3 de jul. de 2009

PAPO DE INTERACT com André Martins


Após a série "PAPO DE ROTARY" que foi encerrada no dia 28 de junho com a ENTREVISTA DE DOMINGO, este BLOG publica hoje o "PAPO DE INTERACT" com o mourãoense André Felipe - interactaiando desde setembro de 2006, empossado em março de 2007, diretor de Protocolo do Club e do Distrito. Uma ótima leitura a todos.
Meu nome é André Felipe Pereira Martins. Nasci em Campo Mourão e tenho 18 anos. Sou filho de Eduardo Martins Filho e Maria Eleni Pereira Martins. Ainda no ensino fundamental, fui eleito Prefeito Mirim na Escola Municipal Urupês, em um programa de formação de liderança desenvolvido na gestão do prefeito Tauillo Tezelli.
Comecei a participar do Interact no dia 22 de setembro de 2006 e fui empossado como membro em 10 de março de 2007. Em seguida, exerci a função de Diretor de Protocolo do Club e em julho daquele ano fui convidado para exercer o cargo de Diretor de Protocolo do Distrito, convite este feito então Representante Distrital, Renato Alves Pereira. Também coordenei a doação de um painel do artista Poty Lazzarotto, doado para a Biblioteca Pública Municipal, em setembro de 2007.
O Interact é um programa do Rotary International para jovens que estejam na faixa etária de 14 a 18 anos. É um clube de serviços, assim como o Rotary, e tem como objetivo formar lideranças conscientes e engajadas em atividades que visem o desenvolvimento da comunidade em que vivemos. Portanto, ser interactiano é ser alguém que, além das atividades normais da idade é comprometido com o nobre ideal de servir.
Campo Mourão sempre teve muitos líderes que atuaram no Distrito. Tivemos dois grandes Governadores, quatro Representantes Distritais de Rotaract e dois Representantes Distritais de Interact. Por essa história, a família rotária mourãoense sentiu que estava no momento de novamente estar à frente dos trabalhos do Distrito, então fui convidado pelo ex-representante de Rotaract, Jair Elias dos Santos Júnior, para ser candidato a Representante Distrital. Quando foi feito o convite, fiquei surpreso, até porque tínhamos outras pessoas que poderiam galgar o cargo.
E mesmo assim, sem ter o requisito principal, que é ter sido presidente de clube, fui eleito. Agradeço este voto de confiança aos vários líderes interactianos de Campo Mourão e do distrito, que por consenso, apoiaram meu nome. Fui candidato único, e aclamado em dezembro de 2007.
Três dias depois da minha eleição, estava juntamente com o Jair Elias, em Curitiba, convidando o vice-governador Orlando Pessuti para participar, em maio do ano seguinte do Encontro Interactiano Distrital em Cianorte. Infelizmente, problemas de saúde impediram a participação dele.
Ter exercido a função máxima do meio interactiano no distrito 4630 foi uma grande honra. Sem dúvida alguma, foi um ano de crescimento pessoal. Aprendi muito, sejam com erros ou com acertos, podemos mudar as vidas dos nossos semelhantes. Encerro a gestão com muita alegria e de cabeça erguida, pois sei que foi feito o melhor possível.
Contei com o apoio de valiosos amigos que fizeram parte da minha Equipe, a eles devo os créditos dos resultados alcançados. Também tive o apoio de rotarianos. Todos, de uma maneira ou de outra, são os grandes responsáveis por esta vitória.
Sei que por mais que algumas coisas possam ter saído de maneira diferente do que o planejado, nada ocorreu por acaso, e que muitas vezes estes percalços do caminho acontecem para ensinar e motivar a continuar a nossa missão.
O Representante Distrital é o interactiano responsável pela administração do distrito. Ele auxilia os clubes já existentes, promove a expansão da organização. Ele também incentiva os Interact Clubs a ampliar seus programas de prestação de serviços e promove a maior participação de interactianos nos projetos rotários do distrito.
Neste Ano Rotário que se findou, fundamos dois novos clubs: Campo Mourão Edemilson Zarpelon e Janiópolis, além de uma reativação de club: o Interact Club de Santa Fé.
Campo Mourão representou o distrito em duas oportunidades: a primeira em 2000/01, com a interactiana Jakeline Martins. Anos depois, em 2005, com Renato Novais Neves.
Entre as diversas ações desenvolvidas destaco o projeto “Um Livro, Um Sonho”. Os interactianos demonstraram seu compromisso com a educação doando mais de seis mil livros em um período de dez meses. O projeto, iniciado em agosto do ano passado, foi realizado pelos clubes das cidades de: Campo Mourão, Maringá, Cianorte, Mamborê, Engenheiro Beltrão, Boa Esperança, Umuarama, Cruzeiro do Oeste e Goioerê. Foi uma ação inédita que envolveu várias cidades num único propósito. Este projeto demonstrou o planejamento, a criatividade e o verdadeiro comprometimento do Interact com a comunidade.
Em Campo Mourão, o Interact conta com dois clubs: o Interact Club de Campo Mourão,que se reune nas sextas-feiras, e o Interact Club de Campo Mourão Edemilson Zarpelon, que se reune aos domingos, ambos no Centro Catequético. Temos quase quarenta interactianos, em clubs fortes e atuantes.
Jovens do Interact Club de Campo Mourão: exemplo a ser seguido
NOTA DO BLOG: agradecimentos especiais ao jovem e líder André Felipe, e ao jovem e dinãmico Jair Elias dos Santos Júnior.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nós do Interact Campo Mourão tivemos o imenso orgulho de ter como membro, uma pessoa como o André! O mundo precisa de pessoas com o ideal de servir, como o mesmo!

    ResponderExcluir