22 de nov. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Sebastião Galdino


SEBASTIÃO GALDINO, o filho do paulistano Manoel Galdino e da baiana Jacinta de Jesus. O "Tião do Karatê", "o Tião Fala Grossa", Celebridade no histórico programa Tocando de Primeira de 5 de julho de 2008, é o homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO aqui no BLOG.Uma entrevista imperdível e porque não dizer, emocionante. Viva!
Casado com a professora Ronise (Foto), Tião nasceu em Araruna e morando em Campo Mourão desde 1971, teve uma infância e uma vida difícil, de muita pegada e trabalho.
Tião Galdino conta como foi o início e a sua trajetória no karatê. Hoje é responsável pela difusão, incentivo e alegria do karatê para centenas de pessoas em Campo Mourão.
Tião é um exemplo de dedicação, entusiasmo e voluntariado, e junto com sua esposa forma um casal apaixonado dentro e fora das quadras. Com harmonia ímpar, eles estimulam a participação de alunos e alunas de várias faixas de idade nesse esporte que ajuda a melhorar a disciplina, a autodefesa e o espírito de equipe. E também integra a convivência em sociedade, na comunidade.
Força de vontade, talento, respeito e credibilidade, são virtudes deste casal, que faz a diferença para um mundo melhor.
QUEM É SEBASTIÃO GALDINO? Sou um homem simples, de gestos nobres, procuro agir corretamente em todas as minhas ações e me considero um guerreiro pois sempre lutei para conquistar o que tenho hoje: Família, alunos que são a fonte do meu trabalho e grandes amigos.
Filho de Manoel Galdino Filho (Paulistano) e Jacinta Rosa de Jesus Galdino (Baiana), esposo de
Ronise Cléia Galdino desde 10 de março de 1990 e pai de Renan, nascido em 02/12/1990. Estou em Campo Mourão desde 1971, quano aqui cheguei aos seis anos de idade.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Nasci em 1965 no sitio dos Galdinos, no município de Araruna, somando o oitavo filho de uma família de nove irmãos, sendo seis irmãs e dois irmãos. Na foto, Tião com sua irmã Sirlei. Aos seis anos de idade mudei para Campo Mourão, pelo pouco que me recordo mudamos próximo ao Batalhão (Tiro de Guerra). Aos oito anos fui morar próximo ao Lar dos Velhinhos (Frederico Ozanan), próximo a esta casa havia uma chácara que após a colheita de soja e trigo, eu e meus amigos brincávamos de futebol. Também joguei futebol no campo da Claurí -hoje Mufatto- e foi neste tempo que meu pai faleceu. Em seguida, retornamos para minha cidade natal e ainda em Araruna, aos quinze anos tive meu primeiro registro em carteira na A. J. Rorato na função de Polidor de Pia de Cozinha.
No ano de 1981 minha mãe vendeu o sitio e comprou uma casa simples de madeira em Campo Mourão, no Jardim Tomazi, na Rua João Bueno nº. 60. E logo comecei a trabalhar na função de Serralheiro na Metalúrgica Guarani, onde era a antiga Zaéli, para completar a renda da minha mãe que era diarista. Porém, no ano seguinte, minha mãe faleceu, deixando dois filhos na adolescência - eu e a Marisa, minha irmã mais nova.
Depois da morte de minha mãe, minha família se desestruturou. Nesta época meus dois irmãos já haviam falecido - o Osvaldo (segundo filho) que era especial, faleceu uma semana após meu pai e o José Francisco Galdino (Zézão) que era o quarto filho foi assassinado pouco antes do falecimento de minha mãe.
Resumindo, apesar das dificuldades, tive na minha vida um pai rude, uma infância sem luxo e brinquedos, mas mesmo assim, fui feliz, pois, tive uma mãe amorosa.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Um cidadão, trabalhador, honesto e companheiro.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Escola Princesa Izabel (Araruna) e Escola Bento Mossurunga (Campo Mourão).
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Aos onze anos de idade abandonei os estudos por falta de estimulo. Por esse motivo, a maioria dos cursos que fiz até hoje foram voltados à modalidade de Karatê, que considero minha profissão.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Aos 17 anos iniciei no Karatê com o professor Ademilton, na Academia “OSS DE KARATÊ”, onde hoje é a Academia Athlétic Sport.
Na condição de atleta participei de vários campeonatos Regionais, Estaduais e Brasileiro. destaque para o 2º Lugar no Paranaense de 1991 em Curitiba e o 4º Lugar no Brasileiro de 2004 em Guaratuba.
Quando fui graduado faixa Marrom, meu professor voltou a morar em Curitiba fechando a Academia OSS DE KARATÊ. E como eu era um dos alunos mais antigos e dedicado, os demais me fizeram a proposta para que eu ministrasse Karatê a eles que iriam treinar comigo. Então foi assim que iniciei como professor de Karatê na Academia Apólo do Professor Batata - Filho do seu Carlos, Massagista, onde hoje é a Gráfica Mourão.
Após 2 anos na faixa Marrom fui autorizado a usar a faixa Preta pelo professor Sposito - Professor do meu professor). Já na condição de faixa Preta, no ano de 1987 eu e outro aluno do professor Ademilton inauguramos a Academia SHOTOKAM na Avenida Guilherme de Paula Xavier, próximo à Perimetral Tancredo Neves.
Para minha felicidade, no ano de 1988 entrou uma aluna - Ronise Cléia Minozzo- a qual está comigo até hoje na condição de aluna, esposa e companheira de trabalho. Resumindo, ela é o amor da minha vida.
COMO FOI O SEU INÍCIO NO KARATÊ? Em 1993, o Coelho - José Luiz da Silva, in memorian, então diretor de esportes do Clube Mourãoense me convidou para ministrar aulas de Karatê no clube - na foto, Tião com Edevaldo Louzano e Coelho, com o título da Copa Regional de Karatê em Ubiratã. Fui registrado como instrutor de Karatê entre 1993 a 1999, neste período fechei a Academia Shotakam e paralelo ao Mourãense ministrava aulas na Pré-Escola Trem da Alegria, SESC, Country Clube, Academia Brunetta (Mamborê) e na Casa da Cultura, a qual tive que deixar em 1995 depois de 3 anos de trabalho. Na Casa da Cultura tive o maior número de praticantes, sendo o único local aberto para a comunidade e o Secretário de Cultura, na ocasião, não considerou o Karatê como Cultura.
Devido estar ministrando aulas sem uma Associação e registro em Federação, até mesmo por desconhecer sua importância, um dia num dado exame de faixa fui surpreendido com uma denuncia pelo meu ex-sócio da Academia Shotokam, quando o mesmo no jornal local públicou uma matéria com o seguinte titulo “Alerta ao Professor clandestino de Karatê” com a intenção de me prejudicar. Me senti traído, porém, hoje só tenho a agradecer a atitude deste ex-companheiro de treino e ex-sócio, pois se não fosse por isso eu não teria procurado na época a Federação Paranaense de Karatê-do Tradicional ao qual faço parte hoje e tão pouco teria sido coordenador do Projeto Karatê Piá no Esporte implantado no Estado do Paraná e em todos os municípios da COMCAM no ano de 1997 até o ano de 2004.
Essa situação abriu portas para a implantação dos projetos de Karatê que coordeno no Município de Campo Mourão em parceria com as Secretarias de Educação, Ação Social e Fecam, e as entidades CEDUS, Mão Cooperadora e Associação de Moradores do Lar Paraná.
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO KARATÊ? QUEM FOI O “CULPADO”? Minha história no Karatê teve inicio em 1982. Matriculei no Karatê após receber um convite para assistir o exame de faixa do meu amigo Edivam de Matos - um amigo de trabalho da A. J. Rorato que residia em Araruna e treinava Karatê em Campo Mourão. No entanto, o meu professor foi quem me impulsionou a ser um karateca, pois sempre o admirei na arte do Karatê.
Tião com o filho Renan, esposa Ronise e professor Watanabe
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO?
Karatê, Corínthians e Ayrton Senna.
QUAL PROJETO GOSTARIA DE REALIZAR QUE AINDA NÃO FOI?
Implantar um Centro de Excelência de Karatê em Campo Mourão.
QUAL O SENTIMENTO DE VER DEZENAS E DEZENAS DE CRIANÇAS ATLETAS JUNTOS NUM MESMO ESPAÇO QUERENDO E APRENDENDO KARATÊ? De realização profissional e pessoal.
ATÉ ONDE VAI A RESPONSABILIDADE SOCIAL DO KARATÊ?
A de formar cidadãos críticos e participativos para a sociedade.
COMO É NA SUA OPINIÃO A REALIDADE DO NOSSO KARATÊ EM CM?
Considero o Município de Campo Mourão um exemplo para outras cidades e Municípios, pois Campo Mourão faz pelo Karatê hoje o que nunca foi feito antes.
QUAL SERÁ O FUTURO DO KARATÊ EM CM? EXISTE RENOVAÇÃO E SURGIMENTO DE REVELAÇÕES? Pelo número de crianças e adolescentes que beneficiamos hoje, certamente no futuro teremos grandes atletas e o mais importante, grandes homens. Quanto à renovação dos projetos, eu e minha equipe nos dedicamos constantemente para que possamos continuar nosso trabalho em todas as administrações, pois o que prezamos são as crianças, futuros administradores de Campo Mourão.
COMO SE SENTE SENDO UM ESPORTISTA CELEBRIDADE HOMENAGEADO NESTE BLOG? QUE ESPORTISTA É EXEMPLO?
Percebo que anos de dedicação em favor do esporte estão sendo reconhecidos por alguém que também é uma pessoa admirável que é você Ilivaldo, que mais do que eu, merece ser homenageado. Parabéns por seus esforços em favor do esporte enquanto educação, rendimento e lazer, e muito obrigado pela oportunidade de mostrar aos internautas minha contribuição em Campo Mourão.
Considero esportista exemplo o cara que não se droga que não rouba que não mata, enfim o cara que respeita que joga limpo com todos. Admiro a história de vida dos maratonistas, muitos oriundos de famílias simples que batalham por um patrocínio para representarem seu país, meus parabéns vai em especial para Vanderlei Cordeiro (foto, ao lado do técnico Paulinho, do Atletismo mourãoense)
QUAL DECISÃO E TÍTULO FICOU NA HISTÓRIA EM SUA VIDA?
A melhor decisão foi quando deixei de ser serralheiro com registro na carteira para arriscar como professor de Karatê sem nenhuma garantia. Confesso que no começo foi bem difícil, hoje estou no paraíso. Não me arrependo de nada que tenha feito, acredito que tudo que fiz foi necessário para o meu crescimento como pessoa.
ÉTICA EM UMA FRASE É... O homem não consegue se formar sem ética, pois ela faz parte da formação de seu caráter.
O KARATÊ É .... Karatê é meu modo de vida.
RONISE GALDINO É .... O que de melhor aconteceu na minha vida.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... Ainda estou semeando, mas já estou colhendo alguns frutos.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE SE TIVESSE CONDICÕES, GOSTARIA DE FAZER? Ainda não comprei a casa do sonho da Ronise, se tivesse condições certamente compraria.
QUAL O MELHOR KARATECA QUE JÁ VIU JOGAR? Ricardo Buzzi (curitibano) e 3 vezes Campeão Mundial de Karatê-do Tradicional que já esteve em Campo Mourão ministrando curso de Kumitê (luta) para meus alunos.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO?
Considero personalidades esportivas de Campo Mourão: China (Basquete Cidadão), Rinaldo Silva, o "Gordo", da Escolinha de Futsal na foto com o filho Felipe, e Paulinho (Atletismo Esperança). Todos fizeram história em nosso Município através de suas ações sociais.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) DE CM? É impossível citar só três personalidade, para compor o meu quadro é necessário pelo menos quatro: Nelson Tureck, grande administrador, companheiro do Karatê.
Ilivaldo Duarte, grande locutor defensor do esporte e divulgador do Karatê. Álvaro Machado da Luz, grande empresário parceiro do Projeto Karatê (Na foto, no programa Tocando de Primeira que homenageou Tião Galdino como Celebridade). Sidnei Jardim grande autor da lei nº 1318 que dispõe sobre aulas de Karatê nas Escolas Municipais, Centros de Integração e similares.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É.... É um Município em pleno desenvolvimento que visa o melhor para seus habitantes.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ? Uma cidade com muitas empresas, muito trabalho, muitos intelectuais.
O GOVERNO NELSON TURECK É.... Um grande administrador, que trabalha para o povo.
O GOVERNO LULA É..... É o único que fez mais que os outros em favor da população menos favorecida, independente das intenções, ele fez.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E HISTÓRIA? Um sentimento único de realização, é difícil explicar estou me sentindo importante porque as tuas entrevistas é só com pessoas de peso na história de Campo Mourão, e partilhar é como dividir um pouco da minha vida com seus leitores que não são poucos são milhares.
QUEM GOSTARIA DE VER AQUI NO BLOG E LER SUA ENTREVISTA?
Todos os habitantes de Campo mourão e região.
QUAL PERGUNTA NÃO FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO?
Sim tem uma. Qual a importância do Ilivaldo Duarte na história do Karatê em Campo Mourão?
Grande divulgador dos projetos de Karatê, além de estar sempre em contato com minha pessoa demonstrando seu respeito pelo meu trabalho.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Continue acessando todos os dias o blog do Ilivaldo e convide seus amigos, a compartilhar revelações da história do esporte de Campo Mourão.
Nota do BLOG: Tião Galdino, a comunidade é que agradece seu trabalho e dedicação na formação e educação dos cidadãos através do esporte.
Sua história é emocionante e você - um guerreiro mourãoense- merece todas essas honrarias, sendo Filho do Céu e instrumento de transformação para um mundo melhor, mais justo e feliz. Viva! A sua alegria e emoção é a nossa. Viva!

5 comentários:

  1. durante a semana brinquei com o tião dizendo que o mesmo não sabe torcer (é corinthiano),mas quero aqui parabenizar à ele e à voce ilivaldo; à ele pelas respostas diretas, por sua historia de sucesso e conquistas(vem muitas por ai) e à voce por fazer as perguntas certas e escolher muito bem seus entrevistados, teu sucesso tanto na radio quanto neste blog vai longe pois é gostoso e faz um bem danado te ouvir e ler aquilo que voce escreve.um abraço teu fã ari carlos.

    ResponderExcluir
  2. o Tião é batalhador, pessoa de um coração enorme, merece todo sucesso de sua profissão, com esse projeto ele consegue tirar várias crianças e adolescentes das ruas e isso é muito gratificante para toda a sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Parabés Tião pela sua história de vida. Acredito que muitas pessoas veêm em você um exemplo a ser seguido.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Cesar de Souza - "Sensei Sebastiao, um homem com um coraçao sem fronteiras, quem ve o cara andando na rua ate se assusta, as vezes cara fechada, mas quer um amigo tá ali, pronto pra tudo, pra toda hora. Fico feliz de estar compartilhando do seu esforço pelo desenvolvimento do karate mouraoense. Um grande abraço"!

    ResponderExcluir
  5. giovana isabeli bello eu amo o karate por que melhorou minha vida e meu forte!

    ResponderExcluir