31 de out. de 2009

COLUNA DO NERY THOMÉ: Para continuarmos sendo o Coração do Paraná


O jornalista Ilivaldo Duarte, em seu programa de rádio “Tocando de Primeira”, apresentado aos sábados, das 11h às 13 horas, na Rádio Rural AM, utiliza bastante o bordão “Campo Mourão – a capital do centro-oeste do Paraná”, e, assim como ele, outras pessoas públicas ou não, insistem em destacar a posição estratégica de nosso município em relação aos demais.
Há dez ou 20 anos, chamar Campo Mourão de capital do centro-oeste paranaense parecia bem próximo da realidade, afinal, era a cidade mais central de uma vasta região, reunindo ao seu redor diversos municípios, tendo, como representantes, três deputados estaduais e um federal. Hoje, nossa representatividade está reduzida a apenas um deputado estadual com base eleitoral na Comcam.
Por uma série de razões, entre as quais trapalhadas políticas e falta de mobilização da sociedade, o bordão acima utilizado está cada vez mais perdendo sua força, o que nos traz a pergunta: o que nos levou a perder a liderança política antes invejada? Por que nossos votos migraram para candidatos que não são da região e que, embora durante a campanha eleitoral insistam em prometer mundos e fundos para os municípios que fazem parte da Comcam, na hora de divisão das fatias do bolo poucas migalhas sobrem para os mesmos?
E não faltam lideranças políticas em Campo Mourão e municípios vizinhos. Falta é a visão da região para a importância de se votar em alguém que conhece de perto sua realidade. Tal situação deve-se, em parte, por não termos bem claro quais são nossos interesses regionais, de maneira clara, consciente e realista. Há mais de 30 anos, por exemplo, batemos na tecla da tão pedida pavimentação da estrada da boiadeira, como se a mesma fosse a salvação da Comcam. Mas há outros assuntos tão ou mais importantes que deveriam estar na pauta das entidades representativas e dos eleitores. É necessário cobrarmos, de nossas autoridades, ações mais eficazes para a geração do desenvolvimento econômico e social, programas que estimulem os municípios circunvizinhos a não apenas fazerem parte desta grande e vasta microregião administrativa, mas, principalmente, partícipes e co-responsáveis pelos seus êxitos e necessidades.
Portanto, para que sejamos levados a sério pelos governantes e parlamentares, precisamos ter definidas nossas bandeiras de luta, sendo que para isso é necessário a união das forças econômicas, polícias e sociais em busca de objetivos comuns.
Estamos nos aproximando de mais um período eleitoral importante, quando serão eleitos os deputados federais, estaduais, senadores e o Governador do Estado. É hora de colocarmos no papel quais as propostas que queremos para Campo Mourão e região; é hora de avaliarmos quais serão as conseqüências de votarmos neste ou naquele candidato; é tempo de examinar as promessas de campanha que certamente virão, verificando se as mesmas irão ou não colaborar com o desenvolvimento e o estímulo às vocações de nossa região.
Campo Mourão tem tudo para continuar sendo a capital do centro-oeste paranaense, mas para isso nós, eleitores ou não, precisamos ter claro a importância de carregar tal título, onde a união de forças políticas é muito mais importante do que picuinhas deste ou daquele partido. Quem sai ganhando não é este ou aquele prefeito, este ou aquele município e sim todos nós, que aqui residimos. E quando eu falo em força, eu me refiro a uma região que congrega 25 municípios e mais de 300 mil habitantes. Muita gente e muitos votos vindos direto do Coração do Paraná.

Nery José Thomé, é engenheiro agrônomo, jornalista e presidente da Associação dos Jornais do Interior do Brasil (ADI-BR).

PAPO DE RÁDIO: Olimpíadas da Arcam, do Cense e JAP`s 2009


Os Jogos Abertos do Paraná 2009 serão destaques no primeiro e no segundo tempo hoje no nosso programa Tocando de Primeira, na rádio Rural AM, com a edição de número 847.
Presenças no primeiro tempo para falar das Olimpíadas da Arcam 2009 que terminam hoje em Campo Mourão, do professor Gilmar Fuzeto -coordenador do evento- e dos atletas Bóris Kopko, da equipe Geros e Jader Santos, da equipe 3 G C. E também do diretor do Cense (Antigo SAS) Adilson José dos Santos, que será o chefe da delegação do Paraná com 30 integrantes na 4ª Olimpíada Fundação Casa em São Paulo.
No segundo tempo, das 12 às 1 3horas, presenças confirmadas do técnico Paulo César Costa, o "Paulinho do Atletismo" com atletas campeões nos JAP´s e do diretor de tênis de mesa da Arcam e do secretário da Federação de Tênis de Mesa do Paraná (FTMP) Edilson Suetomi - na foto, à direita, de preto, ao lado de Hugo Hoiama e Sérgio Ueda.
E tem mais, no nosso Tocando de Primeira deste sábado, ao vivo e em cores - um golaço no rádio brasileiro. Só não ouve o Tocando de Primeira quem não tem rádio ou não tem vizinho!

COLUNA DA MARIA JOANA:“... Cristo foi crucificado justamente porque não fez coalizão com os Judas da vida”

Chegamos ao final do mês de outubro que nos deu muitas oportunidades para refletirmos sobre a instabilidade da vida e a fragilidade humana, com tantos vendavais, tornados, alagamentos, tsunamis, incêndios, além de tanta violência humana e insegurança total. Neste fim de semana prolongado teremos mais momentos iluminadores que podem acordar àqueles que se endeusam, se consideram imortais e acima de todos os julgamentos e punições humanas... Quem sabe possam lembrar-se de todos os que por esta vida já passaram e independente das posses, dos cargos, do poder exercido todos eles “passaram para outra vida” e foram julgados não pelas urnas, nem pelo povo ou pelos vizinhos e familiares, mas por Aquele que conhece todos os desejos de nosso coração.
Infelizmente vivemos num mundo aonde a busca desenfreada do poder, status, aparência, prazer tem sido levada ao extremo e as pessoas pagam qualquer preço para chegar e manter-se “lá” não importando os meios que tenham que usar. E a consciência que lhe dita os limites entre o certo e o errado fica acobertado pela regra do “fim justifica os meios”. Todas as justificativas são usadas para explicar suas ações, apelando até mesmo para Deus, Jesus ou quem mais seja necessário. Para “ter governabilidade”os governantes podem vender sua alma ao diabo, trair um pouco, ter um curinga na manga e um plano B na cabeça, mentir, exagerar, ter duas ou quantas caras precisarem, fazer alianças com todo tipo de gente...
Cada vez mais o presidente revela a sua face dupla, mostrando que não resistiu ao poder ao conquistar o Palácio do Planalto. O candidato símbolo das mudanças, da defesa da ética, da depuração dos costumes mostra sua outra face e as cumplicidades com o partido que não ia roubar nem deixar ninguém fazê-lo, mas fez o mensalão, ressuscitou Sarney e companheiros, tem desmoralizado o Congresso que usa todos os meios para barrar as CPIs, encobrir a verdade e garantir a eleição da sucessora com que já está em plena campanha eleitoral chamada de”fiscalização de obras”.
Diz que não é campanha, mas todo mundo sabe que é. Também o acordo eleitoral com o PMDB que garantiu a permanência do Sarney foi explicada pelo presidente de outro modo. “A manutenção do Sarney era questão de segurança institucional” “A queda do Sarney era o único espaço de poder que a oposição tinha. Iam fazer um inferno neste país”.
Podemos até julgar os outros pela nossa própria maneira de agir, pensar. Assim, se agimos na ilegalidade, no jeitinho brasileiro, costumamos achar que todos fazem da mesma maneira, que ninguém é sério, ético, trabalhador, responsável... Mas nivelar até Jesus pelos nossos atos é terrível. “Qualquer um que ganhar as eleições, pode ser o maior xiita deste país ou o maior direitista, ele não conseguirá montar o governo fora da realidade política. Entre o que se quer e o que se pode fazer tem uma diferença do tamanho do oceano Atlântico. Quem ganhar a Presidência amanhã terá de fazer quase a mesma composição, porque este é o espectro político brasileiro. Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão" – Luiz Inácio Lula da Silva.
Muito bem analisou o jornalista Clóvis Rossi dizendo que “Se Frei Betto, o confessor ou ex-confessor de Lula, tivesse ensinado seu amigo direitinho, o presidente aprenderia que Cristo foi crucificado justamente porque não fez coalizão com os Judas da vida”. E o presidente da CNBB D. Dimas Lara Barbosa, fez a seguinte observação: "Judas era um discípulo de Jesus. Mas Jesus não fez aliança com fariseus e saduceus." Ele explicou que fariseus são "pessoas que parecem uma coisa por fora, mas por dentro são outra". Nos textos do Evangelho eles aparecem como adversários de Jesus, que os critica, sobretudo por sua hipocrisia e avareza
Os fariseus e saduceus formavam dois grupos com grande força política e religiosa em Israel na época em que Cristo viveu. Os saduceus, segundo o Dicionário de Termos Religiosos e Afins, da Editora Santuário, constituíam um partido com "ideologia conservadora e oportunista, de sorte que se acomodavam ao poder dominante, neste caso a Roma". De acordo com a mesma fonte, os dois grupos contribuíram de forma decisiva para a condenação de Cristo à morte. E, apesar de ser a única certeza de nossa vida, qual o governante, o partido que quer morrer, ser crucificado???
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

ELZA HANEL estará na Entrevista de Domingo


"SOU alguém muito agraciada e abençoada por Deus, por ter recebido dele muitos dons." Assim se autodefine a catarinense de Capinzal, Elza Moreira Hanel, que chegou em Campo Mourão no ano de 1975. Esposa de Névio Hanel, "uma pessoa ímpar, empreendedor nato, que sempre me apoiou e auxiliou na realização dos meus sonhos e do meu trabalho comunitário."
Elza Hanel, - na foto ao lado do marido Névio- é a convidada da ENTREVISTA DE DOMINGO aqui no BLOG, onde contará um pouco da sua vida e da sua história, onde como começou este trabalho voluntário fantástico em prol de quem precisa, com apoio de outras pessoas e parcerias.
"Minha atuação comunitária se iniciou nos trabalhos da igreja católica do Lar Paraná, nos cursos de pais e padrinhos, liturgia, grupo de jovens. Isso me fez perceber as necessidades mais urgentes da comunidade e me impulsionou a ter uma participação mais efetiva na solução dos problemas da população mais carente", disse Elza.
Não perca, Elza Hanel, neste dia 1º de novembro, na ENTREVISTA DE DOMINGO.

30 de out. de 2009

PLANTÃO DO BLOG II: CM é campeão no Basquete masculino dos JAP´s 2009


Viva! O nosso basquete é campeão!
O time de basquetebol mourãoense
venceu agora há pouco em Francisco Beltrão,
a forte equipe de Maringá por 83 a 75, na única derrota desta na fase final dos Jogos Abertos do Paraná.
A partida foi equilíbrada nos quatro quartos, mas o time mourãoense foi mais eficiente nos lances livres, principalmente nos instantes finais do último quarto, quando o jogo chegou a estar em 78 a 75.
Diante do melhor aproveitamento,
o time de Campo Mourão conseguiu abrir vantagem
de oito pontos em pouco mais de 50 segundos,
vencendo o jogo por 83 a 75.
É campeão! Fazia 14 anos que Campo Mourão não conquistava um título nos Jogos Abertos do Paraná.
Mais uma medalha de Ouro
para o esporte mourãoense.
Parabéns China e Cia!
Como é bom ganhar!

PLANTÃO DO BLOG: Tênis de mesa, 2 medalhas de Ouro e 1 de Prata nos JAP`s 2009


A alegria do londrinense de nascimento e mourãoense de coração há mais de 20 anos, Sérgio Ueda, engenheiro agrônomo, diretor da Topocamp e técnico do selecionado mourãoense de tênis de mesa é muito grande e marcada por emoção histórica. Isto porque, Campo Mourão conquistou nesta sexta-feira (30) nos JAP´s 2009 em Francisco Beltrão duas medalhas de Ouro na Categoria Equipes (masculino e feminino) e uma de prata na Dupla feminino.
Hugo Hoiama, Willian Kumagai e Roberto Diquique Junior, por Equipe masculino, venceram Ponta Grossa, Marechal Rondon e Cascavel, por 3 a 0, e na final, Maringá, por 3 a 1.
A equipe feminina, também foi medalha de ouro derrotando Maringá na final por 3 a 2, com Carina Murashigue, Viviane Nakasato e Luciana Sassai Morimoto. Na dupla feminina, veio a derrota para Maringá,. por 3 a 2 e a primeira medalha de prata do tênis de mesa mourãoense no Sudoeste do Paraná.
Neste sábado, a partir das 8h30, terão início os jogos nas categorias Duplas mista e masculina, com chance de mais medalhas para o esporte mourãoense. Na foto, atletas do masculino e feminino, no evento de terça-feira, na Sonibram.
Pelo conheço do grande Sérgio Ueda, ele deve estar radiante e feliz como nunca, porque afinal "Bom mesmo é ganhar e subir no pódio é uma honta que poucos tem." E viva o tênis de mesa mourãoense.

CENSE de CM será base do PR na Olimpíada em SP


O GRANDE SUCESSO da 1ª Olimpíada da Primavera, promovida recentemente pelo Cense de Campo Mourão, reunindo adolescentes e jovens privados de liberdade, deu a Campo Mourão, o direito de ser a base da delegação do estado do Paraná na 4ª Olimpíada Fundação Casa em São Paulo.
O evento começa a partir desta terça-feira (03 de novembro), com o destaque para o trio mourãoense Adilson José dos Santos, diretor da Unidade de Campo Mourão que será o chefe da delegação do Paraná que terá 30 integrantes com presença do professor Carlos Koch e do educador Higor, além de cinco dos 20 atletas paranaenses. Na foto, Carlos Koch e Adilson Santos, no Cense.
Na 4ª Olimpíada Fundação Casa em São Paulo serão disputadas as modalidades de futsal, tênis de mesa, xadrez e dama. Integram a delegação paranaense atletas de Campo Mourão, Cascavel, Umuarama, Paranavaí, Ponta Grossa, Curitiba e Fazenda Rio Grande.
A Fundação de Esportes de Campo Mourão, juntamente com o Fruto Maduro estão apoiando a delegação do Paraná por meio da cessão dos uniformes e agasalhos para os atletas e Comissão Técnica. Campo Mourão tem o maior número de integrantes na delegação paranaense.

OBINA faz três, verdão goleia Goiás e continua líder do Brasileirão


O Verdão goleou o Goiás por 4 a 0 e continua líder do Brasileirão 2009. O empate no primeiro tempo e o grande número de chances desperdiçadas preocupavam a torcida palmeirense. Veio o segundo e entrou em cena um atacante voluntarioso, que sem ser muito técnico é um brigador.
O nome dele? Obina (Foto). Três vezes Obina!
Com três gols e mais um passe primoroso a David Saconi, ele deu ao Palmeiras a 8ª vitória em 18 jogos com o técnico Muricy Ramalho. Este, mais parece um "professor de Deus", antipático ao extremo e rabugento, sempre. E muitas vezes desrespeita os profissionais da imprensa.
Os números mostram: esta foi a segunda vitória de Muricy por mais de 1 gol na sua trajetória no time palmeirense. Que venha o time alvinegro, domingo, em Presidente Prudente. Será o jogo-chave e decisivo para a caminhada rumo ao título, dependendo apenas do esmeraldino.

AS FINAIS DA Olimpíada da Arcam 2009


A Arcam encerra neste sábado as Olimpíadas 2009 que reúnem mai sde 700 atletas associados disputando várias modalidades no masculino e feminino.
Na quarta-feira aconteceu a final do tênis de mesa e ontem foram encerrados os jogos de basquete e truco.
Amanhã, a grande final no voleibol e no futebol suíço com equilíbrio e vontade de ganhar.
E na sequência, a festa de encerramento deste grande evento esportivo que integra e fortalece a amizade entre os associados da Arcam.
Na foto ao lado, lance do truco na noite de ontem,
e abaixo, os três primeiros colocados do truco com dirigentes da Arcam após a entrega das medalhas,

29 de out. de 2009

PLANTÃO DO BLOG: No basquete, CM decide Ouro com Maringá nos JAP´s 2009


A VITÓRIA DE 102 a 56 diante de Marechal Rondon, na noite desta quinta-feira, colocou o time mourãoense na final do basquete masculino nos Jogos Abertos do Paraná, em Francisco Beltrão. A decisão será nesta sexta-feira às 20 horas contra o forte time de Maringá. A alegria dos mourãoense foi muito grande em estar na final dos JAP´s.
As parciais do jogo vitorioso, informados diretro do Sudoeste pelo dirigente Edson "China" Hirata - na foto ao lado do palmeirense Izidoro Bueno, também vitorioso na noite desta quinta-feira- foram de 23 a 15, 24 a 15, 21 a 15 e 34 x 14. Torcida redobrada para o nosso basquete.
Que venha a medalha de Ouro! Mas se não der, a Prata será também muito comemorada e bemvinda.

FUTSAL feminino do Unidade Polo em novembro na Olimpíada Brasileira


O Colégio Estadual Unidade Polo de
Campo Mourão estará representando o Paraná na modalidade de futsal feminino nas Olimpíadas Escolares Brasileiras (atletas de 15 a 17 anos) no período de 5 a 10 de novembro, em Maringá.
O Unidade Polo representa o Paraná na competição escolar
mais importante do país após ter sagrado campeão nos
Jogos Colegiais do Paraná, no mês de julho, em Curitiba.
Na primeira fase da competição, a equipe mourãoense,
no grupo B, enfrentará as campeãs de São Paulo, Distrito Federal e Amazonas.
A equipe é treinada pelo professor Djeferson Rossano Mattos (Ferruginha) e supervisionada pelo professor Ismar Kath (foto), contando com o futsal de Aline Pereira, Caroline, Aline Helena, Ellen, Letícia, Laís, Débora (Marrom), Sara, Sharon e Mayara, e o apoio da direçao do Colégio Estadual Unidade Polo e da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam).

KARATÊ conquista 17 de Ouro e 41 medalhas no total em Cianorte

Quarenta e uma medalhas, das quais 17 de ouro, 17 de prata e 7 de bronze. Este foi o resultado da delegação mourãonse de 61 atletas na 3ª Copa Cianorte de Karatê, disputada domingo em diversas categorias. O evento foi organizado pela Associação Cianortense de Karatê e supervisionada pela Federação Paranaense de Karatê.
A competição reuniu 197 atletas, nas categorias desde Mirim até Adulto, com participação das cidades de Campo Mourão, Umuarama, Araucária, Maringá, Marialva, Londrina, Cianorte, Guaíra e Curitiba. A organização informa que a Copa Cianorte foi a última etapa classificatória antes da fase final do Campeonato Paranaense em dezembro na cidade de Maringá.
“Os treinamentos serão intensificados, visto que temos grandes chances de estar entre os cinco melhores da temporada”, prevê Carlos César, técnico da equipe mourãoense.
"Com apoio da Fecam, este ano conquistamos bronze no Kata Individual com Rodrigo Roder e um 5º lugar no Kumite Individual com Guilherme Duenha Aseda, no Brasileiro Juvenil/Junior em Cuiabá (MT) em agosto, e um 4º lugar no Kumite Equipe com o atleta/técnico Carlos Cesar de Souza no Campeonato Brasileiro Sênior realizado recentemente em Natal (RN)", disse. Apoiaram a modalidade as empresas Casablanca Vídeo-locadora, Videotec Eletrônica, Imobiliária Marinao Imóveis, Maranata Contabilidade, Ótica Bassani, Seriart, ACICAM, Minacred Financiamentos, Plug TV-a-cabo, Davery Roupas Profissionais, TV Eldorado, Radio Terra FM, Escola de Inglês FISK e Auto Posto Brambilla.

REFLEXÃO: Um rapaz pediu a Jesus...


Um rapaz pediu a Jesus um emprego e uma mulher que o amasse muito. No dia seguinte, abriu o jornal e tinha um anúncio de emprego. Ele foi, viu a fila muito grande e disse: eles são melhores do que eu. E foi embora.
No caminho ,um garoto lhe deu uma rosa. No ônibus, ele chateado joga a rosa fora.
e ao chegar em casa diz a Jesus: é assim que me tratas? É assim que me amas? E vai dormir.
Em sonho Jesus diz :O emprego era seu, mas você não confiou e desistiu antes de lutar. Aquela rosa foi eu que te dei, inspirei aquela criança a lhe dar.
O amor da sua vida, estava sentada ao seu lado e em vez de você dar a rosa a ela, você a jogou fora.
Você entendeu como Jesus age na sua vida? Ele abre as portas e te mostra o caminho,
mas a tua fé é tão pouca que desiste no primeiro obstáculo.
Não desista, confie que Jesus pode agir na sua vida. Os obstáculos existem para ver até onde vai a tua fé .
Tenha uma otima quinta-feira.
ET: faça como o Osni Lara (f oto), envie a sua mensagem para o meu e-mail ilivaldo.duarte@gmail.com

28 de out. de 2009

PLANTÃO DO BLOG: CM vence Astorga e joga semifinal nesta quinta-feira contra Mal Rondon


O GLORIOSO BASQUETE masculino de Campo Mourão venceu Astorga por 97 a 62 e enfrenta na semifinal dos Jogos Abertos do Paraná Marechal Rondon na noite desta quinta-feira em Francisco Beltrão. Vencendo e anossa torcida é para que isto aconteça, o time mourãoense buscará o Ouro na sexta-feira no Sudoeste paranaense. .
O pivô Alex (foto) foi o cestinha do jogo desta quarta-feira contra Astorga com 22 pontos, seguido por Schneider (14), Jorginho (13), Davilson e Heron (12). A outra semifinal será entre Astorga e Maringá.
Campo Mourão Basquete joga nesta quinta a noite com Davilson Mesquita, Rafão Godói, Jorginho Seraphim, Carlos Bueno, Alex Passilongo, Gledman Lima, Guilherme Schneider, Eduardo Ferri, André Alves, Heron Marcos, Guarazinho e Douglas Moreira. O time será dirigido por Daniel Wattfy e auxiliado por Eliseu Souza.

HOMENAGEM: Hugo Hoyama recebe troféu "Tocando de Primeira"


Na noite desta terça-feira na sua visita histórica a
Campo Mourão, Hugo Hoyama - um dos atletas mais importantes na história do tênis de mesa brasileiro-
recebeu na Sonibram, o troféu "Tocando de Primeira",
marcando a sua passagem neste 27 de outubro
pela Capital do Centro-Oeste do Paraná.
Dirigentes e associados da Sonibram,
diretores da Federação de Tênis de Mesa do Paraná,
atletas do selecionado mourãoense, pais e alunos,
participaram da homenagem-surpresa a Hoyama.
O troféu "Tocando de Primeira" criado e produzido
por Brindes e Troféus Coelho, normalmente é entregue
as Celebridades da nossa terra e ao vivo,
durante os nossos programas na Rádio Rural AM.
Porém, como já aconteceu com Adionir Ramos,
que recebeu sua homenagem em pleno Jogos Interclubes de Campo Mourão numa tarde de sábado, ontem foi a vez de Hugo Hoyama ser agraciado com a mais alta honraria do programa Tocando de Primeira.
Foi uma maneira carinhosa de agradecer e prestar o reconhecimento da comunidade mourãoense a este atleta que dentro e fora das quadras sempre foi exemplo não só para quem pratica o tênis de mesa, mas também para outros esportes. Hoyama foi nove vezes campeão pan-americano e está feliz por estar em Campo Mourão. "Até sábado estava na Áustria, domingo cheguei em São Paulo e na segunda-feira já estava aqui, fico feliz com todo esse carinho que aumenta a minha responsabilidade, que é grande, mas é gostosa também", disse ontem a noite na Sonibram.
Na foto histórica abaixo, Hoyama ao lado de Sérgio Ueda, Jorge Akiyoshi e Edilson Suetomi, após a homenagem na noite de ontem na Sonibram.

EXPERIÊNCIA: o que diz e pensa Hugo Hoyama


Encerrando a sua extensa agenda ontem (27/10), Hugo Hoyama esteve na Sonibram e conversou com dirigentes, pais e alunos, e atletas de Campo Mourão.
Na foto ao lado, Hoyama, vestido com a camisa palmeirense e tendo a frente o troféu Tocando de Primeira, sempre atencioso com todos respondeu a várias perguntas, falou da sua carreira, dos seus planos e ensinou bastante.
Para o deleite dos amigos leitores e leitoras do nosso BLOG, anotei e repasso algumas respostas de Hugo Hoyama ontem a noite na Sonibram.
"Sempre tentei fazer o meu melhor, inicie no tênis de mesa aos 7 anos e estou praticando há 33 anos, Minha primeira convocação para a Seleção Brasileira foi em 1986 com 23 anos"
" Treinava sempre para chegar lá, é muito importante ter alguém que acredita em você. Na Olimpíada de Pequim ganhei do 10º do mundo, foi uma grande vitória"
"Gostei muito da acolhida e do carinho dos mourãoenses, tenho cabeça forte para superar a pressão, essa responsabilidade de medalha de ouro em Francisco Beltrão para Campo Mourão é grande, mas é uma responsabilidade gostoso também"
"Meus objetivos são disputar o Pan-Americano, do qual sou recordista com 9 medalhas de ouro e jogar a Olimpíada. Quando parar quero continuar no esporte, não sei se coordenador técnico ou treinador, mas quero ensinar tênis de mesa para alunos em clínicas para difundir mais a modalidade"
"Vou tranquilo para Francisco Beltrão, sei que vocês estão esperando medalha de ouro, Vou pensando na vitória, vou entrar com raça e determinação, e motivado, se eu jogar bem eu sei que vou ganhar, se jogar direitinho eu sei que a gente vai brigar pelo título"
Nas próximas edições, mais sobre o que pensa e faz Hugo Hoyama.
Abaixo, foto da visita do campeão pan-americano à diretoria da Coamo Agroindustrial Cooperativa, antes dele ir treinar com atletas na Sonibram e na sequência, público presente ontem a noite na Sonibram prestigiando a homenagem e boa conversa com Hugo Hoyama.

GOLEIRO CUBANO estreia hoje no handebol de CM nos JAP´s 2009


O handebol masculino de Campo Mourão disputa a partir de hoje a Divisão “A” dos 52º Jogos Abertos do Paraná (JAP´s 2009), em Francisco Beltrão com um reforço internacional: o goleiro cubano Michael Bravet Oquendo - na foto, de camisa branca e calça vermelha-. Ele está no Brasil desde 2005 e defende a equipe de Suzano(SP), mas já teve passagem pelo IMES São Caetano - equipe de ponta do handebol nacional.
Michael com 1,89 metros foi convidado pelo professor Jair Grasso e em 2000, disputou a Olimpíada de Sidney, na Austrália, pela seleção de Cuba. Junto com ele veio também o armador esquerdo Eduardo Cortez, de São Carlos (SP), ao lado dele na foto,
O supervisor da equipe mourãoense, Jair Grasso, demonstrou otimismo com a vinda dos dois atletas. “Já temos uma ótima base, com atletas experientes e voluntariosos como o Enzo, o Alex, o José e o Gláucio Bertóglio, além do Marquinhos, que também é o técnico da equipe e a vinda destes atletas só ajuda a somar e nos colocar de maneira definitiva na briga por uma classificação até melhor do que a da edição passada, quando ficamos em terceiro lugar.

NOS JAP´S 2009 FUTSAL É goleado e BASQUETE, classificado


A segunda participação de Campo Mourão no futsal masculino dos 52º Jogos Abertos do Paraná (JAP´s 2009), não foi das mais esperadas. Após o empate em 0 a 0 com Telêmaco Borba, a equipe foi derrotada por Cascavel pelo placar de 5 a 1, na tarde desta terça-feira, no Ginásio Arrudão. O Cascavel abriu o marcador com Fuska, e Juninho, cobrando falta, empatou para Campo Mourão. Mas o time cascavelense desempatou a partida e ampliou sua vantagem no placar, com gols de Ricardinho, Caça (2) e Kumano.
Na opinião do técnico Eberton de Souza, o Beto (Foto) o time mourãoense fez uma boa partida no primeiro tempo, mas na segunda etapa não mostrou um bom futsal, o que culminou com a derrota. Hoje, às 13h30, no Arrudão, os mourãoenses jogam com Paranavaí, buscando a primeira vitória, que ainda colocará Campo Mourão em busca de classificação.
Basquete semifinalista – A equipe de basquete masculino de Campo Mourão confirmou sua condição de semifinalista da Divisão “A” nesta terça-feira. A vitória de Astorga por 83 a 57 sobre Ponta Grossa confirmou a equipe vencedora e os mourãoenses como classificados do Grupo B.
As duas equipes jogam hoje às 10 horas, no Ginásio Jahir de Freitas, apenas para cumprir tabela, já que não podem mais ser alcançadas na classificação.
Na Chave A, Maringá e Marechal Candido Rondon também se garantiram e a exemplo de Campo Mourão e Astorga, disputam nesta quarta-feira apenas o 1º e 2º lugar do seu grupo.
As finais acontecem na quinta-feira e a grande final reunirá os vencedores na sexta-feira. O basquete feminino mourãoense, que ontem fez 75 a 25 em Palmas, joga nesta quarta-feira, às 13 horas, contra Maringá, também no Jahir de Freitas.

27 de out. de 2009

SEJA BEMVINDO Hugo Hoyama!


HUGO HOYAMA já está em solo mourãoense. Chegou na tarde de ontem, jantou entre amigos nipo-brasileiros e hoje cumpre extensa agenda visitanto empresários e "brincando" com as crianças e atletas do tênis de mesa de Campo Mourão.
Falei com ele , palmeirense de carteirinha, na noite de ontem e ele me disse que estava muito feliz em estar na cidade do Sérgio Ueda. "O Sérgio é um grande amigo e o Paraná é um estado onde o tênis de mesa é muito bem praticado. Estou feliz em voltar a Campo Mourão e poder defender as cores de sua camisa nos Jogos Abertos", disse Hoyama a este jornalista blogueiro.
Sérgio Ueda, uma das celebridades do nosso esporte e presidente da Federação Paranaense da modalidade - na foto abaixo ao lado de Hoyama e Edilson Suetomi, está numa felicidade grandiosa. "A vinda do Hugo Hoyama representa a realização de um sonho e de uma grande motivação para sucesso do tênis de mesa em Campo Mourão e porque não dizer, é uma honra para o Paraná receber esta atleta fantástico, conhecido no mundo inteiro e referência no tênis de mesa", afirmou Ueda.
Já tive o privilégio de entrevistar Hugo Hoyama por duas vezes, ao vivo por telefone no nosso programa Tocando de Primeira na Rádio Rural AM e hoje terei a oportunidade de revê-lo logo mais na Coamo e na Sonibram, onde estará treinando junto com a equipe mourãoense.
Hugo Hoyama, por tudo o que representa para o nosso tênis de mesa, seja muito bemvindo à Capital do Centro-Oeste do Paraná. E viva o nosso tênis de mesa!

PAPO DE MOTIVAÇÃO: Fazer o bem, um projeto de vida eficaz


Luzia Santiago publicou no seu BLOG na Canção Nova que "Fazer o bem é um projeto de vida eficaz"
Praticar o bem é uma poderosa oração diante de Deus, e este deve ser um programa de vida para nós no dia de hoje. Sempre e em todos os momentos, decidamo-nos pelo bem, ainda que as circunstâncias queiram nos arrastar para o mal. Quando fazemos o que é bom, atraímos o olhar e a bênção de Deus sobre nós, tornamo-nos ricos diante d’Ele e cada vez mais parecidos com o Senhor, porque Ele é bom.
“Dos órfãos, Ele é Pai; das viúvas, protetor.
Assim é o nosso Deus em Sua santa habitação. Ele é o Senhor que dá abrigo, um lar aos deserdados; é quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura” (Sl 67).
Vamos hoje fazer o bem ao longo de todo este dia?
“Jesus, o Senhor que passou por esta vida fazendo o bem a todos, ensina-nos a seguir os Seus passos.”
Jesus, eu confio em vós

JAP´S 2009: ATLETISMO CM é vice no feminino e 4º lugar no masculino


Encerradas as provas no atletismo com vitória de Paranavaí no geral, o Município de Campo Mourão voltou do Sudoeste com o título de vice-campeão no feminino e um bom quarto lugar no masculino, para a alegria do técnico Paulo César Costa e dos atletas que fazem a diferença há muitos anos, elevando e mostrando ao Paraná que aqui no Centro-Oeste do Paraná, existe um trabalho elogiável de base para o sucesso desta modalidade.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
FEMININO
1º – Paranavaí 2º – Campo Mourão 3 – Maringá 4 – Ponta Grossa 5 – Cascavel
6 – Apucarana 7 – Medianeira 8 – Astorga 9 – Francisco Beltrão 10 – Araucária
11 – São José dos Pinhais 12 – Colombo

MASCULINO
1 – Paranavaí 2 – Maringá 3 – Cascavel 4 – Campo Mourão 5 – Ponta Grossa
6 – Francisco Beltrão 7 – Apucarana 8 – Foz do Iguaçu 9 – Rolândia 10 – Colombo
11 – Umuarama 12 – Mandaguari 13 – Araucária 14 – Floraí 15 – Marechal Cândido Rondon 16 – São José dos Pinhais 17 – Pato Branco

OS MEDALHISTAS DE CAMPO MOURÃO

FEMININO
Salto em distância 2 – Priscila Cristina Ferreira – Campo Mourão
Salto com vara 3 – Suelen Aparecida da Silva – Campo Mourão
100 metros rasos 2 – Kamila Felix Miranda – Campo Mourão
100 metros com barreiras 2 – Samanta Steinbach Bertolla – Campo Mourão 3 – Suelen Aparecida da Silva – Campo Mourão
200 metros rasos 2 – Kamila Felix Miranda – Campo Mourão
400 metros rasos 1 – Kamila Felix Miranda – Campo Mourão
800 metros rasos 3 – Francieli da Silva – Campo Mourão
Revezamento 4x400 metros 2 – Michele Aparecida Antunes - na foto acima, a primeira da esquerda para à direita, ao lado de Karoline, Serginho da Casali, Jessika e Davildon do Basquete, no programa Tocando de Primeira 841 na Rural AM-, Francieli da Silva, Kamila Felix Miranda e Samanta Steinbach Bertola – Campo Mourão
MASCULINO
100 metros rasos 1 – Jonathan Henrique da Silva – Campo Mourão
200 metros rasos 1 – Jonathan Henrique da Silva – Campo Mourão
400 metros rasos 2 – Delcio dos Santos Fraga – Campo Mourão
400 metros com barreiras 1 – Delcio dos Santos Fraga – Campo Mourão
800 metros rasos 1 – Wagner Henrique da Silva – Campo Mourão
4x100 metros 3 – Alisson Luan Barbosa, Delcio dos Santos Fraga, Jonathan Henrique da Silva e Wagner Henrique da Silva – Campo Mourão

XADREZ RELÂMPAGO - Destaques para o Mestre Internacional Sandro Mareco, que representa o município de Campo Mourão; No feminino, entre os destaques Cintía Leão, vice-campeã brasileira sub-18, representando Campo Mourão; Relâmpago
Feminino
Tabuleiro 1 2.º – Marciane Prior – Campo Mourão
Tabuleiro 2 3.º – Kelley Santos da Silva – Campo Mourão
Tabuleiro 3 3.º – Janaine Gusmão Tonette – Campo Mourão
Tabuleiro 4 1.º – Cíntia Rocha Leão – Campo Mourão
Masculino
Tabuleiro 1 1.º – Sandro F. Mareco – Campo Mourão
Tabuleiro 2 3.º – William F. da Cruz – Campo Mourão

26 de out. de 2009

PLANTÃO DO BLOG II: Resenha de CM na 2ª feira nos JAP`s 2009


O mourãoense Diego Reis, colunista esportivo envia
e-mail para os leitores do BLOG informando os resultados das equipes de Campo Mourão nesta segunda-feira nos JAP´s 2009.
BASQUETE - venceu sua tereciar partida e está praticamente nas semifinais.
FUTSAl MASCULINO - estreou com um empate por 0 a 0 e nesta terça-feira jogam às 13h30 contra Cascavel.
HANDEBOL FEMININO - estreou com derrota. para Cianorte por 29 a 25 e nesta terça-feira enfrenta Ponta Grossa.
HANDEBOL MASCULINO - joga nesta quarta-feira às 18 horas com São Miguel, com a presença de um reforço “internacional”, que será anunciado nas próximas horas.
VOLEIBOL FEMININO - venceu Prudentópolis por 3 a 2, após duas derrotas na competição. Campo Mourão confirmou a vitória, mas foi rebaixada para a Divisão “B” dos JAP´s 2010.
BASQUETE FEMININO - estava jogando contra Palmas e nesta quarta-feira, às 13 horas, joga contra Maringá.

PLANTÃO DO BLOG: Basquete CM vence terceiro jogo e está perto das semifinais dos JAP´s 2009


O time de basquete masculino mourãoense com Jorginho (Foto) e Cia, está quase, muito perto das semifinais dos Jogos Abertos do Paraná edição 2009, em Francisco Beltrão, após vencer a sua terceira partida, desta feita sobre Ponta Grossa por 83 a 54.
O primeiro tempo encerrou 51 a 27 para Campo Mourão e no segundo, jogadores foram poupados sob a orientação do técnico Daniel Wattfy. próximos jogos.
O ala-pivô Borracha, com 27 pontos e Jorginho (foto) com 16, foram os principais anotadores do basquete mourãoense, que contou com o basquete de Carlos, Schneider, Rafão, Alex, Davilson, Heron, Guará, Douglas, Eduardo e André.
Segundo Edson "China" Hirata, o próximo jogo será nesta quarta-feira contra Astorga e só perdera a vaga caso seja derrotado por mais de 30 pontos e também Ponta Grossa ganhar de Astorga.
Patrocinam o basquete de Campo Mourão as empresas Faculdade Integrado e Fecam, pela Lei de Incentivo ao Esporte, e dos apoiadores Fisioterapia Betel, Gelo Sapeka, Restaurante Minuano, Centro de Diagnósticos Marcos Corpa, Conti Frutas, Rádio Rural, TV Plug, Tribuna do Interior, Academia Trainer, Agroindustrial Contabilidade, Rádio Musical e Fibrafio.

VOLUNTARIADO em prol das crianças do Cedus

Os funcionários do Banco do Brasil promoveram ontem na sua associação (AABB)
em Campo Mourão,o 4º torneio de futebol suíço beneficente com costelão, com renda em prol da Creche Santa Rita de Cássia (Cedus), localizada no Lar Paraná, que tem a abnegada Elza Hanel na presidência da entidade.
Na foto ao lado, funcionários do BB, diretoras da Creche e voluntárias que, mais uma vez espontaneamente fizeram a diferença em prol do próximo cada vez mais digno, e diga-se de passagem, ação voluntária que beneficiamais de 350 crianças de 0 a 18 anos, que participam de vários programas de educação e formação profissional em nossa cidade, com apoio de vários parceiros.
E na foto abaixo, os voluntários do costelão, que foram feitos para atender as 18 equipes inscritas no torneio que teve como campeão a Colacril/TV Cidade Sul derrotando a equipe Marcos Corpa por 2 a 0 na decisão e outros vendidos a comunidade que prestigiou o evento.
Parabéns e viva os voluntários! Viva as crianças beneficiadas.

