28 de nov. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Birão Rodrigues


Campeão? Carnavalesco? Reverente? Apaixonado? Colecionador de títulos? Sensível? Tímido? Celebridade? Intelectual? Esportista? Polêmico? Idealista? Extrovertido? Introvertido? Depende!. Depende do momento.
Mas não importa. Importa sim que Birão Rodrigues
representa muito para o nosso esporte e nossa cultura.
Ele é uma lenda viva que tem muitos amigos,
faz opinião, forma e educa, e acima de tudo faz a diferença.
Birão Rodrigues, o filho do “seo” Jordano e
“dona” Judite, nasceu em Farol. Talvez por isso ele carregue consigo tanta luz e seja um iluminado e a pessoa bacana e respeitada que é.
Uma pessoa que em 2007 realizou o sonho em desfilar no Carnaval pela sua escola de Samba preferida
em plena Marques de Sapucai, no Sambódromo.
Uma pessoa que foi o idealizador do Bloco Cai Nessa (foto abaixo) em Campo Mourão e é um dos principais incentivadores do Carnaval mourãoense. Para festejar seu aniversário (08/11) e os 20 anos da conquista do primeiro título do handebol masculino em 1989 na cidade de Pato Branco, Birão Rodrigues é homenageado neste BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO.
Uma singela homenagem a este atleta vitorioso no futsal e no handebol, que fora das quadras foi o primeiro comentarista esportivo da televisão mourãoense com quem tive o privilégio de partilhar a bancada do inesquecível programa "Golaço" aos sábados, pela TV Carajás, por exatos 99 programas e sábados entre 1999 e 2001. Birão é um dos inesquecíveis colunistas do Portal do Esporte "Tocando de Primeira" até 2001, com o slogan "Birão Rodrigues entra em campo e solta o verbo". Viva! E com Birão, esta homenagem é para toda essa geração vitoriosa do nosso handebol.
Passadas mais de duas décadas de convivência eles continuam unidos e felizes, sendo uma verdadeira FAMíLIA. Viva!
QUEM É BIRÃO RODRIGUES? Companheiro. Sou filho de Jordano Rodrigues e Judite Rodrigues, nasci em Farol em 08/11/1962. Somos 5 irmãos, por ordem de chegada: Iara, Luciara, Birão, Biraci e Jonas. Estou em Campo Mourão desde 1970 e minha infância foi no sítio do meu pai em Farol, no meio da natureza e cheio de "bicho de pé".
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Estudei nos colégios Marechal Rondon, Estadual e Unidade Polo, e na Fecilcam, onde me formei em Administração de Empresas e Inglês..
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL ATÉ AQUI? R. Comecei em 1980 na Indústria de Madeiras Cosntantino-Imaco e desde 1983 estou na Coamo.
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO HANDEBOL E QUEM FOI O “CULPADO”? Tudo começou em 1976, quando Campo Mourão sediou os Jogos Abertos do Paraná pela primeira vez. Eu e o Ubiraci fomos no ginásio JK e vimos um pessoal treinando. Ficamos pegando bolas e passando para o pessoal. Na semana seguinte fomos convidados para bater bola. Ficamos 22 anos. Foi aí que começamos a jogar handebol.
NO ESPORTE, QUAIS MODALIDADE JOGA E QUAL GOSTA MAIS? Joguei handebol durante 22 anos e futsal por 16 anos. Eu gosto mais das duas.
QUAL O SEU TIME DO CORAÇÃO? E O ÍDOLO? Eu gosto do Flamengo. Não tenho ídolos. O que me motiva é a força do povo brasileiro que é roubado todo dia por quem deveria protegê-los. E mesmo assim o povo brasileiro segue em frente com alegria e bom humor. QUAL PROJETO QUE AINDA GOSTARIA DE REALIZAR? Não tenho muitos projetos. Aquele que eu tinha imaginado, realizei em 2007. Desfilar em uma Escola de Samba no Rio de Janeiro. Daqui pra frente, "deixa a vida me levar." Nas fotos abaixo, Birão e o irmão Ubiraci, no Sambóddromo do RJ.
COMO É NA SUA OPINIÃO A REALIDADE DO HANDEBOL EM CM? Como sempre, esbarra na falta de recursos. Por isso existe carência no surgimento de novos valores.
QUAL SERÁ O FUTURO DO NOSSO HANDEBOL? Agora, com um pouco mais de cobertura da midia, a tendência é melhorar. Na foto, fundação da Ahandecam - um marco no handebol mourãoense.
O SENHOR TEM SAUDADE DOS ANOS 80 COM GINÁSIOS LOTADOS E NÍVEL TÉCNCIO ACIMA DA MÉDIA? Não tenho saudades. Era muito difícil se manter jogando. O nível técnico nunca foi acima da média, mas era melhor do que hoje.
COMO SE SENTE FAZENDO PARTE DE UMA GERAÇÃO VITORIOSA E SENDO CELEBRIDADE? Ser celebridade nunca me fez bem, atrapalhou no meu lado pessoal e profissional.
QUAIS JOGADORES APONTA COMO OS MELHORES QUE JÁ ATUARAM AO SEU LADO NO HANDEBOL? Atuei ao lado dos melhores jogadores de Handebol e Futsal do Brasil. Deixa ver se eu lembro de alguns do Handebol: Marquinhos, Biraci, Jonas, Ricardo, Luis Carlos, Marcelo Lima e Marcelo Silveira.
QUAIS OS TÍTULOS MAIS IMPORTANTES QUE JÁ CONQUISTOU? Para citar todos fica muito longo para o pessoal ler. Vou citar alguns.
No Handebol: Tetracampeão dos Jogos Abertos.
No Futsal: Campeão Brasileiro Intercooperativas e Decacampeão (dez vezes) do Citadino.
Beline, Ilivaldo (na época, repórter na Rádio Humaitá), Gilmar, Birão, Jauri, Batata e Xaxo; Guga, Silvio, João Cláudio, Edilson e Val.
QUAL JOGO OU DECISÃO FICOU NA SUA HISTÓRIA? POR QUÊ? A que comemoramos hoje (28/11/09) no Clube 10 com os 20 anos da 1ª conquista do handebol nos JAP´s: Campo Mourão x Maringá, na final dos Jogos Abertos de 1989 em Pato Branco. Por quê?Maringá trouxe, no dia da final, de avião, três jogadores da Seleção Brasileira que estavam treinando em São Paulo para o Pan Americano e ainda assim ganhamos.
E SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO QUAL SITUAÇÃO JAMAIS TERIA FEITO? A decisão dos Jogos Abertos em 1990 em Toledo. Faltando 30 segundos, não teria passado a bola para o Jonas e sim para o Ricardo. Motivo? o árbitro não deu "andada" do Jonas o jogo inteiro. Naquela bola que o Jonas não andou, ele fez o gol e o árbitro marcou, e invalidou o gol. Resultado? teriámos sido bicampeões.
ÉTICA EM UMA FRASE É..... Não seja puxa-saco.
SUA ATUAÇÃO NA IMPRENSA FOI..... Devo a você, foi passageira, mas penso que fui bem. Tanto no programa Golaço na TV Carajas, no rádio no Tocando de Primeira e na Internet, no site do mesmo nome. Inclusive, recebi elogios do Fiori Luiz pelo que eu escrevia.
Um dos programas "Golaço" no estúdio da TV Carajás: Ilivaldo, Getulinho e Birão.
JAIR GRASSO ..... Companheiro, agora, permita, quero incluir o Gilmar Fuzeto e meus irmãos; Iara, Luciara, Biraci e Jonas, sempre grandes companheiros.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... Reflexivo.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDICÕES, GOSTARIA DE FAZER? Se eu tivesse "grana" igual ao Bill Gates, montaria uma Fundação, para que nenhum mourãoense tivesse que escolher entre a vida e um cheque caução na porta dos hospitais em Campo Mourão.
QUAL O MELHOR TIME QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? Marquinhos, Ubiraci, Jonas, Ricardo, Luis Carlos, Birão, Marcelo Lima e Marcelo Silveira. Dos quais, cinco estão na foto abaixo.
Na foto histórica de 28/11: Jair, Marcelo Lima, Marcelo Silveira e Itamar; Birão, Luis Carlos e Jonas, com o troféu Tocando de Primeira em homenagem ao aniversário dos 20 anos do título de 1989.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CM? É difícil citar apenas 3, mas vamos lá: Itamar Tagliari, Lenamar Fiorese e Jonas Rodrigues (na foto registrada em 28/11 no programa Tocando de Primeira, ao vivo do Clube 10, ao lado do professor Idevalci Ferreira Maia - um grande incentivador do handebol).
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORA DO ESPORTE) EM CM? Dona Jacira, Tuta Casali e Peteleco. Momento da entrega do patrocínio por Tuta Casali (de branco), para a formação da bateria do Bloco Cai Nessa que seria responsável por revolucionar o Carnaval de Rua em Campo Mourão. Na foto Birão (de verde) e o "Fumaça ", diretor de Bateria do Cai Nessa, em momento histórico.
AMIGOS DE CONFIANÇA.... Amigo do jeito que muitos dizem que tem, não tenho nenhum, mas do jeito que eu sinto, mais de um milhão, e meus irmãos.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É.... Incerteza.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ? Esperança.
O GOVERNO NELSON TURECK É...Festivo.
O GOVERNO LULA É.... Trapalhão.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM? Foi legal. Oportunidade para compartilhar minha opinião.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Esqueça os problemas, celebre a vida.
NOTA DO BLOG - Para finalizar a ENTREVISTA DE DOMINGO posto o comentário do internauta e leitor Luiz Miguel Kurta, sobrinho da Claudete, que escreveu no BLOG logo após o programa Tocando de Primeira de número 851, de ontem (28/11) na festiva homenagem aos 20 anos do primeiro título do handebol masculino de Campo Mourão nos JAP´s.
Luiz Miguel escreveu: " Gostei muito de escutar esta festa do handebol em seu programa, pois estou começando a minha caminhada neste esporte e é emocionante ver o resgate dos grandes atletas do passado, que fizeram sucesso e marcaram história, nao só pelos títulos, mas também pela garra e sacrifício que fizeram, entre eles o meu treinador Jair Grasso, e outros atletas como: Birão, Marcelo, Wander, Jonas, etc...
Parabéns pelo seu programa pois ele diversifica assuntos, resgata histórias, traz novidades e tambem evangeliza , já que em tudo existe DEUS." Luiz Miguel Valeu Birão, devemos dar graças a Deus e celebrar a vida. Viva!

2 comentários:

  1. Nossa muito bom houvir falar de handebol...

    Ouvir historias do passado que deixaram marcas
    muito significativas para nos do HANDEBOL...

    Parabens a todos que fizeram parte dessa epoca!!
    E tambem tenho que agradecer as pessoas que
    agora tentam mostrar que a modalidade ainda exixte, e que independente de qualquer coisa faze-mos de tudo para representar CM da melhor maneira...

    A.A

    ResponderExcluir
  2. MAIS QUE MERECIDA A HOMENAGEM!

    BIRÃO,'SANGUE BOM', PARABÉNS!
    QUE DEUS O ABENÇÕE COM MUUUUITA SAÚDE, P/ QUE CONTINUE CELEBRANDO A VIDA, COM A ALEGRIA, QUE LHE É PECULIAR.

    ABRAÇO-O COM ESPECIAL CARINHO!

    ResponderExcluir