30 de jun. de 2009

SÁBADO TEM CM x Maringá pelo Paranaense de Bocha


As emoções do Campeonato Paranaense de Bocha voltam neste sábado com o início do segundo turno contando com 32 equipes distribuídas em oito grupos.
Em Campo Mourão, o time mourãoense capitaneado pela celebridade e professor Jairo Padilha - na foto ao lado de companheiros bochófilos - estreia sábado em casa, às 14 horas, na cancha de bocha anexa ao ginásio Haroldo Gonçalves Neto, na Vila Urupês, jogando contra a forte equipe de Maringá.
Na classificação do primeiro turno, Londrina em primeiro e ganhando de Campo Mourão no confronto direto, Maringá em terceiro, Mamborê em quarto e ABS Londrina em quinto lugar no grupo Norte.
O professor Jairo Padilha informa ao BLOG que das 32 equipes, 20 estarão na segunda fase, sendo os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados.
O público está convidado para prestigiar os nossos atletas neste sábado e conhecer como ficou bonita a nova cancha, inaugurada recentemente.
E viva a bocha e os nosso campeões! E por falar em bocha, a modalidade será destaque no programa Tocando de Primeira deste sábado, 4 de julho, na edição de número 830 - oitocentas e trinta programas, em mais de 15 anos no ar - com os atletas Zuza e Marodin, representando todos os bochófilos.

OS CAMPEÕES da Copa Plug de Futsal Infantil

O Serviço Social do Comércio (Sesc) informa a classificação final da Copa Plug de Futsal Infantil encerrada no dia 22 deste mês. O evento movimentou 59 equipes em 6 categorias envolvendo crianças de 9 a 14 anos.
O professor Rafael de Oliveira Borges, Técnico de Atividades do Sesc comunica que os campeões e vice-campeões de cada uma das categorias estão com vagas garantidas para disputar a Copa Itacir Tagliari no segundo semestre deste ano, que terá também a promoção do Campeonato Citadino de Futsal Infantil, organizado pela Fundação de Esportes de Campo Mourão.
CAMPEÕES E VICE-CAMPEÕES DA COPA PLUG 2009
Cat. 99 - Campeão: Urupês Futsal/Casali e vice-campeão: Efac A”
Cat. 98 -Campeão: Araruna futsal e vice-campeão: Efac “B”
Cat. 97 -Campeão: Efac “E” (Foto) e vice-campeão: Efac “D” Cat. 96 - Campeão: Efac “D” e Vice-campeão: Efac “E”
Cat. 95 -Campeão: Efac “A” e vice-campeão: Ciber Conect

GOTAS DE MISERICÓRDIA:O sorriso de Deus

Nesta terça-feira, posto uma imagem maravilhosa tirada do BLOG DA CANÇÃO NOVA com Eliana Sá.
Veja que beleza. A imagem parece mesmo com o sorriso de Deus. Viva!

"O que se faz por amor não é pequeno, ó meu Jesus, visto que o Vosso olhar tudo vê". disse Santa Faustina.
Acesse

O ESTANDE DA FECAM na Festa do Carneiro


A secretária Especial de Esportes, Karla Turteck (foto) envia e-mail ao BLOG comunicando que a partir de hoje na Festa Nacional do Carneiro no Buraco em Campo Mourão, a Fundação Municipal de Esportes (Fecam) terá um estande mostrando as atividades da entidade que é responsável pelo fomento do esporte mourãoense. O convite é dirigido a você amigo do BLOG para que visite e conheça o trabalho realizado pela Fecam à comunidade esportiva. CANDIDATA - O Município de Campo Mourão vai pleitear candidatura a fase final dos 25º Jogos da Juventude do Paraná- Jojups, programados para 2001.
Karla Tureck irá apresentar a proposta dos mourãoenses em outubro à Paraná Esporte na cidade de Umuarama, quando acontece a votação para a escolha da cidade-sede dos Jogos da Juventude do Paraná daqui a dois anos.
Tradição a cidade tem, prestígio também. Então é fazer o que a Fecam está fazendo colocando o seu bloco na rua e pedindo apoio dos dirigentes das cidade com direito a voto na Capital da Amizade.

29 de jun. de 2009

PROJETO VOLEI Criança no Cidade Nova e Escola Ethanil


No sábado em que a folhinha marcou o Dia Nacional do Volei - e com certeza a data deve ter passado despercebida por muitos professores, atletas, diirgentes e simpatizantes da modalidade- o Projeto Vôlei Criança em Campo Mourão disponilizou a partir de agora a prática desse esporte para dezenas de crianças nos Núcleos da Escola Ethanil e Cidade Nova. Segundo a coordenadora do projeto, a celebridade Rosângela Pombo Kock, "A iniciativa veio ratificar a implementação e funcionamento das atividades referentes aos Núcleos do Projeto Vôlei Criança que têm como parceiros Município de Campo Mourão, Fundação de Esportes, Integrado Colégio e Faculdade, Fertimourão e Ferragens Voidelo, que já estão funcionando nas escolas e foi um evento marcante na solenidade realizada na Escola Municipal Cidade Nova."
Mais informações no site do Voleibol Campo Mourão: www.voleibolcampomourao.blogspot.com

É CAMPEÃO! Imagens do título do Brasil na África do Sul

Veja abaixo alguma imagens do título do Brasil na Copa das Confederações na África do Sul, direto do site da edição on line do jornal italiano GazzettaDelloSport (FotoGallery Correlate) - um dos mais importantes do mundo esportivo.
Imagens que falam por si só. Nem precisam de legenda.

Viva o futebol brasileiro.
O mundo todo se curva diante da conquista do futebol brasileiro

A FESTIVA DOS PALMEIRENSES na Arcam


No final da noite, Palmeiras e Santos empataram por 1 gol no Palestra Itália. Mas, antes no período da tarde o Brasil sagrou-se tricampeão da Copa das Confederações na África do Sul e na hora do almoço cerca de 150 pessoas entre adultos e crianças prestigiaram a 2ª Festiva do ano dos Amigos Palmeirenses da Arcam (APA) com direito a muita alegria, integração, amizade, sessão cívica e uma benção especial do padre palmeirense José Carlos, do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Campo Mourão. O grupo dos Palmeirenses da Arcam estão organizados desde dezembro de 2003, portanto, há quase 6 anos, com vários eventos por ano.
Abaixo, alguma das imagens registradas ontem na Arcam. Viva!

28 de jun. de 2009

PLANTÃO DO BLOG: Brasil é TRI da Copa das Confederações


O estádio Ellis Park testemunhou neste domingo a mais emocionante partida da edição 2009 da Copa das Confederações, em que o Brasil saiu de desvantagem de dois gols para fazer 3 a 2 nos Estados Unidos e conquistar o torneio da Fifa pela terceira vez na história. Os norte-americanos abriram vantagem antes do intervalo, mas Luís Fabiano, duas vezes, e Lúcio - foto do site g1.globo.com- , anotaram os gols da virada da seleção, todos no segundo tempo.
Desta forma, com a virada deste domingo, a seleção brasileira inevitavelmente vê se criar ao seu redor mais uma vez o status de principal favorito para a Copa do próximo ano, em mais uma passagem pelos estádios da África do SulA taça conquistada neste domingo foi a terceira do Brasil na Copa das Confederações (1997, 2005 e 2009), em desempenho que faz do país o maior vencedor da história da competição da Fifa, deixando a França para trás.
O triunfo na África do Sul também confere ao técnico Dunga o segundo título de sua carreira. Antes, o treinador havia faturado a Copa América de 2007, além do bronze olímpico nos Jogos de Pequim.Com sua seleção fechando o torneio com 100% de aproveitamento, Dunga certamente deixa a África do Sul com observações mais conclusivas em relação às metas para o Mundial do próximo ano, seja em relação a nomes ou estratégias.
Na Copa das Confederações, o técnico viu a afirmação de Luís Fabiano, o show de Júlio César e Lúcio, além de boas aparições de Daniel Alves, Ramires e André Santos, por exemplo.
A final deste domingo foi a partida mais exigente para os brasileiros na Copa das Confederações. Pela primeira vez no torneio o time de Dunga saiu atrás no placar, pois os Estados Unidos conseguiram a vantagem parcial logo aos 9min, quando Dempsey, livre, aproveitou bola alçada na área e desviou cruzado no canto direito de Júlio César.
Em desvantagem, a seleção despertou para a partida três minutos mais tarde, quando Robinho foi acionado por Kaká e exigiu boa defesa de Howard. Aos 26min, Maicon foi à linha de fundo e mais uma vez fez o goleiro trabalhar. Logo em seguida, o Brasil se perdeu no posicionamento no afã de igualar o placar e cedeu contra-ataque aos adversários. Davies escapou pela esquerda e serviu Donovan, que cortou Ramires e bateu com precisão com o pé esquerdo na saída de Júlio César para ampliar.
O segundo tempo começou promissor para o Brasil, que antes do 1min chegou ao primeiro gol. No lance, Luís Fabiano recebeu de Maicon e girou dentro da área para marcar de esquerda, se isolando como artilheiro do torneio. Empolgado com o gol, o Brasil impôs pressão territorial aos EUA. Aos 14min, Kaká desviou de cabeça e Howard tocou em direção à trave. O meia brasileiro reclamou que a bola ultrapassou a linha, mas, diante do lance extremamente duvidoso, a arbitragem mandou o jogo seguir.A seguir, Dunga apostou na troca de André Santos e Ramires por Daniel Alves e Elano, e seu time seguiu pressionando. Aos 25min, Howard evitou disparo de Luís Fabiano com saída de gol perfeita. O empate sairia três minutos depois, novamente com o camisa 9, que empurrou de cabeça para o gol após chute na trave de Robinho.
A dramática virada seria selada aos 38min, quando o capitão Lúcio escorou de cabeça um escanteio batido por Elano da direita, confirmando a cena da taça em suas mãos minutos mais tarde. Campeã da Copa das Confederações, a seleção volta suas atenções agora para a conclusão das eliminatórias, na luta pela vaga no Mundial do ano que vem, em que o próximo compromisso é o clássico com a Argentina fora de casa, no começo de setembro. Antes disso, porém, o time de Dunga tem amistoso com a Estônia em agosto, já lidando com status de favorito da Copa.
Fonte: site Uol (Alexandre Sinato e Bruno Freitas - Em Johanesburgo, na África do Sul)
TERCEIRO LUGAR - A Espanha sofreu, empatou no tempo nornmal por 2 golse mas venceu a África do Sul na prorrogação e ficou com o terceiro lugar.
A primeira colocada no ranking da Fifa precisou ir à prorrogação para vencer a África do Sul por 3 a 2 e assegurar o terceiro lugar do torneio. Güiza (dois), pela Espanha, e Mphela (dois) fizeram os gols no tempo normal. Xabi Alonso marcou o gol da vitória espanhola na prorrogação disputada no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo.

ENTREVISTA DE DOMINGO: José Claudinei Rocco


O empresário José Claudinei Rocco, de Cianorte, é o novo governador do Distrito 4630 do Rotary Club, da qual Campo Mourão faz parte. Rocco esteve sexta-feira (26) na posse dos novos presidentes dos clubes mourãoenses e é o convidado especial da ENTREVISTA DE DOMINGO neste dia 28 de junho, consolidando a iniciativa deste BLOG em apresentar durante a semana os novos presidentes na coluna "PAPO DE ROTARY".
Rocco responde várias perguntas como: qual é o papel do rotariano? qual é a sua missão como governador de um dos mais importantes distritos rotários do país.
Uma Ótima leitura e boa semana.
Quem é José Claudinei Rocco?
Nasci em Jussara, sou filho de Claudiney Rocco – Agricultor e Aparecida Ribeiro Rocco, casado com Rosimeire Rocco e pai de duas filhas (Dandara Gabriela Rocco e Isabela Caroline Rocco) e resido em Cianorte.
Classificação profissional – Comércio de Peças e Acessórios para caminhões, e também sócio–gerente de transportadora Roccão Transportes Ltda - empresa que transporta produtos variados para todo o Brasil. Sou atual 1º secretario da APAE de Cianorte -instituição fundada e mantida pelo Rotary Club de Cianorte.
Como foi a sua trajetória profissional e qual a sua função?
Iniciei minha vida profissional muito cedo lavorando com meu pai. Durante a conclusão do segundo grau com 16 anos, passei a lecionar no Colégio João Bueno de Godoy, no distrito de Vidigal, para alunos de 1ª a 4ª Série. Ao completar a maioridade, iniciei minha vida no meio dos Transportes, onde fiquei viajando com caminhões e terceiros. Em 1992 fui convidado a trabalhar com compra e venda de caminhões - profissão esta que exerci por 5 anos. Em 1998 fundei a Roccão Peças e Acessórios Ltda - mais conhecida como Roccão Turbinas, e em 2006 fundei a Roccão Transportes em sociedade com outro companheiro Rotariano.
Desde quando é rotariano? Conte-nos um pouco da sua trajetória no Rotary.
Fui admitido no Rotary International em Novembro de 2002 como sócio Representativo do Rotary Club de Cianorte, onde ocupei os seguintes cargos : Presidente, Secretario, Presidente de várias comissões, Governador Assistente por dois anos, e por ultimo, representando o clube como Governador Distrital.
Sou fundador do NRDC ( Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário) de Cianorte e em várias cidades (Mandaguari, São Carlos do Ivaí, Nova Londrina, e Jandaia do Sul).
O que é ser rotariano? Como deve ser a atuação de um rotariano?
Do Rotariano é esperado um elevado padrão de ética e idoneidade, em tudo aquilo que se propõe a fazer. Ele deve possuir sensibilidade às causas sociais e acima de tudo, ser solidário e generoso. Seu grande desafio é através de suas ações voluntárias promover e fomentar a paz no mundo.
Como foi o convite para ser Governador do Distrito 4630?
Fui surpreendido pelos companheiros Antenor Campanerutti, Antonio Ferreira e Oberlando Joel Brita - presidentes dos três clubes de Rotary de Cianorte na época e o ex-governador 89/90 Virgilino Ferreira Varella. Embora eu tenha me colocado contra esta indicação, eles seguiram com o processo e para minha surpresa fui convidado para a entrevista com cinco ex-governadores que fizeram questionamentos de toda a ordem e acabaram por me indicar para governador distrital para a gestão 2009/10. Em não havendo posicionamento contrário dos demais companheiros do Distrito, eu fui indicado posteriormente. Eu fiquei muito lisonjeado com a indicação, entretanto, gostaria que fosse mais adiante, pois sei que o rotariano é como vinho que cada dia se torna uma pessoa melhor e mais consciente de seu papel na sociedade, penso que este amadurecimento, poderia contribuir muito na condução da Governadoria, entretanto, sinto-me preparado juntamente com minha esposa para mais esta missão Rotária.
No evento juntamente com os outros 37 governadores do Brasil.
Faça um raio-X do Distrito 4630
O Distrito 4.630 é formado por 73 clubes, distribuídos em 47 cidades do noroeste e norte paranaense, congregando aproximadamente 1.900 Rotarianos e Rotarianas. Os principais pólos Rotários estão nas cidades de Maringá onde congrega 14 clubes, Paranavaí com 6, Campo Mourão com 5, Umuarama com 4 e Cianorte, 3 clubes.
O Distrito 4.630 conta ainda com 30 Associações de Senhoras de Rotarianos, 16 Rotaracts clubs ( Jovens de 18 a 30 anos) 22 Interacts Clubes( Jovens de 14 à 18 anos) e 10 Rotakis( crianças de 8 à 14 anos).
Qual o slogan do seu ano rotário e sua missão no período?
O Lema Rotário para a gestão 2009/10 é O Futuro do Rotary está em suas mãos. Nossa bandeira Rotária neste ano será difundir os NRDC (Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário) que são grupos de pessoas formados por não rotarianos que. voluntariamente identificam as necessidades do bairro e com o auxilio do Rotary patrocinador, promove mudanças significativas melhorando a qualidade de vida na comunidade onde vive.
Penso que os NRDCs são certamente o futuro do Rotary, pois nosso compromisso é com a comunidade. Com a fundação do NRDC, os rotarianos se aproximam destas comunidades, sendo assim, ganham a confiança das mesmas, promovendo mudanças importantes, em razão desta parceria.
O que representa ser governador e o que faz um governador?
O Governador é um rotariano comum, eleito pelos demais rotarianos do distrito, que representa os interesses da organização para o ano vigente, junto aos clubes Rotarios. O Governador, um ano antes de tomar posse, passa por vários treinamentos, dentre eles, um é realizado nos Estados Unidos, onde recebe do Presidente de Rotary International, o Lema, bem como as ênfases para o ano em que irá servir nesta função. Ao retornar, o mesmo reune suas lideranças já eleitas pelos clubes, passa estas informações através de eventos distritais promovidos (Treinamentos para presidentes, governadores Assistentes, Assembleia Distrital).
Após sua posse, passa a visitar todos os clubes do distrito, objetivando conferir os trabalhos realizados, e a aplicação das metas pré-estabelecidas pelo presidente de Rotary International.

Rocco ao lado dos governadores assistentes - o primeiro à esquerda na primeira fila é o mourãoense Juscelino Fernandes da Costa, ex-presidente do Rotary Verdes Campos

Como o senhor analisa o movimento rotário de CM?
O movimento Rotário de Campo Mourão é destaque no Distrito, pois realizam obras notáveis que fazem com que o Rotary seja visto com respeito, e faz com que a nossa organização seja útil à sociedade.
O Rotary tem ainda em Campo Mourão, um grande líder Rotário, o ex-Governador Ademar Batista de Mello - foto ao lado - e sua esposa Doracy, que representam fielmente os interesses do Rotary - é um cidadão íntegro dotado de uma capacidade notável de servir, juntamente com seus companheiros de clube e demais clubes desta cidade, e faz com que o Rotary seja um órgão arregimentador de pessoas inteligentes, de bom caráter e princípios morais.O movimento rotario de Campo Mourão é exemplo para as demais cidades do nosso distrito.
Quais os desafios e o planejamento em longo prazo do Rotary?
Nosso principal desafio é erradicar a póliomielite no mundo, pois o Rotary já investiu mais de um bilhão de Dólares para este fim. E por questões políticas e religiosas, ainda temos alguns focos nos seguintes paises Asiáticos (Afeganistão, Kasaquistão e índia, e no continente Africano apenas na Nigéria).
O próximo desafio é erradicar o analfabetismo, pois nenhum pais com líderes sem instrução pode almejar o sucesso.
O Senhor pratica algum esporte? Qual é o time do seu coração e o craque de todos os tempos?
Sim, meu esporte preferido é futebol e meu time do coração é bem original, pois sou muito bairrista e torço pelos times do Paraná, sobretudo o Coritiba. O craque para mim de todos os tempos é o Pelé - foto- , pois conquistou e mantém até os dias de hoje o respeito de todos. Ele arrastou multidões por todo o mundo, consegui cessar guerras, e é estimulo para qualquer pessoa, pois construiu um legado de sucesso e deixa evidente que pessoas bem intencionadas podem alcançar o sucesso, mantendo boa índole e nobreza de caráter, Pelé é um exemplo a ser seguido pelas pessoas de bem.
O que é Ética em uma frase.
“Ética é um principio que não pode ter fim”, conduta Ilibada, comportamento moral, profissional, familiar e social, incontestável.
Cite três personalidades rotárias
Emilio Germani (foto abaixo à esquerda) ex- Governador 1981/82 – Maringá; Virgilino Ferreira Varella – Ex-governador 89/90 – Cianorte e Ademar Batista de Mello (foto acima)– Ex-Governador 91/92 – Campo Mourão.
Em uma frase, ser rotariano é .....
“Ser Rotariano é fazer parte de um grupo seleto de profissionais, unidos pelo ideal de servir”.
Um recado para os leitores do BLOG
O Rotary foi fundado há 104 anos com a idéia muito clara de que pessoas inteligentes, de bom caráter e princípios morais, poderiam alcançar muito mais unidas do que sozinhas.
O Rotary não é aberto a todos, pois preservamos a tradição de selecionar quem pode ter a honra de envergar o titulo de rotariano, e é assim que deve ser em todos os Rotary Clubs do mundo, pois este titulo representa honestidade e nobreza de caráter.
Servir a Rotary, é sentir-se útil para o mundo, se somos lideres profissionais, alguém nos proporcionou esta oportunidade. Os rotarianos retribuem esta oportunidade através do trabalho voluntário, usando seu talento sua inteligência para ajudar outras pessoas a se sentirem mais dignas, mais auto-confiantes, enfim, fazer com que outras pessoas sejam mensageiros da paz, tornando assim, um mundo melhor e mais justo para todos.
Se queremos promover a paz no mundo, não vejo um caminho mais promissor do que se filiar em uma instituição que tem mais de 104 anos de sucesso em projetos humanitários, projetos Rotários que foram determinantes para muitas pessoas entre viver e morrer.
Os projetos rotários despertam nas pessoas, a capacidade que cada um tem de tornar sua vida e a vida dos seus mais prazerosa promissora, pois o objetivo principal do Rotary é: Promover e fomentar o Ideal de servir, não somente nos rotarianos, mas no âmbito familiar e social.
Os rotarianos acreditam que a capacidade de transformação, reside nas próprias pessoas, sendo assim despertar esta autoconfiança, pode sim transformar o mundo para melhor, construindo uma sociedade justa e mais desenvolvida.
Se você possui este perfil solidário e generoso, e ainda não é rotariano, procure membros de um rotary club em sua cidade, pois o que precisamos é de mais soldados do bem, cidadãos conscientes de sua responsabilidade social, desejando construir um mundo melhor e mais fraterno para seus sucessores.

27 de jun. de 2009

PLANTÃO DO BLOG: CM sai atrás, vira o jogo e acaba perdendo no final por 4 a 3


Quem viu o jogo Campo Mourão e Umuarama no ginásio Ari Vidal em Peabiru, ou ouviu a partida pelas rádios Rural e Colmeia AM, ou assistiu ao vivo pela TV Carajás, pela primeira rodada da segunda fase pelo Campeonato Paranaense de Futsal - Chave Ouro- gostou da equipe mourãoense até a metade do segundo tempo.
Assim como na vida, também no futebol a atenção para com os detalhes pode determinar o sucesso ou o fracasso.
Campo Mourão saiu perdendo para o time da Capital da Amizade, e com dois gols do ala Esquerda (Leandro Demétrio, que esteve no Tocando de Primeira deste sábado e está na foto que bati momentos antes da partida da delegação para Peabiru) e Limone, virou o jogo ainda no primeiro tempo para 3 a 1.
No segundo, o time não segurou o placar e não conseguiu marcar o excelente time umuaramense. Tomou o segundo gol e em dois erros individuais tomou mais dois gols perdendo o jogo por 4 a 3. E a 10 segundos do final do jogo teve uma chance para empatar quando em tiro luvre direto o ala Esquerda bateu em cima do goleiro, que saiu fora da sua área para defender - infrindo a regra básica do futsal, porém a arbitragem não marcou e prejudicou o time vermelhinho.
Voltemos aos dois erros fatais. Um deles foi do ala Sandrinho - De novo ele, comprometendo o time- quando fez uma falta desnecessária e irresponsável na defesa do Umuarama, originando a cobrança de tiro direto e o terceiro gol do timer visitante.
O quarto gol saiu quando ganhando o jogo por 3 a 2, Réverson saiu para o ataque e errou o passe, entregando o contra-ataque ao Umuarama.
Foi uma derrota sofrida, que o torcedor e o time não mereciam.
Você torcedor, já imaginou estreiar a segunda fase ganhando do forte Umuarama? Talvez sim, talvez não.
Mesmo mostrando um bom futsal, o time mourãoense carece de maturidade necessária para segurar o jogo: estava vencendo por 3 a 1 e se tivesse jogado com inteligência teria com certeza, conquistado um melhor resultado.
No outro jogo do grupo, o Maringá - próximo adversário de CM sábado em Peabiru- fez a lição de casa vencendo em casa o Foz.
Em função das chuvas e da umidade na quadra Beltronense, ficou para quarta-feira a partida entre Francisco Beltrão e São Miguel.
Força Campo Mourão, reação já, pois agora não faltam 10 jogos e cinco em casa, mas somente nove no total e quatro em Peabiru, pertinho dos seus torcedores.

NOITE DE GRANDE JOGO HOJE: CM x Umuarama


Um grande público está sendo esperado na nopite de hoje em Peabiru para ver ao vivo e em cores a estreia do time mourãoense na 2ª fase do Paranaense de Futsal - Chave Ouro contra o Umuarama - segunda melhor equipe na 1ª fase encerrada na semana passada.
O professor Fábio Ricardo - foto - preparou a equipe durante a semana para estrear com bom resultado no primeiro dos dois jogos seguidos que fará em casa (Peabiru). O desfalque será o goleador Paulinho, - contundido no joelho- que deve voltar no jogo do próximo sábado contra Maringá.
Com a ausência do "Xodó da Galera" quem deve ganhar e está querendo "comer a bola" é Maci, que espera ganhar novas oportunidades nesta nova fase para ganhar ritmo de jogo e marcar os gols que a equipe tanto precisa na Chave Ouro.
A equipe esportiva da rádio Rural AM em cadeia com a Colmeia AM transmitirá o jogo ao vivo com Gerson Maciel, Luiz Cláudio, Roberto Soares, Rubens Sartori e Luisinho Ferreira Lima.
A torcida é grande para que o Campo Mourão Futsal mostre regularidade nesta 2ª fase e lute diretamente a partir de hoje por uma das quatro vagas do grupo a próxima fase após as 10 partidas, das quais cinco em Peabiru e outras cinco em Umuarama, Maringá, Francisco Beltrão, São Miguel e Foz do Iguaçu.

SÁBADO de Copa Coamo na regional Vale do Ivaí


Após a realização de duas das sete regionais no Sul/Centro-Sul e Oeste, as emoções da Copa Coamo de Cooperados - Futebol suíço serão no Vale do Ivaí reunindo 76 equipes e mais de 1.000 atletas e dirigentes, na terceira regional do maior evento rural esportivo do Brasil.
A participação das equipes no Vale do Ivaí ficou assim: Ivaiporã (19), Engenheiro Beltrão (14), São João do Ivai (13), Fênix (11), Peabiru (10) e Faxinal (09). Na foto acima, detalhe do Jornal Coamo destacando a regional de Engenheiro Beltrão de 2007.