DISPUTA ACIRRADA com seis na briga pelo título do Brasileirão


A sorte que os palmeirenses tiveram nas últimas três rodadas não aconteceu nesta final de semana, onde seus advsrários diretos ao título venceram e ameaçam a liderança do verdão, que tem 54 pontos.
O Atlético Mineiro tem 53 pontos após derrotar o Vitória, no Mineirão e é vice-líder. Em terceiro empatados, Inter - com gol de D´Alessandro venceu o quarto dos cinco grenais deste ano- tem 52 pontos, o mesmo que o São Paulo, após a vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro por 4 a 3, no melhor jogo deste campeonato. Em quinto, o Flamengo, 51, que venceu o Botafogo, no Engenhão e entra na briga. E em sexto lugar, o Cruzeiro, o melhor time do segunto turno, passando fácil pelo Corinthians, no Pacaembu, no encerramento da rodada.
Faltam somente sete rodadas e muita emoção para torcedor nenhum botar defeito.
Na quarta-feira, São Paulo e Inter duelam no Morumbi, Cruzeiro e Santo André, no Mineirão e O Flamengo irá a Barueri enfrentar o Grêmio. Na quinta-feira, será a vez do Palmeiras jogar em casa diante do Goiás e o Atlético Mineiro ir ao Rio de Janeiro pegar o Fluminense.
Já no final de semana, sábado jogam dois dos seuis melhores do Brasileirão: São Paulo x Barueri e Flamengo x Santos; no domingo, Inter x Botafogo, em Porto Alegre, Goiás x Atlético Mineiro, em Goiânia e o clássico Palmeiras x Corinthians, em Presidente Prudente.
Haja Coração, como já disse milhares de vezes Fiori Giglioti, um dos maiores narradores do rádio brasileiro de todos os tempos.
CAMPANHAS NOS ÚLTIMOS SETE JOGOS DOS LÍDERES
Time / Pts / N. Vitórias / N. Empates / N. Derrotas
Palmeiras (54) / 03 V / 1 E / 3 D
Atlético (53) / 04 V / 1 E / 2 D
Inter (52) / 02 V / 03 E / 02 D
S. Paulo (52) / 02 V / 03 E / 02 D
Flamengo (51) / 05 V / 02 E / 00 D
Cruzeiro (48) / 05 V / 01 E / 01 D

TOCANDO DE PRIMEIRA: Fera Com Ciência e CM nos JAP´s 2009


O nosso programa Tocando de Primeira do último sábado esteve novamente recheado de atrações com assuntos de interesse dos ouvintes. No primeiro tempo, as professoras Eugênia Inês Mauro e Jomara Colchon Montezino, do Núcleo Regional de Ensino - na foto, ao lado do professor Artur Rodiva, Mestre em Antropologia na Faculdade Integrado- detalharam como será o projeto Fera com Ciência promovido pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED) que tem como tema "Cultura e Tecnologia na Preservação Ambiental".
E na região polarizada pela Capital do Centro-Oeste do Paraná, o Fera Com Ciência 2009 será realizado de hoje (26) a sexta-feira (30) em Mamborê - pela primeira vez o evento não acontece em Campo Mourão.
Segundo a professora Eugênia Mauro, o "Projeto Fera Com Ciência é um importante momento de socialização do conhecimento construído durante as atividades curriculares e de complementação curricular das escolas da rede pública de ensino do Paraná. Esta socialização acontece em 32 etapas regionais organizadas pelos NRE (Núcleos Regionais de Educação) e num evento estadual organizado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed).".
O projeto Fera com Ciência deste ano pretende integrar alunos, professores, oficineiros e a comunidade em geral em torno de atividades de artes, música, dança, teatro, esportes, brinquedos, brincadeiras, ginásticas, lutas, jogos, história e memória, cultura regional, artes visuais, fóruns de estudo e discussões, além de exposições de investigação e divulgação científica e mídias.
No Segundo tempo do programa, os professores Djeferson Rossano Matos, o "Ferruginha" do Futsal feminino, Valdeir Ferro, do basquete feminino, Karla Tureck - secretária de Esportes e Itamar Tagliari - ex-secretário de Esportes, falaram das chances de Campo Mourão na fase final dos Jogos Abertos do Paraná, que começou na noite de sexta-feira em Francisco Beltrão. O futsal masculino viajou ontem, e hoje viajam o futsal e o basquete feminino. Karla viaja na quarta-feira, juntamente com o medalhista Hugo Hoyama que chega hoje a noite a Campo Mourão e amanhã tem uma agenda extensa visitando empresários, dirigentes e atletas, antes de embarcar para Beltrão e disputar o tênis de mesa pelo selecionado mourãonse.

25 de out. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Jair Elias Dos Santos Jr

O mourãoense, rotariano, assessor parlamentar e historiador Jair Elias dos Santos Júnior é o homenageado hoje (25/10) na ENTREVISTA DE DOMINGO aqui no nosso BLOG. Filho do seo Jair e da dona Guiomar, Jair Elias tem ajudado a contar e a escrever a história da nossa gente e da nossa cidade, juntamente com outros valorosos pesquisadores da Capital do Centro-Oeste do Paraná. Organizado e comprometido no que faz, ele conta um pouco da sua história de vida e caminhada, opina sobre a nossa cidade, personalidades e destaca o trabalho e objetivo de suas obras, as quais merecem ser apreciadas por quem gosta e quer ficar sabendo da história de Campo Mourão.
Uma ótima leitura a todos e uma excelente semana. Viva!
QUEM É JAIR ELIAS DOS SANTOS JÚNIOR? Sou filho de Jair Elias dos Santos e Guiomar Rodrigues dos Santos. Meu pai foi motorista em várias empresas. Minha mãe, que faleceu em 1990, num acidente doméstico, foi manicure. Uma mulher que deixou boas lembranças na sua família e para as pessoas que conviveram com ela, fora do ambiente familiar. Meus avós paternos deixaram o interior de São Paulo para fixar residência em Campo Mourão na década de 1950. Seus filhos continuaram a viver aqui e seus netos também. Portanto, sou natural de Campo Mourão desde meu nascimento, em 22 de dezembro de 1974.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância foi em Campo Mourão. Morei no Jardim Country Club e depois no Conjunto Habitacional Dr. Milton Luiz Pereira. Como qualquer criança, fiz o que é peculiar à idade. Fui arteiro e criativo. Aprendi desde cedo muitos valores. Minha mãe sempre me cobrou dedicação nos estudos e ser sempre o melhor naquilo que faz. É na infância que se adquire amigos que ficam para o resto da vida. Desta fase da minha vida posso citar três pessoas: o Dione Clei Valério da Silva, hoje um respeitado líder comunitário, o Carlos Rogério Alves Ferreira e o Austin de Assis Andrade, pessoas que como eu, se dedicam naquilo que fazem e que foram valiosos amigos na minha infância.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Organizado e comprometido no que faz. Eu tenho um estilo. Antes de fazer qualquer trabalho ou um texto, por mais simples que seja, procuro ouvir a opinião de amigos. Foi assim com todos os livros e assim também fiz nas entidades que presidi. Acho importante ouvir antes de tomar qualquer decisão. Gosto de trabalho em equipe, talvez seja este o segredo do sucesso.
Ao lado do ex-presidente Fernando Henrique em visita a Campo Mourão
ONDE O SENHOR ESTUDOU? Terminei o ensino primário na Escola Adventista. O segundo grau no Colégio Estadual Marechal Rondon. Sou formado e licenciado em história pela Faculdade Alvorada de Maringá.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Comecei minha vida profissional como Guarda Mirim. Tenho guardado a minha ficha, preenchida com a letra da minha mãe. Comecei a trabalhar como pacoteiro da Lojas Renascença com 14 anos, em 1988. Meu salário era o complemento da renda da minha família. Depois fui contínuo da Prefeitura. Trabalhei em vários lugares, como na Amicrocam, hoje extinta.
Atuei na Pierini Corretora de Seguros, de 1998 a 2001, como auxiliar administrativo. Com o Wilson Pierini aprendi o valor da palavra honestidade e comprometimento. Deixei a Corretora para ser Assessor Parlamentar dos vereadores José Turozi e Idevalci Maia (foto à esquerda) , no período de 2001 a 2004. Em 2005 continuei na Câmara com o Edson Lima e agora com o prof. José Pochapski em 2009.
Trabalhar com o prof. José Pochapski é uma honra. E é com ele que pretendo encerrar a minha trajetória profissional no legislativo de Campo Mourão. Ano passado recebi dois convites praticamente irrecusáveis para trabalhar em Curitiba, para assessorar um deputado estadual. Mas problemas de saúde me impediram de aceitar o convite. Independente desta questão, dei início a minha preparação para seguir exclusivamente minha atividade acadêmica. Já estou fazendo uma especialização e no próximo ano vou tentar o ingresso no mestrado em história.
NO ESPORTE, JÁ JOGOU ALGUMA MODALIDADE? QUAL?
Nunca joguei ou participei de jogos. Talvez seja algo que preciso me dedicar mais, pois esporte é vida. Se você considerar a leitura como um esporte, talvez seja um praticante assíduo. Em casa já devo ter mais de 1.500 livros de variados temas.
COMO E QUANDO NASCEU ESTA PAIXÃO PELA HISTORIA?
A paixão pela história nasceu aos 12 anos. Meu avó Joaquim Elias me deu de presente uma coleção de livros da história do Brasil. Quando estava com 14 anos o jornal Folha de Londrina me descreveu como “o menino que brinca com a história”. Foi uma reportagem de meia página. Acredito que em 1989, quando o Edmundo Pacheco fez a entrevista, estava traçando o meu destino. Na foto, com o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti.
Fiz oito livros, todos eles com suas dificuldades e com suas peculiaridades positivas. O livro “Palácio Iguaçu: coragem de realizar de Bento Munhoz da Rocha Netto” teve pontos diferentes. O primeiro por se tratar de um assunto que é um capítulo da história do Paraná. O Palácio Iguaçu é um símbolo, não somente dos curitibanos, mas dos paranaenses. Também aponto outros fatores: ser feito por um jovem do interior e com recursos próprios, ou seja, sem patrocínio ou apoio governamental. Feita a pesquisa, apresentei o projeto para análise da Comissão de Editoração da Secretaria de Estado da Cultura. De vinte e poucos projetos, somente quatro foram aprovados, entre eles o meu.
Claro que não fiz nada sozinho, contei com o apoio de amigos e de diversos colaboradores, tanto aqui, como em Curitiba. O livro dediquei a Flora Camargo Munhoz da Rocha (foto), viúva de Bento Munhoz, que foi a inspiração deste trabalho.
No dia do lançamento, 15 de outubro de 2008, tive momentos emocionantes. Estava no salão da Assembléia Legislativa, sozinho. De repente chegou o Dr. Milton Luiz Pereira, fiquei feliz ao vê-lo. Depois a Dona Flora. Minutos antes, o vice-governador Orlando Pessuti e quando a cerimônia estava iniciando o ex-governador Emilio Gomes. Neste momento lembrei-me da minha infância, lá no popular conjunto Cohapar, das pessoas que partiram, daqueles que me incentivaram e realmente cheguei à conclusão que quando se quer, não existem barreiras que impedem o sucesso.
Em dezembro, levei o livro para o ex-governador Paulo Pimentel (foto). Ele ficou impressionado com a qualidade das imagens. Dias depois, tive grande surpresa ao abrir o jornal “O Estado do Paraná”. Dante Mendonça, renomado colunista paranaense, considerou meu trabalho como o “livro do ano do Paraná”.
Historiador, no meu conceito é um observador atento à realidade, refletindo e apontando conexões entre passado e presente. O padre Antônio Vieira ensinou que “a história é irmã da verdade, êmula do tempo depósito das ações, testemunho do passado, exemplo e aviso do presente, advertência do futuro”.
CM ESTÁ BEM SERVIDO DE HISTORIADORES? QUAIS OS MAIS IMPORTANTES? Todos os historiadores da atualidade são importantes, dentro da sua área de atuação. Não quero ser injusto, porque conheço historiadores com obras publicadas e historiadores que ainda não publicaram seus trabalhos. De modo que todos estão dando sua contribuição para a preservação da memória da cidade. O incêndio do Mercado Municipal, fato lamentável, despertou de certa maneira, a preocupação na comunidade da preservação das nossas raízes. Em minha opinião o mais importante historiador, sem dúvida, foi o advogado Nelson Bittencourt Prado, que considero patrono da nossa historiografia e que dedicou sua vida para escrever um livro da nossa história. Ele faleceu em 1981 e infelizmente não conseguiu seu intento.
QUAL PROJETO GOSTARIA DE REALIZAR QUE AINDA NÃO FOI? Tenho vários, entre eles dois livros prontos que estão aguardando o momento adequado. Em 2010 vou trabalhar em cima da questão do Território do Iguaçu, um assunto escasso na bibliografia paranaense e que merece ampla divulgação.
COMO ESTÁ O ESPORTE MOURÃOENSE ATUAL NA SUA OPINIÃO?
Creio que esteja dentro das expectativas. Acompanho pela imprensa o trabalho desenvolvido e vejo com bons olhos isso. Percebo também um avanço significativo do basquete mourãoense nos últimos tempos.
SER ROTARIANO É.....Dar de si, antes de pensar em si. Devo muito ao Rotary, que foi uma das melhores experiências que tive. Sou muito feliz por ser um rotariano.
TEM ALGUMA PASSAGEM NA SUA VIDA QUE FOI MARCANTE QUE GOSTARIA DE PARTILHAR? Tive várias passagens alegres e tristes. Na minha vida, houve fatos que aconteceram antes do tempo. Tiveram outros que demoraram ou ainda não aconteceram. Nunca esqueço quando ganhei o primeiro salário, também como não esqueço a minha mãe e da maneira que ela foi retirada da minha família. A primeira vez que fui à praia, a primeira viagem de avião, o primeiro livro, a formatura, enfim, minha vida é marcada com fatos positivos e negativos. De modo, que agradeço a Deus pelas oportunidades que tive. Conheci a maioria dos lugares que sempre sonhei em conhecer e fiz, quase tudo, que desejava realizar.
Por ter vindo de onde vim, do meio humilde, com tantas dificuldades, chegar onde estou é uma vitória. Tenho comigo um pensamento do Dr. Milton Luiz Pereira: “devemos subir todos os degraus da vida, sempre respeitando aqueles que ficaram num determinado degrau. Pois, se um dia houver uma queda, você encontrará os que permaneceram naquele degrau”. Na foto, Jair ao lado de Lampião e Maria Bonita, no Recife (PE)
COMO SE SENTE SENDO UMA CELEBRIDADE NESTE BLOG?
Sinto-me honrado com a oportunidade. Não que seja uma celebridade, longe disso. Sou uma pessoa com idéias e comprometido com o servir.
ÉTICA EM UMA FRASE É: “um principio que não pode ter fim”.
OS AMIGOS DO JAIR SÃO... Abraham Lincoln dizia que “a melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades”. Cada ser humano tem, ao longo da sua vida, certo número de ocorrências que foram decisivas em seu desempenho pessoal ou social. A mão segura que é estendida no momento preciso, a palavra amiga que orienta e estimula o apoio insubstituível que abre uma senda nova; como se esquecer destes amigos?.
Gostaria de citar alguns amigos: o Nilton Rogério Pena Forte, de saudosa memória. Ele foi a pessoa decisiva na formação dos meus princípios. Faleceu com 24 anos, de maneira trágica e pelo acaso do destino não tive a oportunidade de prestar a minha despedida. Penso que Deus sabe perfeitamente fazer suas obras. O mesmo que aconteceu comigo, também veio tragicamente acontecer recentemente com o Nery José Thomé.
Também não poderia deixar de citar o Rodolfo Vassoler da Silva, que mora em Maringá. Quando fui Representante Distrital de Rotaract, em 2002 a 2003, o Rodolfo foi Representante Distrital de Interact. Fizemos uma bela parceria que resultou no prêmio de “melhor integração do Brasil”. Recebemos a premiação em Caxambú, Minas Gerais, numa conferência multidistrital de Rotaract. Lembro-me que quando nos chamaram, nem estava acreditando que havíamos feito um trabalho de repercussão nacional dentro do meio rotário. Na gestão fizemos uma logomarca, criada pelo Rodrigo Slompo, que foi usada pelos clubs de Interact e Rotaract e o lema “Estamos no Caminho Certo”. Também fizemos um distintivo, que a maioria dos interactianos, rotaractianos e rotarianos na época compraram.
Ano passado, em maio, estávamos indo para a Conferência do Rotary, em Maringá, juntamente com amigos. O nosso veículo foi atingido por outro, e somente eu, sofri ferimentos. Veio a ambulância e me levou para o hospital. Agradeci por ter sido somente eu a vítima. Quando estava no quarto, com o rosto ferido, a primeira pessoa que entrou foi o Rodolfo, e na lapela do seu terno, o distintivo do “Caminho Certo”. Quando ele saiu do quarto, foi impossível controlar a emoção. Um simples desenho de Rotary é um marco de amizade exemplar.
O André Felipe Pereira Martins também foi Representante Distrital de Interact no período de 2008 a 2009. Fui seu conselheiro rotário e foi uma honra trabalhar com ele e sua valiosa equipe. Ele também é um amigo de todas as horas.
A equipe distrital foi composta por cinco pessoas e era forte e determinada. Em junho deste ano, terminamos a gestão. No sábado a noite, como manda a tradição, tem a posse do novo Representante Distrital. Antes deste momento, passamos um audiovisual de encerramento da gestão, uma espécie de prestação de contas. Sem combinar nada, quando encerrou o vídeo, nós nos abraçamos na frente de 120 pessoas. Parecíamos irmãos. Todos que estavam no salão ficaram em pé e nos aplaudiram. Naquele instante a emoção aflorou.
Também não posso deixar de citar os irmãos Mateus e Maycon Rodrigues Gozer, sempre presentes em todos os momentos.
Cito estes meus amigos pela proximidade do dia-a-dia e pelo que representam. Albert Einstein escreveu um poema chamado “enquanto houver amizade”. Um maravilhoso texto, que utilizei por várias vezes. Ele diz que “pode ser que um dia o tempo passe. Mas, se a amizade permanecer, um do outro há de se lembrar.” A frase diz tudo.
Ao lado dos companheiros do Rotary CM Lago Azul.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É...de trabalho, de luta e dedicação. Viver o presente, aproveitar a cada instante o sopro de vida que Deus me permite.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDICÕES, GOSTARIA DE FAZER? Conhecer o Egito e a Grécia, berços da civilização. E terminar os meus projetos.
CASO FOSSE SECRETÁRIO DA CULTURA QUAIS SERIAM SUAS PRIORIDADES? Ampliaria o percentual do orçamento para a cultura. Claro que isso é uma batalha homérica, mas tentaria de imediato. Também faria um trabalho objetivando o fortalecimento da nossa cultura, em suas diversas áreas. Tem muito a ser feito ainda.
Por ter vínculo com a área, acompanhei o trabalho de diversos secretários que proporcionaram a evolução cultural da cidade.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO?
Na reportagem da Folha de Londrina de 1989, o jornalista Edmundo Pacheco cita que eu era um ‘menino calado e que não jogava futebol’. 20 anos depois, continuo o mesmo. Nunca fui ligado a times. De vez em quando acompanho alguma modalidade pela televisão, principalmente quando temos a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Claro que gosto de caminhar e andar de bicicleta. Isso faz bem e limpa a mente. Ainda vou aprender a jogar tênis, aprecio este esporte. Não tenho um time do coração, mas torço pela seleção brasileira.
Um ídolo: Aryton Senna. Tão somente por esta frase: "Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá."
QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR?
Em 2008, assisti um jogo do Flamengo com o Nacional (UR), pela Copa Libertadores, no Maracanã. Gosto do Flamengo e da emoção que sua torcida emana. A sensação de estar no Maracanã é indescritível.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO?
Ari Mateus -na foto, ao lado do jornalista Sid Sauer, em um dos nossos Tocando de Primeira-
grande ciclista e detentor de inúmeras premiações. O prof. Edson
“China” Hirata
, que reergueu o basquete Campo Mourão e por fim, Itamar Tagliari, um dos ícones do esporte local.
CITE TRÊS POLITICOS DE DESTAQUE? Aécio Neves, governador de Minas Gerais, excepcional homem público. Gustavo Fruet, deputado federal que vem honrando o Paraná na Câmara dos Deputados e o prof. José Pochapski (Foto).
A primeira vez que pisei na Prefeitura, isso em 1987 (com 13 anos) o prefeito de Campo Mourão era o prof. José. Tinha um buraco na rua e meu avô Joaquim Elias, na sua simplicidade, me disse que somente o prefeito da cidade poderia arrumar aquilo. Rapidamente coloquei uma camisa e uma gravata e fui até a Prefeitura. Infelizmente a secretária do prefeito não deixou falar com ele. E o buraco continuou lá por muito tempo.
Em 1997, no Rio de Janeiro, num congresso técnico de agentes comunitários, sentei-me ao lado do professor José, uma feliz coincidência. Daquele ano para frente até hoje estive ao lado dele diversas vezes, em momentos alegres e tristes, e quis o destino dar-me a honra de ser o assessor dele. Não o cito pelo vínculo profissional do presente, mas por sempre ter tido a admiração pelo que representa para Campo Mourão.
José Pochapski é um homem preocupado em estimular a idéia da cidadania e, sobretudo, manter uma postura ética na política.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? José Aroldo Gallasini, escolhido o maior mourãoense em todos os tempos. Osvaldo Broza e Pedro da Veiga - na foto abaixo com o homenageado- , escritores e mourãoenses de verdade.
Fora de Campo Mourão, tomo a liberdade de indicar outros três que considero grandes personagens da história do Brasil e do Paraná. Indico o ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira; o professor Bento Munhoz da Rocha Netto e o advogado Milton Luiz Pereira. JK por ter mostrado aos brasileiros, que quando queremos, podemos ousar. Bento por ser o arquiteto da unidade do Paraná e o ex-prefeito Milton Luiz Pereira por ser um grande estadista, o homem que teve visão, coragem e determinação quando do exercício do seu mandato público (1963-1967).
O NÍVEL DOS VEREADORES DE CM É... Existe um código de silêncio que vigora entre os empregados da Casa Branca – uma regra que se transmite até hoje. Adotei também este código. Por isso, como nas entrevistas anteriores, não gostaria de fazer comentários a respeito do Poder Legislativo, até por questão profissional e ética.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É: fruto do trabalho de gerações. Uma cidade não nasce do dia para a noite. Ela não vem pronta. Constrói-se, tijolo por tijolo, assentado pela vontade do seu povo.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ: uma terra promissora. Continuará sempre sendo “berço dos meus filhos, morada dos meus pais e endereço dos meus amigos”. Como se sabe, uma cidade nunca está pronta. Encontra-se sempre em construção ou reforma. Suas necessidades mudam com o tempo e avançam para novos patamares, acompanhando a transformação da sociedade dos homens. Novas tecnologias, novos hábitos, novas posturas, novas demandas. O GOVERNO NELSON TURECK: Tem vários pontos positivos. Como toda administração, tanto municipal, estadual e federal também teve e comete seus erros. Vejo vontade em acertar. O prefeito Nelson Tureck tem um carisma impressionante e é batalhador. O Juscelino Kubitschek tinha um carisma envolvente. Ainda hoje as ações econômicas do governo JK são bastante discutidas. Seu carisma e habilidade política, no entanto, não. É a mesma coisa com o Nelson Tureck, pode-se questionar sua administração, menos seu carisma.
O GOVERNO LULA É: Populista, soube aproveitar o que vinha sendo bem feito. Mesmo com erros e acertos, é um dos melhores governos republicanos da história. Claro que tem a questão da corrupção e outras mazelas, mas qual governo não teve isso?. Tiro por base as recentes palestras realizadas na cidade. Todos indicadores apontam o Brasil como uma grande potência e superou rapidamente a crise mundial.
Não votei no Lula na última eleição, mas independente da pessoa dele, o governo está trilhando para o caminho certo.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA?
Um momento ímpar. Agradeço Ilivaldo por ter me escolhido. Sou leitor do seu blog e admiro seu trabalho que engrandece Campo Mourão. Jair Elias, no programa Tocando de Primeira Especial do Aniversário de Campo Mourão em 101/10/09, ao lado de José Eugênio Maciel, Karla Tureck, Nelson Tureck e Luiz Carlos Jarutais.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Obrigado, somente essa palavra. É gratificante andar nas ruas e ser cumprimentado pelas pessoas. Elas falam do meu trabalho. Várias delas elogiam e incentivam a continuar. Este é o maior reconhecimento que posso ganhar: o respeito e reconhecimento dos mourãoenses.