30 de nov. de 2009

BRASILEIRÃO 09: Dupla Fla-Flu é sensação na reta final


O GOL MAIS bonito da 37ª rodada do Brasileirão 2009 e talvez, até do campeonato inteiro, foi o marcado domingo pelo atacante Diego Souza (foto), o segundo contra o Atlético Mineiro que manteve as esperanças, mesmo que remotas do Palmeiras na conquista do título do Campeonato Brasileiro deste ano.
Mas, sem dúvida alguma, em posições antagônicas, a Dupla Fla-Flu é a sensação nesta reta final do Brasileirão.
Na ponta da tabela, o Flamengo chegou aos 64 pontos e virou líder da competição, após derrotar o "frágil" Corinthians que fez "greve" de futebol.
Que atitude foi aquela do goleiro Felipe, totalmente displicente na cobrança do pênalti de Léo Moura, no segundo gol do mengão? Lamentável. Parece que só não falaram para o bom meia Defederico, que não teria futebol corintiano no segundo tempo.
O Flamengo (64) depende somente de si, já que uma vitória no domingo contra o Grêmio, em pleno Maracanã, dará ao time de maior torcida do país um título de campeão brasileiro que ele não conquista há exatos 17 anos - o último foi em 1992, quando venceu o Botafogo por 2 a 1. E se vier o título do Flamengo, o futebol carioca voltará a dar a volta olímpica dez anos depois (a última foi em 2000 com o Vasco da Gama vencendo o São Caetano na final).
Três times - Inter, Palmeiras e São Paulo- estão empatados com 62 pontos, na segunda posição e correm com chances de ser campeão. Mas precisarão vencer seus jogos e depender de tropeços.
O time Colorado tem 18 vitórias, uma a mais que o verdão e o tricolor. Então, para ser campeão do Brasileirão 30 anos depois (A última vez foi em 1979 na final com o Vasco) terá que vencer o desesperado Santo André e pasmem! Torcer para o Grêmio empatar ou vencer no Maracanã o Flamengo. Você acredita neste milagre?
O Palmeiras precisa ganhar do quase rebaixado Botafogo, no Engenhão, e torcer por empate do Flamengo e derrota do Inter. A situação do tricolor do Morumbi é a mesma.
Na parte de baixo, sensacional a recuperação do Fluminense de Fred e Conca. A goleada sobre o Vitória por 4 a 0 tirou pela primeira vez no campeonato o tricolor das Laranjeiras da zona de rebaixamento. Milagre!
Com 45 pontos, o Fluzão ainda não está livre da "Segundona". Para escapar ele terá que vencer o Coritiba, no Paraná; ou mesmo perdendo ou empatando, torcer para o Botafogo empatar ou perder domingo para o Palmeiras.
Se o "fogão" ganhar do Palmeiras e o Coritiba vencer o Flu, este é que cairá para a Série B. E de nada terá adiantado esta fantástica campanha vitoriosa do tricolor nos últimos dois meses e 11 rodadas disputadas com sete vitórias, três empates e apenas uma derrota (para o Flamengo, na 27ª rodada).
Para Coritiba e Botafogo, seus jogos são do tipo "vencer ou morrer". Se eles vencerem, estarão livres. Mas se o Coxa-branca e o time de Marechal Hermes perderem seus jogos e o Santo André derrotar o Inter em pleno Beira-Rio em Porto Alegre, quem cairá para a Segunda Divisão em 2010 como 17º e 18º colocados ao lado de Náutico e Sport, serão Coritiba e Botafogo.
Como diria Fiori Giglioti:"Haja Coração!"; e Osmar Santos: "É fogo no boné do guarda!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário