22 de ago. de 2009

PLANTÃO DO BLOG 3: A camisa do verdão e a origem da Cruz de Savóia



O Palmeiras jogou neste sábado com o seu terceiro uniforme,
de cor azul, ostentanto a Cruz de Savóia,
no lugar do símbolo tradicional do verdão.
Mas, o que é a Cruz de Savóia?
O primeiro uniforme tinha uma Cruz de Savóia como escudo - veja a foto abaixo que mostra o time da primeira partida oficial do Palestra Itália, em 1916.




Mas afinal, o que é a Cruz de Savóia?
A Cruz de Savóia tem a simbologia "cruz branca e fundo vermelho" muito comum em vários brasões, significando que para chegar à paz (branco) é necessário sangrar (vermelho).
A Cruz de Savóia é o brasão da Casa de Savóia, família nobre descendente de Umberto I "Biancamano" que dominava a região localizada entre o Piemonte, na Itália, e a França até 1720, quando pelo Tratado de Londres, o rei Vittorio Amedeo II tornou-se Rei da Sardenha.
Inclusive, seu descendente Vittorio Emanuele II foi o artíficie da Itália unificada e tornou-se no Primeiro rei italiano em 1861.
Os Savóia dominaram o Reino da Itália até a proclamação da República Italiana em 1946. Por isso, alguns italianos os consideram traidores da pátria, já que o poder foi entregue ao fascismo mussolinista.
Tirando de lado o simbolismo da Cruz na Itália, alguns torcedores mais antigos elogiam e desejam que o Palmeiras resgate a história e coloque a Cruz de Savóia no uniforme palmeirense, para lembrar que o Palestra Itália, não morreu.
O BLOG PUBLICA A EVOLUÇÃO DOS SÍMBOLOS DO PALMEIRAS,
QUE NASCEU EM 26 DE AGOSTO DE 1914 COMO PALESTRA ITÁLIA.
Fonte: Site do Palmeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário