzido não pode ultrapassar a 45 decibéis. Proíbe ainda a propagação de som em distância inferior a 100 metros dos hospitais, casas de saúde, escolas, bibliotecas públicas, velórios, igrejas e teatros quando em funcionamento, bem como das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das creches, asilos, casas de repousos e congêneres. Os veículos devem ser cadastrados na Prefeitura e a lei que entrou em vigor estabelece punições para os infratores.

24 de nov. de 2009

OS PRÓXIMOS jogos do Basquete CM no Paranaense


O Campeonato Paranaense de Basquete Masculino prossegue esta semana com a nova fase reunindo dois grupos (D e E). O Basquete mourãoense (foto) está no grupo E jogando neste final de semana em Maringá diante do time local e de Pinhão.
Na sexta-feira tem Maringá x Pinhão, no sábado às 20 horas Campo Mourão x Pinhão e no domingo às 15 horas o clássico entre Maringá x Campo Mourão.
Vale lembrar que de 10 a 12 de dezembro Campo Mourão disputará as finais da Copa Sul em Londrina, ao lado do próprio time londrinense, Joinvile e Caxias do Sul.
O grupo D estão Círculo Militar/Dom Bosco, Sercontel de Londrina, Pato Branco e Astorga.
Tabela de Jogos
– GRUPO “D”
26/11 – Quinta-feira em Curitiba
20H00 AD CIRCULO/DOM BOSCO/ DIX SAUDE X ADL/SERCOMTEL/FEL
27/11 – Sexta-feira em Curitiba
20H00 AD CIRCULO/DOM BOSCO/ DIX SAUDE X PATO BRANCO
28/11 – Sabado em Curitiba
17H00 AD PATO BRANCO X ASTORGA
29/11 – Domingo em Curitiba
10H00 AD CIRCULO/DOM BOSCO/ DIX SAUDE X ASTORGA
02/12 – Quarta-feira em Pato Branco
20H00 AD PATO BRANCO X ADL/SERCOMTEL/FEL
03/12 – Quinta-feira em Astorga
20H00 AD ASTORGA X ADL/SERCOMTEL/FEL
SEMIFINAIS - Os jogos das semifinais serão em sistema de cruzamento com uma única partida na casa da equipe que tiver a melhor campanha na segunda fase. E a decisão será na melhor de três jogos no "play off".
Com todo respeito ao basquete de Pinhão, o qual não conheço, Campo Mourão tem que buscar o primeiro lugar em Maringá para fugir, provavelmente, do forte time de Londrina na semifinal. Mas tem um detalhe, como o Londrina está disputando a Liga Nacional dificilmente estará com um time competitivo nesta reta final do Paranaense.
E viva o basquete mourãoense.

OS KARATECAS MOURÃOENSES em Paranavaí


Os técnicos Sebastião Galdino e Carlos Cézar de Souza comandaram no sábado (21)
as equipes mourãoenses formadas pelos alunos dos Projetos Karatê nas Escolas, Centros de Integração, Projeto Formando Cidadão e Academia de Karatê Exata, na 1ª Copa Dojo Tradição de Karatê, em Paranavaí.
Campo Mourão ficou em 5º Lugar na classificação Geral,
sendo campeão em varias categorias.

Destaque para Kata Equipe, a mais disputada em numero de atletas, com os atletas Jocimar, Bruna Alesandra e Geovana Nunes, da Escola Monteiro Lobato e Carlos Cezar de Souza - foto abaixo no pódio- campeão na categoria Kata adulto.
A coordenação lembra e agradece o apoio das Secretarias de Educação, Ação Social e Fundação de Esportes de Campo Mourão.