7 de jul. de 2009

O PAPEL DAS MÃES na educação dos filhos


Para sua reflexão, segue artigo do professor Felipe Aquino, da Canção Nova. Ótima leitura.
É na educação dos filhos que formam suas virtudes.
Educar os filhos é a grande missão que Deus confiou aos pais.
É por causa da importância dessa tarefa, que nos deu o quarto mandamento: “Honrar pai e mãe”. Sem a educação dos pais os filhos se perdem; é por isso que as nossas cadeias estão cheias de jovens e a droga consome a muitos, além do mundo do crime.Nada é tão grande neste mundo como “construir” um ser humano.
As máquinas acabarão um dia, mas o nosso filho jamais.É pela educação que o ser humano conquista e desenvolve as suas faculdades; e Deus quis que isso fosse feito antes de tudo pelos pais e, de modo especial, pela mãe.
Hoje sobretudo, quando muitas mães são obrigadas a criar sozinhas os seus filhos, porque são “órfãos de pais vivos”, essa missão se torna mais importante e árdua ainda.
Nesse caso, o papel materno tem sua importância triplicada, porque ela [mãe] tem de desempenhar o papel do pai e dela mesma.Certa vez, Michelangelo viu um bloco de pedra e disse a seus alunos: “Aí dentro há um anjo, vou colocá-lo para fora!”. Depois de algum tempo, com sua genialidade de escultor, fez o belo trabalho. Então os alunos lhe perguntaram como tinha conseguido aquela proeza. Ele respondeu: “O anjo já estava aí, apenas tirei os excessos que estavam sobrando”.
Educar é isso, é ir com paciência e perícia tirando os maus hábitos e descobrindo as virtudes, até que o “anjo” apareça.Michel Quoist afirma “que não é para si que os homens educam os seus filhos, mas para os outros e para Deus.”
Educar é colaborar com Deus, e é na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.Educar é promover o crescimento e o amadurecimento da pessoa humana em todas as suas dimensões: material, intelectual, moral e religiosa.
Por isso, educação não se recebe só na escola, mas principalmente em casa. Sem dúvida, a educação é a melhor herança que os pais devem deixar aos filhos; esta ninguém pode lhes roubar nem destruir. O livro do Eclesiástico, capítulo 30, versículo 1, ensina aos genitores: “Aquele que ama o seu filho, corrige-o com frequência, para que se alegre com isso mais tarde”.Professor Felipe Aquino
Extraído do Blog de Eliana Sá, da Canção Nova. http://blog.cancaonova.com/misericordia/

GOTAS DE MISERICÓRDIA
“Fuja da preguiça e das conversas viciosas.” Sto. Pe. Pio

Um comentário: