30 de dez. de 2009

PAPO DE 2009 & 2010 com Dina Cardoso e Jair Elias dos Santos Jr: Avaliação e perspectivas

O BLOG posta hoje a opinião de personalidades de Campo Mourão e região, que respondem: O que de melhor aconteceu na sua vida pessoal e profissional em 2009? Qual foi o “Fato do Ano em Campo Mourão e no Brasil”? Qual a sua expectativa para 2010? Qual a sua Mensagem para o Ano Novo?
Confira as respostas da prefeita de Farol, Dina Cardoso e do historiador e escritos Jair Elias dos Santos Júnior. Uma ótima Leitura, Feliz 2010..
DINA CARDOSO

O QUE DE MELHOR ACONTECEU NA SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL EM 2009? Nas palavras da sua majestade, Roberto Carlos, aos 50 anos de reinado, “foram tantas emoções!”, desde o 1º dia do ano com a posse para o segundo mandato de prefeita de Farol com uma das mais expressivas votações do Paraná (73.15% dos 89.78% dos votos validos) até as luzes de dezembro quando entregamos à comunidade o Memorial Cristo, o Redentor, o novo cartão postal da nossa cidade maravilhosa. A vida pessoal e profissional se entrelaçam, se integram e iluminadas pelo Pai criador, o Filho redentor e o Espírito santificador são motivos para recordamos sempre que a gratidão é a memória do coração. Nas palavras bíblicas, “em tudo, daí graças a Deus” (I Tes. 5:18).
QUAL FOI O FATO DO ANO EM FAROL E NO BRASIL? Localmente a concretização do sonho de edificar o Residencial Vida Nova e construir a casa própria para as famílias da Vila Mendes: o testemunho da erradicação da única favela urbana da cidade, nosso compromisso público nº 1. Na nação a conquista do hexacampeonato na raça, amor e paixão rubro-negra.
QUAL A SUA EXPECTATIVA PARA 2010? Fazer sempre mais, sem desanimar! Gosto do Padre Antonio Vieira, quando ensina-nos que – nós somos o que fazemos. Nos dias em que fazemos o bem, nós existimos. Nos outros, apenas duramos! Que nossas orações sejam atendidas; aos que nos querem bem e clamam proteção para nossas casas e familiares, a alegria em dobro e a certeza que seremos atendidos, pois, maldição ou benção são pássaros que indistintamente voltam aos seus ninhos de origem.
JAIR ELIAS DOS SANTOS JR.
O que de melhor aconteceu na sua vida pessoal e profissional em 2009?
Vários fatos positivos e negativos marcaram 2009, dificil inumerar todos. O lançamento do livro “Oratórias Históricas”, em parceria com o historiador Pedro da Veiga foi um deles. Conhecer Belo Horizonte e Olinda, capitais de Estados importantes do Brasil foi outro. Neste ano que se finda, mais do que nunca, os laços de amizade foram fortalecidos, pois os verdadeiros amigos conhecemos nos momentos mais difíceis da vida.
Qual foi o fato do ano em Campo Mourão e no Brasil? Em Campo Mourão, creio que o fato mais marcante foi a conquista do campeonato estadual de basquete. Para os brasileiros, sem dúvida, a eleição do Brasil para sediar as Olimpíadas de 2014 foi um momento marcante, de pura emoção e que mostrou a superação da nossa Nação.
Qual a sua expectativa para 2010? Um ano de mudança. Teremos a oportunidade de eleger os nossos governantes e a cada eleição, renasce o desejo que o Brasil encontre seu caminho de prosperidade. Também espero que a saúde pública possa ser vista com outros olhos. Que a dor e o desespero dos brasileiros nas intermináveis filas nos postos e hospitais possam ser reduzidas. Que o Cidadão seja tratado com respeito e que a vida possa ser valorizada ao extremo. Que a violência possa ser reduzida, que haja mais compreensão, menos corrupção. Talvez seja utopia, mas precisamos, como no provérbio chinês, "dar o primeiro passo".
Enfim, espero que 2010 seja um ano de transformação e que o nosso povo encontre o caminho da paz e da felicidade.
Sua Mensagem de Feliz Ano Novo? Ao Ilivaldo que continue sempre neste trabalho, de valorizar as nossas raízes, o que temos de bom e que seja sempre um agente de mudança e de transformação.
Desejo a cada leitor do blog do Ilivaldo felicidades e paz. Deixo uma frase de Mahatma Gandhi para ser gravada nos corações dos mourãoenses: “a paz é a qualidade mais fina da alma, mas ela se desenvolve por meio da prática.”
MENSAGEM DE FELIZ ANO NOVO Receita de Ano Novo" (Carlos Drummond de Andrade)
Para você ganhar um belíssimo Ano Novo cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido (mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser, novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior) novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar de arrependido pelas besteiras consumadas nem parvamente acreditar que por decreto da esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário