15 de dez. de 2009

Associação Panela comemora 40 anos em CM

Os pioneiros da Associação Panela de Campo Mourão, João Teodoro, Artur Kunioshi e Wilson Yurk, o “Biju”, ao lado dos mais novos, os irmãos Cézar e Valdemor Vigilato Júnior, representaram a entidade sábado (12/12/09) no programa Tocando de Primeira, edição de número 853, na Rádio Rural AM. Eles receberam de surpresa, o troféu “Tocando de Primeira”. O motivo? Justo e merecido, em uma singela homenagem à Associação Panela que está completando em 2009 os seus primeiros 40 anos de fundação. Viva! O início – As primeiras reuniões de um grupo de amigos, amantes do futebol, que tinham o espírito de celebrar a amizade, descontração e principalmente jogar futebol, ocorreram na década de 70. Conforme dizem os pioneiros, alguns amigos decidiram construir o primeiro campo de futebol de suíço da região,às margens do Lago Azul, cuja propriedade era do DER DE FUTEBOL E REGATAS. Estavam presentes alguns dos precursores da Associação Panela, entre eles Arthur Kuniyoshi, Almerindo Gehring, Roberto Braga, Roberto Galeano, João Teodoro e Wilson Iurk (Biju). "Destas reuniões semanais, onde eram disputadas partidas memoráveis foram visualizados novos horizontes, novas idéias surgiram, resultando no nascimento do então Country Clube de Campo Mourão. Com a fundação do clube, automaticamente os amigos passaram a se reunir neste local, dando continuidade a pratica do futebol”, lembra Artur Kuniyoski.

Country – Com o passar dos anos e o aumento no número de associados, principalmente em decorrência dos jogos de futebol, para manter a união do grupo e garantir a participação de todos jogando futebol era preciso chegar bem cedo no Country. “Como a união prevalecia entre os amigos, outros associados intitularam essa união de "Panela", pois entendiam que somente existia futebol entre eles, o que não é verdade, pois o que existia era um forte laço de amizade, além de muito futebol é claro”, conta João Teodoro. Na foto, a primeira camisa dos Amigos da Panela, a número 10 de Artur Kuniyoshi.
Sanbra - A dificuldade em reunir a turma nos jogos realizados no Country Clube foi aumentando, até que um dos amigos – Alderino- convidou os demais para realizarem os jogos da turma da "Panela" na sede recreativa da Sanbra." As partidas de futebol começaram a ser realizadas na Sanbra e permaneceram lá por volta de um ano e meio, até nascer à ideia de adquirir uma sede própria. Esta ideia foi o divisor e marcou o sucesso da nova fase da nossa ´Panela´”, comemora Biju. Sede própria – Através da reunião de 32 (trinta e dois) amigos foi adquirido o local que seria a Sede da Associação Panela, na rua João B. Salvadori, 45, no Jardim Cidade Nova, na antiga sede da Móveis Rio Grande. A Sede foi batizada de Associação Panela. Sua fundação legal, através de estatuto, é datada de 13 de Agosto de 1994, tendo como primeiro presidente o José Luiz Zanella. “Desde então a Associação Panela foi crescendo, tomando corpo, inovando idéias, saboreando o prazer das amizades e acima de tudo primando pela pratica esportiva do futebol”, disse Cézar Vigilato.
Sócio-contribuinte - Com o pensamento firme na pratica esportiva, a Associação Panela procurou melhorar seu quadro de participantes, criando a figura do sócio-contribuinte, arrebanhando mais adeptos.A associação não parou de crescer e estendeu seus laços de amizades rompendo fronteiras, angariando amigos por vários pontos do Brasil e fora dele, primando sempre pela apresentação futebolística e principalmente a amizade.
Intercâmbio - O mais famoso intercâmbio existente na Associação Panela é a integração com outro grupo de amigos, da distante cidade de Ibitinga –SP, os “ amigos da Associação Canela”. “Outro marco importantíssimo conquistado foi a oportunidade concedida a nossa entidade para administrar e conduzir a confecção do prato típico do município de Campo Mourão , o famoso Carneiro no Buraco”, informa João Teodoro. Segundo os pioneiros, a Associação Panela vem rompendo barreiras, tendo como marca principal a prática do futebol, a boa amizade, a descontração e a participação ativa dentro da sociedade mourãoense.
E viva a Associação Panela de Campo Mourão! Uma Associação de Valor, de muito Valor e de muitos Amigos.
Acesse http://twitter.com/ilivaldoduarte

Um comentário:

  1. Joaquim A S Maia - Curitiba16 de dezembro de 2009 às 13:11

    Meus amigos, que alegria ler este texto sobre a tão famosa Panela. Duyrante mais de oito anos convivi com esses valorosos companheiros de Campo Mourão que sempre me receberam com amizade e carinho. De todos guardo saudades, mas
    ressalto o Artur Kuniyoshi, vizinho do prédio, que não se cansava de nos convidar para os eventos que o grupo promovia. A todos, indistintamente, meu abraço de saudade, gratidão e respeito.

    ResponderExcluir