22 de jul. de 2009

NA ONDA DO twitter: fique por dentro

A tecnologia e a inovação não para e se não acompanharmos ficaremos parados, estagnados. Precisamos conhecer, saber como funciona e se iremos utilizá-la é outra coisa bem diferente.
Você sabia que a novidade na praça é o twitter? Que foi através dele que o técnico Vanderlei Luxemburgo, anunciou sua saída do Palmeiras e sua contratação pelo Santos? E que ontem a noite o presidente do Palmeiras confirmou Muricy Ramalho como novo técnico do verdão? Sim, tudo pelo twitter.
Mas, o que é o twitter? Este BLOG vai tentar ajudar você a conhecê-lo e aproveita para convidá-lo a acessar o http://twitter.com/ilivaldoduarte tendo como apoio o site htpp:/www. interney.net/
FIQUE POR DENTRO:
1. Você entra no site, cria uma conta no endereço http://twitter.com/ e diz o que você está fazendo no momento. Para ficar mais interessante é legal seguir seus amigos (entrando na página deles e clicando em follow). Cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles.
2. Quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem.
3. Para enviar uma mensagem especificamente para uma pessoa coloque @usuariodapessoa no começo da sua mensagem. Esta também é uma forma de forçar/facilitar alguém a ler sua mensagem, pois se ele não te segue ele não lerá o que você escreve.
4. As mensagens desse tipo aparecem numa pasta em separado chamada Replies. Mais detalhes de configuração você encontra nesse artigo do G1.
5. A facilidade de acessar o twitter de qualquer lugar faz com que a maioria dos acontecimentos seja anunciada primeiro no twitter e o fato de usar mensagens curtas faz com que isso seja transmitido e retransmitido rapidamente. O terremoto em São Paulo por exemplo foi notificado às 21:02 no twitter, a notícia mais antiga que encontrei foi da Abril, às 21:53.
6. Mas isso não é tudo, pois o twitter tem muitas funções úteis.
7. Um texto no twitter é limitado a 140 caracteres, essa limitação é para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular (SMS), isso transforma o twitter numa plataforma acessível a 126 milhões de brasileiros. Uma das formas mais simples de enviar mensagens via SMS para o twitter aqui no Brasil é através do BrTTwitter. Isso permite enviar mensagens para seus amigos ou registrar acontecimentos em qualquer lugar pois dificilmente estamos sem celular ou em local onde o celular não funcione.
8. Se você tem um blog: pode usar seu twitter como um microblog, muitas vezes você encontra algo na rede que é interessante, mas não o suficiente para fazer um post, ou na verdade já é um post em outro blog e não faz sentido repetir o assunto, mas se você gostaria de divulgar para todo mundo, então você pode fazê-lo no seu twitter.
9. Você pode realmente usar o Twitter como uma espécie de Big Brother particular, algumas pessoas tem uma vida bastante interessante, ou são relativamente famosos como a Rosana Hermann (@rosana) e o Maestro Billy (@maestrobilly).
10. Além disso, seguindo as pessoas que você conhece pessoalmente já dá uma adiantada naquele papo de elevador, ao invés de perguntar sobre o tempo você pode comentar algo que leu no twitter dela (- e aí como foi a mudança? - putz, vi que seu carro quebrou outro dia...) alias, contar o que aconteceu via twitter pode te poupar de explicar dúzias de vezes a mesma coisa, difícil vai ser resumir em 140 caracteres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário