5 de dez. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Daniel Wattfy


"O BASQUETE É UMA GRANDE FAMÍLIA!", assim resume Daniel Abraão Wattfy (foto), técnico campeão paranaense de Basquetebol 2009 pelo selecionado de Campo Mourão, celebridade da ENTREVISTA DE DOMINGO neste 06 de dezembro de 2009.
Nascido em Franca (SP), Daniel é formado em Administração, mas sua grande paixão sempre foi o basquete. Ele foi convidado a atuar como assistente técnico do renomado Hélio Rubens e dirigir as equipes de base de Franca, onde atuou 8 anos neste cargo.
Em 2000 assumiu a equipe adulta de Franca como o mais jovem treinador daquela tradicional agremiação, onde ficou 5 temporadas. Em 2004 transferiu-se para a Ulbra (RS) por 3 temporadas, depois foi para a FTC, de Salvador (BA).
Desde fevereiro deste ano está em Campo Mourão onde conquistou os títulos da Copa Aquárius Fresh, Jogos Abertos do Paraná e o Campeonato Paranaense.
"Campo Mourão é uma cidade que respira esporte, aqui temos investimentos em todos as modalidades", diz o técnico vitoriso que das dez temporadas em que atuou como técnico foi campeão em seis e destas, em quatro estados diferentes (São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná).
Na ENTREVISTA DE DOMINGO, Daniel conta um pouco da sua história e do basquete, bem como diz qual a importância dos títulos e o momento pelo qual passa o basquete mourãoense.
As fotos acima e abaixo, são da sua participação vitoriosa no nosso Tocando de Primeira, ontem (05/12) na rádio Rural AM, juntamente com os campeões Schneider, Davilson e Jorginho, dos dirigentes China e Nelsinho, e do repórter Rinaldo Rocha, o "Marron". Agradeço a gentileza do site Campo Mourão Basquete e do professor Idevalci Maia pela cessão de algumas das fotos postadas nesta edição.
E Viva o basquete de Campo Mourão.QUEM É DANIEL ABRAÃO WATTFY? Sou nascido em Franca (SP), filho do argentino Jorge Wattfy e da brasileira Zelfa Abrahão Wattfy. Sou divorciado e pai de Rafael Peixoto Eattfy (15) e Gabriel Peixoto Wattfy (13). Estou em Campo Mourão desde fevereiro de 2009, pelo interesse e a convite do projeto da Amobasquete.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Passei minha infância toda em Franca, minha cidade natal (foto com vista noturna), vivi em um tempo que ainda se brincava nas ruas, jogando futebol, bola de gude, bola e betes, rodava peão, e tudo o que uma criança deveria ter até os dias de hoje, em uma familia de classe média. Posso lhe dizer que tive uma infância muito boa e tranquila.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou um apaixonado pelo que faço, obstinado a conquistar meus sonhos, e por isso, muito feliz
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Estudei até o ginásio em escola publica e a partir do colegial, em escola particular, sempre em Franca. Cursei a faculdade de Administração de Empresas, em Franca também e tenho registro regulamentado na área de Educação Física.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Apesar de formado em Administração, minha paixão sempre foi o basquete, por este motivo, nunca trabalhei na área Administrativa. Fui atleta e assim que resolvi parar com o basquete profissional, recebi o convite para passar a ser técnico.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA E OS TÍTULOS? Fui um atleta apenas mediano, comecei muito novo, com 8 anos de idade já estava nas escolinhas da cidade e fui até o profissional. Mas, minha história no basquete comeou mesmo a partir do convite para se tornar treinador, fui convidado a atuar como assistente técnico do renomado Hélio Rubens e dirigir as equipes de base de Franca. Passei 8 anos neste cargo e em 2000 assumi a equipe adulta de Franca, sendo o mais jovem treinador daquela tradicional agremiação, passando 5 temporadas a frente da equipe Francana.
Em 2004 me transferi para a Ulbra (RS), onde fiquei 3 temporadas, tive uma breve passagem pela FTC de Salvador (BA) - fotos- e hoje estou em Campo Mourão.
Ao longo dos anos acumulei vários titulos, como: 4 vezes Campeão Panamericano de Clubes, 4 vezes Campeão Brasileiro, 3 titulos Paulista, 2 Gaúcho, 2 vezes campeão Bahiano e agora, Campeão Paranaense - foto abaixo.DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO BASQUETE? QUEM FOI O “CULPADO”? Como sabem, Franca é a Capital do Basquete - o ginásio Pedro Fuentes, na foto abaixo, o "Pedroca" é o "Palácio do Basquete- e logo as crianças são levadas a gostar deste esporte. Comigo não foi diferente e muito cedo já frequentava as quadras da cidade, minha família sempre apoiou esta iniciativa, sendo ela realmente a culpada desta paixão.QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E ÍDOLO?
O basquete é meu esporte preferido, mas gosto muito de futebol, sou um são-paulino fanático. Meu idolo é Hélio Rubens (foto), do basquete.
QUAL PROJETO GOSTARIA DE REALIZAR QUE AINDA NÃO FOI? Tenho um grande sonho: chegar a seleção brasileira e disputar uma olimpíada.
HÁ POUCO TEMPO EM CM, NA SUA OPINIÃO QUAL É A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE E DE MODO ESPECIAL, O BASQUETE? Campo Mourão é uma cidade que respira Esporte, aqui temos investimentos em todos as modalidades e as opções para a população são bem variadas. Com relação ao basquete, acho que o projeto é bem interessante e a médio prazo poderemos estar na elite do basquetebol nacional, representando não só o município, mas o Estado do Paraná, em varias competições de âmbito nacional.
QUAL SERÁ O FUTURO DO BASQUETE EM CM? E O FUTURO DO DANIEL WATTFY? Acho que esta temporada foi histórica para o basquete de Campo Mourão, fomos campeões dos Jogos Abertos depois de 14 anos, conquistamos o inédito título de Campeão Paranaense. Com tudo isso acredito que estamos no caminho certo e confiante que dias bem melhores nos espera, digo nos espera, pois espero continuar o meu trabalho a frente desta equipe, gostaria muito que isso acontecesse e a sequência deste trabalho fosse dada.
QUE ESPORTISTA É EXEMPLO E POR QUÊ? No basquetebol, quase todos temos um idolo em comum, é Michel Jordan, o maior jogador de todos os tempos. Ele é o meu exemplo de determinação e superação, nunca teremos outro atleta como ele.
CM FOI CAMPEÃO DOS JAP´S 2009 E DO PARANAENSE DE BASQUETE, QUAL A IMPORTÂNCIA DESSES TÍTULOS? Os títulos nada mais são que o resultado de um trabalho bem realizado, um prêmio pelos dias e noites de dedicação e sua importância é única, renova todas as forças em busca de novos desafios, e nos dá a alegria e satisfação de dever cumprido.
Acredito também que para o futuro do projeto do basquetebol de Campo Mourão estes títulos são de grande importância para a busca de mais recursos para alçarmos voos maiores. Na minha opinião, o maior motivo para estas conquista foi o respeito de todos e o ótimo ambiente de trabalho com um grupo muito unido dentro e fora da quadra.
ÉTICA EM UMA FRASE É... Respeitar para ser respeitado.
EDSON “CHINA” HIRATA É .... Batalhador, amigo, leal, correto, apaixonado pelo basquete.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É......Especialmente feliz.
QUEM SERÁ CAMPEÃO DO BRASILEIRO 2009? E OS REBAIXADOS: Flamengo será o campeão, e o Botafogo, rebaixado.
O GRUPO DO BRASIL NA COPA DO MUNDO 2010 COM PORTUGAL,
COSTA DO MARFIM E COREIA DO NORTE É....
Forte, mais o Brasil tem obrigação de sair em primeiro.
QUAL O MELHOR TIME DE BASQUETE QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? Phoenix Suns, da NBA, em Munique (Alemanha) em 1993.
QUAL O MELHOR TIME DE BASQUETE EM QUE O SENHOR JOGOU?
Franca Basquetebol Clube.
CAMPO MOURAO É... Cidade promissora, onde pretendo morar por muitos anos
A AMOBASQUETE É... O corpo e alma do basquete de Campo Mourão.
A IMPRENSA DE CM É.... Fundamental e essencial na cobertura e divulgação dos eventos esportivos da cidade, aproximando o esporte à população, em suma, é incentivadora do nosso esporte.
A AUSÊNCIA DE MARINGÁ E A CONQUISTA DO TÍTULO DO
PARANAENSE NA NOITE DE SEXTA-FEIRA COM O PLACAR DE W X O PARA CM...
É muito triste ter que acabar um campeonato assim, mas não tenho conhecimento das causas que levaram Maringá a ter esta atitude e que medidas sejam tomadas para que isso não se repita.
QUAL PERGUNTA NÃO FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? “Qual sua opinião sobre as Olimpiadas de 2016 no Rio?” Acredito que o Brasil não tem condições e teria que ter outras prioridades, e em especial, uma política esportiva compativel com os melhores centros do mundo
COMO SE SENTE SENDO HOMENAGEADO NESTE BLOG? Fico muito grato e lisongeado, por saber que esta coluna se dá a tantas personalidades ilustres de nossa cidade. Obrigado, em especial ao colunista .
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Apoie, prestigie e pratique esporte, esporte é qualidade de vida .

6 comentários:

  1. Parabéns Ilivaldo pela escolha do Entrevistado da semana. O Daniel é o símbolo dessa fase vitoriosa do basquete mourãoense.
    Aproveito para agradecer o generoso espaço que esse blog destina ao basquete. Como foi dito hoje, a história recente do basquete mourãoense pode ser contada através das postagens desse blog.
    Um grandioso abraço,
    China

    ResponderExcluir
  2. Daniel,

    O nosso destino é escravo da opções que fazemos, parabéns pelo trabalho, os títulos,
    as respostas do blog e ter achado um bom lugar para viver ...

    Saudações do basquete mourãoense

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Daniel e a toda cúpula do basquete masculino de Campo Mourão. Espero que vocês consigam a realização do sonho: participar da NBB! Um abraço do amigo Valdeir

    ResponderExcluir
  4. "A história tem mostrado que os mais notáveis vencedores normalmente encontraram obstáculos dolorosos antes de triunfarem" com o Daniel não seria diferente, estou muito orgulhosa de mais uma vitória em sua vida. Parabéns!!
    Rafaela Zugaib

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a Equipe do Basquete de Campo mourão como um todo, e em singular com muito orgulho ao Daniel, pois a vitória nada mais é que o reflexo desse profissional obstinado. Parabenizo também Ilivaldo pela escolha do entrevistado dessa semana, que além de batalhador e muito sério no que faz, Daniel é um homem sensível, de fé inabalável, merecedor do que há de melhor nesse mundo de Nosso Deus. É muito bacana que a nossa população morãoense conheça um pouco mais sobre nosso novo munícipe Daniel Wattfy.
    Parabéns mais uma vez, com muito carinho, sua fã....
    Cláudia Faustino

    ResponderExcluir
  6. Amigo Daniel... Uma pessoa que com seu profissionalismo, e principalmente seu bom trato com a imprensa, conquistou os mourãoenses... Mas a conquista maior é o seu trabalho, que nos deu dois títulos este ano, e a cada dia vai nos orgulhando de falar e escrever sobre o nosso "basquetão de ouro", como sempre escrevo em minha coluna no Jornal Correio do Cidadão... Abraços e parabéns pela entrevista Ilivaldo!!!

    ResponderExcluir