COLUNA DA MARIA JOANA: "Saulo, Saulo, porque me persegues?”

Nesta semana vamos deixar as crises do Senado em Brasília, da Petrobrás, da Prefeitura de Curitiba, os tiros em Campo Mourão, a gripe suína a toda para falar do encerramento do Ano Paulino e do jubileu da Diocese de Campo Mourão. A grande celebração DE envio DOS MISSIONÁRIOS coincidiu com o encerramento das celebrações do bimilenário Paulino, que buscou projetar a “primavera da Igreja”. Assim como o Ano Paulino foi para a igreja mundial um chamado para seguir o exemplo de Paulo, este ano jubilar quer continuar nesta busca de conversão, buscando este salto missionário, impulso, motivação, uma revirolta, a “forte comoção” ocorrida com Paulo na estrada de Damasco. É tempo de celebrarmos o jubileu, de buscarmos realmente, com grande alegria, “proclamar um ano de Graça do Senhor” Lc 4,19 a exemplo do povo de Deus.
Um convite à conversão - Assim como Paulo fez uma experiência viva, decisiva e persuasiva de encontro com Cristo, na estrada de Damasco, assim também nós precisamos fazer a nossa experiência de Deus. O perseguidor passou a ser perseguido por Deus, que já o perseguia há tempo. Saulo, judeu de Tarso, fiel praticante do farisaísmo converteu-se em discípulo apaixonado de Jesus Cristo seu “bem supremo”. Ele foi “conquistado por Jesus” (Fl 3, 12) e de agora em diante dirá: “É Cristo que vive em mim” (Gl 2,21). Paulo se torna então, um missionário itinerante, incansável, cheio de audácia, criatividade e ímpeto evangelizador, pregando a Palavra com insistência, tanto nos centros urbanos como nas periferias. Vai além fronteiras, é apostolo dos gentios e das nações.
Paulo tem coração ardente, inteligência lúcida, é um pedagogo e estrategista, um operário intrépido e valente. Tem uma personalidade invejável que tem energia indomável, obstinação missionária, vontade férrea, ternura de mãe, calor humano, mística e oração. Nem as doenças, nem as cadeias entravam sua audácia missionária. Se não fosse a visão de homem do mundo e a abertura de coração para todos os povos de Paulo, a igreja primitiva teria se fechado dentro das normas e tradições judaicas. Mas Paulo via longe, além das fronteiras de seu mundo e religião. Via, pregava, sabia inculturar a mensagem, sofria pela fidelidade à sã doutrina, corrigia os erros, animava as comunidades cristãs com suas cartas apostólicas. Escreveu 13 cartas às igrejas por ele fundadas: cartas grandes: duas aos tessalonicenses; duas aos coríntios; aos gálatas; aos romanos. Da prisão: aos filipenses; bilhete a Filémon; aos colossenses; aos efésios. Pastorais: duas a Timóteo e uma a Tito.
Dimensão ecumênica e ética - Como Apóstolo das Nações, particularmente comprometido em levar a Boa Nova a todos os povos, prodigalizou-se totalmente pela unidade e pela concórdia de todos os cristãos. Dois mil anos depois continuamos engatinhando na busca humilde e sincera da unidade plena de todos os cristãos. Também continuamos no retrocedendo nos princípios éticos, como mostram os noticiários, a vida atual. A ética cristã em Paulo é uma resposta ao amor fiel, eterno e imensurável do Pai, revelado em Jesus. É a ética do seguimento de Jesus, ética do discipulado, da vida no Espírito e não na carne. Temos em Paulo uma decidida ética sexual, matrimonial, familiar e social. “A fé sem obras é morta” (Tg 2,20) e “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Nossa cultura pós-moderna parece retroceder ao paganismo pela idolatria, imoralidade, consumismo e individualismo. O Ano Paulino e o ano jubilar diocesano são tempos de reavivamento da ética cristã.
Na visita de Bento XVI a Israel momentos ecumênicos fortes, nos relembram o grande apóstolo Paulo, numa verdadeira peregrinação às fontes da fé cristã, aos lugares onde Jesus viveu, morreu e onde foi encontrado vivo depois da morte. Foi também uma peregrinação rumo à raiz santa do patriarca Abraão, do qual procedem judeus, cristãos e muçulmanos. Junto ao Muro das Lamentações, o local mais sagrado dos judeus, único vestígio do que foi o templo de Jerusalém, o Papa rezou durante alguns minutos e colocou um pedido, como costumam fazer os judeus, nos espaços entre suas antigas pedras. Na Esplanada das Mesquitas, leu um salmo em latim, acompanhado de um rabino que o repetiu em hebraico.
Vamos nos inspirar no exemplo de Paulo cultivar humildade, docilidade interior, coragem e firmeza no caminho e assim a Igreja se tornará sempre mais um sinal de vida e de esperança para toda a sociedade. Quando a Diocese inteira se tornar missionária um vendaval da ação do Espírito Santo irá sacudir positivamente a vida da Igreja, com as redescobertas de carismas e dons, todos eles a serviço da missão, conforme orientações do apóstolo Paulo (I Cor 12-14). E a Igreja se sentirá transformada, renovada após este cinquentenário, com a participação de todos. Quem o Espírito Santo nos ilumine!!! E que os políticos envolvidos nesses intermináveis escândalos encontrem a sua “estrada de Damasco”...
Maria Joana Titton Calderari- membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

PAPO DE RÁDIO: Hoje é dia de Tocando de Primeira na Rural AM


Hoje é sábado e como já é tradição, é dia do programa Tocando de Primeira - Um golaço no rádio brasileiro- a partir das 11 horas nos 730 KHZ da Rádio Rural AM e no www.portalradiorural.com.br
Na edição 829, o jornalista Ilivaldo Duarte irá destacar no primeiro tempo os novos presidentes dos Rotary´s de Campo Mourão: Antonio César Marini (Verdes Campos;), David Camargo (Gralha Azul), Antonio Carlos Cardoso (Campo Mourão) e Roberta Barco Lopes (Lago Azul), com participação especial de José Claudinei Rocco, de Cianorte, novo governador do Distrito 4630.
No segundo tempo, o Tocando de Primeira dará destaque para a estreia do Campo Mourão Futsal na segunda fase do Campeonato Paranaense Chave Ouro na noite de hoje contra o Umuarama, em Peabiru. Ao vivo no programa, os atletas Maci e Sandrinho - foto, Esquerda e Paulinho, além dos torcedor Angelo Verci Sequinel Filho. Destaque também para a etapa de Araucária do Paranaense de Tênis de Mesa e a conquista do basquete feminino no Jojup´s em Ivaiporã.

COLUNA DO NERY THOMÉ: Os resultados do incentivo desenfreado do consumo

Numa tentativa para melhorar a produção interna, aumentar o consumo e diminuir o quadro cada vez mais negro da economia brasileira, o governo federal, reduziu, recentemente, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), durante 90 dias, sobre produtos da chamada linha branca, como geladeiras, máquinas de lavar e fogões, por exemplo.
Todos os dias, matérias nos principais veículos de comunicação relataram os resultados benéficos da medida, como o aumento de vendas para o comércio, de 15 a 20% nos primeiros dias da medida.
Mas agora, recentemente, a divulgação do número de cheques devolvidos no mês de maio no Brasil por falta de fundos assustou o setor, principalmente aqueles que são suas maiores vítimas, o comércio varejista.
Segundo a Serasa Experian, foram registradas 25,2 devoluções para mil compensações, o maior número verificado desde 1991, o levantamento começou a ser feito. De janeiro a maio deste ano, foram devolvidos 12,11 milhões de cheques e compensados 512,73 milhões. Na comparação com igual período de 2008, o número de cheques devolvidos a cada mil compensados cresceu 16,3%.
Para explicar os motivos do aumento dos “voadores” no país, não é preciso ser especialista em economia: a crise financeira internacional, a elevação do número do desemprego e a maior utilização de cheques pré-datados, para aproveitar as ofertas tentadoras como a citada acima, são alguns dos principais motivos para o aumento.
Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, o aumento do número cheque sem fundos ocupa o terceiro lugar no ranking que mede a inadimplência no país. As dívidas de cartões de crédito e pendências com as instituições financeiras complementam o termômetro, fincando em primeiro e segundo lugares respectivamente.
Já abordamos anteriormente em uma de nossas colunas que o incentivo ao consumo nos tornou, nos últimos anos, reféns dos gastos em excesso, e, muitas vezes, sem necessidade aparente.
São diversas as armadilhas que nos levam a comprar mais e sempre. Embora a maioria de nós não tenha recursos para comprar um carro que vale mais de R$ 100 mil, não é difícil verificar que muitos acabam gastando o que não tem para comprar um celular de último tipo ou uma televisão de tela plana, que logo estarão obsoletos. É uma muleta que nos ilude, dando-nos a triste ilusão de também podemos adquirir os produtos que para os ricos são apenas mais um complemento de seu estilo de vida.
Volto também a falar sobre a importância de educarmos nossos filhos para controlar seus gastos, estabelecer objetivos, e, por que não, enriquecer, ou seja, incentivar, através de nossa prática diária, atitudes que nos levam a economizar para investir.
Em período de crise internacional, seria muito mais fácil para nós adultos se, quando crianças, tivéssemos tido uma educação voltada ao uso consciente e equilibrado do dinheiro. É através do dinheiro, que muitas pessoas consideram ainda como algo sujo, que podemos ensinar aos nossos filhos a matemática do uso cotidiano, responsabilidade, caridade, planejamento, entre outras propostas.
Fala-se tanto em economia dos recursos naturais não renováveis, em comportamentos ecológicos mais corretos, como a separação do lixo, entre outras, mas não se relaciona o aumento dos prejuízos ao meio ambiente ao fato de vivermos numa sociedade de incentivo massivo ao consumo em excesso.
O desenvolvimento sustentável, tão cobrado por nossas autoridades, passa também pelo consumo com moderação, com qualidade, e, principalmente, pensando nos tempos que podem ainda ser mais difíceis, com a falta do dinheiro e com a falta de bens ainda mais importantes para nossa sobrevivência, como os recursos naturais.
Nery José Thomé é engenheiro agrônomo e escreve aos sábados no jornal Tribuna do Interior.

26 de jun. de 2009

NOTA 10: Festival de Karatê com mais de 200 amanhã em CM


Com expectativa de reunir mais de 200 crianças no CAIC Florestan Fernandes na Asa Leste, acontece amanhã a partir das 9 horas da manhã o Festival de Karatê Nota 10 com a coordenação dos professores Ronise e Sebastião Galdino - foto.
Participam deste evento que vem se tornando tradição esportiva e social na cidade crianças de 7 a 17 anos que são mostram habilidade no karatê e também na escola com boas notas e elevvada disciplina.
O Programa de Karatê está presente em 16 escolas municipais, sete Centros de Integração e ainda nos programas "Formando Cidadão", "Mão Cooperadora" e "Esporte e Lazer na Cidade".
Organiza o evento a Associação Mourãoense de Karatê-Do Tradicional com apoio das secretarias de Educação, Ação Social e de Esportes e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

PAPO DE ROTARY V com Roberta Lopes, do "Lago Azul"


"PAPO DE ROTARY" foi a série iniciada na segunda-feira (22/06) neste BLOG apresentando os novos presidentes dos cinco clubes de serviços rotarianos em Campo Mourão, que serão empossados oficialmente na noite de hoje com a presença de José Claudinei Rocco, de Cianorte, governador do Distrito 4630.
Na segunda-feira, Antonio César Marini, do Rotary Verdes Campos; na terça-feira David Camargo, do Rotary Gralha Azul; Gilberto Guarido, do Rotary Araucária na quarta-feira; ontem Antonio Carlos Cardoso, do Rotary Campo Mourão e hoje Roberta Barco Lopes, do Rotary Lago Azul.
Conheça um pouco mais sobre o Rotary em Campo Mourão. Boa leitura!
Sou Roberta Barco Lopes, presidente do Rotary Lago Azul na gestão 2009/2010, nascida em Peabiru, vim morar em Campo Mourão aos cinco anos de idade. Sou advogada desde 1999, possuo escritório em Campo Mourão, atualmente presto assessoria jurídica ao Município de Roncador e a Comcam.
Ser rotariana foi uma das coisas maravilhosas que aconteceu em minha vida, pois o ideal de servir se realiza através do companheirismo e das causas humanitárias em especial as amizades conquistadas.
O Rotary Lago Azul foi reconhecido pelo Rotary Internacional em 22 de abril de 2004, tendo como clube padrinho o Rotary Gralha Azul. Sou uma das sócias fundadoras, meu padrinho é Ademir Tironi do Rotary Gralha Azul. O nosso quadro social é composto por 17 rotarianos dos mais diversos segmentos profissionais da cidade.
Nossas atividades são diversas, mas recentemente realizamos uma promoção que gerou recursos para o Lar da Dona Jacira. Ano passado o clube foi responsável pelo plantio de centenas de árvores no Parque das Torres e a três anos fazemos o natal das crianças do CEDUS. Apesar de sermos o clube mais novo realizamos diversas ações comunitárias nestes cincos anos de existência do Rotary Lago Azul.
Na gestão 2009/2010 estarei sucedendo o companheiro Márcio Chiroli. Nossos desafios são vários. O primeiro, talvez maior, é solidificar a imagem do Rotary Campo Mourão Lago Azul na comunidade. Apoiar os programas de juventude de Rotary, como Rotaract e Interact. Apesar do pouco tempo de existência nosso clube fundou recentemente o Interact Campo Mourão Edemilson Zarpelon.
Prioridades a número um do Rotary Internacional e nossa é erradicar a poliomielite. Com o desafio do Rotary de levantar fundos podemos ajudar a providenciar os recursos para finalizar este trabalho tão essencial à humanidade e cumprir este desafio ao mundo.
Nosso clube é pequeno, mas trabalhamos pensando na qualidade e não na quantidade. O Rotary em Campo Mourão completou neste ano 40 anos. Tivemos avanços significativos nos últimos anos com a fundação do Rotary Verdes Campos e Araucária, Rotaract Universitário e do Interact Campo Mourão e do Interact Edemilson Zarpelon.
O movimento Rotary em Campo Mourão sempre esteve à frente das principais campanhas da cidade. Es teve liderando, por exemplo, a criação da faculdade. Fez a construção de casas populares e sempre procurou dar auxilio a entidades assistenciais. Enfim, o Rotary em Campo Mourão foi e sempre será um agente fundamental na melhoria e desenvolvimento de nossa cidade.

Amigos leitores do BLOG: venham participar do Rotary.

NOTA DO BLOG: obrigado aos presidentes que tomam posse hoje pela confiança e respeito com os nossos amigos leitores na participação do PAPO DE ROTARY. Essa iniciativa será concluída no domingo com a participação do governador do Distrito 4630 José Claudinei Rocco na ENTREVISTA DE DOMINGO.

TÊNIS DE MESA: Hoyama é atração no Paranaense domingo em Araucária


A cidade de Araucária, na região Metropolitana de Curitiba sedia domingo recepcionando mais de 200 atletas em diversas categorias a 3ª Etapa do Campeonato Paranaense 2009 .
E a grande atração será a presença do campeoníssimo Hugo Hoyama, que conquistou ganhou 9 medalhas de ouro em Jogos Panamericanos. O evento é promovido pela Federação de Tênis de Mesa do Paraná que tem o londrinense de nascimento e mourãoense de coração Sérgio Ueda na presidência da entidade e do mourãoense de coração Edilson Suetomi como diretor-secretário.
Mais informações pelo site da entidade http://www.ftmp.com.br/
Mourãoenses em Araucária - A equipe Sonibram estará no Paranaense com a seguinte delegação: Eric Takeshita (Infantil), Fernando Henrique da Silva (Juvenil), Glauco Matsunaga Ferreira (Adulto), Guilherme Massao Suetomi (Mirim), Gustavo Henrique Padilha Garcia (Infantil), Henrique Yoshiyassu Sakurada (Infantil), Jiro Willian Kumagai (Adulto), Phelipe H. S. Matimoto Filho (Mirim), Roberto Diquique Jr (Adulto), Sérgio Massaji Ueda (Veterano), Marcelo Gonçalves (Mirim), Italo Nishimori (Sênior), Viviane Nakasato (Adulto), Tassia Tanaka (Juventude), Fabiana Massaretto (Juvenil),
Éika Tiemi Kimura (Adulto), Hilda Endo (Super-Lady).
Tênis de mesa mourãoense propiciando grande integração dos meninos e meninas até os veteranos

GOVERNADOR do Distrito 4630 na ENTREVISTA DE DOMINGO


O jussarense José Claudinei Rocco, na foto ao lado da esposa Rosimeire, de Cianorte, estará ghoje em Campo Mourão empossando os novos presidentes dos Rotary´s e neste dia 28 de junho é o convidado neste BLOG da coluna ENTREVISTA DE DOMINGO.
Rocco, entusiasta por natureza, é o novo governador do Distrito 4630 da qual Campo Mourão faz parte. O Distrito 4.630 tem 73 clubes presentes em 47 cidades do Noroeste e Norte do Paraná, reunindo aproximadamente 1.900 Rotarianos e Rotarianas.
Segundo Rocco, os principais pólos Rotários estão nas Cidades de Maringá onde congrega 14 clubes, Paranavaí com 6 clubes, Campo Mourão com 5, Umuarama com 4 e Cianorte com 3 clubes.
NÃO PERCA A ENTREVISTA DE DOMINGO com José Claudinei Rocco.

GOL NO FINAL garante Brasil na decisção com os EUA



Brasil vai a final após vencer a África do Sul de Joel Santana com gol de Daniel Alves, que saiu do banco de reservas e, fez o gol de falta que garantiu a seleção brasileira na final da Copa das Confederações.
O Brasil sofreu para fazer 1 a 0 na África do Sul, nesta quinta-feira, em Joanesburgo. Os “Bafana Bafana” dominaram boa parte do jogo, mas a eficiência do time de Dunga prevaleceu e o Brasil vai enfrentar os Estados Unidos na final de domingo, graças a um gol de Daniel Alves de falta aos 42 do segundo tempo. No apito final, a torcida local reconheceu o bom trabalho de sua equipe e aplaudiu os comandados de Joel Santana.

25 de jun. de 2009

BASQUETE FEMININO de CM é campeão do Jojup´s em Ivaiporã


O Basquete feminino de Campo Mourão é campeão da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná. A decisão foi em Ivaiporã e o título foi consolidado na vitória diante de Apucarana por 62 a 48. Com este título, a equipe mourãoense está na final do Jojup´s em Umuarama de 25 de setembro a 4 de outubro. Manoel Ribas ficou em terceiro lugar e Peabiru em quarto.
Na viagem de volta conversei na noite de ontem com o técnico Valdeir Ferro quando a delegação mourãoense estava passando por Engenheiro Beltrão, feliz da vida com o título. "O meu sentimento é de dever cumprido, as meninas jogaram muito bem e fizeram uma campanha muito positiva. Agora, vamos com muita força para buscar o título da série B dos Jojup´s em Umuarama e subir para a primeira divisão. O nosso objetivo nos treinamentos de segunda a sábado teve um propósito que é estar na final e voltar a série A, e isso é o que vamos focar a partir de agora", avaliou o técnico mourãoense.
Parabéns Valdeir e meninas do nosso basquetebol. Como escrevo e falo sempre "Bom mesmo é ganhar!"
O basquete feminino de Campo Mourão foi campeão com Danielle, Flaviana, Gabriela, Júlia, Juliana, Tâmara, Tatiane e Taís.
Fotos: site www.jogosdajuventude.pr.gov.br - Col. Comunicação Maurício Bevervanso

DEU NO MARCA: "Naufragio en la costa estadounidense"


Este foi o título da ediçao on line do jornal MARCA (marca.com) destacando que a Espanha caiu ante os Estados Unidos e está fora da final da Copa das Confederações.
A foto ao lado do MARCA mostra a desolação do bom goleiro Casillas e a foto abaixo do artilheiro Tores, que parece não acreditar que a Espanha perdeu uma invencibilidade de 35 jogos para os Estados Unidos.
Pode? Sim e porque não, haja vista que o futebol
nem sempre tem lógica e
os EUA espantaram a zebra e
deixaram de ser meros figurantes na África do Sul.
E podem até perder a final, que voltarão para casa quebrando uma escrita e ainda por cima, provocando a fúria espanhola.
E o Brasil que se cuide hoje diante do sul-africanos, porque afinal de contas o técnico brasileiro Joel Santana não tem nada a perder.
E se perder, terá sido derrotado pela seleção do seu país. Mas se ganhar, será eternizado na África do Sul.
E viva o futebol com as suas certezas e surpresas.

AMANHÃ TEM BASQUETE amistoso de CM x Londrina às 18 horas no JK


A equipe de basquete masculino adulto Integrado/Fecam/Campo Mourão (foto) joga amanhâ (sexta-feira) partida amistosa contra o Inesul/Londrina, a partir das 18 horas no ginasinho JK em Campo Mourão, com entrada franca.
O confronto servirá como preparação das equipes para o Campeonato Paranaense que começar no início do segundo semestre. Para este jogo, a equipe mourãoense comandado pelo técnico Daniel Wattfy terá os atletas Carlos Bueno, Alex Passilongo, Gledman Borracha Lima, Davilson Mesquita, Rafo Godi, Heron Oliveira, Andr Alves, Guilherme, Douglas Moreira, Eduardo Ferri e Marcos Zulu. Mas, não contará com Rodrigo Park e Guilherme Guar, que lesionados, desfalcam a equipe.
“É muito mais que um amistoso, pois vamos jogar contra Lodrina, que é uma equipe com pretensões de disputar a Liga Nacional, por isso é que será um grande teste para os nossos jogadores”, prevê o técnico Daniel Wattfy.
O basquete mourãonse tem o patrocínio da Faculdade Integrado e Fecam, através da Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o apoio da Amobasquete, Fisioterapia Betel, Ikigua, Gelo Sapeka, Restaurante Minuano, Conti Frutas, Rdio Rural, TV Plug, Academia Trainer, Agroindustrial Contabilidade e Fibrafio.
Os dirigentes da Associação Mourãoense de Basquete informam que na próxima semana, as duas equipes se enfrentam novamente, mas dessa vez na Capital do Café.

PAPO DE ROTARY IV com Antonio Carlos, do "Campo Mourão"


Na segunda-feira (22/06) este BLOG iniciou a série "PAPO DE ROTARY" com o objetivo de apresentar os novos presidentes de cada um dos cinco clubes de serviços rotarianos em Campo Mourão. Eles serão empossados oficialmente sexta-feira, 26 de junho, por José Claudinei Rocco, de Cianorte, governador do Distrito 4630.
No PAPO DE ROTARY segunda-feira, Antonio César Marini, do Rotary Verdes Campos, na terça-feira David Camargo, do Rotary Gralha Azul, ontem Gilberto Guarido, do Rotary Araucária e hoje Antonio Carlos Cardoso -na foto ao lado da esposa Mirtes- do Rotary Campo Mourão. Conheça um pouco mais sobre o movimento rotário de Campo Mourão. Boa leitura!
Mas, antes da entrevista com o novo presidente do Rotary Campo Mourão uma curiosidade: ele foi médico do Coritiba Football Club em 1985, sendo Campeão Brasileiro, para orgulho dos mourãoenses. Viva!
Sou Antonio Carlos Cardoso
, presidente do Rotary Campo Mourão na gestão 2009/2010. Sou médico Ginecologista e Obstetra, radicado em Campo Mourão há 16 anos e 5 meses, desde o dia 15 de janeiro de 1993. Trabalho na Clínica Materno Infantil e no Hospital Policlínica São Marcos de Campo Mourão. Sou casado com Mirtes Urbano Leite Cardoso, médica Pediatra.
Fui admitido em Rotary, no dia 29 de junho de 1994, e meu padrinho foi Vicente Urbano Leite. Ingressei no Rotary movido pelo espírito de companheirismo e amizade dos rotarianos de Campo Mourão, tendo uma oportunidade de servir a comunidade.
O Rotary Campo Mourão foi fundado em maio de 1969 e hoje conta com 65 sócios, dos quais 6 são sócios fundadores: Massareto, Vicente, Gallassini, Manoel Nascimento, Panceri e Nelson Teodoro. Nossos projetos de destaque são: Aparelhamento e doação do ônibus para coleta de sangue do Hemonúcleo; Realização da Feira das Profissões, que está na XI edição; Participação na Festa Nacional do Carneiro no Buraco; Participação ativa na fundação da Apae; Doação de veículos para CTR, doação de uma cozinha completa e de uma Kombi para o Lar dos Velhinhos, entre outras.

Membros do Rotary Campo Mourão na Conferência Distrital em maio na cidade de Maringá
O nosso slogan foi escolhido pelo presidente de Rotary Internacional John Kenny, "O FUTURO DO ROTARY ESTÁ EM SUAS MÃOS", mas a missão de rotary é " Dar de si sem pensar em si".
Meus desafios são o de manter o Rotary Campo Mourão com o mesmo ritmo de trabalho desenvolvido na presidência do companheiro Oscar Azzumma. Tenho como planos: parceria com a Santa Casa para a instalação do Banco de Leite naquele hospital; Contribuir com a erradicação da Poliomielite, Projetos contribuindo para a erradicação do analfabetismo, Cursos para famílias carentes para formação de profissionais, tais como: Costureiras, garçons, secretárias etc.
O nosso clube está muito motivado para servir a comunidade. O movimento rotário de Campo Mourão é o mais atuante de todo o distrito 4630, o qual abrange 72 Clubes.
Na foto, Emilio Germani, Rotariano de Maringá, ex-Governador de Rotary, que foi Padrinho do Rotary Campo Mourão em homenagem pelos 40 anos de fundação do Campo Mourão.
Deixo como recado para os leitores do BLOG: o Rotary é a maior Organização Não Governamental do Mundo, conta hoje com 1.250.000 sócios, é formado por profissionais das mais diversas profissões, cujo único objetivo é servir à comunidade.