8 de out. de 2009

PEDRO DA VEIGA: Parabéns Campo Mourão!


A pedido do BLOG, a celebridade Pedro da Veiga escreve sobre a nossa cidade que completa 62 anos neste sábado, 10 de outubro. Viva! Obrigado Pedro da Veiga, você tem muito a ver com a história, o progresso e o sucesso da nossa Campo Mourão, por isso merece todo o nosso respeito e gratidão..
"PARABÉNS CAMPO MOURÃO!
Campo Mourão, 62 anos, dos quais compartilhei 55, pois quando aqui cheguei tinha apenas 7 anos de emancipação política. Acompanhei, no decorrer desses anos, o seu crescimento, presenciando e participando da implantação de importantes empreendimentos que contribuíram com o seu desenvolvimento histórico.
Em 1968 Rádio Colmeia, pioneira da mídia comunicativa da cidade, prestando relevante contribuição socioeconômica à cidade.
Em 1960 instalação da Diocese, com a posse a 23 de abril de seu primeiro Bispo, Dom Eliseu Simões Mendes, personalidade forte e marcante na historiografia mourãoense, legando seu contributo imprescindível de progresso do desenvolvimento espiritual e cultural do povo desta região.
Em 1968, num dia 10 de outubro, surgia a primeira edição do jornal "Tribuna do Interior", órgão de imprensa que dignifica Campo Mourão, tendo como fundadores, Dickson Fragoso Veras, Joel D'Aparecida Albuquerque e Edilberto Parigot de Souza.
E um fato auspicioso e marcante, inclusive na minha vida de radialista, aconteceu em 1969, no dia de meu aniversário, 9 de dezembro, participando nas dependências da AABB, do memorável evento com a presença de 79 agricultores que debateram sobre a criação de uma cooperativa, palpitante assunto que na época dominava as conversações entre os ruralistas, ficando naquela oportunidade lançada a semente que frutificou, culminando na fundação da COAMO, no dia 28 de novembro de 1970, configurando-se hoje, nesta pujante fortaleza que se expande engrandecendo a figura do agricultor, do cooperado que acreditou e depositou fé nesse conglomerado que deu certo.
Muitas coisas boas aconteceram no desenrolar desses 62 anos, outras nem tanto e momentos de tristezas aconteceram, como a perda em acidentes de dois prefeitos, Roberto Brzezinski em 1959 e Horácio Amaral em 1974, aquele construiu a Praça Getúlio Vargas e este, criou a Fundescam, construindo o prédio da Faculdade. Muitos empreendimentos apareceram e desapareceram.
Mas indelevelmente ainda permanecem na nossa mente, a majestosa Catedral, Ginásio de Esportes "Belin Carolo", o Parque de Exposições, a Casa da Cultura, o Teatro Municipal, a Estação da Luz, o primeiro Ginásio, hoje Colégio Estadual, Instituto Santa Cruz, Paço Municipal "10 de Outubro", Clube "10 de Outubro", Santa Casa de Misericórdia, Parque Municipal "Joaquim Teodoro de Oliveira"
Enfim... Campo Mourão possui muitos atrativos que maravilham seus munícipes, que sentem orgulho desta cidade, podendo dizer comigo: "SOU CAMPO MOURÃO DE CORAÇÃO".

Um comentário:

  1. Ilivaldo, parabens pela escolha! Pedro da Veiga é o mais apaixonado historiador, por Campo Mourão.
    Ele conhece!
    Sou feliz em ser amigos de vocês!
    Viva ! Viva Campo Mourão!!

    ResponderExcluir