29 de dez. de 2009

AS MARCAS MAIS mais valiosas no futebol brasileiro reúnem 12 times de quatro estados

Quais são os times de futebol que são donos das marcas mais valiosas no país? São quatro grandes do futebol paulista (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos), quatro do Rio (Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo), dois gaúchos (Grêmio e Internacional) e dois de Minas Gerais (Cruzeiro e Atlético-MG). A Agência Estado publicou levantamento da empresa Crowe Horwath RCS dando conta de que a marca dos 12 principais clubes do país representam cerca de 125 milhões de torcedores no País, que é 90% do total; eles conquistaram 90% dos títulos entre 1971 e 2009, e apresentaram as maiores receitas (cerca de 67%), e juntos levaram mais de 5 milhões de pessoas aos estádios no Campeonato Brasileiro deste ano, sendo 57% do total de público nas Série A e B.
LIDERANÇA - A liderança do ranking está com os quatro de maior torcida, - Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. O Flamengo conta com grande participação de diferentes Estados do País para se consolidar como maior torcida. O mengão perde apenas na região Sudeste para o Corinthians, que tem a maior parte de seus fãs nas classes D e E, e ampliou a receita graças à bilheteria, saltando de R$ 1,5 milhão em 2003 para R$ 21,1 milhões em 2008.
O São Paulo, terceiro colocado, mesmo com menos torcida que Flamengo e Corinthians, a marca do clube se aproxima dos líderes graças a uma evolução de 234% com bilheteria e 93% com marketing. O estádio, aliás, pode ser um diferencial quando estiver pronto para a Copa de 2014.
O Palmeiras, que briga cabeça a cabeça com o Vasco pela quarta posição entre as torcidas - está na frente na região Sudeste, mas perde no Nordeste, Norte e Centro-Oeste -, tem a quarta marca mais valiosa e também apresenta um crescimento considerável em bilheteria: 251%. A evolução com marketing foi na casa de 79%.
O outro paulista neste estudo é o Santos, oitavo colocado, que sofre com a limitação de seu estádio para aumentar a bilheteria. Seu maior crescimento veio das receitas com marketing, 106% em seis anos.Além do cenário positivo que o futebol vive no País pela proximidade da Copa de 2014 e das razões particulares de cada um (centenário, títulos de expressão, resgate de sua tradição), os clubes têm agora uma razão a mais para sonhar com um futuro promissor: descobriram que seu nome tem muito valor.
O estudo aponta que, de R$ 1,9 bilhão neste ano pode chegar a R$ 2,6 bilhões em 2012 e superar a casa de R$ 3 bilhões em 2014, crescimento de 69% no período.

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