26 de ago. de 2009

SÍMBOLO CM III: Praça Getúlio Vargas


Na Série "Símbolos de Campo Mourão", iniciativa do Rotaract de Campo Mourão, posto hoje a história da Praça Getúlio Vargas, com a colaboração da Campanha Escolha o Símbolo de Campo Mourão.
Em 30 de novembro de 1944, eram lançados em definitivo, as bases do Patrimônio de Campo Mourão, com o mapeamento da área localizada no coração divisor dos rios KM 123 e do Campo, onde foram demarcados os primeiros quarteirões do futuro núcleo urbano. Um dos espaços ficou popularmente conhecido como “Raia dos Porungos”. Nele aconteciam corridas de cavalo e jogos de futebol.
Posteriormente, o local foi denominado “Praça 10 de Outubro” e no mês de agosto de 1954, com a morte do presidente Getúlio Vargas, a população liderada pelo vereador Geremias Ciliao de Araújo, apresentou um requerimento na Câmara Municipal substituindo o nome da “Praça 10 de Outubro” para “Praça Presidente Getúlio Dorneles Vargas”.
Na administração do prefeito Roberto Brzezinski (1955-1959) o local ganhou arborização, o Coreto e o Chafariz. O Chafariz e o Coreto são considerados símbolos da história mourãoense e um dos principais pontos de lazer e de entretenimento dos moradores por várias décadas.
Ambos foram tombados por força de lei.
Em 2004 o espaço passou por uma completa revitalização.
Fotos: arquivo do Pedro da Veiga e Toninho Barbosa
AMANHÃ: A HISTÓRIA DO TEATRO MUNICIPAL. NÃO PERCA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário