1 de nov. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Elza Hanel


"SOU alguém muito agraciada e abençoada por Deus, por ter recebido dele muitos dons." Assim se autodefine a catarinense de Capinzal, Elza Moreira Hanel, que chegou em Campo Mourão no ano de 1975.
Esposa de Névio Hanel - na foto o casal Hanel- a quem define como "uma pessoa ímpar, empreendedor nato, que sempre me apoiou e auxiliou na realização dos meus sonhos e do meu trabalho comunitário."
Elza Hanel, é a convidada de hoje na ENTREVISTA DE DOMINGO aqui no BLOG. Ela conta um pouco da sua vida e da sua história, e como começou este trabalho voluntário, fantástico, em prol de quem precisa, com apoio de outras pessoas e parcerias. "Minha atuação comunitária se iniciou nos trabalhos da igreja católica do Lar Paraná, nos cursos de pais e padrinhos, liturgia, grupo de jovens. Isso me fez perceber as necessidades mais urgentes da comunidade e me impulsionou a ter uma participação mais efetiva na solução dos problemas da população mais carente", disse Elza. Parabéns e viva o trabalho voluntário.
QUEM É ELZA MOREIRA HANEL? Sou a quarta filha de Emir José Moreira e Margarida Marcon Moreira. Meu pai, falecido em 2004, inspetor de quarteirão, plantou em meu coração a semente da solidariedade. Minha mãe, mulher guerreira, que com sua força na superação de privações e dificuldades, criou e educou no caminho do bem seus 11 filhos. Casei há 36 anos com Nevio Hanel, pessoa ímpar, empreendedor nato, que sempre me apoiou e auxiliou na realização dos meus sonhos e do meu trabalho comunitário. Moramos em Campo Mourão(PR), desde 1975.
Ao lado da sua família, Elza em foto histórica.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Na área rural, no interior de Santa Catarina, no município de Capinzal. Tive uma infância feliz, livre, estudei em escola com sala de aula multisseriada. Aos 11 anos fui para a cidade estudar, morando em casa de estranhos. Na foto, Elza e seu pai na sua formatura.
COMO A SENHORA SE DEFINE? Como alguém muito agraciada e abençoada por Deus, por ter recebido dele muitos dons.
ONDE A SENHORA ESTUDOU? Estudei em Capinzal (SC), fiz o curso Normal, que equivale ao Magistério.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E SUA ATUAÇÃO SOCIAL? Fui professora primária em Santa Catarina, em Cianorte, Peabiru e em Campo Mourão. Em 1980 passei no concurso e ingressei no Banco do Brasil , onde permaneci até junho de 1996. Após esta data, passei a administrar nossas 02 empresas: Hanel Madeiras e Madeiras Tamburi, onde permaneço até hoje.
Minha atuação comunitária iniciou nos trabalhos da igreja católica do Lar Paraná, nos cursos de pais e padrinhos, liturgia, grupo de jovens. Isso me fez perceber as necessidades mais urgentes da comunidade e me impulsionou a ter uma participação mais efetiva na solução dos problemas da população mais carente.
Em 1977, participei de uma das reuniões de fundação da Creche Santa Rita de Cássia. Ao ingressar no Banco do Brasil em 1980, esses laços se estreitaram, pois lá já havia um grupo de funcionários que ajudavam e que continuam até hoje contribuindo mensalmente com aquela entidade.
Como já estava envolvida com a comunidade do Lar Paraná, passei a me dedicar com mais afinco, e a medida que me aprofundava na realidade sócio-econômica e cultural daquelas crianças, mais me conscientizava da necessidade de proporcionar a elas dignidade e expectativa de um futuro melhor.
Com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1992, participei da implantação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, onde fui presidente por duas vezes. Em 2007 fiquei muito lisonjeada ao receber o Título de Cidadã Honorária de Campo Mourão.
DESDE QUANTO É PRESIDENTE DO CEDUS E O QUE ESSA ENTIDADE REPRESENTA? Sou presidente do Centro de Educação Santa Rita – CEDUS desde 1988.
O Cedus representa a união de pessoas que desejam um mundo melhor e sabem que é somente através do desenvolvimento das pessoas e principalmente na proteção integral das crianças que esse mundo pode ser construído.
CONTE-NOS UM POUCO DESSA ENTIDADE.QUANTAS CRIANÇAS SÃO BENEFICIADAS?A historia do Cedus foi construída tijolo por tijolo, tanto no aspecto físico, na ampliação do número de atendidos, quanto na qualidade do atendimento. Lutamos contra a falta de espaço, a falta de comida, a falta de recursos financeiros e humanos, mas nunca nos conformamos com a idéia de fazer daquela instituição apenas um abrigo de crianças. O atendimento integral às necessidades da criança sempre foi nosso diferencial.
Quando iniciei minha gestão à frente da diretoria da então Creche Santa Rita de Cássia, atendíamos apenas 30 crianças de 0 a 6 anos, sendo que o número de atendidos foi crescendo a cada ano. Com o passar do tempo nos demos conta que muitas das crianças que saiam da creche e ingressavam no ensino regular, permaneciam sozinhas em casa, antes ou ao término do horário escolar, em função das mães trabalharem fora, ou então, ficavam na rua expostas a seus perigos e acabavam abandonando a escola.
Foi então que em 1986, decidimos implantar um programa de contra-turno, para crianças de 7 a 12 anos, programa este em que a criança fica na entidade no período em que não está na escola. Foi uma atitude pioneira em nosso município, que muito nos envaidece.
Em 2002, implantamos o programa Adolescente Aprendiz - na foto, Elza com adolescentes do programa- também uma atitude inovadora, para atender os adolescentes de 14 a 18 anos, visando prepará-los profissionalmente e inseri-los no mercado de trabalho. Muitos adolescentes já cumpriram ou estão cumprindo, contrato de aprendizagem de 02 anos, nas empresas mourãoenses.
Coordenadoras do Cedus com o casal Elza e Névio Hanel
Atualmente o Cedus beneficia 348 crianças e adolescentes e suas famílias. Desenvolve programas na área da Assistência Social, organizados para atender as necessidades de desenvolvimento de cada faixa etária. Estes programas em geral têm como objetivo, contribuir com estas crianças e adolescentes para um desenvolvimento saudável, no que diz respeito aos aspectos físicos, cognitivos e emocionais, possibilitando a ampliação do seu universo cultural e do seu conhecimento geral.
O Cedus se preocupa em apoiar a criança e o adolescente na descoberta de suas potencialidades, bem como, no desenvolvimento de novas habilidades. Nossa missão é... Amar, promover e proporcionar às nossas crianças e adolescentes o Direito de Sonhar e Ser Feliz.
NO ESPORTE, JÁ JOGOU ALGUMA MODALIDADE? Vôlei, quando muito jovem.
QUAL PROJETO GOSTARIA DE REALIZAR QUE AINDA NÃO FOI? Tudo o que me propus a fazer eu fiz, dando o melhor de mim. Tenho como projeto pessoal levar a minha vida, pois nem sempre eu consegui, a maior parte foi a vida que me levou, pois ao assumir muitos compromissos deixei de lado minha família, meu descanso e lazer, mas não me arrependo de nada.
EXISTEM MUITAS CRIANÇAS CARENTES HOJE EM DIA? ALGUM DIA ISSO ACABARÁ OU SERÁ AMENIZADO? Como é de conhecimento público, o número de crianças carentes supera em muito o número das não carentes, situação que resulta da desproporcional concentração de renda, já que a riqueza está concentrada nas mãos de poucos. Não acredito que isto chegará ao fim, considerando o sistema econômico, social e educacional em que vivemos. Acredito, no entanto, que se cada um de nós conseguir ver a criança carente e suas famílias, e enxergar para além de suas carências, as suas potencialidades, será possível, com o pouco ou o muito que pudermos colaborar, oportunizar a elas a transformação da sua realidade.
Voluntárias do Cedus e da AABB no Torneio de futebol beneficente com costelão
COMO SE SENTE SENDO UMA CELEBRIDADE NESTE BLOG? Muito honrada, apesar de que falar e escrever não sejam o meu forte. Sinto-me mais a vontade na execução das ações, mas agradeço a oportunidade, porque talvez sirva de motivação para que outros também se proponham ao trabalho voluntário que é gratificante e alimenta a alma, Jesus disse:¨o que fizerdes a um destes pequeninos e a mim que fazeis¨ .
ÉTICA EM UMA FRASE É.... necessária a todos, mas principalmente para quem trata das coisas públicas.
A FAMILIA HANEL É...acolhedora. A FAMÍLIA CEDUS É... compromisso com a criança e adolescente
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA.. de muito trabalho.
O QUE A SENHORA AINDA NÂO FEZ QUE SE TIVESSE CONDICÕES GOSTARIA DE FAZER? Tirar férias, conhecer a Europa, mas principalmente a Itália.
CASO FOSSE SECRETÁRIO MUNICIPAL DA CRIANÇA QUAIS SERIAM SUAS PRIORIDADES? I – Possibilitar a todas as crianças o acesso a creche e a pré-escola;
II – Melhorar a qualidade do atendimento das creches e pré-escolas;
III – Todas as crianças na escola; IV – Todas as crianças permanecendo na escola e apreendendo com sucesso; V – Oferecer a todas as crianças e jovens esporte, lazer e cultura; VI – Oportunizar a qualificação profissional aos adolescentes.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO? Esporte preferido Vôlei, meu time é seleção brasileira, meu ídolo Pelé.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Itamar Tagliari pela sua dedicação ao esporte, Edson Hirata ¨China¨ pelo esforço no basquete e pelo projetos sociais que desenvolve com crianças e adolescentes, inclusive no CEDUS. Sergio Ueda (foto, em jogo de beisebol. É, ele também joga beisebol)´pelo incentivo e dedicação ao tênis de mesa, as crianças do CEDUS são testemunhas.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) DE CAMPO MOURÃO? José Aroldo Galassini presidente da Coamo pelo seu trabalho, pelo que construiu e representa para Campo Mourão, Paraná e Brasil. Rui Antonio Cruz - na foto, ao lado da sua esposa Ana-, Juiz de Direito pela sua seriedade e caráter. Maria da Conceição Montans Baer pelo seu empreendedorismo e simplicidade.
AMIGOS DE CONFIANÇA...Um dos maiores presentes que Deus me deu foram os amigos, porém, Ele foi muito generoso me dando muitos. Por isto, não me sinto a vontade para citar nomes de apenas alguns deles, pois estaria sendo injusta já que cada um tem uma importância singular na minha vida.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É.... promissora
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ.... se todos contribuírem, será o melhor lugar do mundo, para se viver com dignidade.
O GOVERNO NELSON TURECK É... a vontade do povo
O GOVERNO LULA É ... decepção em alguns aspectos como: corrupção, alianças, conchavos, mas não se pode negar que deu ao Brasil visibilidade internacional. Em seu governo é possível comprovar uma melhora nas condições de vida da população mais pobre. Eu que vivenciei situações onde várias mães enlouqueciam por não ter o que dar de comer a seus filhos, posso afirmar com certeza que foi bom neste aspecto. Sei que muita gente condena a bolsa família, mas eu que acompanhei de perto situações de miserabilidade, sou testemunha que para as mulheres arrimo de família, o programa foi o que deu um pouco de dignidade a suas famílias. O investimento de recursos públicos na área da assistência social é outro fator importante. O resultado é visível, em nossa Campo Mourão não temos mais crianças nas ruas pedindo.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA? Sinto-me lisonjeada e feliz. Lisonjeada por estar recebendo esta homenagem e feliz porque olho para trás e vejo que não me omiti e partilhando a minha história de vida, dou testemunho de que qualquer um pode fazer mais pelos que tem menos e transformar a realidade em que vivemos. QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Todos somos responsáveis pela nossa comunidade, e que ninguém faz nada sozinho o que conseguimos realizar é o trabalho conjunto de muitas mãos, muitos são os amigos, colaboradores e parceiros.. Vale registrar o lema de um encontro de educadores que participei “é preciso toda uma aldeia para educar uma criança”.
Obrigado Elza, a sua correria não é foi e não é pequena, mas o seu carinho e respeito com este jornalista e leitores eo BLOG encanta e emociona.
Esta homenagem é uma partilha a você que lidera um grande número de pessoas que fazem a diferença para um mundo melhor, mais humano e mais feliz.
Viva Elza Hanel, uma mulher abençoada e motivada para fazer o bem.

5 comentários:

  1. Elza tu és uma pessoa merecedora de todos os encômios, pelo seu magnifíco trabalho desenvolvido em pról dos necessitados, parabéns e muitas felicidades, e, Ilivado, a você nossas congratulações pelo magnífico trabalho em divulgar personalidades importantes da vida de Campo Mourão, como você sempre diz, Viva!!!
    Abraços: PVeiga

    ResponderExcluir
  2. A Elza Hannel é dessas pessoas que nasceram para fazer a diferença para os mais necessitados.

    Uma grande homenagem, em vida, à essa grande mourãoense.
    Parabéns Ilivaldo, mais uma vez.

    ps- tô sentindo falta dos posts hoje. Já virou vício, estou dependente...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Elza Hannel,
    Esta mulher é a verdadeira expressão do amor e bondade. Seu trabalho em pról da comunidade ja falam por ela mesma.
    Parabéns Ilivaldo,pela feliz escolha.
    Felicidades Elza,continue semeando, pois a colheita será farta e abundante.
    Deus te abençoe.
    Edina Simionato

    ResponderExcluir
  4. A Elza sempre foi minha grande madrinha de sonhos e empreendimentos, certamente muitos adultos de hoje passaram pela experiência de ser reconhecido na sociedade graças ao trabalho transformador do CEDUS, aos 7 anos fui acolhido na creche santa Rita enquanto meus pais trabalhavam em contraturno escolar, aos 14 anos fui selecionado para curso de formação de Auxiliares Administrativo Aprendiz, em 2003 me tornei pedagogo do Cedus, meu primeiro emprego na área de formação, após passar em concurso público no município, abri uma microempresa RM EDUCAÇÃO CLÍNICA e atendo por meio de licitação diversos adolescentes e famílias com dificuldade de aprendizagem, vulnerabilidades sociais e tantos outros desafios da sociedade moderna. Meu sentimento é de gratidão, pois em tudo o que tenho e sou devo a Deus e a oportunidade tão generosas que se abriram diante de mim. Elza sem dúvidas é uma dessas mãos que me ajuda no percurso da vida. Hoje professor pedagogo, professor da educação infantil do município de CAMPO MOURÃO, microempresário da empresa RM EDUCAÇÃO CLÍNICA, psicomotricista e psicopedagogo: clínico e institucional, palestrante e colaborador social e religiosa em nossa sociedade. Obrigado!!!

    ResponderExcluir