17 de nov. de 2009

ELEIÇÃO OAB CM: Propostas de Douglas Brzezinski


A OAB subseção Campo Mourão tem dois candidatos con correndo a eleição na data de hoje, 17 de novembro. O jornal Tribuna do Interior publicou recentemente importante entrevista realizada pelo repórter Antonio Márcio com os dois candidatos. Este BLOG reproduz as duas e nesta nota, a do Dr. Douglas Renato Brzezinski, candidato a eleição pela chapa denominada "OAB Útil".
Chapa OAB ÚTIL
Presidente: Douglas Renato de Brzezinski. Vice-Presidente: Rubens Luiz Sartori. Secretário Geral: Anderson Carraro Hernandes. Secretário Adjunto: Mariza Marli Gonzaga Bernardo. Tesoureiro: Luiz Gonzaga de Oliveira Aguiar.
Conselheiros: Aparecida Maura dos Santos, Dânia Vanessa de Mello, Edson Segura Battilani, Elisangela Cruz Faria, Emundo Manoel Santana, Irene Maria Brzezinski Dianin, Lázaro de Souza, Levi Queiróz da Paixão, Lilian Araújo Manso, Marisa Simoni Ferreira, Neuso de Oliveira, Nilson Saraiva dos Santos, Patrícia Pereira de Lima, Suplentes Adriano Michalczeszen Correia, Arno Valério Ferrari, César Aurélio Cintra, Juliano Cesar Iba, Milena Kloster Salonski Alves, Moacir Juliano Ferri e Valter Francisco da Silva.
PERFIL - Douglas Renato de Brzezinski, 37 anos, nascido em Campo Mourão, advoga desde 1995, formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), São Paulo.
Por quê o senhor resolveu se candidatar?
Desde o império, os advogados tem se reunido para reivindicar em nome da classe e da sociedade garantias fundamentais ao exercício da profissão e da cidadania. Acredito que defender as prerrogativas dos advogados e as bandeiras históricas da OAB é algo para o qual estou preparado e me sinto motivado. Creio que nossa Subseção, sob a minha condução, pode atuar efetiva e eficazmente em defesa do advogado, por isto resolvi, incentivado por colegas de profissão, me candidatar.
Quais as principais propostas?
Além da defesa incondicional e intransigente das prerrogativas do advogado ser a nossa principal meta, temos como objetivo implantar projetos de sucesso desenvolvido por outras Subseções, tais como: integração dos advogados, OAB vai à escola (projeto premiado nacionalmente), OAB cidadã, escritório compartilhado na sede da OAB para advogados que tenham pouco volume de ações, jogos jurídicos, prestação de contas, planejamento estratégico plurianual, criação de comissões atuantes, semana jurídica com todos os educandários, comitê de orientação e comissão mulher advogada, concurso de artigos ou monografias. Nós não queremos inventar a roda, apenas desejamos coloca-lá para girar.
No Estado, está apoiando qual candidato? Por quê?
A disputa pela presidência da Seccional, tradicionalmente, é travada por grupos sediados em Curitiba. Há sem dúvida representante deles pelo interior, chamados Conselheiros. Felizmente ambas as chapas prestigiaram nossa Subseção, convidando para seus conselhos advogados militantes na nossa região. Acreditamos que independentemente de quem venha a ter sucesso no pleito pela Seccional poderemos conseguir muitos benefícios para os advogados de nossa Subseção, visto que nossa postura aguerrida e tenaz em relação às prerrogativas, às bandeiras históricas da OAB, assim como, e o ideal de bem servir, serão reconhecidos pela Seccional. Com certeza nossa voz ecoará na Capital.
Qual a atribuição do presidente de uma subseção da OAB?
O presidente da OAB tem o dever de representar os advogados militantes em sua circunscrição. Quando fizemos a opção por ser advogado, sabíamos que em razão de nossa atuação profissional, poderíamos gerar malquerença em relação a nós. Quando uma pessoa se propõe a representar uma instituição deve saber que os problemas serão multiplicados pelo número de seus integrantes. O presidente da OAB, mais do que de qualquer outra instituição, tem o dever de defender firmemente as prerrogativas do advogado, além de zelar pelas conquistas cidadãs inseridas em nossa Constituição. A OAB em todas as suas esferas, deve, através de seu presidente, pugnar pelo direito e pela justiça, em suas respectivas circunscrições.
Como o senhor vê o papel do advogado nos últimos anos?
Vale aqui breve resgate histórico, pois no império lutamos pela república; nos primeiros anos dela fomos contra a ditadura de Floriano, conhecido como Marechal de Ferro; no Estado Novo apoiamos as conquistas trabalhistas e combatemos o regime político autoritário e centralizador; apesar de no início do golpe de 1964 termos silenciado, após os abusos do regime militar fomos defensores da sociedade, e depois de anos de luta conseguimos reconduzir um civil à presidência; na década de 1990, muitos poderiam ter assinado a petição de impechament, mas foi um advogado que o fez. Eu acredito nos jovens advogados, percebo que eles vêm com muita vontade de fazer e isto renova em nós a certeza de sermos essenciais à administração da justiça, a manutenção da democracia e as constantes conquistas emancipadoras. O advogado continua sendo indispensável.
Qual a avaliação da atuação da OAB de Campo mourão na sociedade?
A nosso sentir, o pecado mais grave da nossa Subseção é deixar que se propague um senso de impotência que parece ter contagiado a todos. Deixaram dizer que não podemos fazer nada para mudar as coisas. Se aceitarmos este sistema, acabamos por sustentá-lo. Cada um de nós é irrepetível e único, não há nenhum rosto igual ao outro, e justamente por causa dessa unicidade e singularidade somos todos chamados a assumir nossas responsabilidades perante a história. Puxe pela memória e tente lembrar quando foi a última vez que você viu ou ouviu a OAB se manifestar em defesa do advogado ou da sociedade! Nós acreditamos na mudança, é possível fazer mais e melhor.
Além de todas as funções que a OAB tem, a entidade está tendo o papel de selecionar os bons profissionais, já que há uma proliferação de faculdades?
Sim, o chamado “exame da OAB” é motivo de crítica dos acadêmicos e de tranquilidade da sociedade. Ainda, o exame da OAB é o mais fácil entre todos os destinados as carreiras jurídicas. Há anos quando se cogitava a instalação do curso de direito em Campo Mourão, já existia a orientação do Conselho Federal da OAB para que as Seccionais e Subseções fossem contra. Naquela época o presidente da nossa Subseção foi contrário à orientação nacional, acreditando que nossa região ganharia com a Faculdade de Direito. Ele estava certo. Hoje contamos com um dos melhores cursos de direito do Paraná, e os formandos desta tem alto índice de aprovação no exame. Sejam bem vindos futuros advogados.

Um comentário:

  1. Pessimo
    Douglas Brzezinski é um completo falsário.
    a graças sua derrota, infelizmente apenas nesse instante fui ter acesso a está entrevista,pois teria opininado anteriormente, logo após ler essas ....
    Advogados(as) Obrigado por nao elege-lo.

    ResponderExcluir