25 de set. de 2009

OS VETERANOS da Arcam e Vila Nova (Toledo)


O último domingo (20) foi diferente para os "craques" do futebol veterano da Arcam - Associação dos Funcionários da Coamo Agroindustrial Cooperativa, em Campo Mourão.
Ao invés do futebol suíço, o futebol de campo; do campo da Arcam, o tapete verde do estádio Roberto Brzezinski; do jogo somente entre associados da Arcam, um amistoso com os veteranos, do Grêmio de Vila Nova - um importante distrito muito bem organizado no Município de Toledo, no Oeste paranaense.
Na foto ao lado, os irmãos Fuzeto - Gilmar e Beline que, raramente, jogaram contra em suas jornadas de mais de três décadas de paixão pelo futebol e futsal. Desde os tempos de Marumbi, no Vale do Ivaí.
Foto oficial entre os Veteranos da Arcam (CM) e do Grêmio, de Vila Nova
O Grêmio de Vila Nova existe há 35 anos, fruto da fusão entre o XIV de Agosto e o Flor do Oeste. Como curiosidade, eles jogam praticamente o ano todo, sempre nos finais de semana e a média anual nunca é inferior a 30 partidas por ano. Se você considerar que cada ano tem
em média 48 sábados/domingos e descontar um mês de férias, então, os veteranos do Grêmio jogam de 2 a 3 partidas de futebol de campo por mês.
No time dos visitantes estava o folclórico e lendário do nosso futsal e futebol mourãoense, Antonio Admir Fuzeto, o "Beline". O "veío" Beline, o guerreiro, o xerifão de tantas glórias no nosso esporte - atualmente, ele é gerente da unidade da Coamo em Vila Nova, distrito de grande produção agrícola na região de Toledo..
Grêmio, de Vila Nova, na sua primeira partida em CM no RB

Veteranos da Arcam, que tradicionalmente batem a sua bolinha no meio de semana e aos domingos.
Beline, o terceiro da esquerda para à direita, ao lado de atletas, dirigentes e fundador do Grêmio
De repente, veio a lembrança dos bons tempos dos jogos de futebol de campo do time do Municipal, comandado pelo "seo" Haroldo Gonçalves Neto - nome do ginásio de esportes da Vila Urupês. Era jogo todo domingo, primeiramente em campo de terra onde hoje é o Mercadolar, no Jardim Santa Nilce e depois, no estádio RB.
Sim, meus amigos, bons tempos aqueles, eu era um guri, mas lembro bem do campo de terra rodeado por torcedores nas tardes de domingo. Um timaço que tinha o fantástico e elástico goleiro Maizena, o xerife Luiz Garcia na zaga; Cobrinha, João Maria, Lourival e Péroba, no meio de campo; Catarina e Mariano no ataque, só para citar alguns.
Ah! E tinha também, numa fase anterior, o meu pai Daniel na lateral e o meu tio Raul no meio de campo, além do próprio "seo Haroldo na zaga do segundo time do Mujnicipal.
Mas, voltando ao jogo entre Arcam e Grêmio de Vila Nova, o que menos importou foi o placar. Ficou a integração, a amizade e o delicioso carneiro no buraco servido na Arcam.
Mas, vai ter um segundo jogo, lá em Vila Nova, mas deve ser de futebol suíço.
Parabéns aos dirigentes e atletas das duas associações. E Viva o futebol que consegue unir e fortalecer as amizades e preservar a história, e principalmente quando se tem o privilégio de ter celebridades, em vida, vivendo e contando histórias. E que histórias, não é mesmo Gilmar, não é mesmo Beline?

Um comentário:

  1. Que orgulho teria em ver um futebol desses o "véio"Izidoro, se ainda estivesse em nosso meio!

    Parabéns especial a familia "FUZETO"!

    ResponderExcluir