31 de ago. de 2009

OBERDAN, goleiro do Pameiras, entrevistado no Tocando de Primeira


Ao longo dos últimos dois anos, os ouvintes da Rádio Rural AM tem sido agraciados aos sábados com entrevistas de Celebridades do futebol brasileiro no programa Tocando de Primeira - uma das novidades no rádio mourãoense.
No último sábado, 29 de agosto, este blogueiro jornalista entrevistou por telefone, ao vivo e direto de São Paulo, Oberdan Catani (foto) - um dos maiores goleiros na história do Palmeiras.
Oberdan, aos 90 anos, demonstrou muita simpatia e enorme lucidez, falou no sábado que o clássico contra o São Paulo seria muito equilibrado, o que de fato, realmente foi. Contou que seu início foi na sua cidade natal (Sorocaba, no time Sete de Setembro) e que era chamado de "Fortaleza Voadora", porque tinha habilidade em sair do gol.
Oberdan também comentou sobre o Palmeiras de hoje e o de ontem, e até do Palestra Itália - primeiro nome do Palmeiras, em 1940, time pelo qual estreou em 3 de novembro de 1940 na vitória diante do SPR (atual Nacional-SP) por 5 a 1, pelo Campeonato Paulista, no estádio Palestra Italia.
Acompanhe a história do goleiro Oberdan no time palmeirense
* 2 de março de 1941: Estreia na equipe principal do Palestra Italia na vitoria diante do SPR por 1 a 0, pelo Torneio Início do Campeonato Paulista, no estádio do Pacaembu.
* 20 de novembro de 1942: Primeiro goleiro a se sagrar Campeão Paulista pela Sociedade Esportiva Palmeiras, no estádio do Pacaembu.
* 14 de maio de 1944: Estreia na seleção brasileira, na vitória contra o Uruguai por 6 a 1, no estádio de São Januário.
* 18 de dezembro de 1946: Em uma atuação de gala de Oberdan, o Palmeiras foi a única equipe a vencer por 2 a 1 do River Plate-ARG, em partida realizada no estádio do Pacaembu.
* 24 de abril de 1949 : No amistoso diante do São Bento de Marília, Oberdan sofre lesão no braço direito que o afastou dos gramados por oito meses.
* 8 de julho de 1951 :É acusado pelos dirigentes como culpado pela derrota por 4 a 0 da equipe alviverde para o Juventus-ITA, na primeira fase da Copa Rio,
* 7 de maio de 1954 : Faz seu último jogo pelo Palmeiras, na derrota por 2 a 1 para o São Paulo, pelo Campeonato Paulista.
* 15 de agosto de 1954 : Estreia com a camisa do Juventus , na vitória diante do São Bento de São Caetano por 2 a 1, em partida pelo Campeonato Paulista.
* 20 de outubro de 1954 : Faz a primeira partida contra o Palmeiras, na derrota juventina por 3 a 2, válida pelo Campeonato Paulista
* 13 e dezembro de 1954 :Despede-se do futebol atuando pelo Juventus, na vitória por 2 a 1 sobre o Ypiranga pelo ampeonato Paulista, no estádio Palestra Italia.
* 8 de março de 2004 : A diretoria da Sociedade Esportiva Palmeiras presta uma homenagem, esculpindo as mãos de Oberdan em bronze e colocando-as na Sala de Troféu do clube.

Um comentário:

  1. Olá como é que eu faço para ter contato com o sr. Oberdan? Preciso mostrar uma foto de 1954 para ele... Obrigada.
    Áurea Fortes telefone (11) 4605-5399

    ResponderExcluir