10 de out. de 2009

COLUNA DO NERY THOMÉ:Olimpíadas 2016 e Comcam – o que há em comum entre esses dois temas?

Quando se fala em união e trabalho estratégico, é impossível não assistir, extasiados, a escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede dos jogos olímpicos de 2016, mesmo porque, boa parte do sucesso da campanha deveu-se à parceria de entidades, atletas, representantes do governo e da iniciativa privada, que juntos não mediram esforços para que finalmente um país da América Latina recebesse em uma de suas cidades o maior evento esportivo do mundo.
Há mais de 38 anos, foi criada, com sede em Campo Mourão, a COMCAM – Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, a qual, entre outros objetivos, tem como uma de suas metas, promover, a integração regional através de estratégias de ações unificadas visando ao desenvolvimento regional como um todo. Entre os princípios da Comcam, estão, por exemplo, o incentivo ao desenvolvimento sustentável, que hoje talvez seja o temático principal daqueles que buscam um futuro onde todos possamos ter qualidade de vida.
Os dois temas parecem ter pouco em comum, mas, na prática, dizem respeito à mesma situação: trabalho em conjunto acreditando que os benefícios concedidos a qualquer um de seus parceiros irá se refletir na melhoria do todo.
A Comcam reúne 25 municípios integrados política, econômica e socialmente, através de projetos e programas diversos, como, por exemplo, o Caminho de Peabiru, projetos nas áreas de agroindústria e agronegócio, entre outros. É a união de autoridades políticas, representantes da sociedade civil organizada e profissionais, cujas ações atingem a mais de 350 mil pessoas.
Uma boa notícia para cada um de seus municípios, se bem aproveitada, pode se reverter em bons resultados aos demais. Por exemplo, a ampliação da oferta de cursos superiores ou geração de emprego em qualquer uma de suas cidades integrantes representa melhorar a qualidade de vida de todos os municípios.
Mas, acima de tudo, os representantes públicos que fazem parte da Comcam deverão estar atentos ao tema da sustentabilidade, a qual pode ser resumida como a necessidade de satisfazer os anseios de nossa geração, mas sem comprometer o futuro das gerações que virão, ou seja, possibilitar a nós e a nossos filhos e netos uma vida onde haja um nível satisfatório de desenvolvimento social, econômico, com pessoas realizadas financeira e culturalmente, utilizando, de modo responsável e consciente, os recursos naturais e promovendo a preservação das espécies animais e vegetais.
Em 2010, teremos novo processo eleitoral, desta feita para escolha do Presidente da República, Governador do Estado, deputados federais e estaduais e senadores. Ao avaliarmos as pautas das propostas deste ou daquele candidato, devemos estar atentos ao que pensam sobre temas importantes, entre os quais o desenvolvimento sustentável e o apoio a cada região do estado, com atenção especial às suas peculiaridades e vocação regional. Devemos escolher, sobretudo, quem esteja ambientado às nossas necessidades, conheça a nossa realidade e não seja apenas um mero visitante em época de campanha.
O trabalho em conjunto também envolve nossa participação, sabendo escolher bem aqueles que irão nos representar em esferas tão importantes de nossa democracia, para que continuemos comemorando os resultados que podem ser de destaque mundial, como as olimpíadas, ou de importância regional, como as ações promovidas por nossa Comcam.
Nery José Thomé é engenheiro agrônomo e jornalista, escreve aos sábados no jornal Tribuna e neste BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário