6 de set. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Márcia Tomadon


A mourãoense de coração, professora Márcia Regina Tomadon Moreira, nascida em Astorga, é a homenageada deste domingo no BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO. Graduada em Educação Física, Márcia atuou durante muitos anos como dirigente na Fundação de Esportes de Campo Mourão - Município onde conquistou muitas glórias no handebol, sua grande paixão.
Márcia, foi a primeira atleta mourãoense a disputar uma edição dos Jogos Pan-Americano, no ano de 1987 na cidade de Indianapólis (EUA). Ela conta sua história e destaca o título de Campeão Sul-Americano de Handebol em 1987 como o mais importante da sua carreira, quando no ginásio Belin Carolo lotado derrotou a forte equipe de Cambé.
Os JAP`s de 2004 marcaram a despedida de Márcia das quadras. Antes, na noite de 7 de fevereiro de 2002, ela recebeu juntamente com os desportistas Sérgio Ueda, Carolina Novack e Silvana Casali, o título de Mérito Desportivo, outorgado pela Câmara de Vereadores em sessão solene que lotou o autidório do Sesc. Parabéns Márcia Tomadon. Viva!
Boa leitura, excelente final de semana e feriado da Indcependência do Brasil.
QUEM É MARCIA? Nasci em Astorga (PR), sou filha de Achiles Tomadon e Antonia Barco Tomadon, casada com José Luiz Moreira e mãe da Natália e da Fernanda - foto.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infancia foi na Avenida Irmãos Pereira, nos fundos da casa da minha avó paterna. Nossa infância era muito rica em brincadeiras e amigos.
DESDE QUANDO NÃO ESTÁ MAIS EM CM? Passei toda a minha infancia, adolescência em Campo Mourão, como também grande parte da vida adulta. Mas, desde o ano de 2004 moro na cidade de Paranaguá, com meu marido e minhas filhas..
COMO A SENHORA SE DEFINE? Sou uma pessoa batalhadora, persistente, traço um objetivo na vida e vou atrás dele até conseguir.
Márcia ao lado dos seus pais e irmãos: Família Tomadon.
ONDE A SENHORA ESTUDOU?
Fiz o curso de licenciatura plena em Educação Física na cidade de Ponta Grossa.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Logo após a conclusão do curso de Educação Física, comecei a trabalhar na Prefeitura de Campo Mourão na coordenação de escolinhas esportivas, como professora de Educação Física de colegios estaduais e particulares, técnica de handebol da equipe masculina e, posteriormente, da equipe feminina do municipio de Campo Mourão. Já fui técnica da Seleção do Paraná que representou o Brasil nos Jogos Sul-Americanos. Assumi a direção técnica da Fecam de 1996 a 2004. Atualmente trabalho na Parana Esporte em Curitiba na coordenação geral dos Jogos Colegiais do Paraná.
NO ESPORTE, CONTE-NOS COMO FOI SUA TRAJETORIA. ONDE A SENHORA ATUOU COMO JOGADORA E DIRIGENTE? Iniciei minha carreira esportiva em Campo Mourão com 14 anos de idade. Disputei os Jogos Abertos do Paraná de 1977 (Arapongas) a 1997 (Guarapuava). Fui convocada para Seleção Brasileira de Handebol no ano de 1986 durante o Campeonato Brasileiro em Campo Mourão. Estive na seleção durante o anos de 1987 e 1988. Durante um ano joguei pelo antigo clube Colorado, em curitiba, passei pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) onde fiz meu curso de Educação Física.
Grande parte da minha vida esportiva foi em Campo Mourão, fui diretora técnica da Fecam durante 7 anos na gestão do prefeito Tauillo Tezzelli.
Atuei tambem como técnica na modalidade de handebol, onde fomos campeãs dos Jogos da Juventude no ano de 1993 e vice-campeãs no ano de 1996.
Fui técnica da Seleção do Parana que reprentou o Brasil nos Jogos Sul-Americanos na cidade de Lima, no Peru. Márcia, no programa Tocando de Primeira 839 de 05/09/09, na Rural AM, ao lado de Beto Souza, Paulinho, Biju e Esquerda, do futsal mourãoense
COMO NASCEU ESTA PAIXÃO PELO O HANDEBOL?
Comecei com o atletismo, gosto de todos os esportes, mas com o handebol houve uma identificação muito grande. Estudava no Colégio Unidade Pólo e atravéz de um cartaz no Colégio comecei a participar de uma escolinha no ginasio JK com o professor Nelson Rodrigues. Realmente foi uma paixão.
QUAIS OS PRINCIPAIS TITULOS DA SUA CARREIRA? Com certeza, o título de Campeã Sul-Americana no ano de 1987, quando derrotamos a forte equipe de Cambé, foi o mais importante de todos. E também como Campeã dos Jogos da Juventude no ano de 1993 como técnica da equipe feminina de Handebol de Campo Mourão. Na foto, Màrcia é a quarta jogadora da esquerda para à direita.
COMO SE SENTE SENDO UMA CELEBRIDADE NO ESPORTE E REFERÊNCIA NO HANDEBOL? Não acho que seja uma celebridade, apenas uma pessoa que apaixonada pelo handebol, e que com muito esforço coseguiu destaque.
CONTE UM POUCO DA FAÇANHA DE TER DISPUTADO UM PAN EM INDIANAPÓLIS, NOS EUA? . Um fato marcante na vida de cada atleta que tem a oportunidade de representar seu país num evento de alto rendimento.
QUANTOS JOGOS A SENHORA jOGOU NA SUA CARREIRA E QUANTOS GOLS MARCOU? Minha primeira competição foi em 1977, na cidade de Toledo nos Jogos Estudantis do Paraná e a minha ultima foi nos Jogos Abertos de 1997. Foram muitos jogos e muitos gols, não tenho como contar.
ÉTICA EM UMA FRASE É: a capacidade de realizar seus desejos com dignidade, caráter, respeitando o ser humano.
A FAMILIA TOMADON É: simbolo de união e força.
TRABALHAR NA PARANÁ ESPORTE É um sonho realizado, sempre admirei o trabalho da Paraná Esporte como dirigente.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... uma busca constante de aprender cada vez mais
O QUE A SENHORA AINDA NÂO FEZ QUE SE TIVESSE CONDICÕES GOSTARIA DE FAZER?Viajar mais com minha familia, viver mais.
CASO FOSSE SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ESPORTES EM CM, QUAIS SERIAM SUAS PRIORIDADES? Não mudei minhas prioridades desde o tempo que fui diretora de Esportes, acredito no trabalho de iniciação esportiva, oportunizar a criança o acesso a pratica do esporte, lazer para a comunidade e atividades para 3ª idade.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO? No esporte amador o handebol e o futsal; meu time do coração é o de toda a minha familia, o Corinthians.
CAMPO MOURÃO PODERÁ TER AINDA UM TIMAÇO COMO AQUELE DE HANDEBOL DOS TEMPOS EM QUE A SENHORA JOGOU? Acredito que sim, porém, precisa de investimentos na formação de atletas e principalmente, na manutenção destes atletas. Fazer esporte de alto rendimento exige recursos e não são poucos.Márcia, a segunda em pé, ao lado de Silvana Casali.
QUAL O MELHOR TIME QUE VIU JOGAR NO HANDEBOL? A equipe de Cambé/Londrina com Nonô, Soraia, Eliane, Elza e Cia.
QUAL FOI O MELHOR TIME EM QUE JOGOU? A equipe do Sul-Americano de Handebol era muito forte. com a Gika no gol, Neiva, Marlene, Vânia, Silvana, Luciane e eu.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Estou há 5 anos fora de Campo Mourão, atualmente não tenho informações, mas destaco Itamar Tagliari que faz parte da história do Município.
CITE TRÊS POLITICOS DE DESTAQUE? Cito o Ricardo Gomyde, ex-presidente da Paraná Esporte e hoje no Ministério dos Esportes.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É: uma cidade bonita, onde mora meus pais e irmãos. e que tenho um grande carinho.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ: uma cidade cada vez melhor
O GOVERNO NELSON TURECK É: não tenho conhecimento das outras areas, mas no esporte vem mantendo o mesmo padrão da gestão anterior.
O GOVERNO LULA É: cheio de corrupção e inverdades!!!!!
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA? É gratificante alguém lembrar daquilo que fizemos e vivemos em nossa vida profissional e esportiva. Com o passar do tempo, os fatos apagam da memória das pessoas. Sinto-me muito feliz. Na foto, Márcia é a primeira atleta da esquerda para à direita.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG DO ILIVALDO DUARTE? Permaneçam fiéis a este BLOG, pois a informação passa, mas o conhecimento da vida daqueles que algum dia prestaram algum serviço a comunidade fica.
A SAUDADE DE CM É.imensa, como podemos nos desfazer do passado??? impossível!!!! Fui muito feliz e realizada nesta cidade, com certeza, voltarei a Campo Mourão.

7 comentários:

  1. bom dia adorei , pois acompanhei um pouco desta face do handebol, legal mesmo ...Tânia Benassi Silva...

    ResponderExcluir
  2. Maycon Rodrigues Gozer6 de setembro de 2009 às 19:10

    Ilivaldo,

    Excelente homenagem para a Márcia. Conheço o Marcos, o irmão dela, com quem tive o prazer de ser aluno durante 8 anos no Instituto Santa Cruz.

    Abraço, ótimo feriado para você e toda sua família

    Maycon Rodrigues Gozer

    ResponderExcluir
  3. Prof. Eder Rogerio Stela8 de setembro de 2009 às 18:18

    Grande personalidade, nos deixa muita saudades, do tempo de professora e tecnica....

    ResponderExcluir
  4. mmarcia q lindo isso umabraço lembra d mim? shirlei ponta grossa parana tudo de bom q saudade.

    ResponderExcluir
  5. A Marcia merece cada conquista que ela planta. Acha essa menina brilhante, nao so como amiga, como profissional mas acima de tudo como pessoa. Ela tem uma estrela dentro de si e nem sabe disso.....rssssss....
    Ilivaldo parabens a voce pela iniciativa desta homenagem a Marcia merece com certeza...Sucesso a voces todos!

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela iniciativa de lembrar deste talento...Marcia!!!
    Sou uma grande fa dela...so que ela nem faz ideia...Parabens pela familia construida amiga...seja feliz...te amo muichoooooooo ...desejo o melhor pra voce e sua familia, e mais estarei sempre a seu lado torcendo por voce, pro que der e vier, so que voce nem vai perceber...bjs!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. UMA GRANDE MULHER.. UM EXEMPLO DE PERSONALIDADE!! PARABÉNS MÁRCIA.. TE ADMIRO MUITO!

    ResponderExcluir