13 de set. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Luizinho Ferreira Lima


O mourãoense Irineu Luiz Ferreira Lima, o "Luizinho", é o homenageado do nosso BLOG na ENTREVISTA DE DOMINGO. Filho mais velho do "seo" Irineu Ferreira Lima, o popular "Caixinha" da Auto Elétro Paulista e da dona Sallime, e irmão dos conhecidos Walmir, Wander, Walcir, o "Dula" e Willian, Luizinho está na história como um dos melhores jogadores do futsal mourãoense, cuja paixão foi iniciada nos anos 70 com o tradicional Campeonato Interclasse no Colégio Estadual.
Bicampeão da Taça Paraná e campeão nos JAP`s 88, Luizinho é autêntico nas suas manifestações e brinda diariamente seus leitores no BAÚ DO LUIZINHO com fotos e histórias de várias personalidades e modalidades da nossa cidade.
Luizinho, que já foi premiado em décadas anteriores como o melhor pivô nos bons tempos dos Campeonatos Citadinos, diz na ENTREVISTA DE DOMINGO suas prioridades caso fosse secretário de Esportes, qual foi o adversário mais difícil e qual foi o melhor time em que já jogou na sua bonita história no salonismo.
Boa leitura e excelente final de semana.
QUEM É IRINEU LUIZ FERREIRA LIMA? Sou mourãoense, 49 anos, filho mais velho de Sallime e Irineu Ferreira Lima. Tenho quatro irmãos (Walmir, Wander, Dula e Wilhiam), sou casado com Elvira Schen, pai da Sarah, Larissa e Marina e vô coruja da Ana Letícia Lima Conrado e Fernanda Lima Chornobai. Na foto ao lado, Luizinho ao lado da esposa e da neta Fernanda, e abaixo junto com seus pais e irmãos, em foto histórica.
DESDE QUANDO ESTÁ EM CM E O QUE FAZ ATUALMENTE?Nasci aqui e atualmente sou gerente comercial e administrativo da Rádio Rural AM (antiga Rádio Humaitá) e editor responsável pelo site das Rádios Rural AM e FM (www.crnonline.com.br) e pelo Baú do Luizinho (http://www.baudoluizinho.blogspot.com/).
COMO O SENHOR SE DEFINE? Jovem, antenado em tudo que acontece, caseiro, amante de um bom filme e de muito esporte.
ONDE O SENHOR ESTUDOU? No Colégio Estadual Marechal Rondon (naquela época Grupo Escolar), Colégio Estadual de Campo Mourão, Colégio Afirmativo (hoje Integrado), Fecilcam e Fatec (Curitiba).
QUAL É A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Até os 26 anos trabalhei na empresa de meu pai (Auto Eletro Paulista), depois administrei a Rádio Colméia AM, administrei uma videolocadora própria e agora, desde 2007, estou na Rural AM.
NO ESPORTE, CONTE-NOS UM POUCO DA SUA TRAJETORIA. Até os 19 anos me dediquei por igual ao handebol e ao futsal (minhas duas grandes paixão até hoje!), dos 19 até os 32/33 anos fui atleta do futsal mourãoense- nas fotos abaixo Luizinho nos times do Caramuru em 1974 e Becarri em 1977.
COMO NASCEU ESTA PAIXÃO PELO ESPORTE E DE MODO ESPECIAL, PELO FUTSAL? O amor pelo esporte começou em casa, acompanhando meu pai jogando no estádio “RB” ou na antiga cancha de futsal do Clube 10. Pelo futsal, foi no início dos anos 70, nos campeonatos interclasses do Colégio Estadual, onde os jogos eram realizados antes da aulas, ainda de madrugada. E claro, acompanhando os jogos da Associação Tagliari na Cancha Itacir Tagliari. Do handebol tenho o orgulho de ser um dos pioneiros da implantação da modalidade em nossa cidade, também no início dos anos setenta. Na foto, Luizinho no Paranaense em 1979, jogandeo pela Associação Tagliari, em Paranavai.QUAIS OS PRINCIPAIS TITULOS DA SUA CARREIRA? Futsal: Bicampeão (1979/1980) da Taça Paraná (atual Chave Ouro) pela Associação Tagliari; Campeão dos Jogos Abertos do Paraná (1988 em Guarapuava), vice-campeão dos Jogos Abertos do Paraná (1987 em Campo Mourão. Me orgulho muito desta conquista - mas também a considero como a derrota mais decepcionante que sofri no esportee sexto colocado na Taça Brasil de Clube Campeões (1981 em Cuiabá). Handebol: Vice-campeão dos Jogos Abertos do Paraná (1977 em Arapongas) e terceiro colocado nos Jogos Abertos do Paraná (1978 em Maringá) COMO SE SENTE SENDO RECONHECIDO COMO UM DOS MELHORES PIVÔS DO NOSSO SALONISMO? Orgulhoso, muito orgulhoso.
DO QUE O SENHOR TEM SAUDADE NO FUTSAL? DO GINASINHO JK LOTADO NOS ANOS 80 E DO EXCELENTE NÍVEL TÉCNICO DO NOSSO FUTSAL? Sim, tenho saudade de tudo isso, também dos campeonatos bem amadores da Cancha Tagliari, época em além de jogar, às vezes ajudávamos nas arbitragens ou como mesários. Mas o que mais sinto falta é da convivência diária com amigos especiais que fiz no esporte. Os campeonatos da cidade nunca levei muito à sério, gostava muito de disputá-los, se ganhássemos melhor, se outros ganhassem não me incomodava. Éramos todos uma grande família, que depois nos reuníamos e representávamos a cidade, que era onde eu me dedicava de verdade e sentia muito as derrotas. Campeonatos locais eram apenas para desopilar.
QUANTAS PARTIDAS JOGOU E QUANTOS GOLS MARCOU? Não, não sei.
ÉTICA EM UMA FRASE É: Caráter, aquilo que falta para a maioria dos políticos do Brasil. A FAMILIA FEREIRA LIMA É.... um Tesão
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... o melhor de todos.
O QUE O SENHOR AINDA NÂO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDICÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER? Viajar com minha Elvira, primeiro por todo o Brasil e depois por alguns lugares especiais do mundo. Gostaria muito de assistir uma Olimpíada.
CASO FOSSE SECRETÁRIO DE ESPORTES QUAIS SERIAM SUAS PRIORIDADES? Investir principalmente, de verdade, não ficar apenas fazendo jogo de cena como acontece há muitos e muitos anos em Campo Mourão, no esporte de base, levá-lo para todos os bairros da cidade. Formar uma comissão de apoio ao futsal, formada por ex-atletas, empresários e profissionais do esporte para levar a modalidade de novo ao lugar dela, disputando títulos. Se Umuarama e Marechal Rondon conseguem, porque nós não? Um pouco mais de organização, disciplina e amor seria o suficiente para o começo. Tenho comigo que para disputar eventos de alto nível é preciso começar cedo. Gostaria muito de ver nossas modalidades, todas elas, disputando todas as categorias, do infantil ao adulto. Se os recursos não forem suficientes, que então se direcione para as modalidades melhores estruturadas como o é nosso basquete masculino atualmente.
QUAL ESPORTES JÁ PRATICOU? QUAL O TIME DO CORACAO? De alto rendimento, apenas o handebol e o futsal. Gosto mais do futsal. Mas tenho noção de quase todos os esportes coletivos e até mesmo atletismo pratiquei na época do Colégio Estadual. Sou sãopaulino, mas meus grandes ídolos do futebol jogavam em outros clubes: Rivelino, Alex (Cabeção), Ademir da Guia, Sócrates. Taffarel, Romário, Cerezo. Do São Paulo, admiro o Muller, Raí, Silas (técnico do Avaí) e o Dario Pereira.
CAMPO MOURAO PODERÁ TER UM TIMAÇO COMO AQUELE DOS ANOS 80? Claro. Fazer um pouco do citei acima seria um começo. A volta de bons campeonatos citadinos também ajudaria. Mas sem investir na base não adianta.
QUAL O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR? Difícil escolher um só e não sou fanático a ponto de guardar a escalação. Lembro de alguns ótimos: Flamengo de Zico, Andrade e Adílio... São Paulo de Careca, Muller, Silas, Dario Pereira... São Paulo do Telê Santana... O Inter de Falcão, Carpegiani... Atlético Mineiro de Cerezo, Reinaldo, Eder... Palmeiras de Rivaldo, Djalminha, Mazinho, Edmundo...
QUAL FOI O MELHOR TIME EM QUE JÁ JOGOU? A seleção mourãoense de 1988, que era a mescla da Fertimourão com a Arcam e conquistou o título dos Jogos Abertos do Paraná em Guarapuava. (Foto abaixo) Tinha Xaxo, Davi Cardoso e Silvio Cintra (goleiros), Ticão, Beline e Getulinho (fixos), Batata, Tuim, Sebatião Mauro e Dealmir Salvadori (alas), Renan Salvadori e Eu (pivôs). QUAL FOI O ADVERSÁRIO QUE MAIS DEU TRABALHO? Sempre foi muito difícil jogar contra Londrina, para mim onde sempre se praticou o melhor futsal do Estado, e jogar contra quem é muito técnico sempre é mais complicado. Contra a força você usa a técnica e normalmente vence.
CITE TRÊS POLITICOS DE DESTAQUE E QUEM E DESTAQUE HOJE?
Tauillo Tezelli (ele não é político, mas está na história como o melhor prefeito da história da cidade; tudo de bom que a cidade desfruta hoje é resultado de política bem planejada que ele praticou na administração de Campo Mourão), Fernando Henrique Cardoso e Osmar Dias. Acho que o Douglas Fabrício nos representa muito bem atualmente, fazendo muito bem o importante papel de oposição.
CITE TRES PERSONALIDADES MOURÃOENSE E QUEM E DESTAQUE HOJE? Citarei apenas do esporte: Ione Paulo Sartor, Itamar Tagliari e Silvana Casali (na foto acima). Destaco atualmente a Conceição Montans Baer (Grupo Integrado) e o Ater Cristofoli pelos mesmos motivos: arrojo, visão e empreendedorismo.
A IMPRENSA MOURÃOENSE É... Acanhada.
COMO É O TRABALHO DE UM GERENTE DE RÁDIO? Normal, rotineira e ao mesmo tempo, apaixonante.
O RÁDIO, NA SUA OPINIÃO, CONTINUA SENDO UM VEÍCULO RESPEITADO E DE MASSA? Sim, sou apaixonado por rádio e não imagino um futuro sem ele. Agora então que, pela internet, se pode sintonizar emissoras do mundo todo!
QUEM SÃO ATUALMENTE OS RADIALISTAS DE MAIOR AUDIÊNCIA EM CM? Ely Rodrigues e Jorge Luiz, o Jorjão (foto ao lado).
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É.... um adoslescente ainda descobrindo sua vocação.
A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ.... organizada, com muita qualidade de vida e segura (é o que desejo...)
O FUTURO DO NOSSO ESPORTE É... com a participação da iniciativa privada pode ser de muitas conquistas; no rumo atual não boto muita fé não...
O GOVERNO NELSON TURECK É.... desorganizado (com planejamento e uma equipe enxuta, o carismático e popular prefeito ficaria no poder por muitos anos).
O GOVERNO DO LULA É.... regular (por não mexer na economia implantada por FHC ele merece um pouco de crédito)
QUAL O SENTIMENTO EM RECEBER ESTA HOMENAGEM NO BLOG?
Felicidade e orgulho.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG DO ILIVALDO DUARTE?Eu acompanho sempre e gostaria que todos também acompanhassem esse novo veículo para divulgar as coisas boas de nossa cidade.

8 comentários:

  1. Primeiro, gostaria de cumplimentar o Luizinho
    pela sua história esportiva, sempre tive muita
    admiraçao e consideração por sua geração, Marcelo, Getulinho e muitos outros fizeram esta história. Foram polivantes, difícilmente
    teremos algo semelhante.
    Eu acredito que não há um laço mais forte entre uma cidade e seu povo do que o esporte, e Campo Mourão sempre primou por esta vocação. E e nisso a família Lima, é um belo exemplo.
    Não há duvida, ele falou disso, que num novo
    tempo, é muito importante o apoio dos empresário e dos esportistas de todas as gerações para que se construa uma nova série
    de conquistas. E nesse pensamento eu me somo, que é os que os jovens mourãoenses merecem
    viver ...

    ResponderExcluir
  2. Pela humildade que possui, o Luizinho não diria, mas ele foi o melhor pivô do futsal (à época chamado ainda de futebol de salão, onde não se podia fazer gol de dentro da área). A paixão pelo esporte é coisa de família e que ele soube também receber e transmitir tão belo legado.
    Parabenizo o conteúdo das respostas que ele deu, relevando conhecimento, cultura, memória, paixão pelo esporte e devoção pela cidade.
    José Eugênio Maciel
    PS: o Ione que ele citou, que eu também citei com grande jogador do ftsal era simplesmente incrível dentro das quadras.
    Grande abraço também a você, Ilivado pelo seu Blog.

    ResponderExcluir
  3. Ilivaldo,
    Uma pena eu não ter vivido em Campo Mourão e presenciado essa fase áurea do nosso handebol e futsal. Tenho ouvido repetidamente a importância dessa geração de talentosos esportistas, da qual o Luisinho fez parte. Tive pouco contato com ele, mas os raros diálogos já me mostraram o grande homem que ele é. Mesmo sem ele querer e sem ele saber, influenciou algumas atitudes minhas.
    Ilivaldo, parabéns por ter eternizado em vida mais uma celebridade do esporte mourãoense.
    abs
    china

    ResponderExcluir
  4. Grande Luizinho. Muito merecida esta homennagem pelo que você representa para o esporte de nossa cidade e pela forma como participou, viveu e vive o esporte.
    Parabéns pelas conquistas e por nos fazer recordar de equipes e momentos no esporte que são raros.
    Um abraço
    Carlão

    ResponderExcluir
  5. MERECIDA HOMENAGEM!
    POR TUDO QUE DISSERAM ACIMA E, PRINCIPALMENTE PELA RELAÇÃO DE AMOR COM A FAMÍLIA, TENS A MINHA ADMIRAÇÃO.
    PARABÉNS LUIZINHO - 'SÃO PAULINO' SANGUE BOM!

    Abraço Ilivaldo,
    ESTTER

    ResponderExcluir
  6. Aqui na casa das seis mulheres (ainda falta uma pra ser sete!), todas nos enchemos de orgulho e cada vez mais amor, pelo marido, pai, sogro, e avô que temos ao nosso lado. Você é exemplo de vida e garra, e pai muito cedo, sempre fez questão de ter as filhas lá, assistindo (mesmo que estivessem brincando nas arquibancadas em vez de ver o jogo)e acompanhando a vida esportiva de perto. Obrigada pelas vezes em que pudemos estar juntos e pelas que ainda estaremos ouvindo tantas histórias emocionantes, lindas e divertidas. Um beijo de todas nós! Elvira e turma.

    ResponderExcluir
  7. GRANDE LUIZINHO, mais uma vêz obrigado por citar meu nome dentre os atletas de Campo Mourão, e, só posso dizer que tudo que disseram aqui é uma verdade incontestável, você sempre será um dos melhores pivôs que vimos jogar no FUTSAL de Campo Mourão, mas, não esqueçamos que essa posição teve grandes nomes, como LUIZ CARLOS KLOSTER FILHO, SEVERO.

    ResponderExcluir
  8. emerson bezerra guedes27 de agosto de 2010 às 20:30

    grande time esse de 88,sou sobrinho do Ticao ,lembro do tempo em que ele jogava na fertimourao ,joper tapecaria bons tempos.
    Sou Emerson B.Guedes

    ResponderExcluir